Autor |
Mensagem |
VictorEsp Veterano |
# mai/08
oi pessoal, to com um problema o parafuso da minha floyd, um q ajusta a altura dela, espanou, eu nao sei ql parafuso é, nao ta dando pra tirar ele, eu queria saber aki de vcs, se tem como eu trocar ele sozinho ou tenho q levar num luthier mesmo... se eu tirar só ele e colocar um novo no lugar vai estragar minha ponte? com é o precesso aih pr atrocar esse parafuso... preciso de ajuda! no link tem a imagem de qual parafuso q espanou, obrigado aih aos q tentarem me ajudar!
Link
|
Naka-man Veterano |
# mai/08
· votar
Manda num luthier que tenha a peça e ele troca pra voce. Cuidado que tem um monte de luthier sujo e tosco que vai falar que tem que trocar uma porrada de coisa pra fuder com teu bolso , e ainda vai deixar a guitarra uma bosta.
|
Penta_Blues Moderador |
# mai/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar
Bom dia!!!
VictorEsp Victor tem um reflexo de luz justamente em cima do parafuso, então não dá pra ser muito preciso apenas pela foto, mas vou dar minha impressão. Este parafuso é um dos pivôs da ponte. Não sei se o que vc quis dizer com espanar foi realmente por ter perdido a rosca ou se foi por ter danificado o sextavado da cabeça já que é do tipo Allen. A questão de estragar a ponte vai depender da forma com que vc retirará o parafuso já que a substituição em si não tem mistério. Só tente se vc tiver habilidade e ferramentas apropriadas, caso contrário, o peixe pode ficar mais caro que o molho. Ou seja, se vc estragar a ponte, vai gastar com o Luthier e com a compra de uma ponte nova, ao passo que se mandar direto ao luthier gastará apenas com o serviço deste profissional. Valeu!!!
|
tomarock Veterano |
# mai/08
· votar
Não sei se o que vc quis dizer com espanar foi realmente por ter perdido a rosca ou se foi por ter danificado o sextavado da cabeça já que é do tipo Allen.
VictorEsp entao cara... se o caso for a segunda opçao e vc tiver com dificuldades de achar um pivo, vc pode dar uma "serrada" no pivô com segueta fazendo uma cavidade na qual a chave de fenda possa ser usada. Nao sei se deu pra entender. Eu tenho uma condor aqui e tive esse msm problema.. fiz isso e ta tranquilo aqui. abraço
|
VictorEsp Veterano |
# mai/08
· votar
Aih galera, o problema aih eh que o sextacado do encaixe da allen roçou pra sser mais exato... obrigado aih pela idéia Penta_Blues e, tomarock eu entendi sua proposta... só queria saber aih se é só eu afrouxar as cordas, retirar o parafuso danificado (sem desmontar a ponte toda) e comprar um novo e colocar no lugar... da certim!?
abrigado pessoal!
|
tomarock Veterano |
# mai/08
· votar
VictorEsp eh exatamente isso.
|
Sniper Veterano |
# mai/08
· votar
VictorEsp
Um amigo meu teve esse problema tb O que fizemos foi desmontar a ponte toda e girar o parafuso com um alicate, mas acho melhor mandar num luthier mesmo do que correr o risco de estragar a ponte
|
Tio Frank Veterano |
# mai/08
· votar
Minha ponte já aconteceu isso, é simples de resolver se você tiver um parafuso subistituto ou paciência.
Se tiver o parafuso subistituto, simplesmente afrouxe(bem) as cordas, retire as molas que a ponte vai ficar soltinha, dai você tira ela por cima da guitarra, a ponte só fica apoiada nos parafusos. Dai você desrosqueia o parafuso com a mão mesmo, ele não é duro de tirar, e coloca o novo...
Se não tiver o parafuso e quiser regular a altura, faz tudo que eu falei ai em cima, mas invés de desrosquear todo o parafuso, só deixa da altura que você acha que vai dar certo e coloca a ponte novamente.
|
Megamedes Veterano |
# mai/08
· votar
I... Tá com isso na minha também, e na do nut.
Quando vier meu HH777 vô mandar num lutheir pra trocar, e instalar o captador.
|
VictorEsp Veterano |
# mai/08
· votar
Valew aih Tio Frank vou tentar fazer isso, vou tirar o parafuso e ir numa casa de parafusos pra ver se eu arrumo utro igual! aih eu troco.. tah blz intaw... obrigado gtalera,, se alguem tiver mais alguma dica eu aceito... vlw!
|
filipe p marcato Veterano |
# jun/08
· votar
Na minha guita o corpo do pivo ta bem gasto devido contato com a ponte... Vocês sabem onde eu posso encontrar para comprar?
|
VictorEsp Veterano |
# jun/08
· votar
aih galera, eu fiz aih u q falaram, tirei as molas , a ponte, aih coloquei o parafuso na altura q ueu achei q ia ficar massa e depois regulei a ponte, ficou top de novo!!! belezinha, obrigado galera!
felipe p marcato Na minha guita o corpo do pivo ta bem gasto devido contato com a ponte... Vocês sabem onde eu posso encontrar para comprar?
cara, falar pruce, c deve achar esse parafuso soh em lutheria.... eu acho q nao da pra achar em casa de parafuso nao... ve aih com algum luthier na sua cidade!
|
Sniper Veterano |
# jun/08
· votar
Fui trocar as cordas hj e um parafuso do look nut ta espanado O fdp do luthier foi qm mexeu da ultima vez, o bicho apertou tanto q parece q era pra nunca mais tirar, consegui tirar 2 na brutalidade, agora tm um q ta espanado e nem com alicate to conseguindo girar ele :/
Postando só pra colocar a raiva pra fora huahuaa
|
Zero Zen Veterano |
# jun/08
· votar
Sniper
Isso é muito comum, principalmente quando o suposto luthier não possui ferramentas adequadas.
Os parafusos Allen do lock nut podem ser fabricados em padrão milimétrico ou em polegada (no caso frações dela)
Se a rosca é milimétrica, a chave a ser utilizada deve ser em milímetros. Se a rosca é do padrão americano, as chaves a serem utilizadas deve ser em polegada ou frações de polegada.
Ocorre que existem medidas próximas, como por exemplo, 1/8 (3,17mm), 3/16 (4,8mm) e tantas outras.
As vezes o digníssimo luthier não possui as medidas próprias e usa uma medida aproximada, provocando desgaste no encaixe.
Como dizem por aí:
A ECONOMIA É A BASE DA PORCARIA.
O pior é que o pseudo "luthier" fica com o lucro duas vezes, pois efetuou o serviço e vai consertar o seu próprio estrago, sempre cobrando.
O melhor que se faz é ter sempre as chaves adequadas a sua disposição.
T+
|