Nunca pegou numa guitarra? Aqui é o seu lugar!

    Autor Mensagem
    diego gr
    Veterano
    # fev/08


    Conforme assunto iniciado NESSE TOPICO, crio este topico para colocarem dicas e recomendações em geral que evitem ao guitarrista iniciante adquirir certos vícios e manias erradas.

    Minhas dicas são:
    1) Cuide com a posição do dedão, não faça como os artistas que deixam o dedão lá em cima, acostume-se com a postura correta,

    2) Treine sentado com a guitarra na perna esquerda (se você for destro o.O), assim quando você for tocar de pé a diferença não será tão grande,

    3) Faça alongamentos antes de tocar

    4) Acostume-se a abafar as cordas mais próximas das que estás tocando, com o tempo isso se tornará automático

    5) Primeira vez com uma guitarra? Toque isso:

    e------------------------------------------5-6-7-8-----
    B----------------------------------5-6-7-8-------------
    G--------------------------5-6-7-8---------------------
    D------------------5-6-7-8-----------------------------
    A----------5-6-7-8-------------------------------------
    E--5-6-7-8---------------------------------------------

    Maneira de tocar: com palhetada alternada (uma pra cima e outra pra baixo), apertando o dedo da mão esquerda na corda APENAS quando for palhetar. Não precisa retirar os dedos quando for tocar as casas maiores. E cuide a posição do dedão!!!

    6) Acostume-se a tocar usando as PONTAS dos dedos da mão esquerda, usando o máximo possível de força quando for tocar, mesmo que seja só o 5678

    7) Pegue uns grooves de bateria na internet e treine usando eles

    qew
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    diego gr
    Legal, dicas interessantes =D

    Kamus23
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    diego gr

    Desculpe a critica mas é critica positiva.
    Não tem nada a ver o lançe do dedão, eu toco com o dedão quase encostando na corda E e nunca tive problema.
    O problema é que muito se acostumam e tipo se precisar descer o dedão ate na postura certa não sabem.

    Isso vem de cada um, se ficar melhor pra tocar com o dedão emcima deixa o deão lá

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    mais algumas dicas:

    - decore todos os acordes maires e menores. maiores são os que tem nome com uma letra só (A B C D E F G), menores são os que tem um m minusculo (Am Bm Cm Dm Em Fm Gm). ninguem consegue fazer todos ele de primeira, mas tem que ir treinando, um pouquinho por dia. Os desenhos dele da pra pegar no cifraclub.

    - monte eles de modo que os sons de todas as cordas saiam limpos, tanto as que voce segura quanto as que ficam soltas. pra isso, monte o acorde e toque cada corda individualmente.

    - não é necessário fazer força pra segurar o acorde, é mais questão de jeito. no começo todo mundo faz força pra segurar mais firme. cansa muito e doi os dedos. depois vai pegando as manhas.

    enfim, é isso.

    makumbator
    Moderador
    # fev/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    diego gr

    Legal o tópico, mas discordo totalmente quando diz para usar o máximo possível de força nos dedos da escala. Acho que o correto é exatamente o inverso, o mínimo de força. Pois assim se terá menos problemas físicos, maior resistência, etc...
    Estudo o contrabaixo acústico(com professora da UFRJ) e o contrabaixo elétrico(além de arranhar a guitarra), e nos baixos essa é a filosofia de digitação, o menor esforço e o menor movimento, maximizando o gasto de energia.

    diego gr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Vi numa video aula que é bom sempre pressionar a corda o mais perto possível da ponte, tipo no "final" da casa. Eh verdade?

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    diego gr

    Acho que vc quis dizer o mais perto possível do "traste", não seria isso? Se for, está correto, o mais perto possível do traste, sem no entanto ficar sobre ele.

    diego gr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    makumbator
    isso mesmo, mas na direção do próximo traste, não do anterior

    isso faz o que??

    8p

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    diego gr

    Exatamente, no sentido do traste a frente. essa é a melhor posição, pois evita o trastejamento no próprio traste da casa tocada(que ocorre quando se toca muito recuado na casa, tendendo ao traste anterior) e também evita que se mate e abafe a nota(que ocorre quando se toca exatamente em cima do traste da casa desejada). Além de ser essa posição a que melhor aproveita a força exercida pelos dedos(que como comentei antes devem ser a menor possível). Experimente tocar em cima da traste e muito atrás e ouvirá a diferença óbvia.

    diego gr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    makumbator
    bela explicação prof

    diego gr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    postem mais dicas ou corrijam as minhas, depois nós organizamos as dicas finalizadas num tópico separado

    diego gr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    uma dúvida que tenho: a ponte da minha guita é TUNE-O-MATIC e eu tô acostumado a tocar a maioria do tempo com a mão encostada na ponte. Devo evitar esse costume??

    E outra: devo acostumar-me a palhetar todas as cordas e abafar as que eu não quero com a mão esquerda?? ou devo palhetar apenas as cordas que quero usar?

    guilherme.rizzo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    diego gr

    Sinceramente, não acredito nessas "receitas de bolo" para se começar a tocar.

    Acho que o contato com o instrumento deve ser livre, principalmente no início, para possibilitar o surgimento de inovações e para que o músico crie a sua identidade.

    Depois de algum contato acho que um pouco de técnica pode ajudar.

    Atualmente tá todo mundo pasteurizado.

    diego gr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    pô, teve um dia, 3 semanas depois que eu comprei a guita, que eu comecei a tocar e sem querer tirei várias partes de músicas, e aprendi os famosos powerchords naquele dai tbm, parecia que os meus dedos tavam fazendo mágica
    aquele foi o dia mais foda de todos na minha experiencia guitarristica, depois acabei perdendo o estimulo pra tocar, toco só de vez em quando

    Foukez
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Foukez
    · votar


    Que dedão lá em cima que o que...
    Isso é coisa de quem estuda violão eurudito...

    Pessoal,toquem da forma mais confortavel possivel

    guilherme.rizzo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    diego gr

    Mas se você ficar só praticando técnica, 1234, palhetada alternada, etc e tal, em uma semana você vai querer quebrar a guitarra na cabeça de alguém.

    O mais divertido pra mim é tocar junto com alguma banda de sua preferência.

    Eu faço isso direto, sem me preocupar com técnica, só para curtir.

    doomer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    E os acordes?

    diego gr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    doomer
    mas é aí que tá, eu dei só algumas poucas dicas, faltam muitas ainda

    :(

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nunca pegou numa guitarra? Aqui é o seu lugar!