posso começa a muda de modo dórico para outros modos?

    Autor Mensagem
    Caio_vagablues
    Veterano
    # jun/08


    o caso é o seguinte

    Se eu estou na escala de C DÓRICO, eu posso mudar para C MIXOLÍDIO, por exemplo???

    Rafa_XD
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Rafa_XD
    · votar


    Se quando vc mudar pro mixo também mudar a progressão de acordes, acho que não vai soar estranho, tendo em vista que o dórico é um modo menor e o mixolídio um maior.
    Dó dórico faz parte de um campo distinto do Dó mixolídio, acredito eu.
    Abraços.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Não, não pode não. Se você fizer isso o homem do saco vai te pegar.

    Lak Lak
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Lak Lak
    · votar


    a velho muda, se ficar ruim volta hahaha

    Naka-man
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Aqui no Brasil só em alguns estados voce pode , em outros eu acho que voce é indiciado por "modulações obcenas". Mas sempre rola na bandidagem. Se ve as Jams dos traficantes eles ficam fazendo isso. Esses maloqueiros...

    rsp_guitar
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: rsp_guitar
    · votar


    Eu acho que muitas pessoas aprendem os modos gregos de uma maneira um pouco inadequada, pelo menos no início.
    Digo isso, porque pra começar a estudar esse assunto, eu acredito ser melhor aprendê-lo apenas do ponto de vista tonal, ou seja, memorizando cada modo visualizando sempre a localização da nota tônica.
    Em seguida, pode-se aprender que o modo dórico, por exemplo, é formado a partir de uma escala maior começando, entretando, pelo segundo grau. No caso em questão, a escala de dó dórico está relacionada a escala maior de si bemol.
    À escala de si bemol maior (jônio) estão relacionados também a de Fá mixolídio e sol eólio(relativa menor de si bemol) e outras- sempre buscando a visualização da escala maior.
    Só aqui nosso amigo já tem quatro opções de escala grega (dó dórico, si bemol jônio, fá mixolídio e sol eólio, e ainda sobram mais três. Tudo isso sabendo a relação dos modos gregos com a escala maior que os originou, nesse caso, si bemol.
    Depois de compreeder o assunto dessa maneira mais fácil (tonal), pode-se buscar um aprendizado mais avançado (modal). Nesse ponto os modos gregos deixam de usar a nota tônica como referência e sim a nota que dá nome ao modo.
    Assim pode-se compreender a diferença sonora do modo mixolídio para o jônio, por exemplo, apesar de ambos terem um sonoridade marcadamente maior e poderem ser usados sobre um mesmo acorde maior (o intervalo do primeiro para o terceiro grau é igual em ambas).
    Poderá perceber também que os modos dórico e eólio possuem uma sonoridade característicamente menor (o intervalo do primeiro para o terceiro grau também é igual em ambas), permitindo a utilização de ambas sobre um acorde menor porém, com diferenças no contexto da escala que exigem um conhecimento tonal e modal, para que se possa aplicá-las adequadamente ao contexto musical.
    Tudo começa no estudo tonal bem compreendido.
    Seguindo uma ordem crescente de dificuldade, pode-se explorar improvisos com sonoridades modais.
    Aprender modos gregos isoladamente, na minha opinião, atrasa os estudos pois criam uma compreensão muito complexa de um assunto que na verdade é muito simples: dó ré mi fá sol lá si dó- escala de dó maior(jônio), ré mi fá sol lá si dó ré, escala de dó maior começanco e terminando pelo segundo grau, ou seja, ré dórico.
    Não adianta querer aprender a andar sem engatinhar primeiro. Tem até neném que aprende, mais ralam a cara no chão pra caramba.

    Caio_vagablues
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    22222 oirartnoc oa
    não sabia q o homem do saco tocava guitarra

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a posso começa a muda de modo dórico para outros modos?