Livros sobre improviso (muita dificuldade).

    Autor Mensagem
    luckseven
    Veterano
    # fev/08


    Eu to terminando de ler e pricipalmente de entender o livro Harmonia e Improvisação do Almir Chediak. Já sei bastante coisa e to aprendendo a analisar músicas do Tom Jobim e outras tantas. Mas a dificuldade maior está no improviso, pq tenho dificuldades no improviso quando encontro um AEM (acorde de emprestimo modal), diminuto de passagem, sub V7...

    O Volume II do Harmonia e impovisação fala sobre isso?
    O livro a arte da improvisação é bom nisso tbm?

    Abraço

    rsp_guitar
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Dá uma olhada nesse site. em alguma das páginas tem um método muito bom do Frank Gambale.

    http://f-59.mylivepage.ru/page/1

    filipe p marcato
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    sei lá mas para mim aprender improviso ou meios para improvisar tira a validade do improviso... segundo o aurélio tbm!!

    DungaRedHot
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    a cara pra min improviso é improviso...chega la e improvisa...kal a graça de ter regras pra improvisar kkkkkk

    Jg Destroyer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    DungaRedHot
    nao eh qestao de regra amigo, eh questao de tom
    Tem que saber a escala pra improvisar, nem que seja a penta menor
    se não sai do tom e fica feio ;)

    filipe p marcato
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Jg Destroyer

    mas isso é algo que se deve saber para tocar na verdade!!afinal ninguem é o robocop

    Jg Destroyer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    filipe p marcato
    ehuehue nao entendi mto bem
    mas eu acho bem dificil a pessoa sair improvisando no tom sem saber uma escala, sendo que nao entende nada de improviso entendeu?

    pra improvisar sem escala e sem noçao de licks ou o cara eh um genio como hendrix e compaia, ou ele ja eh mais avançado na guitarra, o que eu ACHO que nao eh o caso do nosso amigo ali em cima

    entendeu?

    =)

    guitartube
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    luckseven

    Quando eu começei a tocar violão/guitarra, eu juntei uma grana e comprei este livro. O pouco que sei, aprendi nele, eu tocava quase todas as músicas e progressões dele, depois passei para solo etc...

    Vc tem que tocar o que está nele, para depois se guiar sozinho. Se treinar nele, vc vai mentalizar as harmonias e as melodias associadas das músicas, vai associar os sons e os ritmos, o resto é consequência e desenvolvimento natural.

    Ler apenas e esperar acontecer, não adianta, é perder tempo.

    Aprenda harmonia na prática, quando vc souber tocar bem umas progressões bem sacadas, vc vai reconhecê-las em qq música e vai ficar + fácil para escolher um caminho para improviso.

    Boa sorte.

    DungaRedHot
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: DungaRedHot
    · votar


    n falei nada sobre não conhecer a escala...conhecendo bem o braço da guitarra voce pensa na escala a partir do tom e divirta-se...

    claro q a estudo...as gregas...escalas..etc mta coisa...só falei q apesar de tudo isso...axo q o melhor jeito é por um backing track...ee tocar...de preferencia tendo conciencia do tom e etc....

    só naum axo legal tomar uma escala como regra...voce pode sair das notas dela as vezes sem fikar feio...só saber fazer...

    ps: tem mtos metodos q ajudam a conhecer o braço da guitarra e com um bom tempo tocando voce sabe o som q vai sair e tem uma noção mental se vai combinar ow naum...

    cara Stevie Ray Vaughan n sabia o nome das notas que tocava...xP...

    de qualker jeito vou peskisar sobre o livro...afinal tenhu a mente aberto e axo q material para estudo é sempre bem vindo....

    Bolo de laranja
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    empréstimo modal é quando a troca se dá de forma passageira,se ela ficar no tom caracteriza uma modulação.

    qual sua dúvida?

    luckseven
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Bolo de laranja
    bom é o seguinte

    eu to bem na questão de harmonia, mas quando pego uma música com algumas tretrades eu me perco na hora de improvisar por exemplo:


    1ª parte da música: A7M - C#m7 - D7M - D/E
    2ª parte: Em7 - A7 - D7M - C#7 - F#m7 - D/E

    a música é simples e tem apenas esses acordes, mas na hora de improvisar fico meio perdido, pq não dá pra usar apenas pentatonicas nessa harmonia e quando entra o II - V - I e depois o SubV7 (Em7 - A7 - D7M - C#7) eu fico totalmente perdido no improviso.

    Conheço os modos, tenho algo q fala sobre as notas evitadas, mas não consigo improvisar em uma harmonia mais rica.

    Sei tocar blues (penta menor), improvisar um rock simples C - F - G, mas em harmonias mais ricas eu fico totalmente perdido.

    To assitindo a aula do Edu sobre improvisação sobre modos agora vou anotar tudo o q ele fala, mas o q vcs puderem me dar de dicas é muito legal.

    Obs: Gosto de Jazz/ Funk/ Soul/ Fusion e pra tocar esses estilos tem entender muito de música então tudo q puderem me dar de dicas eu vou agradecer.

    Homem Cueca
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    luckseven
    Folow your heart (and your ears).

    Nem tudo é teórico, já vi muita coisa que na teoria era para soar bem, mas na verdade soa horrível. Principalmente com improvisação, que é algo MUITO, mas MUITO pessoal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Livros sobre improviso (muita dificuldade).