É verdade que captador desmagnetiza?

    Autor Mensagem
    Ricky_Hard
    Veterano
    # fev/08


    eu ouvi dizer, mais não sei se eh verdade, por isso vim pedir a opinião de quem entende mais. fico grato.

    Saitu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    sim, é...

    Juliano P
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ricky_Hard
    demora..mas eh verdade..os de alnico principalmente..
    mas nao se preocupe com isso...demoram mto!

    Ricky_Hard
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    tipo, qndo eles perdem akela capinha protetora de niquel se naum me engano, e fica só no ferro, ele piora?acho q da pra entender o q eu kis dizer, eh como se ele oxidasse e perdesse aquele cromo

    karil marx
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ricky_Hard

    é +- isso, tem varios tópicos falando disso e o ideal é pegar um pouco de esmalte transparente e passar nos polos do captador, isso melhora a durabilidade e muda o som de forma quase iperceptivel.

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Bo noite!!!

    Ricky_Hard
    Sim, é verdade. Segundo alguns fabricantes o alnico a cada dez anos perde em torno de 50% da sua capacidade magnética; já os cerâmicos perdem cerca de 1% de sua capacidade a cada 70 anos.

    tipo, qndo eles perdem akela capinha protetora de niquel se naum me engano, e fica só no ferro, ele piora?
    Não. A ferrugem não altera em nada o captador a não ser sua aparência.

    karil marx
    pegar um pouco de esmalte transparente e passar nos polos do captador, isso melhora a durabilidade e muda o som de forma quase iperceptivel.
    Na minha opinião esse procedimento é somente estético a fim de que a ferrugem não se instale nos polos do captador ou, quando existente, após sua retirada, ela não volte a surgir. Passar esmalte ou mesmo superbonder é uma medida estética a fim de que os captadores não adquiram aparência de velhos, mas não aumenta sua durabilidade ou altera seu timbre.

    Valeu!!!

    Ricky_Hard
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Penta_Blues
    cara, valeu muito pela ajuda, eu achei meio estranho pq eu to tirando harmonicos da minha condor rx 30 e naum consigo tirar da minha jackson jdr, e os harmonicos da condor ainda saum bonitos, achei q pudesse ser por causa disso, depois procuro ou crio um topico sobre isso, mais se alguem puder me ajudar aki hehe^^. valeu a todos

    Juliano P
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ricky_Hard
    isso depende das cordas..ate dos trastes..da pegada..do captador..alguns com saida mais alto as vezes eh melhor tirar os harmonicos etc!

    Soulface
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    karil marx
    Cara, isso aí não tem absolutamente nada a ver com a desmagnetização dos captadores.
    É apenas uma forma de evitar as ferrugens.
    Cuidado pra não andar trocando as bolas por aí e repassar informações equivocadas pra qm está começando.


    No mais, o Penta falou tudo!

    Juliano P
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ricky_Hard
    mas a desmagnetização nao eh nao...
    só se sua jackson eh de 1920

    Thedekai
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    os de alnico sim mas demora um certo tempo viu
    os de ceramico praticamente nao desmagnetizam

    two
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: two
    · votar


    Alnico + ou - 50 % a cada 10 anos ( o que torna o timbre as guitarras vintages tão cultuados)
    Cerâmicos + ou - 1% a cada 70 anos
    Como já disse nosso amigo Penta

    Li isso acho que foi naquelo guia do Edmar Luigi, ou foi na guitar player, quando estava pesquisando sobre os captadores que iria colocar em minha tele.

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Boa noite!!!

    two
    Li isso acho que foi naquelo guia do Edmar Luigi, ou foi na guitar player,
    Esta informação está no livro do Edmar sobre captadores. Como ele não indica quais fabricantes dão este tipo de informação, também não fiz referencia a quaisquer deles.
    Valeu!!!

    two
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Penta_Blues
    Mas creio que essa informação não são dos "fabricadores" em sim dos pesquizadores e estudiosos.

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Penta_Blues

    Sim, é verdade. Segundo alguns fabricantes o alnico a cada dez anos perde em torno de 50% da sua capacidade magnética; já os cerâmicos perdem cerca de 1% de sua capacidade a cada 70 anos.


    essa informacao e discutivel, segundo Bill Lawrence em 100 anos o alnico perde cerca de 0,5% de sua "forca magnetica"


    http://www.billlawrence.com/Pages/Pickupology/magnets.htm

    abraco!

    Soulface
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Agora, o mais importante de tudo é q, se procupar com isso é a maior besteira!

    two
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Soulface
    Henrique S.
    Penta_Blues
    Se achar que o som mudou, ficou ruim daqui a 10 anos, e que o captador perdeu o magnetismo, troca ele que o problema está resolvido.

    Mas acho que usando mal, tipo, deixando a guitarra cair em excesso, batendo nos captadores com outros metais etc, pode atrapalhar o magnetismo, alterando o timbre do captador.

    Soulface
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Henrique S.
    Segundo alguns fabricantes o alnico a cada dez anos perde em torno de 50% da sua capacidade magnética
    segundo Bill Lawrence em 100 anos o alnico perde cerca de 0,5% de sua "forca magnetica"

    Eles falam isso pq não conhecem ains os caps Soulface com magnetização eterna!

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    two

    na real, acho que ai que ta o esquema, do cap ir ficando fraco, dai que tem a lenda dos "caps megaultrasupremefeeling vintage single coils"


    Soulface


    ehuahuehueahueahueahuehueauhaehu
    se de problema posso manda de volta pro fabricante?
    com o frete pago pelo mesmo, e claro ehuahuehueahuahuea

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Boa noite!!!

    Henrique S.
    essa informacao e discutivel, segundo Bill Lawrence em 100 anos o alnico perde cerca de 0,5% de sua "forca magnetica"
    Acho importante que vc leia cuidadosamente o texto, pois ele não coloca em discussão a informação apresentada no livro que citei como fonte.
    O texto diz:
    Before the introduction of alnico magnets in 1935, permanent magnets were not quite that permanent. During a certain time, they lost a good amount of magnetism till they finally reached a stable condition. The process to accelerate this decay was called in the industry, "magnetic aging." In modern science, it is called "stabilizing." Since the '50's, we use Alnico 5 magnets which lose, under normal conditions, less then half a percent per 100 years.
    Uma análise mais cuidadosa sobre o texto a que vc se refere mostra que os magnetos de Alnico 5 usados nos captadores Bill Lawrence é que desmagnetizam menos de 0,5% por conta de um tratamento a que são submetidos.
    Nesse mesmo texto é dito que existe um processo para acelerar a desmagnetização e que ela também acontece independente de tratamento...

    Valeu!!!

    Ricky_Hard
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    two
    Mas acho que usando mal, tipo, deixando a guitarra cair em excesso, batendo nos captadores com outros metais etc, pode atrapalhar o magnetismo, alterando o timbre do captador.
    Bom, quanto a isso não tem problema, ela eh bem cuidada, se for verdade essa historia de perder magnetismo depois d 10 anos, não tenho certeza, mais esse lance dos harmonicos pode estar relacionado a isso? pq ela eh uma jdr 94, ja tem 14 anos e esta com tudo original, cap jackson.

    Soulface
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Henrique S.
    se de problema posso manda de volta pro fabricante?
    com o frete pago pelo mesmo, e claro ehuahuehueahuahuea

    Enfia numa garrafa de vinha, tampa b e jogue no mar.
    Qndo chegar eu te aviso! hauehuaheuaehauehehuae

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Penta_Blues

    sei que livro se refere, mas no meu ponto de vista, o texto se refere ao Alnico V em forma geral, nao o exclusivo

    valeu!

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Soulface

    ate la ate um captador de neodimio ja desmagnetizou hueahueahueahuaehu

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Boa noite!!!

    Henrique S.
    Vc tem razão.
    Até porque é sempre muito bom buscar informações de fontes diferentes pra não cometer o erro de achar que a primeira informação que vc encontra é a correta e acabar tomando isso como verdade absoluta.
    Como o nosso camarada Soulface comentou, pouco importa o quanto se desmagnetiza um captador já que a maioria não estará aqui daqui a 100 anos, nem tem uma guitarra construída há 100 anos atrás (até porque não existia...rs) pra saber o quanto realmente se desmagnetizam os captadores....rs
    Valeu!!!

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Henrique S.
    · votar


    Penta_Blues

    sim na real, isso do alnico demagnetizar e bobagem, nao vai se de um dia pro outro que "nossa, meu captador morreu!!!"

    pq mesmo que ele perca 50% a cada 10 anos, vai ser uma progressao infinita, sempre reduz, mas nunca chega a 0
    e isso pode ser o grande "tchan" do captador (por exemplo num cap de uma fender 54 isso seria o diferencial, os magnetos velhos heheh)

    valeu!!

    two
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ricky_Hard
    Mas se não me engano, seus pickups são cerâmicos, mas não tenho certeza.
    Tenho uma strato Hurricane de 1985, o timbre dela é fantástico, apesar de que os pickups dela são tipo blindados, por cima eles são tipos os lance sensor, sem os polos, e por baixo são tampados com uma espécie de plástico que foi moldada para lacrar os captadores, e como comprei ela usada não sei se aconteceu alguma alteração no seu timbre.

    Iago
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    peguem o exemplo..
    quais sao os timbres mais famosos de guitarra?

    escolhi 3 exemplos:

    hendrix, clapton e jimmy page...

    quais eram as guitarras principais que eles usavam?

    Hendrix- stratos de 1959-1968
    Clapton - principalmente ES-335 1964 e SG 1964 no Cream. Depois stratos da 2ª metade dos anos 50 (blackie e brownie)
    Jimmy Page - LP #1 de 1959

    Hendrix no auge usava guitarras de 0 a 7 anos de idade.

    Clapton no cream guitarras de 4 anos.

    em 1969 a LP 1 de Page tinha 10 anos.

    ou seja, nenhum deles usava "vintage". seus instrumentos eram novos ou tinham pouco uso quando adquiridos, por isso ja era a lenda de que som classico eh som de PAF (so a de LP de Page no caso tinha PAF)ou captador envelhecido.

    Nos_FERA_tu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    É mais facil vc torcer o braço, rachar o bojo, dobrar a guitarra do que desmagnetizar o captador tão rapidamente. rssssss
    Pra desmagnetizar ele vc precisa saber a curva histerética do captador e aplicar realinhar os dominios magnéticos do mesmo de forma que a magnetização se torne nula...mas é quase impossivel fazer isso sem ser em laboratorio...

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É verdade que captador desmagnetiza?