Tom e Escala. Duvidas

Autor Mensagem
    karnak
    Veterano
    # abr/08

Bom dia pessoal.

Eu sou novato e gostaria de tirar umas duvidas com vcs.

A Primeira é:

Eu encontro em algumas cifras, bem no começo escrito o tom.
    Ex: "Tom: E (Mí)"

Se no caso eu criar uma canção como vou saber qual o tom dela ?

a outra pergunta eh:

Caso eu queria criar um solo para a minha canção, e o tom da música seja "E (Mí)" eu tenho que criar o solo com a escala " E (Mí) "

Obrigado Desde já... :)

Boa tarde.

SmithGuitar
    Veterano
    # abr/08
    · votar

Boa tarde?!!! Já ?!!!!! (brincadeira).

Sobre a primeira pergunta, qdo vc tiver mais expêriencia, seu ouvido vai estar mais "treinado" e identificar um tom melhor para vc cantar vai ser mais fácil. Na minha opinião, é questão de ouvido mesmo.

Segunda pergunta: a princípio, pode fazer a escala do tom da música, mas aprenda e decore o máximo de escalas que conseguir, as pentatônicas, principalmente. Elas te ajudam muito na hora de um improviso, pois cabem em qualquer estilo e em qualquer tom, basta saber o grau certo.

karnak
    Veterano
    # abr/08
    · votar

SmithGuitar

Ah entendi, legal vou me aprofundar mais sobre as escalas.

Mas em relação ao tom, eu ainda tenho outra duvida.. rsrsrs

Vamos supor:

Eu fiz uma letra de uma música e cifrei ela em acordes simples.
    Ex:

G ( Sol ) D (Ré) Am ( Lá Menor ) C ( Dó )
    Qual seria o tom dessa música ??
    Seria " Sol (G)" ?? Pois e a primeira nota ?

Obrigado.

SmithGuitar
    Veterano
    # abr/08
    · votar

A grosso modo, considere que o "tom" da música é o acorde que mais se repete nela. Mas isto ñ é regra, ñ vai bitolar, ok?

karnak
    Veterano
    # abr/08
    · votar

SmithGuitar

usahsuhaushasuha
    pode deixar.

Mas sem ser a grosso modo como sei o tom ?

Desculpa ae, já to enchendo neh.. rsrsrs
    E que to realmente afim de aprender. :)

Muito obrigado pela paciencia.. :)

Hugo MS
    Veterano
    # abr/08
    · votar

Tom não é ouvido.