Dificuldade em sair do desenho da escala num improviso

Autor Mensagem
Les Guitar
Veterano
# dez/09


Toco guitarra tá fazendo uns 3 meses eu acho, sei os desenhos de escalas maiores, menores e a penta. Só que se pego uma BT e começo a tentar improvisar, eu só fico no mesmo desenho, não consigo achar as notas no braço, me sinro perdido e no final fica uma verdadeira merda.

Queria saber como faço pra dar mais 'vida' ao improviso e sinceramente, fazer sair alguma melodia decente, porque tá horrivel :(

Se me dão uma base de Lá, eu posso improvisar dentro das escalas de lá e das suas relativas maiores e menores, né?

Me deem alguma luz, tenho varias BTs mas tão mofadas ;(

Abraço

Manubio
Veterano
# dez/09
· votar


Les Guitar
Cara, um jeito legal que me ensinaram é dividir os shapes que vc conhece, tipo, pega os desenhos e toca só os das tres primeiras notas, em todos os desenhos, para vc perder a mania da verticalidade no braço e começar a se achar na horizontal tb, depois disto, tenta encaixar a penta e a maior, vc vai ver como vc vai conseguir visualizar muito melhor o braço.

Abraço

leonardobarcelos
Veterano
# dez/09
· votar


O problema é que voce ta usando a musica dentro da escala e nao a escala dentro da musica. a escala é um auxilio e nao uma regra.

Infelizmente isso acontece muito com as pessoas que iniciam e voce nao é unico e nem uma aberração. voce tem que começar a explorar o som que voce quer fazer.

uma grande dica é voce solfejar o solo na boca antes de executá-lo, pelo menos serve bastante pra mim.

Les Guitar
Veterano
# dez/09
· votar


nao é unico e nem uma aberração
Ba valeu, velho. auiehieauheauheiauhea

Valeu os comentarios.

Tava lendo em topicos de Jams e tal, o que seriam licks/shapes e essas coisas todas que o pessoal usa mas eu não faço ideia do que seja?

CabeçaChataRocker
Veterano
# dez/09 · Editado por: CabeçaChataRocker
· votar


procura as mesmas notas do desenho em regioes proximas a eles, com o tempo vai acostumando a sair do desenho XD

Les Guitar
Veterano
# dez/09
· votar


CabeçaChataRocker
Eu ia citar isso no primeiro post mas acabei esquecendo. Outro problema pra mim é achar as notas ao longo do braço pois não sei onde a maioria fica :T

CabeçaChataRocker
Veterano
# dez/09
· votar


aih vai de saber teoria tambem, a escala em si, nao so os desenhos.

leonardobarcelos
Veterano
# dez/09
· votar


Les Guitar

Outro problema pra mim é achar as notas ao longo do braço pois não sei onde a maioria fica :T

Cara o braço da guitarra é cheio de macetes, só é meio complicado, pelo menos pra mim, explica-los escrevendo.

Dá-se ai a falta do acompanhamento de um bom professor.

Les Guitar
Veterano
# dez/09
· votar


CabeçaChataRocker
Ai entra o problema eu só sei os desenhos ¬¬

LeandroP
Moderador
# dez/09
· votar


Estude intervalos!

toco guitarra tá fazendo uns 3 meses eu acho

Normal isso... Sem grilos.

Bereta
Veterano
# dez/09
· votar


Les Guitar

Cara, faça o q o pessoal disse mesmo! Divida a escala em partes, oitave, procure essas notas em outras regiões e vá treinando sempre e com paciência. Brinque com pentas tb que vai achar bem mais fácil de improvisar! Pode ter certeza disso. E acima de tudo: treino e paciência ;)

Les Guitar
Veterano
# dez/09
· votar


leonardobarcelos
Que macetes, por exemplo?

Valeu pelos comentarios galera!

Guynho
Veterano
# dez/09
· votar


Cara, eu tb to começando, e é dificil mesmo. Eu vou tentar exemplificar alguma coisa...

leonardobarcelos
O problema é que voce ta usando a musica dentro da escala e nao a escala dentro da musica. a escala é um auxilio e nao uma regra.
uma grande dica é voce solfejar o solo na boca antes de executá-lo, pelo menos serve bastante pra mim.

O que ele quis dizer, ali na primeira parte, é: Existem "cliches" nas musicas, frases típicas, sequencias na escala, etc, típicos de cada estilo. Não é simplismente "subir e descer" a escala. Tu vai ver que, no blues, existem algumas sequencias na escala que são classicas, tipo Double stops com bends, enfim. Portanto, primeiro dá uma boa ouvida no tipo de som que tu quer fazer, pra tu ter um ponto de partida, e usa o desenho da escala pra se orientar...

Les Guitar
Veterano
# dez/09
· votar


Guynho
Tá mas o que eu mais conheço são blues com longos bends e eu nao quero só fazer isso num improviso. Tipo quando eu quero botar mais velocidade e por alguns ligados, não tem melodia nenhuma, se repetindo em baixas velocidades.

Frankie
Veterano
# dez/09
· votar


Tem um video do Gustavo Guerra especial para a revista Guitarra Cover, que ele mostra como 'dividir' a escala em 3 partes, oitavando.
Só jogar 'Gustavo Guerra' lá no Youtubeu e verás. O video é 16 min de duração.
Aposto que não é dificil encontrar.
Abçs.

R Palma
Veterano
# dez/09
· votar


Frankie

Tem um video do Gustavo Guerra especial para a revista Guitarra Cover, que ele mostra como 'dividir' a escala em 3 partes, oitavando.
Só jogar 'Gustavo Guerra' lá no Youtubeu e verás. O video é 16 min de duração.
Aposto que não é dificil encontrar


Por acaso seria esse?

http://www.youtube.com/watch?v=-hQDr_vvrlk&feature=fvsr

_Dio
Veterano
# dez/09
· votar


Frankie
Esse vídeo aí é legal, guardadas as respectivas opiniões a respeito do "tocador" em questão hahaha.

R Palma
Que eu lembre (bem intrometido, xD), é esse mesmo =D

daniel_guitar
Veterano
# dez/09
· votar


Les Guitar
brother, isso é normal, o lance e você estudar harmonia, tirar a base da nota por nota e conhecer mais o braço da guitarra e estudar e com o tempo você vai notar a diferença eu toco a muito tempo e por ser preguiçoso só agora to fazendo isso e vejo o tempo que perdi e olhe que to só no começo mas muda muito

Les Guitar
Veterano
# dez/09
· votar


daniel_guitar
Valeu, mas estudar o braço pra mim é um problema, não sei por onde começar ;(

daniel_guitar
Veterano
# dez/09
· votar


Les Guitar
tipo faz um desenho do braço, e escreve as notas de cada casa, vai falando alto pra decorar enquanto toca, você fazendo isso vai começar a sacar umas dicas pra se guiar e assim depois começa, ta corda tal casa, e a nota x aleatoriamente

Bravenewworld
Veterano
# dez/09
· votar


coloca tecnicas de arpejos e sweping
vai fica mara, tem varios exercicio no youtube
e tipo nao fica preso em uma parte da escala
por exemplo c vc esta em uma base de La procure notas q estao dentro do acorde e procurando explorar o braço pegando a nota La em varias partes do braso!!!

nicida
Veterano
# dez/09
· votar


treinar treinar e treinar.

o resto é encheção de linguiça!

Les Guitar
Veterano
# dez/09
· votar


nicida
Legal, só não sei por onde começar :P

help :P

ogner
Veterano
# dez/09 · Editado por: ogner
· votar


Les Guitar

Quer dar uma guinada e uma mudada??

Faz o seguinte:

Grava uma base com 2 ou 3 acordes somente...2 compassos ou 3 pra cada!! Maiores primeiro. Aprenda uns desenhos de arpejo, varios..Tem na net de montão.....Coloque a base pra tocar.

Ex: Base tem :| C | C | B | B |:

Agora treine os arpejos ( mode uo desenhos, imprima ) correspondentes aos acordes, e quando muda o acorde tente ligar um arpejo no outro na mudança....

Ainda e tão importante quanto:
Saiba as notas que esta fazendo (cante-as)....Decore os arpejos falando as notas que o formam e se possível (faça) identifique intervalos ( 3 maior, menor, quinta, oitava)

Isso não vai te ajudar diretamente no improviso mas vc esta bem perdido, e isso vai te ajudar muito na frente, principalmente em bases que modulam...Que não tem um tom apenas pra improvisar.....Alem do conhecimento das notas pelo braço de um modo pratico bem interessante...

É com vc, filhão!!

Les Guitar
Veterano
# dez/09
· votar


ogner
Hm valeu velho, e tipo eu posso altera entre um arpejo e uma penta e uma escala maior ou menor sei lá, dentro da tonalidade certa?

ogner
Veterano
# dez/09
· votar


Les Guitar

Sim, sim....Melhor ainda!!! Mas vá por partes pqno gafanhoto!

JeanGU SOLO-5000
Veterano
# dez/09
· votar


dae veio...pra vc q ta começando eh normal fase isso, eu toco a 8 meses e agora q eu consigo improvisa, no começo, tente pega solos dos otros, guns eh uma boa, e toqueos acompanhando com uma backing track , pois isso ajuda mto a pegar interpretaçao e aprender a solar acompanhando bateria ou qualquer q seja a base ou estilo musical.
Para começar a solar use escalas pentatonicas, pois seus desenhos sao relativamente simples , nao sei c vc jah sabe alguma coisa de colcheia ou semi-colcheia...bom , qualquer duvida meo msn eh jeanmegas@hotmail.com ,qualquer duvida soh me add ak.flw.

rene matos
Veterano
# dez/09
· votar


Les Guitar
Hm valeu velho, e tipo eu posso altera entre um arpejo e uma penta e uma escala maior ou menor sei lá, dentro da tonalidade certa?

cráru cróvis!

vai uma dica pra você mesclar as coisas.
quando estiver fazendo os desenhos que você sabe da escala, pense que a penta tônica é só CINCO notas (pentatônica) da escala. Tendo isso em mente, olha pro braço e pras escalas que você está fazendo e visualiza mentalmente a pentatônica. Isso vai gerar uma imagem mais simplificada do que é a escala, fazendo você ter mais idéias na hora da impro, sendo que dois tipos de escala já estão na sua mão particamente.

Essencial:

Pegar os seus guitarristas favoritos e pesquisar LICKS deles e das influências de guitarristas antigos deles. Treine todos que puder. Videos no youtube, sites na internet de tabs com licks...

Afinal, se não sabe, lick é um tema, um jargão da guitarra vamos dizer assim. São frases feitas que dão muito bem em determinada escala ou variação de escala. Se você não tiver algo a tocar, uma intenção de solo na hora da improvisação não vai sair muita coisa boa não. Como disseram escala é só uma regra pra tons, e se não pegar coisas boas dela e mesclar idéias vai parecer só um monte de notas jogadas ao ar na hora da impro.

Site bom com licks de blues:
http://www.bluesforpeace.com/blues-licks-pg1.htm

Recomendo começar com blues, pra você pegar bem os bends e vibratos. A intenção blues é solos com mais feeling e não muita técnica apurada. Acho bom começar a elaborar um plano de estudos partindo daí.

Ah lembrando o cifraclub tem licks... pesquisa lá.

Abraços

Bendsup
Veterano
# dez/09
· votar


Les Guitar

só tem um jeito: estudar identificando cada nota como um grau.

DECORAR SHAPES É PERDA DE TEMPO!!!!!!!!!!!!!!!

Maltars
Veterano
# dez/09
· votar


Les Guitar

você pode fazer isso e muito mais,você pode adicionar os modos gregos e vai ficar tudo na tonalidade certa,e isso se aplica em vários estilos assim como no blues,no rock, é tudo a mesma coisa o que muda é o geito que você toca,os riffs que você cria e a criatividade que você tiver ^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dificuldade em sair do desenho da escala num improviso