O que seria o termo certo para trastejamento?

    Autor Mensagem
    movz
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: movz


    Bom dia a todos, e esse é meu primeiro tópico e primeiro post hehe.

    Tenho uma les paul e uso cordas 09.
    Como eu curto mais "conforto" na hora de tocar, prefiro ação baixa..
    Então ai vai a pergunta, o que é trastejar?
    Na minha opnião, trastejar é quando a corda toca nos trastes e o som sai no amp (aquele som que da pra perceber, relando nos trastes) em alguns casos, chega até não sair som da nota ou desafina no final da nota. (pra mim só nesses casos que se pode falar que está trastejando)
    Agora, se está batendo nos trastes, e no amp o timbre está normal, não está desafinando e nem aparecendo aquele barulho que chega até doer os nervos, ou seja, no amp não sai o som de "trastejamento" e na guitarra sai (quem está perto do amp não ouve a corda batendo nos trastes, e eu que estou tocando ouço a corda batendo nos trastes) .. e é lógico que não da pra testar com a guita desligada né.

    Então, ao meu ver, é normal esse tipo de trastejamento né, se pode ser chamado de trastejamento.

    Quem manja do assunto posta fazendo o favor, porque a dúvida está cruel..

    Espero que vocês tenham entendido as minhas expressões. :P

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    movz

    Welcome!

    Como vc sabe que está batendo nos trastes?

    Trastejar é um problema comum, pode ser um problema na ponte(ajuste do tensor), ajuste das oitavas, ajuste na altura, pestana ou até mesmo trastes mais altos que os outros...trastes gastos tbm..

    O que caracteriza esse "som" que vc ta falando...que pode ser ouvido mesmo com a guita desplugada...

    Agora, se as oitavas estao batendo, a ação das cordas esta ao seu gosto e nao há sinal de trastejamento em nenhuma regiao da guitarra, entao tá filé.

    SmithGuitar
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: SmithGuitar
    · votar


    Na minha opinião, trastejamento ocorre qdo, ao se executar uma nota ou um acorde numa casa, a corda soa e "esbarra" nos trastes da frente, gerando um som estalado. Como o WeslleyGuilber falou, o trastejamento é notado até c/ a guita desligada e isso é normalmente causado pelo fato de trastes mais altos uns q os outros, ponte excessivamente baixa, nut ruim ou até braço empenado. Até onde eu sei, nada tem a ver c/ a afinação. Se está desafinando em regiões diferentes do braço, é problema de oitavas.

    Pode haver outra explicação tbém: eu usei cordas 0.09 e até 0.08, mas qdo usava uma pegada mais forte, trastejava. Passei a usar cordas 0.10 e 0.11 e o problema acabou. São um pouco duras no começo, mas depois vc se acostuma. Além do q, o timbre e o sustain são bem melhores.

    movz
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: movz
    · votar


    Então..

    O braço está normal, as oitavas estão só um pouquinho fora, pouca coisa mesmo. Os trastes normais também, nivelados.. o nut é de plástico, estão nivelados também (ps: eu só nao coloco um nut de osso pq ai vai não ter aquele som caracterizado de les paul, pq muda sim. O timbre fica um pouco mais agudo.
    Mas o que eu quero dizer é isso, é normal então as cordas baterem nos trastes com a guita desligada, e com ela ligada no amp, o som sai absolutamente normal.. então não pode ser chamado de trastejamento só pq as cordas batem nos trastes né? a coisa vai muito mais além quando se trasteja..

    E vou colocar um 0,10 nela, acho que fica melhor pra les paul.. foda vai ser acostumar pq nunca toquei numa guita com 0,10.. minha strato e tele é tudo 0,9 também.

    WeslleyGuilber
    Veterano # Posted: 25/Apr/08 08:12
    Quote Votar Denunciar

    movz

    Welcome!

    Como vc sabe que está batendo nos trastes?


    Valeu cara.. então, da pra perceber né, po não sei explicar mas vo tentar, as cordas tipo vibram diferente, aparece aquele som que ta pegando em metal, um som metálico seila.. mas só quando a guita está desligada..
    Se bem que pode ser o fator da corda também né.. ta com Daddario.. que não é la essas coisas.. a mizona da Daddario é horrivel, muito mal feita. (Eu falo mas quase ninguém acredita hehe)

    vitor_svp
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Trastejar: Ato ou efeito de trastejar.

    Espero ter ajudado!

    Fonte: Dicionário Aurélio

    Juliano P
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    pra mim...no meu gosto..
    a guitarra tem q soar mto bem desligada...
    dai a regulagem está boa!
    se trasteja desligada e no ampli nao...ok..
    mas alguma perda de sustain vc vai está tendo!
    e como eu nao uso pedais..e strato com caps de saida baixa!
    adoro o timbre assim..as cordas tem q soar mto bem deslgiadas!

    Tudo q eu disse, do meu gosto !

    movz
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Sim Juliano P, você usa ação alta né?
    é logico que ação baixa perde o sustain, comparando ação alta e ação baixa, o sustain da alta é melhor..
    se eu estiver errado me corrijam :)

    Zeraus
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Um pouquinho de trastejamento não tem problema algum, desde que não seja audível no amp

    ogaitnas
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Um pouquinho de trastejamento não tem problema algum, desde que não seja audível no amp

    2

    ação alta te faz fazer mais força para tocar e tocar mais devagar, então
    ação baixa rulez !!

    Juliano P
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    movz
    nao usooo mtoo alta..mas tb nao sou fissurado em ação baixa hehe!
    é questao de gosto! de musica...
    dependendo do equipamento q usar..nao da nem pra perceber a perda de sustain!
    o lance eh vc deixar um equilibrio entre conforto e qualidade de som!
    se voce gosta do teu som assim no ampli..nao ta perdendo..nem desafinando como vc falou...usa assim msm...e sai "rulando" hehehe
    o duro eh qdo o som sai feio..ai ja tem q mudar!

    abraçãoo ai!

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    As vezes não está trastejando no amp nem desafinando porém está comendo um pouco de sustain.

    Zeraus
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    GuitarHome
    As vezes não está trastejando no amp nem desafinando porém está comendo um pouco de sustain.

    Verdade.

    T-head
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: T-head
    · votar


    As vezes não está trastejando no amp nem desafinando porém está comendo um pouco de sustain. [3]

    movz
    eu entendi o que vc flw, no amp toca normal, mas está com aquele leve trastejo perceptível com a guitarra desligada

    conheço muitas pessoas que tocam assim, pessoas que preferem ação baixissíma, tocam rádido e usam pedais super saturados (metal)

    realmente perde sustain como o GuitarHome disse, pois a vibração da corda recebe um atrito/resistência quando escosta nos trastes e para de vibrar antecipadamente
    a perda de sustain não vai ser tão grande, mas ela existe

    movz
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Podicrer.. É isso então galera, já deu pra esclarecer minhas dúvidas. Obrigadão!

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    movz
    na minha opinião trastejamento não é questão de opinião.

    trastejamento é uma coisa bem objetiva: a corda batendo no traste. simples assim.

    a corda só deve encostar no traste da casa dela, tem que vibrar livremente pra soar.
    qualquer outro traste que bater é indesejado, sempre vai haver alguma perda no som. ou no sustain, ou vai sair um ruido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que seria o termo certo para trastejamento?