Sobre troca de cordas, e afinação.

    Autor Mensagem
    rafael_00
    Veterano
    # mai/08


    Bom galera, acho que assim como eu, muitos do forum tem certas duvidas amadoras, e que não perguntam por medo de serem redicularizados.

    Hoje então, passei 2 horas de raiva, tentando colocar cordas, e só agora tive a humildade de pedir ajuda para uma coisa tão simples.

    O meu problema: a dois anos eu troco as cordas da minha guitarra tudo "na loca". E nunca consigo enrolar elas certinho, sempre elas embolam ou passo o laço do lado errado, ou coisa do tipo.

    Então a dúvida é como eu enrolo as cordas na tarraxa?

    Eu dou um laço antes? De cima pra baixo? Corto um poco da corda?

    Outra dúvida.

    Quando troco as cordas "mal e porcamente", a guitarra não segura a afinação? Porque a minha em um bend já muda 1 tom. Em especial a corda G.

    Grato

    ogaitnas
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    http://www.gibson.com/en-us/Lifestyle/ProductSpotlight/RepairAndRestor ation/Tech%20Tips/Tuning%20Tips/

    a última foto mostra bem de perto um jeito bom de enrolar, e como
    o Bertola acabou de falar em um outro tópico, dê poucas voltas na
    tarracha, qto menos voltas, menos cordas tem para criar folgas e desafinar,
    ou compre tarrachas com trava.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    rafael_00
    Cara, Enfie a corda pelo buraco da haste (que deve estar na direção da pestana), dê uma volta para a esquerda e passe por debaixo da parte que vem da pestana dando uma volta para cima, estique tudo e e dobre a corda que veio da pestana, vá enrolando, mas atente para o fato de que não deve haver excesso de corda, ele deve dar 4 ou 5 voltas na haste, no máximo. Depois de apertar a corda, corte o excesso com um alicate torquês e proceda a afinação com um afinador eletrônico. Depois de afinar, puxe a corda e refaça a afinação e repita essa operação até a afinação estabilizar. Passe para outra corda.
    Abç

    Private Pyle
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Private Pyle
    · votar


    Não toco guitarra, mas toco alguns instrumentos da família.
    Antes enrolava a ponta solta toda na tarracha, segurava e rodava a tarracha.

    Agora eu apenas passo a ponta solta, puxo e vou subindo a afinação. Isso porque paradoxalmente, se ficar muita corda enrolada, demora pra pegar a afinação, porque, com o atrito muito agrande, a corda "segura a si mesma" e, com uma força maior, solta e desce a afinação.

    Essa história de laço e o diabo a quatro só me trouxe problemas. Passa a corda pela tarracha vai rodando.

    Private Pyle
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    corte o excesso com um alicate torquês

    Como sempre tem a possibilidade da corda quebrar perto da extremidade ainda dando pra aproveitar, deixo o fiozão solto mesmo, enrolo nas tarrachas, sei lá.

    outro dia usei uma corda torada de viola no bandolim.

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    SOCORRO!!!

    pessoal, desculpa ressuscitar o tópico

    Estou exatamente agora trocando minhas cordas, mas cometi um erro aqui: deixei muita corda pra fora da tarracha (de sobra) e a corda D ficou com menos de 1 volta na tarracha (meia volta +-). Não cheguei a afinar a corda 100%, mas ela já deu aquela amassada. Não sei se deixar menos de 1 volta faz com que a corda solte do nada, mas também não sei se esse amassado faz com que ela parta mais facilmente.

    E aí o que eu faço?

    a) Deixo a corda com menos de 1 volta mesmo
    b) Tiro a corda e folgo pra dar 2 voltas
    c) já era a corda

    Obrigado pela força!!!

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Faca na Caveira
    Floyd ?

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    nao, sem floyd, sem travas

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Faca na Caveira
    Hummmmmm

    Tenta soltar e ve se não chegou a 'machucar' muito a corda...
    Isso já aconteceu comigo algumas vezes e eu 'acertei'...

    Como tem menos de 1 volta acho que é arriscado deixar...

    Will Bejar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Uma vez um luthier me recomendeou que eu deixasse com a corda esticada, uns 3 dedos mais ou menos depois da haste da tarraxa. Aí corta e deixa uma pontinha pra fora e vai enrolando...nunca deu zica com minhas cordas.

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Faca na Caveira
    Will Bejar

    O ideal é colocar a corda, põe o indicador em cima do nut e puxa a corda até o segundo traste nos bordões e nas primas até a metade da segunda casa.

    Fazendo isso dá o espaçamento legal pro tamanho da corda!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre troca de cordas, e afinação.