Tom e Escala. Duvidas

Autor Mensagem
    karnak
    Veterano
    # abr/08

Bom dia pessoal.

Eu sou novato e gostaria de tirar umas duvidas com vcs.

A Primeira é:

Eu encontro em algumas cifras, bem no começo escrito o tom.
    Ex: "Tom: E (Mí)"

Se no caso eu criar uma canção como vou saber qual o tom dela ?

a outra pergunta eh:

Caso eu queria criar um solo para a minha canção, e o tom da música seja "E (Mí)" eu tenho que criar o solo com a escala " E (Mí) "

Obrigado Desde já... :)

Boa tarde.

SmithGuitar
    Veterano
    # abr/08
    · votar

Boa tarde?!!! Já ?!!!!! (brincadeira).

Sobre a primeira pergunta, qdo vc tiver mais expêriencia, seu ouvido vai estar mais "treinado" e identificar um tom melhor para vc cantar vai ser mais fácil. Na minha opinião, é questão de ouvido mesmo.

Segunda pergunta: a princípio, pode fazer a escala do tom da música, mas aprenda e decore o máximo de escalas que conseguir, as pentatônicas, principalmente. Elas te ajudam muito na hora de um improviso, pois cabem em qualquer estilo e em qualquer tom, basta saber o grau certo.

karnak
    Veterano
    # abr/08
    · votar

SmithGuitar

Ah entendi, legal vou me aprofundar mais sobre as escalas.

Mas em relação ao tom, eu ainda tenho outra duvida.. rsrsrs

Vamos supor:

Eu fiz uma letra de uma música e cifrei ela em acordes simples.
    Ex:

G ( Sol ) D (Ré) Am ( Lá Menor ) C ( Dó )
    Qual seria o tom dessa música ??
    Seria " Sol (G)" ?? Pois e a primeira nota ?

Obrigado.

SmithGuitar
    Veterano
    # abr/08
    · votar

A grosso modo, considere que o "tom" da música é o acorde que mais se repete nela. Mas isto ñ é regra, ñ vai bitolar, ok?

karnak
    Veterano
    # abr/08
    · votar

SmithGuitar

usahsuhaushasuha
    pode deixar.

Mas sem ser a grosso modo como sei o tom ?

Desculpa ae, já to enchendo neh.. rsrsrs
    E que to realmente afim de aprender. :)

Muito obrigado pela paciencia.. :)

Hugo MS
    Veterano
    # abr/08
    · votar

Tom não é ouvido.

O tom da musica vai ser definido pelo campo harmônico em que os acordes da musica se enquadram.

se vc tem na musica os seguintes acordes por ex: C7M, G7, F7M, Em, essa sequência se enquadrariam no tom de C (Dó Maior).

De modo geral, um solo em cima desta sequencia deveria ter suas notas dentro da escala diatônica de C (C Jônio). Uma dica é usar os arpejos e pentatônicas de cada acorde para as notas de ênfase.

.. Dá uma estudada em campos harmônicos e em algumas escalas.

[]s

Hugo MS
    Veterano
    # abr/08
    · votar

karnak
    G ( Sol ) D (Ré) Am ( Lá Menor ) C ( Dó )
    Qual seria o tom dessa música ??
    Seria " Sol (G)" ?? Pois e a primeira nota ?

Sim, o tom teria G (Sol Maior), mas não pq eh o primeiro acorde, mas sim pq o tom de G possui o primeiro grau maior, o segundo menor(Am), o quinto maior sete(G7) e o quarto maior(C). Sendo assim, esta sequencia se enquadra no campo harmônico de Sol Maior

Guitarra Man
    Veterano
    # abr/08
    · votar

Hugo...parei de fazer aula a uns meses...

e nao estou encontrado os 7 modos gregos e eu nao cheguei a pegar todos. você os tem ai?pode passar?

karnak
    Veterano
    # abr/08
    · votar

Soh + 2 perguntas de loko... ushaushausa

As escalas servem para fazer os solo. neh ?
    e como faço pra descobri um tom de uma música minha ?

Brigado.

thigsm
    Veterano
    # abr/08
    · votar

karnak
    As escalas servem para fazer os solo. neh ?

Brigado.

Você precisa procurar a qual campo harmonico pertece os acordes, aí sim você descobre o tom

Em cima do tom você pode usar as diversas escalas

karnak
    Veterano
    # abr/08
    · votar

Cambara...
    Quanto mais eu procuro entender, mas eu me confundo.. Carakas...

:S

Agora a duvida e:

Tenho o Campo Harmônico de E (Mi)

E -1 tom- F# -1 tom- G# -1/2 tom- A -1 tom- B -1 tom- C# -1 tom- D# -1/2 tom- E

minha duvida e a seguinte:

Com o campo harmônico do C (Dó)
    C Tom- D Tom - E Semi tom - F Tom - G Tom - A Tom - B Semi Tom - C

Blz assim no campo do Dó fica facil.
    Mas ai no caso do campo do Mi ja fica complicado.

Como eu sei que depois do E - vem um F# e depois um G# ??
    Pode não poderia ficar assim..
    D tom - E Tom - F Semi tom - G Semi Tom - A Tom - B Tom - C Tom - C Semi tom - D

Como eu sei que vou usar os sustenidos,bemois a 4, 7 etc, no campo harmonico ?
    Com a sequencia do campo harmonico posso fazer uma melodia ?
    E em cima do tom que eu fizer posso qualquer escala para solar ?

Brigado.

Bolo de laranja
    Veterano
    # abr/08
    · votar

é você que faz as suas músicas,primeiro você se baseia em um tom,depois a constrói.

E não porque é a primeira nota e sim porque são os respectivos graus encaixados em um determinado tom.(Xmaj7,etc)

Bolo de laranja
    Veterano
    # abr/08
    · votar

Tenho o Campo Harmônico de E (Mi)

E -1 tom- F# -1 tom- G# -1/2 tom- A -1 tom- B -1 tom- C# -1 tom- D# -1/2 tom- E

isso não seria a escala de mi?

Isso não é um CH,pois senão o II,III e VI graus seriam menores......

Soulface
    Veterano
    # abr/08
    · votar

karnak
    Para tudo cara!!!
    Pra entender melhor a formação de campos harmônicos, vc precisa primeiro entender sobre formação de acordes.
    Vc sabe formar acordes?
    Vc sabe pq q vc coloca os dedos naquela posição pra fazer o acorde de C?
    E antes disso ainda, vc precisa pelo menos conhecer as escalas maiores e menores. Pra poder formar os acordes.

Ou seja, nõa coloque o carro na frente dos bois.
    Se vc qr realmente entender como funcona, tem q começar do começo.

NoAlarms
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: NoAlarms
    · votar

karnak
    Cara, eu nao sou - e nunca fui - professor, mas pelo pouco conhecimento que tenho recomendaria voce estudar necessariamente nesta ordem:

Intervalos -> Escalas -> Acordes -> Campos Harmonicos -> Progressoes -> Modulacoes

(Modos dentro da parte da escola)

Como o mano Alface falou: Nao coloque o carro na frente dos bois

karnak
    Veterano
    # abr/08
    · votar

Soulface

Ta certo.
    Então o que eu tenho que procurar saber ?

Pq quando vou tocar alguma coisa minha, eu vou pelo som, de ouvido mesmo.

e complicado :(
    Assim da ate um desanimo, to vendo que vou ter que fazer aula mesmo...
    tem coisa que e dificil aprender soh, a teoria mesmo e muito f***, a pratica nem tanto.

Brigado

Soulface
    Veterano
    # abr/08
    · votar

karnak
    Vc pode passar a vida inteira fazendo e tocando músicas de ouvido cara. Não tenho nada contra isso! hehehehehe
    Mas se vc quiser analisar e entender a música em si, vai ter q estudar sim...

Comece pelas escalas maiores e menores. Aí já aproveita e veja os intervalos...
    Depois, a formação de acordes, q é a sobreposição de terças dentro da escala.
    E enfim, o campo harmônico.

karnak
    Veterano
    # abr/08
    · votar

Ok..
    Por isso mesmo to correndo atrás mano, quero aprender, não soh ficar tocando de ouvido. Se um dia eu quiser tocar em banda, dai já estarei preparado.

Obrigado

SmithGuitar
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: SmithGuitar
    · votar

ok

SmithGuitar
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: SmithGuitar
    · votar

Hugo MS

Tom não é ouvido.

O tom da musica vai ser definido pelo campo harmônico em que os acordes da musica se enquadram.

se vc tem na musica os seguintes acordes por ex: C7M, G7, F7M, Em, essa sequência se enquadrariam no tom de C (Dó Maior).

De modo geral, um solo em cima desta sequencia deveria ter suas notas dentro da escala diatônica de C (C Jônio). Uma dica é usar os arpejos e pentatônicas de cada acorde para as notas de ênfase.

.. Dá uma estudada em campos harmônicos e em algumas escalas.

[]s

Concordo, mas acho q vc ñ me entendeu. Qdo eu falei sobre ouvido, eu quis dizer q qdo o karnak estiver c/ o ouvido mais habituado, vai ser mais fácil p/ ele definir um tom p/cantar. Por exemplo: Sweet child o´mine do Guns é em Db. Mas se vc não tiver o timbre de voz agudo como do Axl Rose, não vai conseguir cantar, então vai ter q encontrar um tom que se encaixe c/ seu timbre de voz. Aí seu ouvido lhe ajuda, pois encontrando o tom na voz, de ouvido vc acha o tom no instrumento e transpõe a música. Sou meio relaxado qto à teoria e reconheço, mas como tenho ouvido absoluto, me ajuda muito a achar a tonalidade das músicas

maizena e o um
    Veterano
    # abr/08
    · votar

Bolo de laranja

isso não seria a escala de mi?

Isso, diatônica maior.

lam777
    Veterano
    # abr/08
    · votar

O campo harmônico é dado da seguinte forma:

Vamos supor uma música, em Do maior:

Do ré mi fa sol la si do.

Pulando de uma em uma nota, encontramos os acordes do campo harmônico, veja:
    >Do mi sol si ré fa la do (isto é um acorde)
    >Ré Fa La Do mi sol si ré
    >Mi sol si ré fa la do
    E assim por diante...

Isto significa que ao bater certas notas separadas ou estes acordes incompletos, significa que você estará subentendendo harmonicamente estas outras notas.

No entanto este sistema não pode sozinho explicar todas as músicas como as Atonais(que tem sua lógica baseada nas escalas whole-tone) e nem completamente nas Modais.

Também deve-se lembrar que de acordo com o modo complementar, as músicas tem sempre no mínimo dois tons, um em sua quarta aumentada(feio) e outro na tônica(bonito). No mundo da expressão todas as notas são importantes, e podem ser batidas em qualquer tom como nota de textura, de efeito ou de harmonia, vai depender da expressão que você quer transmitir, seja ela boa, irritante, tranquilizante ou ruim.

Hugo MS
    Veterano
    # abr/08
    · votar

SmithGuitar
    Ouvido absoluto? Acho q aos meus 23 anos de vida eu nunca conheci uma pessoa ou um musico com ouvido absoluto hehe
    isso eh algo extremamente raro e anormal.

O ouvido humano reconhece sons relativos, nao absolutos.

Vc tem certeza?
    Se vc ouve uma nota solta, fora de qualquer musica ou harmonia.. vc consegue identificar essa nota? .. por ex, qd vc toca uma campainha de uma porta vc consegue tirar conclusoes do tipo "Isto é um Ré"? hehe..
    Ouvido absoluto eh isso. Se vc realmente tiver esse dom, aproveita ele pq nao se ve isso por ai todo dia.

[]s

serta_nejo
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Primeiro você acha o tom da musica, se for C use a escala de C maior que é C D E F G A B C, dentro destes faça a sequencia de acordes, dentro dessa escala faça os solos....é questão de tempo

Abraços

LucasGuitarMaster
    Veterano
    # dez/08
    · votar

É definido o tom caso você use as notas do campo harmonico dessa nota...
    Se voce faz um monte de notas sem sentido, acho que nao tem bem um tom definido da musica
    (posso tar falando besteira, mas tou aprendendo isso também) :X

Rafa_XD
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Aprenda intervalos, procura pelos tópicos fixos.
    Decorar shapes de escalas é legal, mas você tem que pegar da base para entender o conteúdo.
    Abraços!

serta_nejo
    Veterano
    # dez/08
    · votar

gostaria de saber na sequenci do Tom A: A Bm D E, qual seria o dominate para que eu possa iniciar o meu solo da musica? ou posso usar a escala de A mesmo? É preciso ou não fazer o solo pelo dominante?

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tom e Escala. Duvidas