É facil pra madeira amolecer?

    Autor Mensagem
    Ricky_Hard
    Veterano
    # mai/08


    Há algum tempo atras levei minha guitarra em um luthier de uma loja de instrumentos aqui da minha cidade, minha guitarra foi de um jeito e voltou pior, mais enfim, ele disse que a madeira dela estava mole, que não ia segurar nem a ponte, o infeliz ate colocou os parafusos q seguram as molas da ponte tortos, fiz ate um topico aqui sobre isso hé um tempo atras, mostrando fotos de como ficou.
    A madeira em questão é o Basswood, a guitarra ficou um tempo parada, mais ficou dentro do case dela e envolta com um saco plastico, gostaria de saber então se é facil pra uma madeira amolecer, principalmente o basswood, e se sim se existe algum tratamento pra essa madeira.
    desde ja fico grato, espero que alguem possa me ajudar com essa duvida. obrigado

    luxos
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    amolecer???

    Ricky_Hard
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    luxos
    isso, perder a rigidez saca? como se vc colocasse um parafuso e a madeira naum suportasse o peso, segundo o luthier ela tava esfarelando, mais ate hoje naum vi um pedaçinho de madeira fora do lugar.

    Adrianodevil
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ricky_Hard

    Já tentou trocar de Luthier? De repente o problema tá é na madeira da cara de pau do Luthier hehe...

    luxos
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ricky_Hard

    no site q explica sobre madeira...eu li q na junção do braço com o corpo os parafusos naum podiam ser muuuuito apertados

    naum sei pq

    mais tem tanta guitarra de basswood boua

    ibanez js1000 , 1200 do joe satriani é de basswood e bolt-on

    bom...de qlqr forma isso serve como um UP

    ja postou isso lá no tópico de luthiers???
    bertola e seiji??


    posta lá...e depois responde aquii

    ausaushaus

    xD

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Ricky_Hard
    isso dai não chama amolecer, chama espanar.
    a madeira pode sim espanar, em algum ponto especifico. ela esfarela, é gasta pela peça (parafuso, ou algo do genero).

    a madeira em si não amolece. a não ser que voce cozinhe ela (é verdade).

    eu te aconselho, em primeiro lugar, seguir a dica do nosso amigo Adrianodevil.
    e em segundo lugar, estudar um pouco de madeiras e luthieria, pra conseguir dialogar com os luthieres.

    vitor_svp
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: vitor_svp
    · votar


    É facil pra madeira amolecer?

    Cara, depois da ereção, demora um pouco pq...
    Procura um(a) sexólogo(a) e naum um luthier.

    Obs.: Sam, não me BAN, plz =)

    luxos
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    o cara só fez uma pergunta gnt

    daqui a pouco o povo vai ficar com medo de fazer tópico aqui


    é sério...

    [modo defensive off]

    usahushausha

    xD

    eusebio
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    A minha não amolece tão fácil não.

    Falando sério agora, dizem que umas Tagimas são feitas de madeira verde, e por isso mais moles, vê se a sua tb é assim, ou então troca de Luthier.

    Ricky_Hard
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    hehe, valeu a ajuda de todos ai.

    luxos

    essa eu nem sabia achei q qnto mais apertado fosse seria melhor, teve uma epoca q tava estalando ai eu levei no luthier ele apertou e parou. eu vou ver se falo isso no topico dos luthiers então

    Adrianodevil

    vou trocar sim cara, depois da merda q o carinha fez naum confio nele nem pra segurar minha moeda de 1 real.

    kiki
    o cara ate aumentou o tamanho do parafuso, abriu um rombo maior ainda, e qndo o parafuso ficou torto fez um amassado na madeira como se alguem tivesse puxado o parafuso pra cima. sera que isso pode atrapalhar alguma coisa?
    então cara, sabe algum site onde fale sobre madeira?

    Ricky_Hard
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    eusebio
    a minha não é tagima, eh uma jackson de um serie q dizem ter um custo beneficio muito bom saca? eu ja ouvi falar dessa historia da tagima mesmo, ja vi gente reclamando q o corpo do nada rachava.

    Gui
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    vitor_svp
    negativado por post tosco!

    ---------------

    realmente deve ter espanado..e não amolecido..como outros falaram!

    talvez o proximo luthier preencha com massa, cole..ou coloque um parafuso maior..não é um serviço TÃO complicado assim..a não ser que a madeira tenha rachado..acredito que não!

    eusebio
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ricky_Hard

    cara, faz que nem médico, procura mais opiniões.

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    O cara deve ter levado uma surra de "pau mole" pra falar uma asneira dessa.

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Ricky_Hard
    o cara ate aumentou o tamanho do parafuso, abriu um rombo maior ainda, e qndo o parafuso ficou torto fez um amassado na madeira como se alguem tivesse puxado o parafuso pra cima. sera que isso pode atrapalhar alguma coisa?
    entendi... não era um da mola de uma tremolo, era?

    bom, de qualquer forma, trocar por parafuso maior eu não gosto muito nao. funciona, mas se der merda vai ter que por um maior, e um maior. ai ja viu ne? fica arrombado (ui).

    se for parafuso pequeno, tipo da roldana da correia ou do escudo, é legal por um palito de dentes, ou de fosforo, e parafusar o mesmo parafuso por cima (voce mesmo faz em casa, no conforto do lar).

    se for algum parafuso mais exigente, tipo do braço, da ponte, algo assim, ou faz um enxerto com um pedaço de madeira mais duro, colado direitnho (serviço de luthier), ou põe uma bucha metalica (serviço de luthier tambem).

    então cara, sabe algum site onde fale sobre madeira?
    nao sei...
    eu lembro que tinha algum site com muito material de marcenaria, tutoriais, etc. mas nao lembro o nome, e o link ja perdi ha tempos.
    mas aqui no forum voce aprende muito tambem. va usando a busca, que tem muito topico falando sobre muita coisa de madeira.

    e fique de olho no topido de luthieria do seiji e bertola, e agora no novo blog do soulface.

    Ricky_Hard
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    kiki

    era o parafuso que segura a mola da ponte floyd, ele trocou sem me perguntar, qndo vi ja tinha feito a merda. valeu d+ a ajuda ai cara.

    eusebio

    é o q eu to fazendo hehe, quero estar com grana logo pra dar uma revisada geral nessa guitarra. valeu ai velho.

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Ricky_Hard
    é, acho que eu vi sua foto.

    uma dica: pra citar o nome de alguem, aperte em cima do nome (na esquerda, em cima do "membro") que ele ja fica em negrito.

    ate

    Ricky_Hard
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    kiki


    hahaha, opa, blz então, valeu cara t+

    Lak Lak
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    seu luthier eh um merda

    troca peça sem te avisar

    usa termos como "madeira mole"

    na boa troca de luthier URGENTE

    e como ja disseram, da uma pesquisada no assunto pra facilitar o dialogo.

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É facil pra madeira amolecer?