Autor |
Mensagem |
Calanzares Veterano |
# abr/08
Olá amicös.
Tudo beleza?
Aqui, eu vou me aventurar amanha a trocar as cordas da minha les paul. E, to percebendo, que ela ta com um leve desajuste entre as 8a, enfim, ta desregulada. E eu queria saber como ajeitar isso em guitarras desse tipo, com Tune-o-Matic, já que é a primeira vez que tenho uma guitarra assim. E como faço para mexer no tensor, e regular essas coisinhas todas, com muita paciencia e calma sem danificar minha guitarra?
Um abraço!
|
gucrispim Veterano |
# abr/08
· votar
Calanzares acompanhe o blog do soulface http://soulfaceguitars.blogspot.com/
cara, eu acabei de regular pela primeira vez intuitivamente as oitavas de minha semi acustica q tem Tune-o-Matic mas como disse foi intuitivamente, entao nao consegueria te explicar, mas usei um afinador cromático e abaixei toda a ponte, ai depois acertei a altura afinei e fui regulando e acertando trastejamento
|
Calanzares Veterano |
# abr/08
· votar
gucrispim Ih cara! Beleza? to lendo aqui! Po, achei uma parte ali interessante sobre o tensor, comecei a ler! É mesmo? Mas você ajustou as oitavas só naqueles microparafusos da ponte ne? pra frente e pra tras digo.(nao entendam mal), ai foi com o afinador até bater? Qual foi o processo de conferir as notas? Pergunto isso pq eu posso estar pensando em fazer de um jeito mais demorado.
Valeu ai, um abraço!
|
Soulface Veterano |
# abr/08
· votar
Calanzares Ali na ponte, abaixo de cada saddle, não tem uns parafusinhos? Então... é só apertar ou afrouxar assim q os saddles vão pra frente ou pra trás. A altura da ponte vc regula pelas hastes laterais onde a ponte é encaixada.
Já a regulagem do tensor, eu fiz uma explicação detalhada no meu blog.
|
Calanzares Veterano |
# abr/08
· votar
Soulface Putz cara! Então era o que eu tava pensando mesmo, tava com medo de fazer merda e tal. Valeu, c é o cara =)
Abraços
|
Soulface Veterano |
# abr/08
· votar
Calanzares Pra conferir as oitavas, basta vc plugar a guitarra no afinador. Aí vc bate um harmônico natural no 12º traste e depois uma nota "normal" na 12ª casa. Se as notas baterem, tá regulado! Se não baterem vc mexe no saddle. Pra frente (em direção ao braço), fica mais agudo. E pra trás (em direção à ponte), fica mais grave.
|
gucrispim Veterano |
# abr/08
· votar
Soulface descreveu minha intuição na regulagem, to beem sem grana pra regular minha guita (+ 75 conto, pq regulei uma outra aki a pouco tempo) ai puis a mao na massa, deu certo, mesmo eu nao sabendo beeem o q estava fazendo uaheuhauehauehaueh
|
Calanzares Veterano |
# abr/08
· votar
gucrispim
Soulface
Porra, valeu mesmo gente. e espero que esse seja um tópico que va ajudar a gurizada que nem eu, que nao sabia e tal.
Amanha vou comprar meu jogo de Ernie Ball e por a mão na massa!
|
luxos Veterano |
# abr/08
· votar
num tópico ai o bertola flo q naum precisava de fazer harmonic0 no 12º traste naum
era só tocar normal no 12º traste e dpois conferir com a corda solta
da no msm???ou naum?
|
gucrispim Veterano |
# abr/08
· votar
luxos cara, se da no mesmo eu nao sei mas pra ter ctza eu toquei a corda solta, harmonico no 12º e so na 12º
|
Lak Lak Veterano |
# abr/08
· votar
blog do soulface neles!!
e da sim pra conferir com a 12 e a solta, mas eu axo menos sensivel a diferenças esse metodo...
abraços!
|
Nefelibata Veterano |
# abr/08
· votar
Eu sempre fiz assim...
eu confiro as cordas soltas... dps confiro na 12... 15 17... 5 7 9.
faço isso pq uma vez eu regulei oitava soh pela 12 e achei q tava certo. dae fui tocar e percebi q algumas casas ainda tava meio fora, dae eu faço assim, até acertar as oitavas em todas partes do braço.
Dah mais trabalho, mas fica jóia, EU AGARÂNTIO!
euaheuhaea
abraços
|
luxos Veterano |
# abr/08
· votar
Nefelibata vlws
vo testa isso tbm
hehe
|