Querendo terminar a guitarra - Singles

    Autor Mensagem
    Tio Frank
    Veterano
    # jun/08


    Bom, há tempos atrás eu resolvi brincar com a velha Memphis. Fodi com a pintura, deixei só na madeira e refiz do jeito que eu quis.

    Agora no momento ela está parada, sem captadores (dois dos velhos já não funcionavam) e nada...

    Quero terminar ela e resolvi que vou comprar para ela os caps. Serão três singles, creio que da Stelfner ou da Malagoli (tem que ser baratos, em torno de 50 reais cada captador).

    Minhas duvidas:

    1.1- Cerâmico e alnico, quais são as grandes diferenças?
    1.2- Um deles é realmente superior que o outro?
    1.3- O cerâmico tem mais saída que o de alnico?

    2.1- Como devo escolher o nivel de saída e caracterísca tonal, de acordo com a posição da ponte?
    2.2- Pra ter um sozinho de strato, eu deveria escolher qual?

    3- Eu penso em comprar um captador de saída Alta para a ponte, saída Média para o meio e saída Baixa para o braço. É uma boa idéia? (Alta/Ponte ; Média/Meio ; Baixa/Braço)

    Captador que mais gostei: http://www.stellfner.com.br/Single%20Guitar%202.htm#slightclean

    eusebio
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Caps alnico têm som mais natural e mais clássico, mas perdem o magnetismo mais rápido, e os cerâmicos são exatamente o contrário.

    Para som de Strato: Alnico.

    Tio Frank
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    eusebio

    Para base clean e blues, um alnico, para base mais pesada e rock, um cerâmico?

    Eu me pergunto se eu não devia misturar cerâmico e alnico na guitarra, mas como eu posicionaria? cerâmico na ponte e alnico no braço?

    eusebio
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Tio Frank

    Captadores cerâmicos, pelo que me disseram, foram criados na metade dos anos 80. Ou seja, antes disso tudo era alnico.

    Bigtransa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    dá uma olhada nos cabrera fire..... vc pode colocar dois fire hot na ponte e braço e um fire vintage no meio..... são de alnico e estão na faixa de preço q vc qr

    lukas_alvs
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    cara no site da sound fala isso ai :
    "EM GUITARRAS COM 3 CAPTADORES, NÃO RECOMENDAMOS A INSTALAÇÃO DESTE PICKUP JUNTO COM CAPTADORES CERÂMICOS, POIS ESTES PODEM DESMAGNETIZAR OS CAPTADORES EM ALNICO. SENDO ASSIM, SUGERIMOS QUE ESTE PICKUP SEJA INSTALADO COM OUTROS CAPTADORES TAMBÉM EM ALNICO."

    Eu não arriscaria!! mas pergunta pro bertola ai cara que ele vai esclarecer a tua dúvida!!
    abraçs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    lukas_alvs
    Cara, de fato o Enrico Malagoli constatou isto, mas eu e outros luthiers (que consultei) não. No caso, acho que é melhor prevenir que remediar.
    Tio Frank
    Os captadores cerâmicos tem um som mais "ardido" e agudo que os de AlNiCo, mas isso é uma questão de gosto. Vc deve colocar conforme vc mesmo constatou. No site da Malagoli existe a opção de comprar um kit com 3 a bom preço, e os Stellfners Strators são muito bons.
    Abç

    Tio Frank
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Hoje eu pretendo encomendar três captadores, então me ajudem a decidir . Acho que vão ser Stellfners mesmo .

    Eu vou mandar pra um luthier fazer a elétrica e tal, só que meu escudo é s-s-s e eu tava pensando em por um humbucker na ponte, nao sai caro abrir um espaço pro humbucker no escudo né? (o corpo é piscinao)

    Kit que eu penso em comprar:

    Ponte: Stellbucker Soft
    - Pickup de AlNiCo 5 rods
    DC : 12,4K (nominal)
    Condutores: 2 ou 4
    Pólos: Fixos com 50 ou 52 m/m
    Saída: 230mV
    Som: limpo, claro robusto
    Alcance dinâmico: médio
    Característica tonal: 6,5T - 5M - 6B

    Meio: Slight Clean
    -Pickup de AlNiCo 5 rods
    DC : 6,2K (nominal)
    Condutores: 2
    Pólos: Sul/Fixo - 50 ou 52 m/m
    Saída: 160mV
    Som: limpo, vítreo brilhante
    Alcance dinâmico: médio
    Característica tonal: 8T - 5M -4,5B

    Braço: Neodymium Hot
    -Pickup de Neodymium
    DC : 10,2K (nominal)
    Condutores: 2
    Pólos: Sul/Fixos com 50 ou 52 m/m
    Saída: 190mV
    Som: limpo, claro robusto
    Alcance dinâmico: moderado
    Característica tonal: 6T - 6M - 6B

    -- R$240 --

    Tenho minhas duvidas sobre o captador de Neodymium, será que tem essa de desmagnetizar o cap de alnico também? E outra coisa, o humbucker tem a opção de 2 ou 4 condutores, qual seria a diferença?

    Pra quem entende de eletrônica, me avisem se eu fiz uma escolha errada baseada em volume de saída e por ai vai.

    Tio Frank
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ninguem? eu pretendo comprar os caps ainda hoje

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    Boa noite!!!

    Tio Frank
    Cara, o que vc pretende comprar tem que agradar aos seus ouvidos e não aos dos outros. Se vc acha que tá legal esse Set, pula de cabeça!
    Não dá pra dar uma opinião sobre o timbre do Cap, principalmente porque não é muito usado e, mesmo que fosse, não teria o mesmo desempenho que terá na sua guitarra, já que ela tem grandes chances de ter componentes diferentes em sua construção.
    Quanto à diferença de 2 e 4 condutores, é que o humbucker de 02 condutores não disponibiliza fiação separada para as bobinas como é o caso de 4. Com mais condutores vc terá mais opções de ligação desse captador aos potenciômetros, o que lhe dará mais versatilidade.
    Valeu!!!

    Tio Frank
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Penta_Blues

    pra uma strato HSS seria melhor o de 4 né?

    eu estou querendo mais saber da parte tecnica, se por exemplo, um desses caps vai ficar alto ou baixo demais em relação aos outros, se eles ter alguma restrição eletrica que faça que um deles não se combinem, não entendo muito. E eu queria saber se o Neodymium desmagnetiza o alnico ou traz outro problema na mistura desses dois caps.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    Boa noite!!!

    Tio Frank
    pra uma strato HSS seria melhor o de 4 né?
    Cara, não se trata de ser melhor numa guitarra HSS ou pior numa SSS. O fato de ter fios separados para as bobinas possibilita ligações desse cap em série, em paralelo, splitado ou defasado, coisa que não seria possível num cap com dois condutores.
    Esses tipos de ligações independem da configuração da guitarra, pois como falei, depende da configuração do Cap e dos timbres que vc deseja que este Cap proporcione.
    O que acontece é que um Cap Single não tem duas bobinas e, portanto não terá mais de 2 condutores.
    Quanto à parte técnica, foi como eu te falei. Não vai ser fácil vc encontrar alguém que conheça todos estes modelos e ainda por cima tenha instalado exatamente este Set que vc escolheu numa guitarra que tenha a mesma construção da sua pra poder responder estas suas perguntas...
    Valeu!!!

    Tio Frank
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Acho melhor não ir nessa de captador de Neodymium então, se não sei como funciona . Vou pegar um humbucker de 4 condutores pra colocar um push/pull

    Meu set ficaria assim então:

    Stellbucker Soft na ponte, Slight Clean no meio e no braço. Dai dá certinho, os três foram feitos pra funcionarem uns com os outros, tudo Alnico 5 . E sai mais barato ainda, uns 220 com frete .

    Tio Frank
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    up se não ninguém vê o tópico

    ogaitnas
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    faz um hss, o h de 4 fios, e os outros 2 c/ 2 fios.. single no meio e um stack neodymium
    no braço, os stacks da stellfner tem um som 90% próximo de um single, eu já tive
    um instalado na minha mg e gostava do som dele, ia de clean até uma dist legal
    sem probs. vc ainda pode fazer um push-pull para splitar o duplo da ponte.

    Tio Frank
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ogaitnas

    mas o Neodymium não ferra com o Alnico?

    vou fazer o push/pull mesmo

    ogaitnas
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Tio Frank

    eu usei já cerâmico + neodymium + alnico e minha guita não morreu por isso,
    agora estou com H - H, alnico + cerâmico (Fred + Stellbucker) e o som fica parelho
    e até o momento nenhum dos pickups ficou pior..

    acho que isso é só se vc colar um cap em cima do outro e ainda assim um imã
    deve levar mais de 10 anos para perder força...

    Tio Frank
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ogaitnas

    entendi, mas o neodymium tem aquele som estalado de strato?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Tio Frank
    Não, ele é um "stack", ou "vertical humbucker", e tem som de....."stack"
    Se vc for instalar um jôgo com 3 Stellfners Neodymiuns, vc deve utilizar pots de 500K para um som mais próximo ao de uma strato comum.
    Abç

    Tio Frank
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    aa, mais dai já é muita confusão .

    vou ir de Stellbucker Soft e dois Slight Clean mesmo, dai não tem erro, singles em alnico, som de strato?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Querendo terminar a guitarra - Singles