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diditarra Veterano |
# jun/08
Tenho uma duvida enorme sobre os modos gregos...nao entendo a classificaçao...Por exemplo: Se existe JONIO pra C Maior , JONIO pra D Maior...etc... Se existe Frigio pra C Maior...ou se Frigio e somente pra escala de SI , alguem pode me ajudar mandando links para estudar ?
Tenho duvida tbm sobre construçao de acordes e identificaçao de qual acorde eh...se puderem me ajudar , ficaria muitoo gratooo!
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LeoBS Veterano |
# jun/08
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Da uma olhada aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/188956/
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Minow Veterano |
# jun/08
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Se existe Frigio pra C Maior
Na verdade seria frígio de C menor, porque o frígio é um modo menor. o frígio nada mais é que uma escala menor natural com a segunda menor.
Tenho duvida tbm sobre construçao de acordes e identificaçao de qual acorde eh...se puderem me ajudar , ficaria muitoo gratooo!
Seja mais específico pra a gente te ajudar.
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Fernando de almeida Veterano |
# jun/08
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diditarra Tem uns esquemas excelentes AQUI tb ...
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Fernando de almeida Veterano |
# jun/08 · Editado por: Fernando de almeida
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diditarra Tenho uma duvida enorme sobre os modos gregos...nao entendo a classificaçao...Por exemplo: Se existe JONIO pra C Maior , JONIO pra D Maior...etc... Se existe Frigio pra C Maior...ou se Frigio e somente pra escala de SI , alguem pode me ajudar mandando links para estudar ?
Só pra ajudar (ou atrapalhar de vez), existem todos os modos para todas as escalas (C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, etc ...)
Mas não esquenta pois o desenho de cada modo é igual para qq nota, vc só anda com a mão sobre o braço pra mudar de nota mantendo o desenho ...
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diditarra Veterano |
# jun/08
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Fernando de almeida
Ajudo , agora sim :P
Por exemplo... Jonio de F MAIOR = Escala Maior de FA Eolio de F Menor= Escala Menor de FA etc... ?
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Minow Veterano |
# jun/08
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diditarra Sim.
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diditarra Veterano |
# jun/08
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mas tipo , oq esse carinha quiz dizer com isso ?
Exemplo: Campo Harmônico de C
pode-se utilizar:
C Jônio, D Dórico, E Frígio, F Lídio, G Mixolídio, A Eólio B Lócrio.
... ?
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Rabbit Veterano
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# jun/08
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diditarra mas tipo , oq esse carinha quiz dizer com isso ?
Exemplo: Campo Harmônico de C
pode-se utilizar:
C Jônio, D Dórico, E Frígio, F Lídio, G Mixolídio, A Eólio B Lócrio.
... ?
Eh a escala de C comecada por cada uma de suas notas. Por exemplo: D Dorico eh a escala de C comecada pelo D e assim por diante.
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Rabbit Veterano
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# jun/08
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diditarra Por exemplo... Jonio de F MAIOR = Escala Maior de FA Eolio de F Menor= Escala Menor de FA etc... ?
Nao.
Nao se diz Jonio de F Maior ou Menor. Se diz jonio de F.
Jonio de F = Escala de F Maior Eolio de F = Escala de D menor ou escala de F comecada pelo sexto grau (pois D eh o sexto grau da escala de F)
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Minow Veterano |
# jun/08 · Editado por: Minow
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Rabbit Eolio de F = Escala de D menor
Só uma ressalva, isso tá certo, mas pode confundir. Quando se diz "fá eólio", não é eólio de fá maior.
Fá eólio é Fá menor natural - F G Ab Bb C Db Eb
Fá jônio = F G A Bb C D E
Eólio de fá maior = D eólio (relativo menor) = D E F G A Bb C
diditarra Desculpa se eu te confundi mais.. heheheh
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rsp_guitar Veterano |
# jun/08
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Eu havia postado esse texto em um outro tópico e vou repeti-lo aqui porque acho que pode te ajudar:
Eu acho que muitas pessoas aprendem os modos gregos de uma maneira um pouco inadequada, pelo menos no início. Digo isso, porque pra começar a estudar esse assunto, eu acredito ser melhor aprendê-lo apenas do ponto de vista tonal, ou seja, memorizando cada modo visualizando sempre a localização da nota tônica. Em seguida, pode-se aprender que o modo dórico, por exemplo, é formado a partir de uma escala maior começando, entretando, pelo segundo grau. No caso em questão, a escala de dó dórico está relacionada a escala maior de si bemol. À escala de si bemol maior (jônio) estão relacionados também a de Fá mixolídio e sol eólio(relativa menor de si bemol) e outras- sempre buscando a visualização da escala maior. Só aqui nosso amigo já tem quatro opções de escala grega (dó dórico, si bemol jônio, fá mixolídio e sol eólio, e ainda sobram mais três. Tudo isso sabendo a relação dos modos gregos com a escala maior que os originou, nesse caso, si bemol. Depois de compreeder o assunto dessa maneira mais fácil (tonal), pode-se buscar um aprendizado mais avançado (modal). Nesse ponto os modos gregos deixam de usar a nota tônica como referência e sim a nota que dá nome ao modo. Assim pode-se compreender a diferença sonora do modo mixolídio para o jônio, por exemplo, apesar de ambos terem um sonoridade marcadamente maior e poderem ser usados sobre um mesmo acorde maior (o intervalo do primeiro para o terceiro grau é igual em ambas). Poderá perceber também que os modos dórico e eólio possuem uma sonoridade característicamente menor (o intervalo do primeiro para o terceiro grau também é igual em ambas), permitindo a utilização de ambas sobre um acorde menor porém, com diferenças no contexto da escala que exigem um conhecimento tonal e modal, para que se possa aplicá-las adequadamente ao contexto musical. Tudo começa no estudo tonal bem compreendido. Seguindo uma ordem crescente de dificuldade, pode-se explorar improvisos com sonoridades modais. Aprender modos gregos isoladamente, na minha opinião, atrasa os estudos pois criam uma compreensão muito complexa de um assunto que na verdade é muito simples: dó ré mi fá sol lá si dó- escala de dó maior(jônio), ré mi fá sol lá si dó ré, escala de dó maior começanco e terminando pelo segundo grau, ou seja, ré dórico. Não adianta querer aprender a andar sem engatinhar primeiro. Tem até neném que aprende, mais ralam a cara no chão pra caramba.
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