Autor |
Mensagem |
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# nov/09
· votar
nichendrix
falando em comparar com Gibson, olha que legal este video. O cara testa lado a lado uma Epi Dot com uma Gibson es-335!
http://www.youtube.com/watch?v=L7o7iv0veTk
|
nichendrix Veterano
|
# nov/09
· votar
Motoboy From Hell-SDMF
massa ver que as diferenças estão lá, mas que o leigo dificilmente perceberia.
|
# nov/09
· votar
nichendrix
pois é! sao diferenças que o guitarrista ou alguem que tem bom ouvido e entende de equipo notaria. Mas vem cá, a epi nao fez feio nao heim? E ta com os captadores originais. Queria ver esse teste lado a lado com uma epi tunada com seymours ou caps da gibson msmo.
|
nichendrix Veterano
|
# nov/09 · Editado por: nichendrix
· votar
Motoboy From Hell-SDMF pois é! sao diferenças que o guitarrista ou alguem que tem bom ouvido e entende de equipo notaria. Mas vem cá, a epi nao fez feio nao heim? E ta com os captadores originais. Queria ver esse teste lado a lado com uma epi tunada com seymours ou caps da gibson msmo.
Cara, não faz não, o lance é o seguinte, daqui a 10 anos, essa Gibson vai estar bem melhor e a Epiphone estará do mesmo jeito. Outro lance é na pegada, a diferença maior das duas novas é a tocabilidade e o som acústico, enfim, gravado a diferença é bem menor do que tu pegando nas duas e tocando, aí sim tu vai ver uma diferença bem maior.
|
# nov/09
· votar
nichendrix
ae! cara comprei a DOT hj. Testei a Sheraton, olhe..sinceramente achei mais guitar que a Dot, gostei um pouco mais. Mas putz...800 reais de diferença, e gostei mto da Dot tb, entao, foi ela mesmo =) dpois faço um reviewzao dela! mto obrigado pela ajuda
*porra, veio um encordamento 0.9 nojento, jah estourou a mizinha!! tomar no cu hahaha. mas toquei um pouco jah com ela, da pra dar as priomeiras impressoes*
ateh mais
|
jeanwhite Veterano |
# abr/13
· votar
Eu queria saber se vale a pena comprar um epiphone dot e colocar braço e captação legitima da Gibson
|
clguitar Membro |
# abr/13
· votar
Eu queria saber se vale a pena comprar um epiphone dot e colocar braço e captação legitima da Gibson Acho que vale, sim. (Só não entendi o que você quer dizer com colocar braço) Eu acho a Dot provavelmente a guitarra da Epiphone que, em construção, melhor se compara às Gibson. Isso porque ela é toda feita em maple, que é uma madeira relativamente barata (se não for figurada) e, assim, o pessoal lá na China não tem que fazer muita economia na madeira. Além disso, o acabamento é geralmente em cores sólidas, o que faz com que não haja a diferença que vemos entre as LPs Gibson e Epiphone em termos de aparência. Captação é questão de gosto e não vai valorizar seu instrumento em uma eventual revenda. Pessoalmente, acho que a linha de captadores da Gibson não é muito diversificada e que o preço é meio alto. Eu gosto muito de guitarras versáteis. Por isso, se fosse colocar uma grana em uma Dot, compraria uns Seymour Duncan P-Prails e colocaria 2 potenciômetros push-pull para poder ter as 4 possibilidades de som (single, P-90, humbucker em série e humbucker em paralelo). Ou olharia uns captadores da Guitar Fetish, que saem baratos nos EUA. Abraço!
|
jeanwhite Veterano |
# abr/13
· votar
clguitar O braço é colado??? Tipo a sonoridade entre elas não é TÃOOOO grande assim como as pessoas dizem, eu achei um Epiphone Dot por 1.500,00 nova, agr as da Gibson, não achei mais barato que 8.000,00... Mesmo se substituir vários atributos da guitarra pelos da Gibson, acredito que vai valer mt a pena xD Tipo o captador 57 Classic da para achar por 600 o par, sem duvidas que o SH é mais versátil, mas eu gosto mais do timbre dos da Gibson msm uasuhauushas vão me chutar aqui do fórum... Pow mas vlw msm amigo xD
|
Guitar Center Music Membro |
# abr/13 · Editado por: Moderador
· votar
A Epiphone Dot é uma boa guitarra, tem um custo relativamente acessível e mesmo com a captação original dá conta do recado.
O braço é colado e o acabamento e construção são bons , embora tenha bastante diferença em relação a 335 original na seleção da madeira, nos captadores , nos frisos, na colocação dos trastes . Se essa diferença vale o que pedem é outra história e sempre depende do contexto e bolso de cada um !
Uma guitarra que foi uma grata surpresa, assim como todos os modelos da marca, é a SX GG5 Custom, inspirada na Gibson Lucille e que esta no nível da Epiphone, mas sempre com um preço acessível . Qualquer uma delas com o upgrade dos captadores vai ter muito mais definição, principalmente nos graves , que costumam embolar um pouco .
|
clguitar Membro |
# abr/13
· votar
O braço é colado??? Tipo a sonoridade entre elas não é TÃOOOO grande assim como as pessoas dizem, eu achei um Epiphone Dot por 1.500,00 nova, agr as da Gibson, não achei mais barato que 8.000,00... Mesmo se substituir vários atributos da guitarra pelos da Gibson, acredito que vai valer mt a pena xD Tipo o captador 57 Classic da para achar por 600 o par, sem duvidas que o SH é mais versátil, mas eu gosto mais do timbre dos da Gibson msm uasuhauushas vão me chutar aqui do fórum... Pow mas vlw msm amigo xD [/b]jeanwhite[b] Só compraria uma Gibson 335 em uma das duas hipóteses: investimento (provavelmente uma usada que vá valorizar) ou se fosse músico profissional bem pago (que precisa mostrar que tem um equipo de 1a linha). Acho a Epiphone Dot uma excelente guitarra pelo preço. Se não me engano, as tarraxas eram Grover, muito confiáveis. Além dos captadores (qualquer Seymour Duncan, Dimarzio ou Gibson, na minha opinião, é excelente; qual modelo é uma questão de gosto), eu trocaria toda a parte elétrica (normalmente, as guitarras chinesas têm os potenciômetros meio vagabundos, por exemplo). Pessoalmente, acho que não há grande diferença nas madeiras. Acho que a diferença de construção mais significativa está no acabamento (frisos, cores etc.), principalmente na pintura. As Gibson americanas são acabadas em nitrocelulose, enquanto as Epiphones são acabadas em poliuretano. Tem gente que jura que escuta a diferença de timbre; outros dizem que é bobagem. Enfim, boa sorte! Abraço!
|
clguitar Membro |
# abr/13
· votar
Dá uma olhada neste teste cego: http://www.youtube.com/watch?v=pcpUjLjpdLs
|
jeanwhite Veterano |
# abr/13
· votar
clguitar Pow, vlw msm, me ajudou mt...
|
MMI Veterano
|
# abr/13
· votar
jeanwhite
Tem uma questão que o pessoal não costuma levar muito em conta... As 335 costumam variar e muito no som. Eu não vou falar da Epi que é o motivo do tópico, mas já que estão discutindo as Gibson também...
Se você pegar umas 10 Gibson ES-335, vai ver que cada uma soa de um jeito. E não estou falando de "ouvido de ouro", de detalhezinho de busca de timbre perfeito, estou falando de som bastante notável.
Ano passado um conhecido meu, músico e produtor de NY, me contou sua busca por uma 335. Ele testou por mais de ano pelos EUA inteiro, de vintage até novas e semi-novas, pode acreditar que foram umas 100 guitarras porque ele vive viajando, tocando, indo à fábricas, lojas etc. Ele dizia que cada uma soava de um jeito, algumas vintage ele até curtiu, mas o preço era proibitivo (na verdade, ele achava que não valia, porque poder, podia pagar). Por fim encontrou uma nova em outro estado que um amigo ligou para ele ir testar que esta soava bem. Foi lá e de fato era a certa, comprou. Eu pessoalmente na época achei meio exagerada a história, apesar de concordar plenamente que elas soam diferente uma das outras, quanto mais "acústica", mais varia.
Recentemente um amigo decidiu comprar uma Gibson 335, mas ele é exigente e me pediu para acompanhar na busca. Pude constatar a veracidade da história do meu amigo de NY, é gritante a diferença e a busca não foi nada fácil. Vale lembrar que muitos luthiers e técnicos de guitarra (lá é diferente a profissão) afirmam categoricamente que a Gibson tem o pior controle de qualidade das fábricas americanas, o que tenho que concordar de certa forma. Mas também, apesar de nos limitarmos aqui no Brasil, testamos vintage (66), semi-novas, edições limitadas e novas. Da mesma forma, a escolha recaiu sobre uma nova, achei a guitarra espetacular, já outras novas e usadas não chegavam nem aos pés.
Portanto, esses testes cegos de youtube não me dizem absolutamente nada, não é assim que se conhece guitarra, ainda mais uma 335.
|
nichendrix Veterano
|
# abr/13
· votar
clguitar Eu acho a Dot provavelmente a guitarra da Epiphone que, em construção, melhor se compara às Gibson. Isso porque ela é toda feita em maple, que é uma madeira relativamente barata (se não for figurada) e, assim, o pessoal lá na China não tem que fazer muita economia na madeira. Além disso, o acabamento é geralmente em cores sólidas, o que faz com que não haja a diferença que vemos entre as LPs Gibson e Epiphone em termos de aparência.
Pessoalmente, acho que não há grande diferença nas madeiras. Acho que a diferença de construção mais significativa está no acabamento (frisos, cores etc.), principalmente na pintura. As Gibson americanas são acabadas em nitrocelulose, enquanto as Epiphones são acabadas em poliuretano. Tem gente que jura que escuta a diferença de timbre; outros dizem que é bobagem.
Na boa, eu discordo totalmente, já tive uma Sheraton II, que é basicamente a Dot da Epiphone, só muda os inlays e bindings, de resto são as mesmas especificações e ao longo da vida já testei diversas Epiphones Dot e na boa, todas eram guitarras legais, mas não passam nem perto das Gibson, nem tanto por ser chinesas, mas porque as 335 variam pra caramba de uma pra outra, recentemente comprei uma Gibson 335, passei quase 20 anos procurando uma 335 que considerasse a 335 definitiva e até hoje achei várias que chegavam perto do que queria, mas só recentemente encontrei a que queria, chegando a dispensar inclusive uma vintage pra pegar aquela que tinha o melhor som e tocabilidade, poderia pegar qualquer uma das duas, mas a que peguei custou menos tem mais som uma pegada mais legal que a de 1966 que testei.
Um ponto positivo das Epiphones é a regularidade, enquanto toda Dot da Gibson é diferente uma da outra, as da Epiphone são quase iguais umas as outras, então, especialmente se for comprar sem testar é mais garantido que as Gibson.
Enfim existe muita diferença de som, nem tanto pelo acabamento, mas pelo conjunto, a Gibson tem muita variação nessa linha, em especial nos braços, algumas são maravilhosas, outras realmente batem as Epiphone por pouco em tocabilidade. A minha tem um braço que dá a sensação de ser mais fino, porque a lixada que deram na formação do shape do braço parece que ficou levemente mais plano entre as casas 3 e 13 do que a maioria das outras 335 que toquei o que faz parecer mais fino.
Já em timbre e qualidade do acabamento, as Gibson batem as Epiphone fácil, não tem pra onde, o acabamento da Gibson é translucido e muito bem feito, tirando as pretas, não tem cores sólidas, são todas translucidas. Em timbre não tem como comparar o som dos Classic '57 com os dos xing ling que vem nas Epiphones.
Inclusive pra você que é daqui de Sampa, vale a pena ver uma que até outro dia estava na Made In Brazil, perfeita de tão linda, ela é um figured na cor Cherry, achei até mais bonita que a minha que é vintage sunburst, mas ao tocar ainda achei que a pegada do braço da minha dá de 10 a 0.
jeanwhite O braço é colado??? Tipo a sonoridade entre elas não é TÃOOOO grande assim como as pessoas dizem, eu achei um Epiphone Dot por 1.500,00 nova, agr as da Gibson, não achei mais barato que 8.000,00...
Se você for trocar ferragens, pots e caps, dá fácil o preço de outra Epiphone (assumindo que você encontre ela por 1500), com 3 paus, já dá uma boa entrada pra Gibson.
MMI
Se tem o pior controle de qualidade eu não sei, mas como o comprador da sua segunda história, eu atesto o fato de que de todas as Gibson ES-335 que testamos, não teve nenhuma que desse pra dizer, essa é quase igual àquela, Algumas tinhas muito grave, outras muito agudo e outras em algum ponto no meio, outras o braço gordinho, outras o braço fininho, outras o nut width largão, outras bem apertadinho, algumas tinham o corpo mais espesso que outras, quase como o da minha ES-175, outras eram tão finas quanto uma Gianinni Diamond.
Enfim, variam muito pra dizer que tem como comparar facilmente.
|