Problema com Floyd Rose! Tenho que resolver rápido!

Autor Mensagem
Aero
Veterano
# mai/08
· votar


Gasoline

Foi exatamente o que eu fiz...
Eu tirei todas as cordas, soltei os parafusos, e coloquei na posiçao que falaram...
Aí eu afinei (na verdade quando eu terminei de afinar, ja tava toda desafinada de novo), e a ponte ja tava MUITO levantada... Tentei apertar os parafusos e ficou que nem na foto que coloquei ali em cima...
Se eu apertar mais a afinação, as cordas estoram...

A minha é uma Cort X-6...
Não tem essa linha não!

Será que até da semana que vem (não dessa, do feriado) ela aguenta? Porque aí eu troco uma idéia com o meu professor, ai ele tenta dar uma arrumada, e se não tiver jeito, ele me recomenda algum luthier...

Será que aguenta?

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


Aero
Dá pra tirar uma foto da parte de trás inteira?
Não só do parafuso das molas, mas com o bloco da ponte tb?!

marcioguita
Veterano
# mai/08
· votar


Bom,
O assunto é complicado mas não é impossivel.
Tenho uma samik com floyd e qdo troco as cordas acontece isso tb
vejo o sistema da seguinte forma:
É uma peça , flutuante, sofrendo forças contrárias, mas ele tem que ficar no prumo do corpo da guita nem pra frente sem espaço pra alavancar , e nem pra tráz , que só de olhar percebe-se o erro.
bom , vc tem regulagens nos dois extremos da ponte ( imagine duas pessoas brincando de cabo-de-guerra) o lado que exercer maior força
arrasta o conjunto.
De um lado a tensão em kgf pela ação das tarrachas recolhendo
cordas como as pessoas no jogo cabo-de-guerra.
Do outro lado outra turminha puxando a ponte, que são as molas e os parafuzos que seguram o conjunto de molas junto ao corpo da guita(geralmente 2 parafuzos).
O poder que as molas exercem nesse jgogo deve ser somado ao ato de apertar os parafuzos que seguram o conjunto com o numero de molas e o posicionamento das mesmas. Se vc antes de trocar tinha um sistema calibrado, significa que não se trata do enfraquecimento ou furto de alguma mola pelo seu irmão mais novo t zoando. Então é questao de calibragem mesmo.
verifique que os parafuzos que prendem o conjunto de molas no corpo estão bem apertados,para não soltar o conjunto e lesionar o musico devido ao retorno pela pressão exercida pelas molas
Verifique que o nut esta fora de seus berços no final dobraço perto do headstock.afine mais ou menos a guitarra .
Não se preucupe com precisão agora.
Observe o conjunto.
ele devera estar inclinado prá frente pois as cordas tao esticadas
ainda + se trocar 09 por 010),espere estabilizar ( 2 minutos +-) abaixe agora a afinação em 1 tom , pois vc vai tracionar os parafuzos, puxando assim a parte trazeira da ponte e tendendo a corrigir, so que talvez vc tenha que re ajustar lá traz de novo pois a ponte tem que repousar de preferência na reta do corpo com pequenas variaçoes da ação (altura ) das cordas.
Cada vez que vc mexer deixe descançar. esse processo é lento
mas a versatilidade da floyd compensa.
Se sua ponte ta inclinada pra frente e vc ja otimizou a ação das molas aperte os parafuzos. Eu dei + ou - 5 voltas nos meus pra chegar ao ponto da calibração fina final e sempre fico legaw
boa sorte desculpe a verborragia!! :

marcioguita
Veterano
# mai/08
· votar


Nesse caso aí se seu spring hold esta apertado d+ vc deve solta-lo
para que haja regulagem pra ambos os lados ai ta o erro afruxe e deixe mais ou menos na metade do curso da rosca desde que o conjunto fique firme ou vc se machucará

Aero
Veterano
# mai/08
· votar


marcioguita

Mas eu apertei ele, exatamente para a ponte descer, mas ela não desce!

Como assim eu me machucarei? O.o
Não entendi!

Aero
Veterano
# mai/08
· votar


Soulface

Aqui estão as fotos:

Inteira

Bloco da Ponte

marcioguita
Veterano
# mai/08
· votar


Simples, as cordas estão puxando o conjunto, se os parafuzos que seguram a peça da última foto se soltarem a peça virá em direção a sua barriga quando estiver tocando,
mas se vc apertar d+ vc acaba com sua regulagem fina!!! afrouxe os parafuzos devagar até achar que chegou ao máximo sem comprometer a fixação pois as cordas estão puxando. afine sempre mais frouxo e aperte um pouco esses parafuzos e vc verá que a parte de traz se alinhará com o corpo.
É lógico q vc tera q repetir o prcesso varias vzs poi apertando os parafuzos , altera a afinação,
corrigindo a afinação desalinhará a ponte d novo
repita o processo varias vzs
com treino bastará 60 minutos pra trocar corda

compense o aumento da tensão (010) pelo aperto nos 2 parafuzos
mas se vc começar com eles todos apertados, aí vc nunca conseguirá
Em qualquer calibração vc precisa de ajustes pra ambos os lados

Turok
Veterano
# mai/08
· votar


Aero eu tenho uma Cort Viva Gold II e troquei as cordas de 0,09 para híbrida, ou seja, as 3mais agudas 0,09 e as 3 mais graves 0,10. Obviamente a ponte desestabilizou, pois estava regulada para 0,09. Do lado que estavam as cordas 0,10 eu não conseguia estabilizar, mesmo apertando o parafuso da mola até o fim. A solução foi colocar uma mola mais dura, ou seja, mais forte, não tão mole quanto a original. Creio que a solução do seu problema seja esta. Coloque molas mais duras.

marcioguita
Veterano
# mai/08
· votar


Kd o Bertola? ou outro luthier daqui?

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


Aero
Vc tem molas sobrando aí?

marcioguita
Veterano
# mai/08
· votar


Turok
Parece que cabe mais uma mola naquela foto...

Aero
Veterano
# mai/08
· votar


Soulface

Tenho mais duas molas sobrando aqui...

Valeu aí quem ajudou!

No sabado, quando eu voltar, eu leio as respostas de novo e tento arruma-la!

Valeu! ;)

Aero
Veterano
# mai/08
· votar


marcioguita

Entendi o que você quis dizer...
Quando eu voltar eu tento isso aí!

Valeu! =D

Aero
Veterano
# mai/08
· votar


Turok

Hmm...
Pode ser...
Mas não sei onde encontrar outras molas mais duras!

Turok
Veterano
# mai/08
· votar


No meu caso eu não precisei colocar mais molas. Só coloquei uma mola mais dura. Eu tinha uma guitarra modelo strato que estava com a ação da alavanca muito pesada, pois estava com 3 molas muito duras. Eu retirei uma mola e a ponte ficou mais leve de alavancar. A mola dura que sobrou eu utilizei na Cort. Veja se encontra em alguma loja de instrumentos. Seria bom vc levar uma mola original da sua Cort para comparar na hora da compra, pois vc corre o risco de comprar outra mola igual a sua.

Turok
Veterano
# mai/08
· votar


Esqueci de falar: eu utilizei a mola dura somente do lado que as cordas eram 0,10. No seu caso creio que vc terá que colocar duas ou 3 molas duras.

Aero
Veterano
# mai/08
· votar


marcioguita

Tentei fazer desse jeito que você falou... Fiz assim:
Soltei os parafusos, até um lugar mínimo, para que eles não se soltassem do corpo, aí eu afinei, esperei 2 minutos, afinei novamente, esperei 2 minutos. Diminui um tom, e apertei os parafusos.
Fui fazendo isso diversas vezes, até que cheguei no máximo de aperto dos parafusos. E adivinha? Num deu certo!

Fiz alguma coisa errada?

Aero
Veterano
# mai/08
· votar


Soulface

E aí?
Concluiu alguma coisa com as fotos?

Aero
Veterano
# mai/08
· votar


Turok

Quanto custa mais ou menos uma mola dessas? Sabe onde posso encontrar?

Aero
Veterano
# mai/08
· votar


Up!

Aero
Veterano
# mai/08
· votar


Ninguém?

Aero
Veterano
# mai/08
· votar


Up!²

Megamedes
Veterano
# mai/08
· votar


Leva num "luthião" que é mais fácil.

Aero
Veterano
# mai/08
· votar


Megamedes

Hehe...
Valeu, mas já consegui resolver, com a ajuda do meu professor...

A gente foi afinando, e praticamente "atolamos" o parafuso...
Então ficou retinha a ponte!

Valeu a todos que ajudaram! :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema com Floyd Rose! Tenho que resolver rápido!