Problema com harmonia

    Autor Mensagem
    Leozinho
    Veterano
    # abr/08


    me expliquem essa harmonia... como posso montar algo assim? por exemplo o Tom seria C maior, aí depois faz uma mudança... boiei legal...


    C7+ Am7

    Dm7 F/G

    C7+ Am7

    Dm F/G

    Fm7 Bb7 Eb7+ C7/4

    Fm7

    Bb7 Eb7+

    Dm7 G/F

    Eb7+ Eb7

    Fm7 Bb7 Eb7+ Eb7

    REFRAO

    G#7+

    Fm

    Gm7 Bb/C Eb7

    G#7+

    Fm7

    Gm7 Bb/C Eb7 G#7+ Gm7 Fm7 F/G

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Jabijirous
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    o q tu fez ai foi uma série de dominante secundário (II V secundário tb) e AEM, depois voce modula pro IVm. usa dominante secundário do Ab ( é Ab e não G#) e no final é G7/4 (9) e não F/G até pq ele vai ter função de dominante (creio que ele vá resolver no C7M) e outra coisa é 7M e não + o sinal de + da sentido de aumentado

    LeandroP
    Moderador
    # abr/08
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    Leozinho

    Vamos por partes...

    Primeiro vamos ver se a cifra está certa. Como disse o Jabijirous, não use o 7+ pois dá a impressão de que se trata de uma "7a aumentada" (e este intervalo não existe!). Chamar de 7M (7a maior) fica bem melhor.

    O acorde F/G na verdade é um acorde G "suspenso". O F/G é o acorde G7(4/9). A formação é a mesma, mas o nome certo facilita a interpretação. F/G --> Gsus.

    A primeira parte da harmonia está em Dó maior (como você mesmo pode notar). A segunda parte a harmonia cai na tonalidade paralela de Dó maior, que é o Dó menor. O Cm é o relativo menor de Eb maior, e por isso aparece o Eb7M.

    Vendo os dois campos harmônicos fica bem mais fácil.

    C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)

    Eb7M - Fm7 - Gm7 - Ab7M - Bb7 - Cm7 - Dm7(b5)

    Não se esqueça que o Cm7 é o relativo do Eb7M, e por isso que estou postando o campo harmônico de Eb maior. A idéia é que o C maior passa pra C menor (modo paralelo).

    O acorde Bb/C é na verdade um C suspenso (mesmo caso do F/G) e é quase um C7/4. A diferença é que o C7/4 não tem a tensão 9a.

    A função deste C7/4 e do Csus (Bb/C) é de "dominante secundário", ou seja, ele é o dominante do Fm7 - IVº grau de Cm e Vº grau de Fm7.

    O G#7+ não está escrito da forma correta. Este acorde é o Ab7M, que você pode encontrar no campo harmônico da tonalidade paralela de C maior --> o C menor.

    Espero ter sido claro, mas se eu te confundi ainda mais, não sinta receio em perguntar.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/08
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    Dica:
    Pensando em uma simples improvisação, muitos caras (inclusive eu) tocam uma pentatônica de Am sobre a harmonia em Dó maior. Quando ocorrer a modulação pra tonalidade paralela, experimente tocar a mesma coisa 1,5 tom acima (3 casas acima).

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