Dúvida Cruel: Ibanez Artcore x Telecaster de Luthier

    Autor Mensagem
    LeoHendrix
    Veterano
    # abr/08


    Antes de mais nada queria dizer que já usei muito a busca e li o máximo que pude, mas ainda estou muito indeciso e queria, se possível que vocês me ajudassem na decisão...

    sou de Natal e tenho uma ibanez artcore as73 e a algum tempo venho pensando em vender para comprar uma tele, esses dias surgiu a seguinte oportunidade:

    Telecaster feita por um luthier daqui, Gilson(ex-tagima), já toquei em algumas guitarras feitas por ele e gostei.

    -não lembro a madeira do corpo, mas ele trabalha com cedro e marupá.
    -braço em maple
    -captação schaller s6 no braço e fender custom na ponte
    -tarrachas fender

    + Hardcase ... pela minha Artcore com um bag.

    Toquei na telecaster e gostei... braço confortável, timbre bonito... mas ainda tou em duvida sobre fazer o negócio.

    - O dono da tele é um músico profissional daqui que disse que acompanhou o processo de construção.

    ainda tem o problema de instrumentos de luthier não ter um valor justo de revenda...
    enfim, agradeço se puderem me ajudar.

    mlorenzo
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    LeoHendrix
    Cara, primeiramente, pq vc quer trocar de guitarra? A AS73 não te satisfaz? Em que aspectos?

    Enumere no que a AS73 é ruim pra você e no que a telecaster seria boa. Só por curiosidade.


    abraço!

    LeoHendrix
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    mlorenzo
    cara, a as73 é uma excelente guitarra, mas eu procuro o timbre de tele, e aliado a isso uma tele é mais adequada a meu porte físico/estatura heue.

    mas basicamente é só a questão do timbre mesmo

    abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    LeoHendrix
    Cara, o ideal seria vc ter as duas.
    Abç

    LeoHendrix
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    é, mas infelizmente só vou poder ficar com uma, não sei o que fazer.

    aproveitando a oportunidade: o que devo olhar nessa guitarra feita pelo luthier pra saber se tá tudo ok?
    eu sei que é dificil dizer sem ver a guitarra, mas uma dessas tá em que faixa de preço?

    abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    LeoHendrix
    As mesmas questões que vc deve observar em uma guitarra qualquer.
    Cara, oportunidades, a vida oferece, creio que vc deve ficar com sua boa AS75 e esperar juntar uma grana para comprar uma outra guitarra. Se vc estiver tocando em uma banda então, é necessário ter 2 instrumentos.
    Abç

    mlorenzo
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    LeoHendrix
    Mauricio Luiz Bertola
    Em matéria de qualidade imagino que fiquem na mesma. Agora se você quer mesmo a telecaster, vai em frente né...

    brandfbr
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Cara, não tem outra opção???

    De repente o que tu quer fazer é um meio termo, se tu quer um timbre de tele (eu te entendo, eu pessoalmente AMO a minha tele)
    tu pode tentar vender a tua artcore e comprar uma tele "de marca"....


    Tem um cara aqui que fez um review muito legal de uma telecaster vintage modified da squier (eu, euheuehuehe) dá uma olhadinha, de repente é o que tu quer.

    Mas quanto a guitarra de luthier, dá uma olhada em algumas coisas:

    Junção braço-corpo: Nada de muito complicado, nao sei muito pra te ajudar, o bertola com certeza deve saber mais dicas mas dá uma olhada só pra saber se o trabalho nao foi muito porco, se o braço não tá empenado, etc....

    Ponte: TEM QUE SER STRING THROUGH BODY!!! tá, mentira, não tem que ser, mas é uma grande caracteristica das tele e que na minha opiniao é uma das razoes do timbre dela.

    Braço/escala: Tem muita gente que prefere escala escura (rosewood, mogno, o diabo marrom, sei lá o que) eu particularmente acho que tira um pouco da caracteristica da tele, aquele som mais estalado e com alta dinâmica entre as notas.

    Elétrica: A chave dá ruído quando tu troca??? existe um zombido muito alto quando é ligado um overdrive de leve?? (de leve, querendo dizer bluesy, não tipo evh)

    Fora isso cara, tenta levar alguem contigo. EU particularmente acho melhor levar alguem que seja bem metido mas que nao entenda nada de guitarra, e peça para ele fuçar nos tons, chave, etc, da guitarra, e até nas configs do EQ do amp, assim, tu pode perceber coisas que quando tu tá ali, tocando, tu não nota.

    Última dica: TESTA TESTA TESTA TesTA!!!!

    Testa a guitarra o maximo que tu puder, e tambem dá uma olhada em outras guitarras "concorrentes" Pergunta pro cara se ele nao tem outra tele dele mesmo, pra tu dar uma comparada.

    Abraços

    TheBlues
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: TheBlues
    · votar


    LeoHendrix

    Cara eu axo assim! a ibanez e boa sim e talz, mais pelo o q tu disse ai fica com essa tele, não sei a qualidade dos acabamentos, porem eh uma boa guitarra! (particularmente, ibanez p/ mim eh rock cara! e a captação dessa tele ta boa!
    Me defiz ontem da minha por uma tele de luthier! (conhecidência)
    Cara, se voce gostou da Tele, va em Frente, pelo o q voce falou é sim uma otima guitar! mais isso qm tem q axar e você cara! é verdade, guitarra de luthier perde o valor, a questão do custo benefício você sai perdendo POREM eh uma guitarra MT mais trabalhada, feita com mais cuidado e consequêntimente de mais qualidade, isso teoricamente, CLARO se o luthier realmente for bom!
    e outra cara, se o luthier for realmente conhecido pelo o trabalho vc não sai perdendo tanto assim nao, claro, voce vai perder mais q o q deveria, mais e menos mal...
    mais assim cara, nao pensa no que tu vai perder nao, pensa na guitar em si! se o som te agrada mais q a tua AS73! se agradar compra, e não pensa nisso nao! agora CLARO analisa BEM a tele, como o brandfbr falou! TESTA TESTA TESTA! e não fica pensando "ai, minha AS73, gosto dela e talz" cara isso mais la na frente tu pega de volta! instrumento a gente sepre consegue de volta!

    espero q eu tenha ajudado!
    abraços! e Boa Sorte!

    TheBlues
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    brandfbr

    cara! da uma olhada na minha minha duvida ai cara, pq o cara me deu ate segunda pa da a resp e ainda tow em duvida!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/185106/

    abraços!

    LeoHendrix
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    brandfbr
    até tem algumas opções, mas eu particularmente não acho que sair da ibanez pra squier seja um bom negócio, eu posso estar enganado porque nunca toquei numa tele da squier, mas tou me baseando pelo que li sobre as telecasters da squier, já pensei muito sobre a custom II, mas vou ler seu review!

    Não lembro dos detalhes da junção corpo/braço

    -Sim, é string through body!

    Valeu pela ajuda, abraços!

    -Eu, particularmente, não gosto de escala escura... A escala dessa tele é clara, toda em maple!

    -Nenhum ruído na chave, eu testei um MXR distortion+, que inclusive pode entrar no negócio por um preço bem razoável, pois o dono da guitarra não precisa de distorção pro que toca... não achei nada além do normal de ruído, mas com muita saturação no pedal achei o timbre um pouco estranho, pode ter sido por ter testado sem fazer uma boa regulagem ou pelo ampli não ser bom(um meteoro pequeno).

    -Já fui testar só e depois fui lá com um amigo, ele gostou, mas essa semana outro amigo vai dar uma olhada e ai vou ter mais informações pra decidir!

    TheBlues
    pensei muito nisso que você falou, cara. E realmente eu acho que a preocupação principal deve ser essa... testarei melhor até decidir...

    ps: pelo que entendi...você tinha uma artcore igual a minha?? hehehe , tem fotos da sua telecaster?

    abraços e valeu pela ajuda

    TheBlues
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: TheBlues
    · votar


    LeoHendrix

    não cara, tinha uma uma semi da cort! e toquei numa tele!
    cara, não me arrependo nao! ate pq a tele tinha o timbre q eu estava procurando!
    no momento nao estava me emportando tanto como o fato do "custo beneficio" não!
    procurava a tempos uma guitar com aquele timbre, numa faixa de preço menor!! encontrei e nao perdi tempo!
    cara mais ai e com voce!
    boa sorte! o/

    ps; Cara não tenho nao, mais se tu quiser eu tiro e te mando parceiro!
    abraços!

    LeoHendrix
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    TheBlues
    entendo... se não for te dar muito trabalho eu queria ver, só por curiosidade haha

    se quiser add no msn leofsmvk@gmail.com

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Cruel: Ibanez Artcore x Telecaster de Luthier