qual a altura correta das cordas da guitarra?

Autor Mensagem
GiulianoB
Veterano
# mar/08


E ai galera tudo certo? tipo tenho uma Condor rx 30, comprei ela faz poucos dias, e nunca foi mechido na regularem dela, eu nao sei se é impressao minha ou nao mas me representa q as cordas estao um pouco altas , da pra nota isso nos ultimos trastes, tipo qual seria a altura padrao alguem ai sabe dizer mais ou menos que seja...
e se tiver alta me falaram que regula na ponte, tem jeito do cara mesmo faze isso? pq na minha cidade nao tem luthier, sera q na loja d musica onde comprei eles podem faze isso? vlw ai se responderem!

WeslleyGuilber
Veterano
# mar/08
· votar


GiulianoB
possivelmente os kras da loja podem fazer isso...POSSIVELMENTE..haja vista que esse tipo de regulagem é "simples"..a altura correta seria uma que lhe proporcione conforto, que nao trateje e que nao prejudique a afinação...

GiulianoB
Veterano
# mar/08
· votar


Wesley

valeu cara.. mas li em outros topicos que o ideal seria cerca de 3 mm nao fica muito baixa sera ? vo medi q altura ta aqui...

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


GiulianoB
cara é o seguinte...
a medida na maioria das vezes é feita no traste 12!
vc tem q medir do topo do traste até a parte debaixo da corda...
qdo a guitarra ta mto bem regulada, (trastes , braço escala)...
alguns guitarristas usam até 0,8 a 1,5 mm (mto baixo).. mas mto pouco usado..pq perde um pouco o sustain das notas..e tem q ter pegada bem leve pra nao trastejar...quem usa assim usa pedais pra dar mto sustain..e eh usada mais pra metal..etc!
de 1,5 ate 3 mm..eh media baixa...
3 mm eh considerado media ( acredito ser a mais usada)..e q seja mais vantajoso tanto na pegada como no sustain...
até 4 mm eh legal ainda...
alguns já dizem q acima de 4,5 mm eh alto..e mto ruim pra tocar..ou ate pode ser problema na guitarra!

Mas nao existe padrao..voce usa da maneira que quiser...
eu uso 3 mm...
pq gosto de som limpo e blues..entao se eu colocar 1mm as notas vao soar pouco..e vai trastejar com minha pegada forte!

WeslleyGuilber
Veterano
# mar/08
· votar


GiulianoB

ha vc quer saber com exatidao, né....

entao é como o Juliano P disse ae..bom maizomenos isso :p

GiulianoB
Veterano
# mar/08
· votar


JulianoP

valeu as dicas ai maninho mas me diz uma coisa, entao eu tiro a medida no 12 traste, o topo dele seria entao medir a altura no traste nao na madeira certo?

Juliano P
Veterano
# mar/08 · Editado por: Juliano P
· votar


GiulianoB
opaa!
entao vc nao mede a altura(tamanho) do traste...
e nem a partir da madeira nao! afinal a corda encosta no traste e nao na madeira...
só da pontinha do traste (onde a corda encosta no traste)..até a parte inferior da corda...
se tiver abaixo de 4mm.. nao vai ter nada de errado...mas pode ser q vc ache um pouco alta pra tocar...
o legal eh manter de 2 a 3 mm...acho a altura ideal pra tudo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


GiulianoB
Cara, vc comprou sua guitarra recentemente, então, não vacile, leve-a imediatamente a seu luthier para uma regulagem geral, pois, caso contrário, vc estará correndo riscos futuros.
Quanto a altura das cordas, não existe regra. Eu regulo sempre para meus clientes no mínimo possivel, claro que a regulagem geral interfere decisivamente nisso.
Abç

GiulianoB
Veterano
# mar/08
· votar


ta alto demais aqui ta cerca de meio centimetro 5mm... a regulagem eh na ponte pra baixa so q nao tenho chave pra isso vo ligar na loja d musica la o cara deve regula isso pra mim, por sinal ele tem uma banda acredito q saiba faze isso .. vo deixa uns 2,5mm acho q fica show ne?

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


GiulianoB
ISso..manda alguem q sabe fazer...que faz direitinho..e sem risco!
2,5 ta sossegado...depende de cada um tb..alguns ja vao achar baixo..outros ate alto hehe!
mas pode ir sossegado nessa altura..q vai dar pra mandar ve!

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


Pq oq decide a altura das cordas...
não eh só a ponte..se fosse assim era mto facil regular! so abaixar ou levantar!
Mas mta coisa influencia como Trastes nivelados, altura da pestana, altura da ponte..e mto importante "a curvatura do braço"

GiulianoB
Veterano
# mar/08
· votar


Ja descobri como q faz so regula aqueles parafusos na ponte o cara da loja mora aqui perto vai me deixar a chave alien pra regula ali :) ja vo aprendendo se fica trastejando eu subo ela mas vo tenta dexa entre 2 e 3 mm como vc falo! vlw ai pessoal...
tensor nem vo pensa em meche pq a curvatura do braço parece estar normal, tem maneira de ver isso tbem?

GiulianoB
Veterano
# mar/08
· votar


putz agora q li o seu ultimo post, esse lance de curvatura como q eu faço para verificar se tá ok? enfim vou mecher na ponto e ver se isso melhora a açao das cordas creio que sim , so espero q nao fique trastejando..
e o cara da loja nem sei se manja muta coisa nao e aqui nao tem luthier :((( cida pequena eh fodaz

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


GiulianoB
Aperta na primeira casa na corda Mi (mizao) ..e ao mesmo tempo aperta na ultima casa...sem soltar das duas casas..da uma olhada entre os trastes 7 ao 10..e ve a altura q a corda se encontra nesse local...
o "ideal" e nao apenas o correto..é q as cordas nao encostem nos trastes..mas tb nao fiquem altas..o ideal eh ficar quaseeee encostando..bem menos q 1mm, mas sem encostar...
Essa eh uma maneira "caseira" de ver a curvatura do braço..
faça isso com a ultima corda tb..a Mi (mizinha)..

GiulianoB
Veterano
# mar/08
· votar


fiz isso e nao ta encostando e a altura eh beeem pequeninha pelo menos nao ta empenado !

so mais uma duvida sem querer ser chato hehe, eu vou mecher so na ponte baixa um pouco as cordas, isso vai influenciar naquele lance das oitavas? pq eu nunca mechi nisso deixei do jeito que está de fabrica, existe uma maneira certa de regular e verificar se ta certo isso tbem?

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


GiulianoB
Na hora de abaixar as cordas..o ideal eh afrouxar as cordas...pra depois abaixar a ponte...
e a altura das cordas nao influencia tantooo na afinação da oitava nao! essa afinação tem mais a ver com a distancia da corda na ponte..ate a corda na pestana! mas pode dar um pequena variação sim!
pra voce verificar isso..só tendo um afinador msm...
dai voce verificar a afinação com a corda solta..dps verifica a afinação de todas cordas da casa 12!

nettoroses
Veterano
# mar/08
· votar


se não me engano o "maumistim" usa 5 mm, procede?

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


nettoroses
é sim cara...
pelo menos é oq ele diz nessa entrevista
http://territorio.terra.com.br/canais/rockonline/materias/materia.asp? materiaID=565&codArea=1

GiulianoB
Veterano
# mar/08
· votar


po valeu cara vo faze isso entao

eu tenho um afinador sim ! so me diz uma coisa como assim verificar afinacao da 12 casa? sempre afino tocando as cordas soltas hehe :D

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


GiulianoB
vc simplesmente toca as cordas apertando elas na casa 12..e a afinação tem q ser a mesma dela solta!

GiulianoB
Veterano
# mar/08
· votar


haha que loucura cara nao sabia disso sou um completo "noob" ainda , entao se ela nao soar a mesma coisa eu tenho que ir mechendo nas oitavas ate pegar essa regulagem certo? so soltar ou apertar aqueles parafusos q mechem pra frente e pra tras, qdo a corda tive a mesma afinaçao solta e na 12 eh pq ta certo? eh bom eu aprende e faze isso sozinho aqui, conhecimento nunca é demais !

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


GiulianoB
eh isso sim cara!
nao esqueça de afrouxar um pouco a corda..pra mexer nas oitavas e dos afinar d novo!

GiulianoB
Veterano
# mar/08
· votar


po valeu ai maninho valeu mesmo vo faze isso, primeiro vou baixar a ponte e achar a altura ideal pra mim depois vou afinar ela e fazer esse teste pra ver se as oitavas estao certas se nao estiverem vou regular elas ! vlw ai depois posto aqui o resultado se fico bom ou se **** com a guitarra huahua .

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


GiulianoB
heheh ta certo cara...
qualquer duvida pergunta antes..ou leva em alguem q saiba mexer...
mas essa regulagem de altura de corda nao eh nada complicado nao!
valeuu
abraçãooo!

TakeN
Veterano
# mar/08
· votar


tem q ser do jeito que vc curte kra... cordas muito baixas fazem a guitarra trastejar e vc perde muito do sustain e brilho ... e cordas muito altas é horrível pra tocar, muito desconfortável ... isso tbm depende da situação dos trastes da guitarra, pra deixar as cordas baixas eles tem q estarem nao mto gastos.

vai num luthier e vê qual a regulagem q vc quer ...

Penta_Blues
Moderador
# mar/08
· votar


Boa tarde!!!

GiulianoB
O site da Fender disponibiliza informações a respeito do ajuste da ação das cordas, mas que deve ser encarada como a altura recomendável já que não existe a correta uma vez que esta deve ser aquela que melhor se ajuste às características individuais do músico.
Valeu!!!

GiulianoB
Veterano
# mar/08 · Editado por: GiulianoB
· votar


e ai pessoal, ja comecei o trampo aqui baixei o "mizao" ate uma altura boa so q ele nao ta trastejando e sim enroscando no captador do meio, eu notei que o captador do meio ta muito erguido, o do braço ta baixinho e o hambucker da ponte na parte das cordas grossas ele ta baixinho mas na parte das finas ele ta mais alto, meio "de enviasado" , nao precisa abrir o escudo pra mecher nos caps ne? ha e ja havia notado, em uma corda na quarta de cima pra baixo no G, ela fica muuito perto do captador e dá um som meio estridente muito metaico qdo seleciono esse cap do meio ! esse trem veio desregulado d fabrica, se eu baixa mais as corda vao fica pegando neles, tipo eh o parafuso de cima e os de baixo q regula ne? so abri akela tampinha d tras ? e qual eh a altura ideal dos caps pras cordas? pq o cap da ponte tá torto!!!

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


GiulianoB
a altura dos captadores eh regulada nos parafusos que se encontram do lado deles..tem 1 de cada lado...vc aperta o captador sobe..vc solta..o captador abaixa!
captador mto longe da corda vai captar pouca vibração e reproduzir pouco som...
captador perto da corda..faz o imã do captador atrair mto a corda q eh de aço e impedir q ela vibre..causando pouco som tb!
entao novamente nao existe o padrao..
mas ja li e um luthier me disse uma vez..q o ideal eh 4mm de distancia ate a corda..menos q isso pode ser prejudicial!

Penta_Blues
Moderador
# mar/08
· votar


Boa tarde!!!

GiulianoB
ele nao ta trastejando e sim enroscando no captador do meio, eu notei que o captador do meio ta muito erguido, o do braço ta baixinho e o hambucker da ponte na parte das cordas grossas ele ta baixinho mas na parte das finas ele ta mais alto, meio "de enviasado" , tipo pra baixa esse captador eh dificil?
Vou repetir...
O site da Fender também disponibiliza informações a respeito do ajuste da distância entre os pickups e as cordas. E pra adiantar outras perguntas sobre ajustes de partes da guitarra, o site da Fender também os disponibiliza.
Valeu!!!

GiulianoB
Veterano
# mar/08
· votar


eh isso ai Juliano o som ta ruim e os caps tao cada um d uma altura ! o do meio qse encosta nas cordas isso q tao altas so mechi em uma e ja fico pegando a corda nela ! vo baixa eles.. deixa mais ou menos uns 5 mm de distancia das cordas depois q eu baixar elas da altura q quero... notei q qdo toco o G se usa esse cap, do meio putz o som fica metalizado horrivel ta muito perdo do ima...
so o cap. do braco q ta numa altura legalzinha ! vo endireitar o hambucker tbem da ponte q ta toro as cordas finas quase pegan nele e as grossas muito longe ! vo fuçando aqui e aprendendo ja q na minha city nao tem luthier, ao menos achei um professor de guitarra vo comeca as aulas daqui uns dias hehe :D

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a qual a altura correta das cordas da guitarra?