Lionel Loueke !

    Autor Mensagem
    Bendsup
    Veterano
    # jun/08


    E aí galera,

    Ontem fui assistir o Herbie Hancock no Vila Lobos e ele tava acompanhado desse guitarrista africano Lionel Loueke. O cara é um monstro de timbre (PRS acústica) jazz, fusion e outros estilos provavelmente africanos... quem tiver material ou alguma informação desse cara posta aí pq vale muito a pena!!

    obs: a gig que tava rolando: Nathan East, Vinnie Colauita, Lionel Loueke, Sonya Kitchell...

    Bendsup
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Lionel Loueke: "Karibu" (Jornal do Brasil, 27/04/08)

    Nascido no Benin, há 34 anos, o guitarrista Lionel Loueke não é um músico autodidata e exótico "descoberto" por acaso na África Ocidental, e que passou a ter sucesso, no mundo hoje sem fronteiras do jazz, graças ao apadrinhamento de excelências como Herbie Hancock, Wayne Shorter e Terence Blanchard. Adepto da música pop planetária, começou a estudar música a sério em Abidjã, na Costa do Marfim, quando tinha 16 anos. Viveu e tocou durante algum tempo em Paris, e acabou por merecer uma bolsa para o célebre Berklee College of Music, em Boston. Numa recente e sincera (como é de seu feitio) entrevista à National Public Radio (NPR), o violonista / vocalista conta que só descobriu o jazz em Abidjã ao ouvir um disco de George Benson, que um amigo trouxera de Paris: "Eu não sabia o que ele (Benson) estava fazendo, nem mesmo que aquilo era improvisação. Mas soube logo que era alguma coisa que eu queria fazer".

    Loueke está agora na crista da onda, com o lançamento de Karibu, seu primeiro cd, na condição de líder, para o célebre selo Blue Note - que se proclamava "The finest in jazz since 1939" até adotar, já fàz um bom tempo, uma política mais flexível, com a inclusão em seu catálogo de estrelas pop que vão de Norah Jones a DJ Smash, passando pelo trio Medeski Martin and Wood e grupos fusionistas similares. Karibu (bem-vindo, em suaíle) não é no entanto, um disco comercial, embora possa ser admirado - ao mesmo tempo, no todo ou em parte - por jazzófilos, amantes do folclore da África e baixadores contumazes de "músicas" em seus iPods. O guitarrista - fluente em suaíle, no dialeto de seu país (fon), em francês e inglês - é também um poliglota musical em termos de melodia e ritmo (sempre com suingue). No violão - que usa também de maneira percussiva, assim como a voz - exibe raras, refinadas e econômicas harmonias.

    Antes de Karibu, Loueke já gravou dois cds para selos indies, entre os quais Virgin forest (ObliqSound), registro bem mais colorido, com parceiros de personalidades tão diversas como Hancock, o percussionista Cyro Baptista e o gaitista Grégoire Maret. Mas ficou mesmo conhecido depois de atuar no álbum Bounce (Blue Note), de 2003, do trompetista Terence Blanchard, na companhia dos emergentes Robert Glasper (órgão, Fender Rhodes) e Aaron Parks (piano). E de aparecer como sideman em River: the Joni letters (Verve) , a confeitada homenagem de Herbie Hancock a Joni Mitchell que arrebatou o principal Grammy da safra 2007.

    Em Karibu, Loueke tem como base o trio habitual com Massimo Biolcati (baixo) e Ferenc Nemeth (bateria), em nove faixas, das quais sete do líder, mais versões muito originais, em matéria de tempo e de timbre, de Naima (7m), de John Coltrane, e Skylark (6m47), de Hoagy Carrnichael. O notável Wayne Shorter (sax soprano) vai às alturas em temas como Naima e volta com Hancock em Light dark (10m), ponto culminante do álbum. O pianista-guru de Loueke é brilhante também em Seven teens (6m57), cujo título vem do singular compasso 17/4.

    É difícil dizer se as vocalizações, em geral plangentes, do guitarrista comandam o fraseado do instrumentista ou vice-versa. Ele domina o léxico do jazz e não esconde a influência de Jim Hall, sobretudo nas faixas em trio, como Skylark. Paul de Barros, que conferiu quatro estrelas ao cd na Downbeat, ressalta a influência da música brasileira (bossa nova) nas vocalizações "meigas" e na guitarra acústica "suave" de Loueke.

    Bendsup
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    esse site da pra ouvir uma musica do cara...

    http://www.lastfm.com.br/music/Lionel+Loueke

    Bendsup
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    nesses videos da pra se ter uma ideia melhor do trabalho desse cara.

    http://www.youtube.com/watch?v=KXzgWTZ2NW0&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=mT4Qfx00zxA&feature=related

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bendsup
    Como foi o show, cara?

    Drexler
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TG Aoshi

    Chuva, frio e mais de 80 mil pessoas no parque! Imagina se estivesse sol!
    Nota 10!

    Bendsup
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TG Aoshi

    os caras quebraram tudo... o Hancock parece que ta com 40 anos.. novão.. tocaram camaleon, cantaloop, watermelon man (acho que é esse nome..) e tinha uma cantora lora mandando muito tambem...

    cada um fazendo seu papel... o Vinnie Colauita quebrando no beat, o Nathan East como suporte pra da liga, o Hancock comandando e improvisando que nem um animal e o Lionel pra mim foi um show a parte.... muita presença de palco por causa da sonoridade..

    em vários momentos parecia o som do weather report, e do miles na fase final...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lionel Loueke !