Do blues ao alternativo

    Autor Mensagem
    EnrickAlves
    Veterano
    # jun/08


    Então galera sei que é bom para qualquer guitarrista aprender vários estilos, e estou aprendendo sobre alternativo, por causa de uma galera que pertubou tanto para eu escutar, eu acabei escutando e gostando do estilo (rsrs), alem de que há uns tempos estou querendo aprender mais sobre a guitarra base.

    Estou tipo que "saindo do blues" para aprender esse estilo, me indiquem algumas músicas para eu aprender (sei que não é muito dificil, dá até pra tirar de ouvido).

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    EnrickAlves
    Pare enquanto dá tempo.

    Minow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    EnrickAlves
    Não saia do blues não. E não apenas do blues, nunca deixe de lado algum estilo, procure conhecer coisas novas, sem se esquecer do que já conhece, nem se contente com o que já sabe.

    EnrickAlves
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Minow
    Não é deixar de lado, é que quero aprender também alternativo (acho que me expressei mal).

    Echo Delta
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    EnrickAlves
    Então galera sei que é bom para qualquer guitarrista aprender vários estilos, e estou aprendendo sobre alternativo, por causa de uma galera que pertubou tanto para eu escutar...

    Q diabos é "alternativo"?

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Atum Bluesman
    Pare enquanto dá tempo.
    \o/

    felggv
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    nao sei se eh alternativo , mas , Weezer , Red hot ... vale pena entrar nesse "mundo" , sao bandas bem legais na minha opinião ...

    manda brasa

    Dfalmeid
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    EnrickAlves

    O que você definiria como alternativo? Eu não consigo te ajudar porque não entendi exatamente quais bandas / artistas se enquadram nessa categoria.

    Abçs

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    EnrickAlves

    Entrando no coro: o que seria "alternativo"? Para mim, alternativo é Araçá Azul.

    felggv
    Weezer

    Heheh, nossa cara, Weezer é alternativo? =O

    Zero Zen
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    EnrickAlves
    Echo Delta

    Q diabos é "alternativo"?

    A) Sendo bonzinho e apoiador:

    É o que está fora do circuito comercial já estabelecido. É a música "Indie", Independente, artistas cults e não descobertos pela mídia ou desdenhados por ela.

    B) Sendo sacana, sarcástico e venenoso:

    É em geral um som diferente, meio tosco, primitivo, descuidado tecnicamente feito por músicos que dizem que deploram o mercado, somente porque não conseguiram entrar nele.

    Normalmente os artistas alternativos se acham melhor que os artistas pop, alegando que embora não tenham sido reconhecidos e, portanto, sejam uns injustiçados, eles jamais se venderiam ou sua arte para agradar a mídia.

    C) Nenhuma das alternativas.

    D) As respostas "A" e "B" estão corretas.

    Você decide.

    Almeidaboo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Vejamos...Tem uma coisinha escrita aqui em cima que poucos repararam, ou se repararam, ignoraram: "Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!"

    Bom, segundo o site www.allmusic.com, Rock Alternativo é:

    Alternative Pop/Rock is essentially a catch-all term for post-punk bands from the mid-'80s to the mid-'90s. Though there is a variety of musical styles within Alternative Rock, they are all tied together since they existed outside of the mainstream. In some ways, there are two waves of alternative bands, with Nirvana's success in 1991 acting as a dividing point. In the '80s, most alternative bands were on independent labels; if they were on majors, they didn't receive as much support as most of the label's mainstream acts. During the '80s, alternative included everything from jangle pop, post-hardcore punk, funk metal, punk pop, and experimental rock. After Nirvana's popularity in the '90s, alternative included all of these subgenres, but many of the edges were sanded off because the music was now being marketed as part of the mainstream. Hard rock and punk-derived music were more commercially successful than the left-of-center pop that dominated late-'80s alternative pop/rock, so alternative lost some of its quirkier tendencies in the '90s. Most experimental bands were relegated to indie rock.

    O site ainda cita os seguintes exemplos:

    * The Cure
    * Dinosaur Jr.
    * Hüsker Dü
    * Minutemen
    * My Bloody Valentine
    * Nirvana
    * Pavement
    * Pixies
    * R.E.M.
    * The Replacements
    * The Smashing Pumpkins
    * The Smiths
    * The Stone Roses
    * U2
    * American Music Club
    * Bauhaus
    * Beat Happening
    * 10,000 Maniacs


    Enfim, basta pra provar que o que nosso amigo acima disse é besteira. Caso alguém queira dizer que U2, REM, Smashing Pumpkins e Nirvana são ruins, favor postar fotos dos seus discos de platina. E olha que eu não curto Nirvana e U2!

    Sim, o texto do site está em inglês. O problema é que eu estou trabalhando e não tenho tempo de traduzir e tampouco pra jogar num tradutor. O google tem um tradutor muito bom, então quem quiser jogue o texto lá.

    O que merece um pouco de tempo do meu trabalho que me rende dinheiro é poder ajudar alguém com uma resposta que só demanda um minuto de pesquisa, sem criticar de forma ignorante um estilo musical.

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Almeidaboo

    Nirvana é alternativo? U2 é alternativo? Nossa, minha noção de "alternativo" é bem diferente da desse site...

    Caso alguém queira dizer que X, Y e Z são ruins, favor postar fotos dos seus discos de platina.

    Ah, a velha falácia do "só pode reclamar quem faz melhor". Formalmente, é a mesma coisa que dizer "caso alguém queira dizer que o novo filme da Xuxa é ruim, favor postar a bilheteria dos seus filmes" ou "caso alguém queira dizer que Créu é ruim, favor postar... fotos dos seus discos de platina".

    Eu até gosto de Nirvana, mas daí para apelar para uma falácia dessas é um loooongo caminho.

    gucrispim
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Almeidaboo
    so pra deixar um pouco duvidosa sua resposta. na minha opnião Nirvana, U2 e Pixies (como alguns exemplos) independente do estilo que se classificam, não deveriam estar em um mesmo rótulo.

    Dfalmeid
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Almeidaboo

    Mas ainda assim eu tenho dúvidas que o EnrickAlves tenha dito alguma coisa sobre ROCK alternativo.....

    Eu juro que pensei em uma gama muito maior de estilos, não só o rock. Por isso acabei perguntando.......


    EnrickAlves

    É isso mesmo, só rock altermativo?? Se for, o
    Almeidaboo já deu umas dicas bacanas.

    Hansen
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    * The Cure
    * Dinosaur Jr.
    * Hüsker Dü
    * Minutemen
    * My Bloody Valentine
    * Nirvana
    * Pavement
    * Pixies
    * R.E.M.
    * The Replacements
    * The Smashing Pumpkins
    * The Smiths
    * The Stone Roses
    * U2
    * American Music Club
    * Bauhaus
    * Beat Happening
    * 10,000 Maniacs

    Isso td mundo gosta.

    Alternativo de verdade é o blues. Quantas pessoas que vcs conhecem que gostam, conhecem músicas, músicos, a história? Alternativo em música é aquilo que me agrada e não é a modinha.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Almeidaboo
    Cara, das bandas citadas na lista, as que podem receber ess rótulo (idiota) de "alternativo" são o Dinossaur Jr., My Bloody Valentine, e com muito esforço o Pixies. Algumas das citadas eu nem conheço (Beat Happening, American Music Club); Agora The Cure, 10,000 Maniacs, R.E.M. e U2, Alternativos!!!!!

    Zero Zen
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    Bem, vejamos:

    Tem uma coisinha escrita mais em cima, que se propunha a esclarecer o sentido de alternativo, mas que se valendo de uma colagem de um site, acabou não esclarecendo nada, pois está escrito em outro vernáculo, diverso da língua pátria.

    A manifestação, inobstante a boa vontade do informante, está equivocada, pois confunde estilo musical com recepção e acolhimento pelo mercado e o gosto popular.

    A chamada música alternativa, independente ou simplesmente INDIE, se caracteriza pela sua desimportância em termos de mercado. As grandes gravadoras, a mídia não ligam para esta expressão de arte, seja ela boa ou ruim.

    É apenas uma nova denominação da música UNDERGROUND.

    No momento que ela sai dos porões do desconhecimento, midiaticamente falando, ela se torna interessante para o mercado, indo ocupar seu espaço no chamado MAINSTREAM.

    Neste aspecto o texto colacionado é bem esclarecedor

    Alternative Pop/Rock is essentially a catch-all term for post-punk bands from the mid-'80s to the mid-'90s. Though there is a variety of musical styles within Alternative Rock, they are all tied together since they existed outside of the mainstream.

    "Pop/Rock Alternativo é essencialmente um termo de ampla aplicação usado para todas as bandas pós-punk de meados dos 80 à meados dos 90. Embora haja uma variedade de estilos musicais no Rock Alternativo, eles estão todos ligados por terem existência fora do mercado mais importante, da corrente principal."

    Conforme se verifica pela tradução, a classificação Alternative/Mainstream se refere à posição no mercado, à receptividade do público (que acaba influenciando as gravadoras e mídia).

    Além disso,as manifestações dos foristas, discordando da inclusão ou não do nome de diversas bandas como Alternativas, deixam bem claro que o traço característico da música Indie não é um estilo musical, mas simplesmente a posição que o músico ou a banda ocupa no mercado, se está inserida ou não.

    U2 é Alternativo ? Claro que não, é a principal banda Mainstream do POP POLITICAMENTE CORRETO, capitaneada pelo marqueteiro Bono Vox.

    Aliás, qual o ponto de contato musical entre o U2 e o THE CURE ou THE SMITHS, que faziam e fazem um SOM DEPRÊ ?

    Diferentemente do Abelardo Barbosa, eu vim para informar, não para confundir. hehehe

    Saudações.

    Echo Delta
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Echo Delta
    · votar


    EnrickAlves

    Pela diversidade de opiniões, já deu prá perceber q a expressão "ALTERNATIVO" não é muito esclarecedora...

    Aí, fica difícil indicar algumas músicas...

    Se for possível, esclareça um pouco melhor tal questão...

    Tenho certeza q todos aqui farão boas sugestões.

    ogner
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    EnrickAlves

    Se for possível, esclareça um pouco melhor tal questão...

    Por favor, antes que se torne mais um topico sem fim!!!

    EnrickAlves
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Hum... Das bandas que citaram, curto Nirvana, U2, R.E.M, Smashing Pumpkins, Stone Roses, The Cure, e bandas indie (Arctic Monkeys, The Strokes, Snow Patrol, Placebo, etc). Alem disso, curto RCHP. Esse é o som fora do Hard Rock e Heavy Metal que quero atingir.

    Echo Delta
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    EnrickAlves

    Bem, não sou o cara + adequado para fazer sugestões nesse(s) estilo(s)...

    Acho o "Never Mind"(?) do Nirvana, por exemplo, um tremendo disco de rock, mas olhando pela lado guitarrístico, recomendaria concentrar as energias no The Edge do U2...

    Ele sabe, como poucos, dosar simplicidade e excessos... em estúdio e ao vivo...

    Pega um DVD... um desses "oficiais" + famosos, ao vivo, filmados com 300 cameras e divirta-se, babando... heheeh.... o cara é phoda!

    Mas para isso, tem q aturar o Bono, um dos indivíduos + asquerosos e repugnates do meio musical.

    Bom estudo...

    EnrickAlves
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Echo Delta
    Cara eu curto o The Edge, ele faz muito com pouco (se bem que aquela "reca" de pedais não são poucos rsrs)

    sarel
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    fala serio pow....


    o cara quer tok algo q complemente a sua capacidade....
    o certo é aprender todos os estilos possiveis....inte reggae.....se kiser...
    p/ um guitarrista ter cratividade...tem q saber fazer muito mais q o basico....
    é a famosa politica do...
    "melhor saber de td um poko, do q saber um tudo de poko"...
    vlw

    -GUS-
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    esse nome "alternativo", realmente, eh bem confuso jah q hj o rock alternativo e o indie estao na moda (eh soh vc assistir um pouco de MTV, pra se certificar disso) e isso eh muuuuito estranho.

    PRA MIM, rock alternativo sao de bandas como: Coldplay, Radiohead, Travis, Keane, etc
    e o indie sao bandas como: Libertines, The hives, strokes, etc



    mas eu entendi a sua pergunta, como sendo alguem q quer fugir um pouco do repertorio classico dos guitarristas. Eu te indico Radiohead, u2, r.e.m, cranberries...

    acho q eh isso...

    Trader
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Como alguns amigos já disseram, não saia do blues, simplesmente aprenda o alternativo, sem perder suas raízes...

    Até porque o blues é a raíz do rock, que derivou todos esses estilos que estamos vendo por aí.

    Um texto bem interessante, e até pertinente, é a mistura de blues com grunge, vejam e dêem uma olhada...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Do blues ao alternativo