Qual Guitarra para qual estilo?

Autor Mensagem
Mykk
Veterano
# jun/08


Galera sou novato no mundo das guitas, sei toca o basicaooo ja tive uma guitarra washburn serie lyon, mas n desenvolvi grande coisa com ela.

bem a questao e seguinte, estou querendo voltar a estudar guitarra a serio. e estou atraz de um instrumento legal num preço legal mas esbarrei numa questao. qual modelo de guitarra e legal pro meu estilo.

como acho complicado esplicar meu estilo vou propor pra vcs os modelos de guitarra mais conhecidos e vcs vao dizendo a q estilo elas se encaixam melhor , apartir dai vou vendo qual se encaixa mais a mim.


bom vamos propor as mais conhecidas afinal de contas as outras(na maioria sao copias delas)



Fender stratocaster

eu sei q existem milhoes de modelos , mas eu quero saber a que estilo a strato modelo com 3 singles se propoe?

Fender telecaster

o msm descrito da satrato, qual estilo as telecaster se propoe?


Gibson Les Paul

Les paul em sua grande maioria tem a msm configuraçao de caps, pelo menos eu ate hj so vi com 2 humb. pra quais estilos ela se da melhor?

Gibson SG

Apesar de ser parecida com a les paul ela tem o corpo diferente entao creio eu q o som deve ser diferente logo qual publico?

e pra fechar
Modelos de guitarra no estilo Ibanez, Jackson e cia

com o corpo parecido com as strato com 2 chifres mas com configuraçao de cap diferente com H S H e ponte flutuante. qual melhor estilo delas?



galera eu so novato isso tudo q escrevi ai em cima foi tudo q eu consegui reunir de informaçoes por enquanto. talvez esse topico seja inutil pra vcs mas pra mim seria mto bom pq eu entenderia melhor a sonoridade de cada guitarra e poderia escolher um estilo legal de guitarra logicamente comprando um modelo de uma marca mais barata, pra mim e dificil testar essas guitas pq aki perto de casa n tem lojas, e quando eu for comprar vai ser pela net msm e com mta ajuda de vcs ate a escolha ^^

obrigado desde ja.

Megamedes
Veterano
# jun/08
· votar


Olha, tem um tópico ou post falando exatamente sobre isso totalmente completo, por favor, use a BUSCA que você vai achar logo logo. O tópico foi feito mês passado ou até mesmo nesse, se não me engano.

Naka-man
Veterano
# jun/08
· votar


Isso não existe.

Ryngwie
Veterano
# jun/08
· votar


Pra mim não existe guitarra para determinado estillo, e sim guitarra para o timpre que tu procura..........este negócio de que strato é pra blues, country e afins ja era. Procure uma guitarra que vc gote do tipo de timbre que ela dá com clean ou drive.
Todos falam de guita pra isso, praquilo, este pedal é bom pra isto.........cara timbre é muito pessoal.....ests dias vi um exemplo no forum do john five que usa uma telecaster.........falou...

Penta_Blues
Moderador
# jun/08
· votar


Bom dia!!!

Mykk
Seja bem vindo ao FCC.
Como novato no mundo da guitarra, minha dica é que não existe guitarra feita para determinado estilo. Imagina como músicos de baile iam ter que rebolar caso isso existisse...
Como novato no FCC, minha dica é que vc use a BUSCA antes de abrir um tópico, pois sua dúvida já pode ter sido respondida anteriormente em outro tópico já criado.
Valeu!!!

Snakepit
Veterano
# jun/08 · Editado por: Snakepit
· votar


Guitarra é feita unicamente pra um estilo só, parem de falar merda.

Fender Stratocaster por exemplo, funciona apenas para som limpo, tem MUITO chiado com distorção, nao produz peso nenhum no som, serve apenas pra tocar aquele blues vintage. Fritar com ela nem pensar!!! Exemplo: Iron Maiden e Malmsteen

Gibson Les Paul ao contrario, proporciana mais graves, perfeita para Hard Rock e Heavy Metal. Seu som limpo é mto gordo, nao funciona com blues e solos com som clean, precisa de distorção pra ficar bom, ela ela essa guitarra nao presta. Exemplo: Mark Knopler, Gary Moore e David Gilmour

Gibson SG: O mesmo que eu falei pra Les Paul se aplica a essa guitarra, porem sua forma agressiva faz com que apenas os verdadeiros metaleiros/posers/emos tenham condições morais de usava-la. Exemplo: Eric Clapton (vale a pena conferir a foto hehehe)

Penta_Blues
Moderador
# jun/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Snakepit
Guitarra é feita unicamente pra um estilo só, parem de falar merda.
O fato de uma opinião ser diferente da sua não significa que ela seja tão ruim a ponto de ser considerada "merda"...
Por exemplo: ao contrário do que vc falou, captadores Humbucker é que são indicados para sons limpos, pois não possuem o característico "Hum" dos captadores single coil que normalmente equipam as Fender que vc disse serem indicadas apenas pra som limpo...

Fender Stratocaster por exemplo, funciona apenas para som limpo,
Fala isso pro Hendrix...

Gibson Les Paul ao contrario, proporciana mais graves, perfeita para Hard Rock e Heavy Metal.
Fala isso pro Freddie King...

Como vc pode ver, sua opinião é importante, mas não é a única e nem mesmo a mais correta. Existem vários pontos de vista e inúmeros outros fatores a serem considerados ao se analisar um determinado gênero musical, não apenas a guitarra.
Seja mais comedido em seus comentários. Quem pode estar falando merda é vc...

Valeu!!!

Snakepit
Veterano
# jun/08 · Editado por: Snakepit
· votar


Penta_Blues
Quem pode estar falando merda é vc...

Cara, leia de novo o q eu escrevi, principalmente os exemplos, pq quem pode estar falando merda é vc... pq vc nao entendeu meu o meu post...

Rapha_krust...
Veterano
# jun/08
· votar


Penta_Blues
cara eu acho que ele quis ser ironico e vc não entendeu...

Slowhand-
Veterano
# jun/08
· votar


Snakepit
Cara ou vc foi irônico sem saber mostrar a ironia direito ou seu conhecimento é um lixo.

Sniper
Veterano
# jun/08
· votar


Snakepit

HUAHUAhuA ta dificil de dar uma descontraiada aq viu

Penta_Blues
Moderador
# jun/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Snakepit
Sniper
Ralpha_krust...
Caras, não sei se é porque é Domingo, ou se meu senso de humor está meio lesado, mas juro que não consegui ver ironia lá no post...
De qualquer forma, me desculpe o Snakepit pela rispidez.
Vou tomar meu suco de maracujá e reler o post...rs
Valeu!!!

cuma
Veterano
# jun/08
· votar


Snakepit

som de strato naum fica boa com distorção???/ jah ouviu falar de ritchie blackmore, malmsteen???? e tantos outros q usam strato com distorção e tocam com uma velocidade consideravel????
Você estálevando em conta so alguns conceitos sobre a guitarra de certo modelo man, conheço uma pá de caras q tocam metal neoclassico, metal melodico e ate power metal com strato cara

THAINAN
Veterano
# jun/08
· votar


Bom dia!!!

Snakepit
Guitarra é feita unicamente pra um estilo só, parem de falar merda.
O fato de uma opinião ser diferente da sua não significa que ela seja tão ruim a ponto de ser considerada "merda"...
Por exemplo: ao contrário do que vc falou, captadores Humbucker é que são indicados para sons limpos, pois não possuem o característico "Hum" dos captadores single coil que normalmente equipam as Fender que vc disse serem indicadas apenas pra som limpo...

Fender Stratocaster por exemplo, funciona apenas para som limpo,
Fala isso pro Hendrix...

Gibson Les Paul ao contrario, proporciana mais graves, perfeita para Hard Rock e Heavy Metal.
Fala isso pro Freddie King...
___________________________________________-
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

pod cre ,, é verdade ..


mas respondendo ,,
olha geralmente
quais musicas vc toca?
c toca guns , geralmente se vai prefirir uma les paul
c toca ac/dc , geralmente vai preferir uma sg
e por ai vai ..

OBS: mas naum compre uma guitarra , só pq o seu idolo usa , compre uma guitarra q agrade o seu ouvido e o seu bolso

lucas2
Veterano
# jun/08 · Editado por: lucas2
· votar


Snakepit
Guitarra é feita unicamente pra um estilo só, parem de falar merda.

Fender Stratocaster por exemplo, funciona apenas para som limpo, tem MUITO chiado com distorção, nao produz peso nenhum no som, serve apenas pra tocar aquele blues vintage. Fritar com ela nem pensar!!! Exemplo: Iron Maiden

Gibson Les Paul ao contrario, proporciana mais graves, perfeita para Hard Rock e Heavy Metal. Seu som limpo é mto gordo, nao funciona com blues e solos com som clean, precisa de distorção pra ficar bom, ela ela essa guitarra nao presta. Exemplo: Mark Knopler

O mesmo que eu falei pra Les Paul se aplica a essa guitarra, porem sua forma agressiva faz com que apenas os verdadeiros metaleiros/posers/emos tenham condições morais de usava-la. Exemplo: Eric Clapton (vale a pena conferir a foto hehehe)

Guitarra é feita unicamente pra um estilo só, parem de falar merda.

Fender Stratocaster por exemplo, funciona apenas para som limpo, tem MUITO chiado com distorção, nao produz peso nenhum no som, serve apenas pra tocar aquele blues vintage. Fritar com ela nem pensar!!! Exemplo: Iron Maiden

Gibson Les Paul ao contrario, proporciana mais graves, perfeita para Hard Rock e Heavy Metal. Seu som limpo é mto gordo, nao funciona com blues e solos com som clean, precisa de distorção pra ficar bom, ela ela essa guitarra nao presta. Exemplo: Mark Knopler

O mesmo que eu falei pra Les Paul se aplica a essa guitarra, porem sua forma agressiva faz com que apenas os verdadeiros metaleiros/posers/emos tenham condições morais de usava-la. Exemplo: Eric Clapton (vale a pena conferir a foto hehehe)


KRL
HSIAUHSIUAHS

NUNCA LÍ TANTA MERDA

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


edit

não foi ironia não shuahsiuas

Penta_Blues
Moderador
# jun/08
· votar


Bom dia!!!

Snakepit
Tudo bem. Vamos ver a "ironia"...
Vc falou da Les Paul ser guitarra pra Heavy e colocou um exemplo de uma cara que toca muito bem com Lespa e passa longe do Heavy.
Vc falou da Fender ser guitarra pra som limpo e colocou como exemplo a rapaziada do Maiden que usa strato pra som distorcido.
Saquei. Só que neste último exemplo vc escorregou no tomate, pois os caras não usam caps single...
Tá bem! Na média, vamos considerar irônico então...rs
Valeu!!!

Snakepit
Veterano
# jun/08 · Editado por: Snakepit
· votar


Penta_Blues
Vc falou da Fender ser guitarra pra som limpo e colocou como exemplo a rapaziada do Maiden que usa strato pra som distorcido.
Saquei. Só que neste último exemplo vc escorregou no tomate, pois os caras não usam caps single...


A discussão é sobre guitarras ou sobre captadores singles de bobina simples ou stack?

Posso colocar o Gilmour usando uma Les Paul com P-90, e nem por isso deixa de ser Les Paul.

O que eu falei foi um deboche em cima dos conceitos criados sobre cada guitarra, pra quem acha que existe uma formula exata pra cada tipo de som. Coloquei todas idiotices que falam sobre cada guitara e um exemplo extamente ao contraio. (dãã, preciso ainda explicar uma babaquice dessas ainda!!!) Ainda nao acredito que tenham levado a serio meu post mesmo comigo chamando o Eric Clapton de emo e poser por usar uma SG em seus primordios...

Bem, coloquei mais uns exemplos ali... vamos ver se ajuda, se nao faço um desenho uheuhueh.

AgSarola
Veterano
# jun/08
· votar


hahah snakepit, eu entendi. Mas acho legal a galera entrando na pilha.

ViniMGS
Veterano
# jun/08 · Editado por: ViniMGS
· votar


THAINAN
c toca guns , geralmente se vai prefirir uma les paul
c toca ac/dc , geralmente vai preferir uma sg
mas naum compre uma guitarra , só pq o seu idolo usa , compre uma guitarra q agrade o seu ouvido e o seu bolso

Ele fez isso de propósito não?
Bom, pior se ele tivese dito que se vc toca guns compra uma gibson les paul 59 standart
Já se toca ac/dc compra uma gibson sg 1968
chamando o Eric Clapton de emo e poser por usar uma SG em seus primordios...
Essa foi foda. Parece um colega meu que chamo Iron de Emo XP
Só que meu colega falo sério.

Dudu SG
Veterano
# jun/08 · Editado por: Dudu SG
· votar


Acho uma frescura isso, compre o modelo que te agrade e seja feliz.

Mykk
Veterano
# jun/08
· votar


pessoal deposi de ver algumas respostas resolvi começar com um SG ou Les Paul, eu queria detalhes dos timbres deses modelos pra eu melhorar minha escolha, provavelmente devo pega shelter ou chorando mto uma epiphone de uma serie mais barata mas queria mais detalhes dos timbres pra eu me situa melhor.

gucrispim
Veterano
# jun/08
· votar


THAINAN
so pra ter ideia como nao eh assim.
O Slash usa Les Paul na maior parte do tempo........ e o Izzy usava Tele, Semi-acusticas, Les Paul.....

o Angus usa SG na maior parte do tempo, o Malcolm usa Grestch que tem corpo com camaras (se nao me engano)


*na minha opnião quem diz que determinada modelo de guitarra é de um determinado estilo acredita mais na imagem do que no som de uma guitarra.

Robinson
Veterano
# jun/08
· votar


Bem...
Concordo que a melhor coisa seria pesquisar pelo forum mesmo, pois há muita coisa a se considerar em termos de adquisição de guitarra.

Há gente que compra uma determinada guitarra...
- Pq é linda
- Pq o amigo tem uma
- Pq o ídolo toca uma dessas
- Pq viu na promoção

Mas a maioria das pessoas vai mudando de guitarra conforme vai definindo suas necesidades e gostos.
Há guitarras que resultam mais confortáveis do que outras; há guitarras muito versáteis e outras com timbres mais específicos; há guitarras com muitos recursos e outras mais simples; há aquelas de construção e engenharia impecável e outras sem personalidade nenhuma; há guitarras que favorecem certas técnicas e outras não.
E por aí vai...

É verdade que certos modelos predominam em determinados estilos, mas, como foi dito, não há nenhuma unanimidade.

Poderia descrever um longuíssimo texto só para explicar cada caso, mas não daria aqui.

Para dar um breve exemplo:
O que uma Fender Strato se propunha?
R: Fazer um instrumento barato para o público jovem e que fosse fácil de ser consertada por levar um bráço instalado com parafusos dado que é a parte mais propensa a dar problemas e ainda dispôr de um sistema de trêmolo extraordináriamente eficiente ( na época não existiam Floyd Roses)

Ou seja: a principio não foi concebida para este ou aquele estilo.

Abç!

J. Luiz
Veterano
# jun/08
· votar


Só para temperar:
Tem o estilo também!
Imaginem um guitarrista com chapéu de "cowboy", uma bota invocada, fivelão no cinto, no palco de um rodeio, empunhando uma Flying V e tocando Sertanejo????
Não combina, na minha opinião.
Abraços.

GabrielBakana
Veterano
# jun/08
· votar


J. Luiz

Isso seria igual à um guitarrista totalmente headbanger tocando com uma Semi-acústica ^^ (não sei se alguém já testou tocar heavy metal numa dessas, mais eu acho que a 'imagem' seria no mínimo estranha...hehehe)

Penta_Blues
Moderador
# jun/08
· votar


Bom dia!!!

J. Luiz
Tem o estilo também!
Imaginem um guitarrista com chapéu de "cowboy", uma bota invocada, fivelão no cinto, no palco de um rodeio, empunhando uma Flying V e tocando Sertanejo????

Não sei se Albert King concordaria com vc...
Valeu!!!

Robinson
Veterano
# jun/08
· votar


Pois é!
Albert King usava Flying V mesmo e com aquele visual de caipira norte-americano.

O Ritchie Blackmore usava uma Gibson 335 (semi-acústica) no Deep Purple antes de adotar a strato. A mesma guitarra era usada pelo guitarrista do Suede.

E a variedade de guitarras usada pelo bluesseiro do Johnnny Winter?

gucrispim
Veterano
# jun/08
· votar


Penta_Blues
pois é.... "a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes"
a imagem que se vende é aquela da Coca-Cola mesmo! Imagem é tudo. Se imagem é tudo, nao existe mais nada alem da imagem..... a musica morre nesse pensamento

ankbanger
Veterano
# jun/08
· votar


nao existe isso de guitarra pra estilo determinado!

Tem head banger que toca metal com strato e ou LP, tem bluseiro que toca com Flying V!

A guitarra nao determina o estilo.
Quem faz isso é o guitarrista!

flws!

J. Luiz
Veterano
# jun/08
· votar


Penta_Blues

Não sei se Albert King concordaria com vc...

Pensei nele quando fiz o post.
Mas o que eu escrevi foi só para apimentar o tópico.
Mas acho que o Albert King só usava a "V" porque era canhoto, acho que era para facilitar a pegada.
Já vi metaleiro todo pintado usar Tele sunburst com escala clara, fica estranho, mas.....
Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual Guitarra para qual estilo?