Usando mais de um modo na mesma música.

    Autor Mensagem
    Aprendiz Pachelbell
    Veterano
    # jun/08


    Olá pessoal!
    blz?
    Queria seber alguns detalhes dos modos, estou fazendo uma música em B mixolídio (a nota que caracteriza esse mixolídio seria a nota A??) eu comecei dando uma intenção mais pesada, só que agora quero dar uma inteção diferente usando outro modo para suavisar a sonoridade, como posso fazer para entrar nessa outra sonoridade mais "leve"??? Posso Usar mais de um modo na mesma música???

    Agradeço a Atenção de todos.

    Obrigado

    Lak Lak
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    cara pq n poderia? talvez por soar mal...

    bom, tenta, ai se soar mal vc nao usa =D

    melhor dica ever ;D

    Minow
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Minow
    · votar


    Posso Usar mais de um modo na mesma música???

    NÃO!
    É probido por lei, consta no artigo 684 do código musical.
    Se você fizer isso os homi vão bater aí.

    Fred_Wylde
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Aprendiz Pachelbell
    poder pode, mas...
    tem algumas regrinhas pra na mudança de modo num soar mto estranho ou feio

    mas nada eh proibido na guitarra
    bom, tenta, ai se soar mal vc nao usa =D

    hehehe

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Deveria ser proibido por lei é falar de "regra" em música... =p

    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    "Vale tudo, só não vale C-D-E."

    Gil sobre Iron Maiden :] ...

    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kkkkkkklolz zuerä mAno:)

    rsp_guitar
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    B mixolídio. Não estaria então no tom de E maior. experimenta E menor pentatônica ou E blues com uns bends bem chorados. Vai "enlevecer" de vez o seu solo. ;-)

    lucas-sarmento
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    As pessoas tem uma visão MUITO errada dos modos gregos.

    Noviço
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Vale tudooooo....vale oq vierrrrrrrrrrrrrrrrrr....Só não vale dançar homem com homem, e nem mulher com mulher......


    rsss

    Dogs2
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Porra, é arte né

    Aprendiz Pachelbell
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Brincadeiras a parte, óbvioque não vo recebe nenhuma ordem de prisão por isso sahushaushua....

    Mas sério eu perguntei por saber se encaicharia bem eu usar qualquer outro modo depois de usar esse mixolídio.

    Mas valeu as respostas de todos e as piadinha sem graça porém criativas xD!!!

    Alex_Guitar
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Alex_Guitar
    · votar


    Puta merda...
    O cara posta dúvida, 10 post´s e somente 2 com o intuito de ajudar... o resto é tudo graçinha...
    Será que é uma boa média ?

    Bom, camarada, eu não sou "expert" em harmonização, mas vc. pode usar mais de um modo, assim como mais de uma tonalidade na mesma música sim. Mas isso vai depender do "clima" que vc. quer dar para a mesma.

    A diferente sonoridade de cada modo está super bem explicada nesse tópico criado pelo grande mestre Marisco (falando nisso, cadê vc. cara ? Anda sumido...):
    Sonoridade dos Modos Gregos

    Agora, a maneira como vc. vai "viajar" de um modo para o outro, ou de um tom para o outro, vc. vai ter que quebrar um pouquinho a cabeça para ir levando a harmonia exatamente para onde e da maneira que vc. quer. Uma progressãozinha básica, um simples acorde de preparação ou às vezes um acorde logo "de cara" pode fazer esta "passagem".
    Espero que não tenha falado muita besteira, e espero que os camaradas que sacam mais de harmonia do que eu por aqui (que são muitos !) possam te ajudar melhor.

    De qualquer forma, espero ter ajudado.
    Abraços !
    \o/

    rsp_guitar
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Também não sou nenhum expert em teoria musical e creio que a maioria aqui entende muito mais do assunto que eu. Entretanto, acredito que algumas pessoas têm um entendimento equivocado dos modos gregos.
    Nesse tópico eu tentei explicar um pouco o assunto modos. Espero que ajude:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/188180/

    lucas-sarmento
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    O problema é que as pessoas vêm os modos gregos como uma entidade superior, tipo "não podemos desrespeitar os modos gregos, eles vão nos pegar". Sobre os modos gregos de complicado é só o nome mesmo. Eles são apenas formas diferentes da escala maior. Só isso. E ajudam na hora de darmos a caracteristicas que queremos para a nossa composição. Então é lógico que podemos mudar de modo numa mesma música, podemos mudar de tudo. E o estudo dos modos gregos facilitam essa mudança, nos da ferramentas para trabalharmos essa mudança.


    Aprendiz Pachelbell

    Então cara, respondendo a sua pergunta, depende de que tipo de suavização você quer dar a sua música, se é triste, alegre, se é colorida, confusa, viajante. Ai começam essas descrições subjetivas e particulares de cada modo, e isso pode confundir ainda mais a sua cabeça. Então o que eu posso te dizer é: estude como se da a relação entre os modos e descubra você mesmo o que cada modo te passa em relação a sentimentos e musicalidade. Porque, eu poderia te dizer que o dórico me da uma sensação meio flutuante, já o lócrio deixa um suspense no ar, mas o problema é que essas definições são muito subjetivas e particulares.

    Ou seja, experimente, e veja como soa pra você!

    maniac123
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Posso Usar mais de um modo na mesma música???

    Em harmonização vc pode pensar em trabalhar sobre tonalidade, dai a questão dos efeitos recai mais sobre a seleção de acordes q vc utiliza q sobre os modos propriamente ditos. Em rock/pop geralmente é assim, parte de um tom e cria o clima sobre ele. Por exemplo uma musica em G, o acorde de Am é dorico, mas só vai conseguir o efeito se trabalhar sobre ele...

    Agora nao sei se vc esta pensando em jazz, que trabalha sobre modos... que nao é minha praia... ai sim, vc altera realmente os modos.

    Aprendiz Pachelbell
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Alex_Guitar rsp_guitar lucas-sarmento maniac123

    Valeu pessoal pelas respostas, essas sim servirão!!!

    Vou colocar em pratica estava meio sem tempo, qualquer dúvida retorno aqui!

    abraço!

    Valew GALERA!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usando mais de um modo na mesma música.