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Podre Veterano |
# abr/08
curto muito tocar blues mas tem uma pergunta que pode parecer besta mas aí vai:
se eu tenho um blues em A, com os acordes A7 D7 E7(e F7 no turnaround), na verdade a tonalidade desse blues então seria Am não? Todo Blues é menor?
me ajudem aí por favor!
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Kleber Blacklock Veterano |
# abr/08
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Rapaz, só respondi aqui porque pediu, mas não faço a mínima idéia, não sou músico e também não toco blues, deixa para outro que manja, hehe...
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Podre Veterano |
# abr/08
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po cara pensei q tu tocava hehe mas tah tranquilo valeu mesmo assim
ALGUEM ME AJUDA!
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mrParábolas Veterano |
# abr/08
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Podre Cara tem pessoas que estudam um bom tempo pra conhecer legal harmonia, explicar aqui esses fundamento é meio complicado mas vou tentar te dar umas dicas.
Vc conhece a escala de Blues?? Essa tonalidade que vc mostrou é A maior mesmo
E nem todo blues tá em tom menor apesar do blues ter uma caracteristica menor e ter uma 4º aumentada dando aquele clima "Nasci pobre e negro e plantador de algodão no Mississipi"
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Bigtransa Veterano |
# abr/08
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É um blues em A maior..... mas vc pode usar a penta menor de lá nele..... a terça menor de A em relação ao acorde dominante cria uma dissonancia muito comum no blues....
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Podre Veterano |
# abr/08
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eu conheço a penta blues é claro.. mas eu acho que isso não é ser A maior.. Da onde entrou esse F7 então????? Se a tonalidade fosse A maior seria um F#7 por isso acho que é menor ajuda aí hehe
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Podre Veterano |
# abr/08
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Bigtransa: voce tá se referindo a sonoridade dórica né eu to em duvida quanto a harmonia da progressao
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Bigtransa Veterano |
# abr/08
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posta a harmonia inteira aí com a divisão..... não entendi esse F7
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nettoroses Veterano
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# abr/08
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mas eu acho que isso não é ser A maior.. Da onde entrou esse F7 então????? Se a tonalidade fosse A maior seria um F#7 por isso acho que é menor
ué, e não existem acordes emprestados?
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Podre Veterano |
# abr/08
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entao.. eu tambem nao entendi! eu vi essa progressao numa revista e no turnaround tinha esse F7.. tava escrito que era A maior!
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mrParábolas Veterano |
# abr/08
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Podre Mas qual o problema com o F??? só pq ele "não" pertence a escala maior de A??? Pense nele apenas como uma 5aum, não existe regras para que se use apenas a sub ou a dominante para resolver na tônica...
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mrParábolas Veterano |
# abr/08
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F = IIIm da sub-dominante de A
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Bigtransa Veterano |
# abr/08 · Editado por: Bigtransa
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Podre esse F7 no turnaround imagino q possoa estar preparando para o E7 q por sua vez vai preparar para o A7..... neste caso o F7 estaria fazendo a função de um B7 o q é possível já q os 2 acordes usam o mesmo trítono..... imagino q seja isso, uma vez q se faz bastante esse tipo de coisa em turnaround de blues.... mas sem olhar a harmonia toda n da pra saber...
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Bigtransa Veterano |
# abr/08
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Podre Mais uma coisa.... é um blues em A maior....
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Podre Veterano |
# abr/08
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era mais ou menos assim
A7-D7 A7-D7-E7-F7-E7 e voltava A7
o F era só no turnaround mesmo
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Bigtransa Veterano |
# abr/08
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Podre então o q eu disse se aplica..... esse F7 é o subV de um b7..... abraços....
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Podre Veterano |
# abr/08
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valeu pela ajuda cara o blues acho que é mais complicado do que parece
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Levy Fialho Veterano |
# abr/08
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cara, voce solar com escala menor em cima da base maior te da uma tonalidade blues
nesse caso ai voce solaria em C, ou Am .. repare que quando voce estiver em A7 , C vai ser a sua blues note, que te dar um som beeem blues mesmo. vlw
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lucas-sarmento Veterano |
# abr/08
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Podre
Sim o blues é BEM mais complicado do que parece
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mlorenzo Veterano |
# abr/08
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Podre É uma coisa bem difícil tentar definir certas coisas de blues com a harmonia clássica. Algumas coisas podem ter diversas explicações possíveis, outras nenhuma.
E ninguem no mississipi frequentou a Berklee School of Music...
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LeandroP Moderador |
# abr/08 · Editado por: LeandroP
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Podre
na verdade a tonalidade desse blues então seria Am não? Todo Blues é menor?
Não! A tonalidade não pode ser menor, se o acorde é A7.
Quando você improvisa usando uma penta menor sobre um A7, você está usando apenas o desenho desta escala menor, mas o que parece ser uma 3a menor da pentatônica, nada mais é do que a 9a aumentada (neste caso), que provoca o efeito blues. Ou seja, você pode tocar a nota C e C#, onde o C# é a 3a maior do A7 e o C é a 9a aumentada. O correto é chamar o C de B#, pois o intervalo esta no IIº grau com relação a nota A.
É uma harmonia tradicional de blues: I7, IV7, V7. O acorde F7 é o SubV7 do Vº grau (E7), que traduzindo em miúdos, o F7 tem a função de preparar pro acorde E7. É chamado de SubV7 porque é o substituto do dominante.
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eusebio Veterano |
# abr/08
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Pentatônica e deixa a imaginação rolar!!!
Um blues de 3 acordes é fácil saber o tom.
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Podre Veterano |
# abr/08
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entao o turnaround do blues pode "fugir" um pouco da harmonia principal é isso??
alguém pode me dar um exemplo de um blues em Am???????
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Podre Veterano |
# abr/08
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Por favor pessoal um exemplo de progressao de um blues em Am!!
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mrParábolas Veterano |
# abr/08
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Am C/E G7+ C7+ F#m5-/7 B7 Em
Still Got The Blues do Gary More 2,5 tons abaixo.
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mrParábolas Veterano |
# abr/08
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Em G Am Em Bm Am G F C D
Observe que o F também não faz parte do campo harmônico de Em porém é a Sub-Dominante de C, acorde que faz preparação pra ele!
Essa é a Little Wing do Hendrix, musica que pra mim é a maior expressão de arte na musica!
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Podre Veterano |
# abr/08
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belezaa! agora o que estaria teoricamente errado se eu fosse pelo raciocinio da escala maior seria esse B7.. mas ele possui a sonoridade mixolidia propria do blues e por isso entra nessa progressao certo? e esse F#m5b faz parte do turnaround?
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Podre Veterano |
# abr/08
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valeu pela ajuda aih mrParabolas!
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mrParábolas Veterano |
# abr/08
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Podre Cara o B7 é preparação para E saca? B é a dominante de E(V grau da escala) apesar do B7 não pertencer a escala de Am, ele está aí como a dominante de Em que por sua vez é a dominante de Am.. se chegarmas mais pra traz ainda veriamos que F# é a dominante de B tb.. essa harmônia em particular tem muita coisa legal pra ser analizada!
e esse F#m5b faz parte do turnaround? não, tournaround é apenas a nota que fazer o retorno... a grosso modo..
A jogada do Gary More aqui foi a seguinte, ele pegou a dominante(nota de preparação) do B que é o F# e jogou na harmonia só que F# não pertence a escala de A então ele usou o baixo em F# mas usando as triades bemolizada! então ele tem aí um F# que pertence a escala de A(rs) pois F#m5-/7 é composto por F# A(IIIm) C(V-) e F(VII+).. pronto, ele teve F# com notas pertencente a escala de A!!
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LeandroP Moderador |
# abr/08
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F#m7(b5) - B7 - Em
Isso é uma progressão II, V, I menor:
II --> F#m7(b5) V --> B7 I --> Em
A progressão II, V, I é muito comum em vários gêneros musicais, onde o II° produz um efeito suspensivo, o V° um efeito preparatório e o I° um efeito conclusivo.
Você também pode utilizar o II, V, I pra modular a música, vendo o acorde I como o I° grau de uma nova tonalidade. Por exemplo, se a harmonia está em C e você quer modular pra F#, você pode utilizar os acordes II, V, I de F#:
C - Am - F - G - G#m - C#7 - F# - D#m - B - C#
Os acordes sublinhados são respectivamente II, V, I de F#. Os demais acordes (D#m, B e C#) correspondem aos mesmos graus da tonalidade de C.
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