Manter a afinação da minha strato (n alavanco)

Autor Mensagem
SaldanhaPessoa
Veterano
# mai/08


galera, é o seguinte,

Tenho uma Condor GX-50 Vintage. Guitarra boa pelo preço pago. Coloquei 1 jb jr no braço e um na ponte, além de ter trocado os trates por jumbões dunlop e pus uma placa de aço em baixo da ponte (q tava perigando estourar). Bem, n uso a alavanca, mesmo assim, desafina. Gostaria de uma sugestão q n me custasse mto caro. N pretendo alavancar, basta q a afinação se mantenha.

Agradeço

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


SaldanhaPessoa
pus uma placa de aço em baixo da ponte (q tava perigando estourar).
?!?!?!?!?!
como que é isso?!?!?!?!

Bem, n uso a alavanca, mesmo assim, desafina. Gostaria de uma sugestão q n me custasse mto caro.
bem, se desafina provavelmente é tarracha frouxa ou ruim

agora, voce fez esse trampo todo num luthier, certo?
como voce pede tudo isso, e o cara não da uma olhada na tarracha?a meu ver, as tarrachas vem antes de trastes ou caps em prioridade.

WeslleyGuilber
Veterano
# mai/08
· votar


como vc afina? ou melhor, como vc procede na troca das cordas?

SaldanhaPessoa
Veterano
# mai/08
· votar


kiki

1) É uma cirurgia, retira-se madeira e se põe uma placa.

2) Ela veio com uns buxos no braço e só a regulagem n tava alinhando.

3) Ele sugeriu tarrachas magnum lock (trava atrás).. mas achei o preço 300 contos um pouco salgado. Mas, se for a saída, pagarei neh..

WeslleyGuilber

Põe a corda, com um equipamento q esqueci o nome, enrosco 3 ou 4 vezes (sem embolar) na tarracha.. corto o q sobra... prt.. nada mto procedimentalista n.

ogaitnas
Veterano
# mai/08 · Editado por: ogaitnas
· votar


coloca tarrachas com trava, condor ou gotoh, depende de qto vc quer gastar,
eu coloquei gotoh e a guitarra fica semanas sem desafinar, se muda muito a temperatura,
uma ou outra corda sai um pouquinho do tom e a guitarra é uma mg32 hehe

só p/ adicionar, as gotoh com trava já são mais baratas que essas magnum lock,
as condor provavelmente mais baratas ainda e acho que já vão melhorar sua afinação
bastante, já que com a trava, vc não precisa fazer voltas de corda na tarracha.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mai/08
· votar


Indicadas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72426591-tarracha-de-guitarra-f ender-schaller-com-trava-oem-_JM

As q eu acho q poderiam servir:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73936827-_JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


SaldanhaPessoa
Também não entendi esse negócio de placa de metal, se vc puder postar fotos.....
Troque o jôgo de tarrachas, colocando um de boa qualidade (sua guitarra merece).
Mantenha as tarrachas apertadas (parafusos sobre a "borboletinha" da tarracha) e coloque as cordas laceando-as e com poucas voltas na haste.
Abç

ogaitnas
Veterano
# mai/08
· votar


eu pegaria as gotoh, mais baratas que as outras e muito boas, eu coloquei e não
me arrependi do gasto.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mai/08 · Editado por: SaldanhaPessoa
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A bucha da ponte (um dos pivôs, são 2) tava torta. Pois, a madeira embaixo da ponte (q tb é basswood), por ser mole, n tava segurando. Num furuto próximo, a parada ía estourar. O cara retirou um pedaço de madeira q ficava embaixo da ponte e no lugar pôs uma placa de aço (na qual prendeu a ponte). N tenho como postar fotos.

Todos estão indicando tarrachas. ok. Agora, a pergunta cerne do problema é: Só as magnum lock vão resolver o problema? Resolver, messmo!

Agradeço

SaldanhaPessoa
Veterano
# mai/08
· votar


ogaitnas

=)

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


Só as magnum lock vão resolver o problema? Resolver, messmo!
não
se só essas tarrachas segurassem afinação, gotoh seria ruim.
se uma tarracha de marca boa não segurar, o problema é em outro lugar. mas acho dificil

O cara retirou um pedaço de madeira q ficava embaixo da ponte e no lugar pôs uma placa de aço (na qual prendeu a ponte). N tenho como postar fotos.
procedimento extremamente esquisito. muda a sonoridade, enfiando uma peça de metal onde deveria ser de madeira.

o normal seria fazer um enxerto de madeira, CASO estivesse realmente com problema.

não sei quem fez o serviço pra voce, mas se não for de extrema confiança eu pesquisaria em outros luthieres, pra ver sobre a tarracha.
se el te enfia uma placa de metal no corpo e quer botar tarracha de 300 reais, eu acho suspeito.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mai/08
· votar


kiki

N senti diferenças, ao menos alarmantes n.

Zero Zen
Veterano
# mai/08
· votar


SaldanhaPessoa

Que encordoamento você utiliza para detonar um dos pivôs da ponte ?

Cabo de Elevador ! heheheh

Falando sério: Que problema mais estranho e que conserto mais peculiar.

Você comprou a guitarra assim mesmo? Nova? Bateu com ela?

O mínimo que posso dizer é que seu luthier é muito criativo e pitoresco . uhauahauahua

Quanto as tarraxas... Bem, tarrraxas boas não precisam ter trava, principalmente se você não usa alavanca. Você encontra tarraxas Gotoh por pouco mais de R$ 100,00 nas lojas virtuais. Gotoh com trava, R$ 150,00.

Somente examine para ver se sua guitarra usa tarraxas vintage ou blindadas, assim como a posição dos parafusos de fixação, para evitar um headstock todo furado.

Quanto à desafinação, bem você pode fixar a sua alavanca colocando mais algumas molas ou mesmo um lâmina/bloco de madeira na cavidade da alavanca (Eric Clapton usa em suas Stratos), evitando, assim, que a alavanca flutue. É vantajoso em termos de sustain e afinação quando uma corda arrebenta.

Mas não peça para seu luthier fazer, ele vai querer colocar um bloco de aço. heheheheh

Saudações.

edilsonaragaojr
Veterano
# mai/08
· votar


SaldanhaPessoa
cara, procura outro luthier...vai no elisson da interarte...esse Erasmo, sei não viu...além do q ele deve ter cobrado um preço desnecessário pra fazer isso...

janick
Veterano
# out/10
· votar


Upando o tópico...

Eu procuro uma maneira de dar um Upgrade na minha Fender RoadHouse Deluxe, pq ela ta desafinando bem ultimamente. E eu queria ela BEM estável, mesmo ao usar a alavanca dela. Eu vejo que vários caras conseguem isso, então eu queria saber o segredo pra isso.

Eu preciso trocar alguma peça, ou é regulagem apenas? É o Tremolo Vintage Syncronized, e as tarrachas são Ping da Fender. Eu vou considerar isso antes de trocar por uma FR mesmo. Se isso der certo, deixo a FR nova pra LTD mesmo.

Valeu, abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


janick
Aperte os parafusos das tarrachas. Lubrifique a ponte (os pivôs ou parafusos), lubrifique os sulcos da pestana com grafite em pó e os "abaixa-cordas" (com cêra ou vaselina sólida), por fim, troque todas as molas (as 5) por novas.
Abç

janick
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hm, entendi! E aqui minha strat tem apenas um abaixa cordas, tem problema?

E outra... eu uso 3 molas apenas. É melhor usar 5?

Beleza mestre, farei o que tu indicou aqui!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


janick
Não. Passe a vaselina sólida embaixo dela, onde as cordas passam.
Prefira sempre 5 molas, bem reguladas, fica mais estável (alavanca não é pra ser "molinha" não!).
Desde que vc NÃO use encordoamento Elixir, pode lubrificar os sulcos da pestana com vaselina sólida também (ou grafite, como eu disse acima).
Não esqueça que há um jeito CERTO de colocar as cordas, sem excessos, "embôlos" e laceando-as em volta da haste. Depois de afinar, puxe a corda e reafine. Repita essa operação tantas vezes quanto forem necessárias para a estabilização da afinação.
Abç

janick
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ué... eu uso encordoamento elixir! tem algum problema pra fazer isso?

Hm... vou olhar esse jeito de botar as cordas. E comprar umas molas da condor. Mas só vende conjunto de 3, que coisa... e travar com bloco de madeira, rola?

Abçs

janick
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E aqui cara, como eu resolvo rebarbas nos saddles da ponte da guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


janick
Se vc usar encordoamento Elixir NÃO use vaselina sólida, mas óleo e grafite, pois a veselina reage quimicamente com o revestimento da corda.
Se vc travar com bloco de madeira, a ponte fica fixa, inoperante, como numa "hard tail".
Rebarbas é com lima e lixa d'água...
Abç

janick
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hm... então ela trava por completo mesmo né?
Ai eu não sei se eu quero, pq eu gosto de fazer uns vibratinhos na strato usando o tremolo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


janick
Então, faça o que indiquei...
Abç

rafamoraes
Veterano
# out/10
· votar


Cara não tem problema pior numa guitarra do que estar desafinando...
Ao contrário da GX-50 do colega do tópico, a minha segura perfeitamente, e toda original. A regulagem de oitavas, altura de sadles, molas, etc. foi eu mesmo que fiz, e aprendi um jeito legal d colocar as cordas que mesmo usando o trêmolo frequentemente ela segura perfeito.
Tem que por as cordas do jeito que o Bertola falou, poucas voltas. Eu passo a corda por dentro d uma das voltas, para reforçar. Dou apenas 2 voltas. Lubrificar nut, borboletas rebaixadoras e sadles com o grafite tb é essencial. Se tudo isso não resolver, aí sim tem que se pensar em travamento de ponte, troca de tarraxas, etc.

Abraço

Metalo
Veterano
# nov/10
· votar


Regule a guitarra.

Rodrix Guitar
Veterano
# mai/11
· votar


Olha depois dessa fiquei com medo de comprar CONDOR, testei um amp em uma loja e me deram uma condor que desafina toda hora que eu dava um BAND, agora imagina se usar a alavanca, só ouço dizer bem dos baixo CONDOR. kkkk

Olha tenho um Strinberg modelo strato tbm, aquelas baratinhas, mas mandei ela para um luthier, troquei os retentor de cortas por roller, e ja lubrifiquei o nut, ponte e tudo mais, posso utilizar a alavanca que a desafinação dela é bem pouco e desafina todas as cordas por igual mantendo o instrumento afinado entre si, se não tiver tocando com um teclado ninguém vai perceber, mas isso eu acho toleravel por seu uma guitarra de baixo custo e Strato sem trava sem nada, o que eu acho estranho é que a corda SOL (3) desafina muito, volta quse em G# dai eu dou um band e a afinação volta ao normal, não sei pq é só essa corda que é exagerada, ja apertei as molas da ponte para puchar mais, apertei até o máximo e mesmo assim não resolveu é incrivel que a mizinha e Si, não desafinam em nada ja os bordões as vezes, depende da intensidade da alavanca, mas é so voltar a tocar que eles estabiliza, agora a sol não, o que faço ? o que pode ser ? vou tentar trocar meu NUT por um de osso dizem que isso ajuda tbm.

Outra pergunta é em relação a quantidade das molas, vejo nas do Erick Jonhson 5 molas entre outras Strato da FENDER, mas a minha só vem com três e ja deixei bem apertadas as molas a ponte volta direitinho até o fim e ta muito dura tbm, se eu ficar usando a alavanca por muito tempo, sinto ate um desconforto no musculo do braço, isso é normal ? a alavanca pode ser dura ? dizem que tem que ser bem molinha, qual é o correto, minha ponte encosta na madeira e tudo mais, mas não mantem a afinação da corda SOL !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


Rodrix Guitar
Olha tenho um Strinberg modelo strato tbm, aquelas baratinhas, mas mandei ela para um luthier, troquei os retentor de cortas por roller, e ja lubrifiquei o nut, ponte e tudo mais, posso utilizar a alavanca que a desafinação dela é bem pouco
Tá explicado...
Olha depois dessa fiquei com medo de comprar CONDOR
Equívoco de sua parte, até porque a Condor GX50 é BEM melhor que sua Strinberg.
Toda guitarra, ao ser comprada, precisa ser levada a um luthier competente.
Cara, alavanca não é pra ser molinha não (eu hein!!)... As pontes foram projetadas para 5 molas, o que garante maior estabilidade na afinação.
Abç

Rodrix Guitar
Veterano
# jun/11
· votar


Maurizio Luiz Bertola
Desculpa mas ta explicado o que ?????

então cara sei sim que essas CONDOR é melhor que a minah só disse que não compraria mais, quando for trocar minha guitarra ja vou trocar por uma bem melhor que a minha e a CONDOR nenhum momento disse que a minha é melhor mas a minha está muito melhro do que a que eu toquei na loja.

OBS: gostaria de saber pq a corda SOL da minha guitarra é a única que desafina exageradamente na alavanca, sei que é normal desafinar strato ainda amis baratas, mas consegui regular ela bem, mas só a SOL que não obedece, e quando volta é preciso dar um band para ela voltar a afinação alguma coisa ta segurando ela, mesmo com nut, ponte lubrificados, sera que um NUT de osso resolveria esse problema da CORDA SOL ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrix Guitar
Desculpa mas ta explicado o que ????? > mas mandei ela para um luthier, troquei os retentor de cortas por roller, e ja lubrifiquei o nut, ponte e tudo mais,

gostaria de saber pq a corda SOL da minha guitarra é a única que desafina exageradamente
Algo, em algum lugar está prendendo a corda...
Abç

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola: Algo, em algum lugar está prendendo a corda...

Talvez, além disso, a corda esteja amarrada com alguma folga na tarraxa.

A velha prática de forçar um pouco ajuda muito!

http://img28.imageshack.us/img28/1835/l2f7.jpg

;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manter a afinação da minha strato (n alavanco)