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Calanzares Veterano |
# mar/08
Boa tarde pessoal.
A uma semana, comecei a estudar teoria. To no basico ainda, estudei Tom, Semi-Ton, Graus Relativos, e Escala maior. Estou indo aos poucos, mas quero pegar tudo que seja importante.
Na parte de escalas e harmonia, e intervalos, gostaria de dicas de vocês. Macetes, e tudo mais.
E uma conclusão minha; acho que TODO mundo, deveria estudar teoria ao invés de ficar focando mais na pratica e tal. Fiz um teste com um guitarrista. o cara não tinha 1/10 da minha velocidade e técnica, mas ele tinha bons improvisos e arranjos, e no resultado, o povão que não toca e via, preferiu o que ele tocou do que o que eu toquei. Fiquei frustrado e resolvi estudar teoria pra caralho pra por ele no chinelo. =)
Vlw ai galera, um abraço
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Fernando de almeida Veterano |
# mar/08
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Calanzares escalas Leia aqui: http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=2&q=escala s+escala&boolean=2&forum3=1
harmonia Leia aqui: http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=2&q=harmon ia&boolean=2&forum3=1
intervalos Leia aqui: http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=2&q=interv alos+intervalo&boolean=2&forum3=1
estudar teoria Leia aqui: http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=2&q=teoria &boolean=2&forum3=1
A cada link vc tem vááááááários outros links sobre o assunto referido ....
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Penta_Blues Moderador |
# mar/08
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Boa tarde!!!
Calanzares Acho que o nosso camarada Fernando de almeida falou tudo, ou pelo menos se referiu ao material que certamente vc achará sem ter a necessidade de abrir outro tópico sobre este assunto. Se houverem dúvidas, poste nos tópicos indicados e certamente vc receberá atenção da rapaziada que manja. Valeu!!!
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Calanzares Veterano |
# mar/08
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Hm.... blz! Então, eu estudei aqui intervalos aqui em casa. ta, sei quais são os intervalos, maior, menor, aumentado, diminuto, justa... saquei todos ja, mas eai, como q eu vo aplicar isso no instrumento mesmo?
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Levy Fialho Veterano |
# mar/08
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po cara na hora de tocar te dou uma dica, tenta esquecer a teoria e usa o ouvido
a teoria depois q vc aprende fica no sangue cara, eskece ela, vai fluir naturalmente. vc tava estudando intervalos certo? na hora de tocar intao quando vc tiver procurando uma nota, vc vai saber se eh um tom pra cima ou pra baixo.. nao sei explicar direito
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Calanzares Veterano |
# mar/08
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Levy Fialho Se eu faço isso hoje em dia, eu saio disso e começo a fazer pentatonica sem pensar no que eu to fazendo, como eu SEMPRE faço. Eu quero variar meu fraseado e saber qq eu to fazendo no instrumento saca? Bem alerta nisso.
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Penta_Blues Moderador |
# mar/08
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Boa tarde!!!
Calanzares Eu quero variar meu fraseado e saber qq eu to fazendo no instrumento saca? Vc está no caminho certo, na minha opinião. É preciso saber como funciona pra não acabar virando um papagaio; aquele que fala mas não sabe o que está dizendo... Um bom começo é vc procurar se familiarizar com a sonoridade das Escalas que vc for estudar e depois partir para suas característica e, finalmente, seu emprego. Valeu!!!
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jeanwhite Veterano |
# jun/12 · Editado por: jeanwhite
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Pessoal, eu estou cheio de duvidas, eu sempre treinei a parte pratica, mas eu sou bem ignorante na teoria. Eu tenho algumas duvidas: Porque na escala menor a ascendente é diferente da descendente?
-Jack vai tocar tirar uma musica na hora com o violão, a cantora na hora da o tom da musico, que é em C. Que notas Jack vai usar para tocar a musica?
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LeandroP Moderador |
# jun/12 · Editado por: LeandroP
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jeanwhite
A escala menor que você se refere é a bachiana.
A escala menor descendente volta como escala natural, e a ascendente com uma pequena diferença: o VIIº grau é aumentado em um semitom.
Depois do VIIº grau, o próximo intervalo da escala está no VIIIº grau, que é a mesma nota do Iº grau, só que mais aguda, certo?!
Exemplo em Lá menor
Descendente: A, G, F, E, D, C, B, A
Ascendente: A, B, C, D, E, F, G#, A
A nota G é elevada pra G# no modo ascendente pra aproximar ainda mais o VIIº grau do VIIIº, causando a sensação de preparação, devido a forte atração entre as notas (ficaram mais próximas uma da outra). A volta (sentido descendente) não precisa deste efeito.
Experimente tocar esses dois intervalos de 7a:
Ex.1 Ex.2 e-----3----5----|-----4-----5----| B---------------|----------------| G---------------|----------------| D---------------|----------------| A---------------|----------------| E---------------|----------------| 7a menor 7a maior
Qual dos dois exemplos você percebe maior atração entre as notas (os intervalos)?
a cantora na hora da o tom da musico, que é em C. Que notas Jack vai usar para tocar a musica?
O Jack pode tocar qualquer acorde das tonalidades de Dó. É legal estudar campo harmônico (tem na busca) e cadências (tem na busca também).
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jeanwhite Veterano |
# jun/12
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LeandroP Vlw, muito obrigado, me ajudou muito. :)
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lkzone Veterano |
# nov/12
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uma pergunta: para improvisar bem é imprescindível decorar os intervalos no braço da guitarra?
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lkzone Veterano |
# nov/12 · Editado por: lkzone
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ou eu posso ser um ótimo improvisador memorizando só os shapes?
Obs. descupe o duplo post , é que eu to me acostumando com o fórum ainda
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Jube Veterano |
# nov/12
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lkzone Só sabendo os shapes você só vai vomitar um monde de notas sem saber o que está fazendo. Para consumo imediato você pode até decorar o shape e brincar um pouco e até treinar, mas enquanto isso vá estudando intervalos e as escalas que formam o shape para saber o que você está fazendo e saber como encaixar seu improviso na música.
Decorar o shape é como decorar o alfabeto, você precisa saber como cada letra se encaixa nas palavras, caso contrário você vai hkjh sdfg ujoi jkl hjk hksdf hkj sdhgk.
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LeandroP Moderador |
# nov/12 · Editado por: LeandroP
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lkzone uma pergunta: para improvisar bem é imprescindível decorar os intervalos no braço da guitarra?
Eu acredito que sim. Muita gente improvisa, e muito bem, de uma forma intuitiva, sem teoria. De qualquer forma, acho que conhecer os intervalos facilita e muito uma improvisação mais consciente.
ou eu posso ser um ótimo improvisador memorizando só os shapes?
Decorar os shapes (desenhos) facilita sim, e educa os dedos também. É legal memorizar os shapes por intervalos. Acho que fica mais simples e uma coisa acaba ajudando em outra. E aplicando os intervalos sobre os shapes, você acaba se libertando dos desenhos, que muitas vezes prende o músico que não conhece os intervalos.
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LeandroP Moderador |
# nov/12
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Jube caso contrário você vai hkjh sdfg ujoi jkl hjk hksdf hkj sdhgk.
kkkkkk é por aí mesmo!
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LeandroP Moderador |
# nov/12 · Editado por: LeandroP
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Para entender a relação intervalar nos desenhos de escalas e acordes, utilize como referência a tônica do acorde/escala em uma determinada corda grave (cordas Ré, Lá e Mi (bordão). Partindo desta tônica, memorize os intervalos na mesma casa da tônica, conforme a ilustração abaixo:
Intervalos no braço da guitarra - Relação com a tônica nas cordas Ré, Lá e Mi (bordão)
Com esses intervalos em mente, fica fácil localizar os demais intervalos em relação a tônica. Por exemplo, a terça maior está uma casa a frente (um semitom) da terça menor. A oitava está duas casas a frente (um tom) da sétima menor.
Nomenclatura utilizada na imagem acima:
M = maior m = menor J = justa T = tônica numerais = intervalos
Edit: Observe também no desenho, que a tônica tem logo na corda abaixo da sua, o intervalo de quarta justa (4J), e na corda acima, um intervalo de quinta justa (5J).
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slipknotcr7 Veterano |
# nov/12
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marcando pra ler d dpsis
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