Autor |
Mensagem |
Leozinho Veterano |
# abr/08
me expliquem essa harmonia... como posso montar algo assim? por exemplo o Tom seria C maior, aí depois faz uma mudança... boiei legal...
C7+ Am7
Dm7 F/G
C7+ Am7
Dm F/G
Fm7 Bb7 Eb7+ C7/4
Fm7
Bb7 Eb7+
Dm7 G/F
Eb7+ Eb7
Fm7 Bb7 Eb7+ Eb7
REFRAO
G#7+
Fm
Gm7 Bb/C Eb7
G#7+
Fm7
Gm7 Bb/C Eb7 G#7+ Gm7 Fm7 F/G
|
Jabijirous Veterano |
# abr/08 · Editado por: Jabijirous
· votar
o q tu fez ai foi uma série de dominante secundário (II V secundário tb) e AEM, depois voce modula pro IVm. usa dominante secundário do Ab ( é Ab e não G#) e no final é G7/4 (9) e não F/G até pq ele vai ter função de dominante (creio que ele vá resolver no C7M) e outra coisa é 7M e não + o sinal de + da sentido de aumentado
|
LeandroP Moderador |
# abr/08
· votar
Leozinho
Vamos por partes...
Primeiro vamos ver se a cifra está certa. Como disse o Jabijirous, não use o 7+ pois dá a impressão de que se trata de uma "7a aumentada" (e este intervalo não existe!). Chamar de 7M (7a maior) fica bem melhor.
O acorde F/G na verdade é um acorde G "suspenso". O F/G é o acorde G7(4/9). A formação é a mesma, mas o nome certo facilita a interpretação. F/G --> Gsus.
A primeira parte da harmonia está em Dó maior (como você mesmo pode notar). A segunda parte a harmonia cai na tonalidade paralela de Dó maior, que é o Dó menor. O Cm é o relativo menor de Eb maior, e por isso aparece o Eb7M.
Vendo os dois campos harmônicos fica bem mais fácil.
C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)
Eb7M - Fm7 - Gm7 - Ab7M - Bb7 - Cm7 - Dm7(b5)
Não se esqueça que o Cm7 é o relativo do Eb7M, e por isso que estou postando o campo harmônico de Eb maior. A idéia é que o C maior passa pra C menor (modo paralelo).
O acorde Bb/C é na verdade um C suspenso (mesmo caso do F/G) e é quase um C7/4. A diferença é que o C7/4 não tem a tensão 9a.
A função deste C7/4 e do Csus (Bb/C) é de "dominante secundário", ou seja, ele é o dominante do Fm7 - IVº grau de Cm e Vº grau de Fm7.
O G#7+ não está escrito da forma correta. Este acorde é o Ab7M, que você pode encontrar no campo harmônico da tonalidade paralela de C maior --> o C menor.
Espero ter sido claro, mas se eu te confundi ainda mais, não sinta receio em perguntar.
|
LeandroP Moderador |
# abr/08
· votar
Dica: Pensando em uma simples improvisação, muitos caras (inclusive eu) tocam uma pentatônica de Am sobre a harmonia em Dó maior. Quando ocorrer a modulação pra tonalidade paralela, experimente tocar a mesma coisa 1,5 tom acima (3 casas acima).
|