Manos da variax,me tirem-me umas dúvidas por favor!

Autor Mensagem
Rod Turtle
Veterano
# mai/08


Umas dúvidas que sempre tive,acho que elas são meio retardadas,mas lá vai:As simulações de caps single coil não possuem hum né?E o sustain da guitarra continua vindo das madeiras,correto?Obrigado.

Bog
Veterano
# mai/08 · Editado por: Bog
· votar


Rod Turtle

1. Não, as simulações de single coil não incluem o ruído. A guitarra é bem silenciosa, por sinal.

2. Sim, o sustain depende também da madeira, embora talvez existam artimanhas com um compressor interno. Posso afirmar isso porque a minha Variax 300 tem bem pouco sustain, o som morre rapidinho.

Penta_Blues
Moderador
# mai/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Rod Turtle
Cara, vc tocou num ponto muito interessante e que eu não tinha atentado. A Variax simula o timbre de determinado modelo de guitarra, mas simularia seu sustain?
Como nosso camarada Bog adiantou, aparentemente não e no meu entender, a prática confirma a teoria.
O que eu entendo é que o sustain sofre influência de uma série de características presentes na guitarra:
1- Apoios (nut e ponte): como são diferentes entre a Variax e os modelos que ele se propõe a simular, o resultado pode variar.
2- Captação: independente do modelo simulado, o que capta a vibração das cordas é o captador através de efeito mecânico, coisa que nenhum simulador pode copiar. Como o captador da Variax é sempre o mesmo, imagino que seu sustain será sempre o mesmo para todos os modelos simulados.
3- Madeira: a propagação da vibração das cordas é diferente nas diferentes madeiras, portanto, acredito que o sustain seja diferente até mesmo entre modelos de Variax, pois cada uma usa, se não me engano, um tipo diferente de madeira.
4- Construção do Braço: o tipo de braço (se colado, parafusado ou inteiriço) e a angulação do headstock alteram o sustain.
Realmente interessante de se pensar...
Valeu!!!

Rod Turtle
Veterano
# mai/08
· votar


Bog
Obrigado.

Penta_Blues
Nada que um sustainer não resolva hehe.

Rod Turtle
Veterano
# nov/08
· votar


Tou upando o tópico porque surgiram novas dúvidas e não queria abrir outro:

A espessura das cordas que você usa influencia o timbre da variax?
Se a guitarra estiver desafinada (ou se ela desafinar com o uso do tremolo) mas estiver programada para usar a afinação x,ela desafina?

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Bog
Mais uma ressucitada no tópico...
Você falou que a 300 tem pouco sustain. Mas ela não é em agathis (da família do mogno)?

Rod Turtle
Putz, aí você quer cagar no pau também... hauahuauahuhuaha. Afine as cordas do modo standard e regule as peripécias de afinações pela Variax.

Victorblues
Veterano
# dez/08
· votar


Essa história do sustain na variax é muito muito complicada e debatida.

Muitas pessoas ( incluindo meu irmão) fizeram o transplante da variax 300 para outra guitarra e não ouve alteração em sustain ou timbre. Isso pq o som dela vem exclusivamente do processador e o corpo e cordas são apenas um meio para o músico trabalhar.

Outros dizem que há alguma diferença sim, pouca mas dá. Eu testei na tele que meu irmão tem e vc sente as cordas ainda vibrarem mas o som já morreu. Mas a espessura das cordas ajuda muito e aumenta o sustain sim.

Bog
Veterano
# dez/08 · Editado por: Bog
· votar


erico.ascencao
Você falou que a 300 tem pouco sustain. Mas ela não é em agathis (da família do mogno)?

Não lembro do que ela era. Mas a madeira dela é oca! E o braço, parafusado. =P

Victorblues
o som dela vem exclusivamente do processador e o corpo e cordas são apenas um meio para o músico trabalhar.

Não é bem assim... O som das cordas é capturado por captadores piezo, e processado digitalmente. Se as cordas não estiverem vibrando, obviamente, não sai som, e aí não há compressor que salve.

Eu já toquei lado a lado com uma Tele e uma LP (de marcas boas), e as duas ficaram bem melhores que a Variax 300 no quesito "sustain". Isso não quer dizer que a 300inha seja ruim. Pelo contrário, é uma guitarra bem bacana, especialmente pelo preço dela.

O John, guitarrista do Patu Fu, comprou aqui no JP há alguns anos uma Variax 700, e este ano eu vendi a minha 300 para ele. Ele queria para fazer um corpo novo e tal, mas acabou achando o som dela MELHOR que o da 700 (sim, é diferente). Não viu maiores problemas com o sustain. E ao que parece, a ex-minha Variax está sendo usada nas gravações do novo disco do Pato Fu. Esquisito demais isso, hahaha.

Victorblues
Veterano
# dez/08
· votar


Qnto ao lance da madeira não sei, pq todas as variax tem o mesmo processador mas com madeiras diferentes. Algum motivo tecnico isso deve ter com certeza. Provavelmente a construção da 700 em mogno deve contribuir para "engordar" o som das lespauls por exemplo. Muito mais sustain ñ deve ter, mas os sons devem ficar mais encorpados.

Essa 700 infelizmente nunca toquei e não posso avaliar bem, mas é meu sonho de consumo...eheheh

A propósito alguem sabe onde consigo o KIT Variax (toda a parte eletronica cap, processador etc) aqui no Brasil?

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Victorblues
Bom, dá pra tentar encarar a Variax como um violão elétrico de corpo maciço e tentar pensar em como o material do corpo influencia na vibração das cordas.

Considerando violões com madeiras diferentes no tampo, obviamente terão sons diferentes captados pelo captador piezo. A dificuldade está no fato de a Variax processar este sinal do captador, e agente não sabe se ela levou em conta estas diferenças de madeiras entre os modelos.

Trocando em miúdos: agente não sabe se o algoritmo é exatamente o mesmo para os três modelos ou se existe um algoritmo para cada modelo afim de tornar as simulações o mais semelhantes possíveis usando-as nas diferentes madeiras de corpo e braço.

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao

Tente olhar o manual do Variax Workbench.

Se ele tiver uma seleção do modelo de Variax que vc está usando, provavelmetne existe algum processamento diferenciado para cada modelo. Se ele fizer tudo sem saber qual é a tua guitarra, provavelmente os algoritmos são os mesmos em todos os modelos. ;)

Victorblues
Veterano
# dez/08
· votar


Bog

Isso não quer dizer que a 300inha seja ruim. Pelo contrário, é uma guitarra bem bacana, especialmente pelo preço dela.

Uma guitarra bem bacana??? cara é uma guitarra du caraleo...timbres simulados quase perfeitos,uma mão na roda pra músico sem grana para comprar vários instrumentos. A 300 que falei era minha, vendi para meu irmão e ele transplantou p uma tele feita por um luthier.

Oh cara legal hein...talvez tua varix tbem tenha sido usado no disco da fernanda takai que o John gravou com várias sons da variax

Victorblues
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao

É, com certeza devem tem mudado algum algoritimo para cada Variax.

Falando nisso já tiveram noticias da nova Variax? Tão prometendo a um tempão uma variax 2.0 com mais simulações e melhorias.

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


Victorblues
Uma guitarra bem bacana??? cara é uma guitarra du caraleo...

Hahhah, bem bacana, sim. Não acho "du caraleo". Sinceramente, tenho uma Gibson, e a simulação de LP da Variax precisa comer MUUUUUUUUUUITO feijão para chegar no som da original.

Mas como gosto é como c*, o John parou de usar a Gibson dele depois que comprou a Variax. Simplesmente, achou a simulação de LP melhor que a própria LP!!! =O

talvez tua varix tbem tenha sido usado no disco da fernanda

Não, o disco da Fernanda foi feito praticamente só com a Variax 700 (todas as guitarras, e mais algumas coisas que nem guitarras são). Ele tocou na 300 no show que fizeram aqui em Setembro, e a guitarra nunca mais voltou para a minha casa, hahahahah.

Mas as simulação não são quase perfeitas não... Eu fui conferir de perto algumas Gretsch Jet, Teles e ES-335, sem contar a minha LP. O som é diferente. Mas pelo preço da Variax, é uma pechincha monstruosa, custo-benefício total. Eu só vendi porque não queria uma guitarra que pode dar pau ou queimar, e que depois não vai ter como con$ertar facilmente. Aí, fiquei com algo mais tradicional e limitado - mas o que a minha guitarra faz, a Variax não faz igual (faz parecido).

ogaitnas
Veterano
# dez/08
· votar


Uma pena as variax custarem tão caro... é interessante pela
total ausência de ruído e pela variedade de timbres em uma guita só,
ficar trocando de guitas é chato...

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


ogaitnas
Uma pena as variax custarem tão caro

No Brasil, né?

Aqui no Japão, a Variax 300 custa míseros 400 dólares!

ogaitnas
Veterano
# dez/08
· votar


Bog

é.. o custo bananalândia deixa tudo absurdo..
aí é preço de guitarra barata aqui.. um dia ainda vou para o jp e
volto carregado de equipo legal :D

Victorblues
Veterano
# dez/08 · Editado por: Victorblues
· votar


bog

então....só pelo custo benefício eu já acho ela do caraléo.

Putz achar a variax melhor a própria LP gibson é loucura já...rsss ele te disse isso??

Acho as simulações excelentes sim, porém como é toda digital sempre há uma compressão muito grande em agudos, brilho e na dimâmica.O som é sempre abafado e isso precisar ser corrigido pela Line6. A Rickenbacker de 12 cordas dela ao lado de uma original dos anos 60 é algo engraçado de ver. Tem exatamente o mesmo timbre mas a dinâmica das cordas duplas e o brilho da original é infinitamente superior na original. Mas pelo preço da variax ela faz quase um milagre ao chegar muito perto de um instrumento q custa meu carro..rssss

Eu agora só uso intrumentos tradicionais e equipo analógico, mas sinto saudades da variax pela facilidade de afinações para tocar slide e dos violões que são muito bons.Quero colocar uma na minha strato.

Victorblues
Veterano
# dez/08
· votar


rssss vamos fazer uma intera e pedir pro Bog trazer umas do Jp pra gente!!!

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


Victorblues
achar a variax melhor a própria LP gibson é loucura já...rsss ele te disse isso??

SIM!!! =O

agudos, brilho e na dimâmica

É verdade, o que a minha Tele tem que a Variax não tem é exatamente uma dose bem generosa de harmônicos agudos. Outra coisa que a Variax faz é gerar um ruído chato em uma certa frequência - em gravações, é fácil de tirar com um equalizador gráfico, mas ligando num amp, é meio chato. E outro "defeitinho" dela é que ela reage de um jeito estranho às vezes quando vc toca ERRADO, heheh.

12 cordas

Eu acho TODAS as simulações de 12 cordas da Variax ruins. É o calcanhar de aquiles das simulações, aquele som de pitch shifter da Zoom... Fora que as duas cordas mais agudas também são shiftadas (!), o que não ocorreria numa 12 cordas normal (as 2 mais agudas são duplicadas, as outras são em pares com oitavas diferentes). Pelo menos ISSO dava par consertar tranquilo!

pelo preço da variax ela faz quase um milagre

É verdade. Por isso que eu digo: é uma guitarra bem bacana. Tem melhores? Tem. Mas todas as que eu conheço custam bem mais*, e fazem bem menos coisas.

* Não considerando o custo-Brasil.

ogaitnas
Veterano
# dez/08
· votar


simular amps e equipo eletrônico (que teoricamente é mais exato) já
é difícil, imagina simular, reação de madeira, cordas e tudo mais,
nmho o que vale na variax é a versatilidade, para sei lá shows em
que o cara vai tocar muitas músicas diferentes, e sons do tipo,
o cara leva a variax, e uma gt10 e sai tocando de baião a trash
metal com 2 cliques hehe

Victorblues
Veterano
# dez/08
· votar


Bog

aquele som de pitch shifter da Zoom

ahahah... é verdade as cordas agudas são muito shiftadas!! Toquei na rick e na Variax a Mr.Tamborine man do Byrds que muito aguda e eu achava que ficava bom na variax (sempre usei com um EQ grafico) depois que toquei na Rickenbacker de verdade, a variax era igual a minha zoom 505 rsss....

erico.ascencao
Veterano
# dez/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Bom, por enquanto minha conclusão é a seguinte: a Variax não te dará uma pá de Gibsons, Fenders e Rickenbackers; mas sim umas les paul e semi-acústicas em nível Condor, umas stratos e teles em nível Squier Standard ou Vintage Modified... - ou seja, ainda é um custo benefício infinito perto da possibilidade de se ter todas estas guitarras, mesmo em versões mais humildes que as simulações propostas.

Bog
Você vendeu a 300? Você lembra quanto pagou na época? (perguntei no outro tópico, mas neste aqui a pergunta é mais coerente).

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao
Você vendeu a 300?

Sim! Como disse acima, agora ela é do Pato Fu!

lembra quanto pagou na época?

Acho que tinha sido 50 ou 55 mil ienes a guitarra + um Floor Pod. Na época, o dólar estava 117 ienes, então seria uns 470 dólares os dois brinquedos juntos.

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Bog
Ah, é verdade, você é do Japão. Então a realidade de preços, que já era diferente por ser há mais de um ano atrás, também é diferente por ser de outro país.

Falei com um amigo meu que testou uma e ele achou a R$2200.

Bog, posso usá-lo como tirador de dúvidas? Conforme forem surgindo eu pergunto neste tópico, OK?

Valeu!

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao
posso usá-lo como tirador de dúvida

Claro! Mas eu não estou mais com a guitarra aqui, hehehe.

erico.ascencao
Veterano
# dez/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Bog
Primeira pergunta: aquele "pedal" que serve tanto para alimentação via fonte quanto para saída balanceada para simulações acústicas acompanha a guitarra? E o Workbench, é disponível para download só para usuários da Variax ou tem que comprar mesmo, não tem jeito? E o cabo usado pra plugar a Variax no PC pra usar o Workbench, vem com a guitarra, com o software ou vende avulso?

PS.: Tá bom, foi mais que uma...

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao
aquele "pedal" que serve tanto para alimentação via fonte quanto para saída balanceada para simulações acústicas acompanha a guitarra

Sim. Mas note que a 300 não tem o pedal, é só alimentação. Nas outras, é um switch + alimentação. A alimentação é feita de um jeito doido, através de um cabo stereo!

E o Workbench, é disponível para download só para usuários da Variax ou tem que comprar mesmo, não tem jeito?

Tem que comprar... :/

E o cabo usado pra plugar a Variax no PC pra usar o Workbench, vem com a guitarra, com o software ou vende avulso?

Aquele cabo que parece de rede, vc diz? A minha não veio com ele. Acho que precisa comprar separado, ou vem com o Workbench (que eu nunca tive).

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Bog
Ah, eu me interesso só pela alimentação via fonte mesmo. Tenho horror a coisas alimentadas por bateria/pilha. Prefiro gastar a energia das hidrelétricas.

Achei o Workbench no ML, mas está os olhos da cara! R$500!!! Não sei até que ponto ele se torna necessário...

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao

Nem sonhe em usar a Variax com pilhas. 4 Duracell devem durar 3 horas...

Eu não pagaria 500 dinheiros pelo Workbench. A guitarra já vem com o suficiente para valer a pena. O Workbench pode ser bom se você quiser fazer coisas realmente esquisitas...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manos da variax,me tirem-me umas dúvidas por favor!