Diatonica de dó

    Autor Mensagem
    gnuslk
    Veterano
    # jun/08


    Olá a todos, estou começando a tocar guitarra, estou tentando me dedicar aos exercícios e teorias, estou com uma duvida, estou estudando a escala diatônica de dó, como faço para encontrá-la nas varias regiões do braço da guitarra? Por exemplo, eu começo pelo dó da corda lá, começando pelo dó da sexta corda mi estaria incorreto? Qual é a regra?

    ankbanger
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    b]gnuslk[/b]começando pelo dó da sexta corda mi estaria incorreto?

    Não estará errado não, se vc seguir a mesma sequencia de notas!
    Portanto em qualquer C do braço que vc começar a escala estara correta!

    Pombo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    gnuslk

    Cara, nao faz nenhuma diferença, até pq a nota C da 3 casa na corda lá e o C da 7 cas da cord Mi são iguais. O q muda é q em algumas poisções do braço vc pode fazer um determinado fraseado com mais facilidade. E também a nota pode possuir timbres diferente em certos locais do braço. Nesses dois pontos o q muda é questão de gosto do musico. Mas musicalmente falando é a mesma coisa.

    como faço para encontrá-la nas varias regiões do braço da guitarra

    Apenas siga os intervalos da escala corretamente.

    marcioguita
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Vc tem na guitarra 5 regioes do braco onde td se repete
    o nome disso e simetria abcs

    gnuslk
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    obrigado pessoal, agora posso continuar com os meus estudos, foram de grande ajuda!

    Guto Tomaz
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    gnuslk

    Amigo, para que eu pudesse responder com clareza pra vc precisaria anexar um arquivo (apostilinha sobre o assunto em .pdf), então tomei a liberdade q colar a sua questão no meu site, para que pudesse anexar o arquivo ok? (caso vc queira, eu apago após ter feito o download!)

    acesse aqui para baixar a apostila e visualizar sua resposta:

    http://www.gutotomaz.com/?guto=tiraDuvidas

    Alex_Guitar
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Alex_Guitar
    · votar


    Ainda em tempo:

    Escalas O Metodo Pratico!

    Saca um pouquinho de inglês ?
    Guitar Theory: the Major Scale
    Major Guitar Scales

    Uma outra forma de "ficar por dentro" é vc. tentar fazer uma busca aqui no mesmo no fórum que está "lotado" de tópicos sobre o assunto. É só vc. ir "peneirando" e assimilando.

    Espero ter ajudado camarada.

    gnuslk
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    gnuslk

    Amigo, para que eu pudesse responder com clareza pra vc precisaria anexar um arquivo (apostilinha sobre o assunto em .pdf), então tomei a liberdade q colar a sua questão no meu site, para que pudesse anexar o arquivo ok? (caso vc queira, eu apago após ter feito o download!)

    acesse aqui para baixar a apostila e visualizar sua resposta:

    http://www.gutotomaz.com/?guto=tiraDuvidas


    que isso amigo, é uma excelente iniciativa, informação nunca é demais, obrigado! vou conferir



    Ainda em tempo:

    Escalas O Metodo Pratico!

    Saca um pouquinho de inglês ?
    Guitar Theory: the Major Scale
    Major Guitar Scales

    Uma outra forma de "ficar por dentro" é vc. tentar fazer uma busca aqui no mesmo no fórum que está "lotado" de tópicos sobre o assunto. É só vc. ir "peneirando" e assimilando.

    Espero ter ajudado camarada.



    comecei ler este material, muito bom! vou continuar assim que possivel, pois estou no trabalho, hehehe, brigadão!

    Pombo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    gnuslk

    Essa apostila do Guto Tomaz é mto boa para iniciantes. Ela tem uma liguagem de facil interpretação e ensina todo o basico do assunto. Pode se guiar por ela.

    Nessa apostila tem os "shapes" das escalas, elas são boas pra vc compreender e facilita solar pelo braço. Mas tem q tomar cuidado, pois isso acostuma mau o musico. Use esses shapes apenas no intuito de estudo. Digo isso pq vejo mto guitarrista que vai improvisa um solo e na verdade ele acaba q nao sola, apenas executa os shapes e fica uma coisa mto sem feeling. Em outras palavras, não fique dependente dos shapes, ou vc irá virar uma maquina de tocar guitarra.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    Boa noite!!!

    Guto Tomaz
    Parabéns meu camarada pela disposição em ajudar.
    Eu já o conhecia por nome e fico muito satisfeito por entrar em contato contigo através do FCC agora.
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diatonica de dó