Autor |
Mensagem |
alexdiffer Veterano |
# fev/08
Eae galera enquanto eu nao concluo meu livro que estou escrevendo especialmente para o FCC resolvi criar esse topico para postar algumas licoes para voces a respeito de harmonia & improvisacao.
Para inaugurar trago a voces uma licao sobre como aplicar triades sobre o ciclo de 4as. É um recurso bem legal para se improvisar uma passagem ou até para se encerrar um solo.
Consiste no seguinte:
Tendo o campo harmonico de C maior como exemplo e a partir do seu VI grau cria-se uma progressao baseada em intervalos de 4a.
Am | Dm | G | C | F | Bdim | Em | Am
Esta é a progressao sobre a qual iremos aplicar as triades.Abaixo veja os acordes usados e suas notas usadas no exemplo.
Am (A-C-E) Dm (D-F-A) G (G-B-D) C (C-E-G) F (F-A-C) Bdim(B-D-F-G#) Em (E-G-B)
Abaixo a tablatura do exercicio com tapping mais ai entra sua criatividade, escolhi o tapping pois é de facil execussao, mais voce pode aplicar sweep em tercinas, sextinas a quantos BPM's voce quiser hehehe
Abaio o link Tab com o exercicio e a BT pra voce praticar.
A BT num tá muito boa por que meu pc é toscao e num roda certos programas mais ja serve pra estudar.
http://www.badongo.com/file/7826153
|
Andre_lokao Veterano |
# fev/08
· votar
Aew! o/ pena que não entendo 2% do que disse ai
|
alexdiffer Veterano |
# fev/08
· votar
Andre_lokao Baixa a tab e pratique com o tempo voce vai etender hehe
|
Kabelooo Veterano |
# fev/08
· votar
tbm nao entendi quase nada mais vou baxar pra ver
|
Bolo de laranja Veterano |
# fev/08
· votar
aconselho aos que não entenderam nada ler o tópico do alexdiffer que está com stick.
eu entendi tudo,mas começando pelo VI grau,também pode ser formado/considerado um CH menor,não pode?
incluia isso lá.
Menor natural = maior começada do VI grau.
|
alexdiffer Veterano |
# fev/08
· votar
Bolo de laranja Pode sim....mais pode-se comecar de qualquer grau tomei o sexto como um exemplo....
Aos Que Nao Entenderam Este é um topico como diz o titulo Master Class, para um pessoal de nivel medio/avancado....nao que nao sirva pra voces, mais creio que voces nao entenderao muita coisa hehehe
|
Bolo de laranja Veterano |
# fev/08
· votar
alexdiffer
seria melhor mudar o exemplo....porque pode confudir as pessoas.
(dica)
só não sei se sou de nível mdédio/avançado...
bem,sendo ou não,fica foda um cara que não sabe intervalos querer entrar aqui....
|
alexdiffer Veterano |
# mar/08
· votar
Bolo de laranja
Bom vamos dar um jeitinho de aprenderem intervalos
|
alexdiffer Veterano |
# mar/08
· votar
Tom e Semi-Tom
O que é?
Na guitarra no nosso caso, quando passamos, por exemplo, da casa 1 para a casa 2, a distancia percorrida foi de 1/2 tom (meio tom) ou Semi-tom, essa distancia é padrao para instrumentos de corda (com braco).
Por tanto se percorremos da casa 1 para a casa 3 temos 1Tom de distancia. Observe a formacao da escala cromatica ou semi-tonada!
C C# D D# E F F# G G# A A# B
(nao coloquei os bemois pois nao se faz necessario por enquanto)
De C para C# temos um semi-tom de distancia, já de C para D temos um Tom de distancia!
Guardem bem esta escala se possivel decore-a, agora podemos partir para a proxima etapa os intervalos!!!
Intervalos
O intervalo é a distancia entre duas notas abaixo eu coloquei um quadro que voce deve ter como biblia!!!
Segunda menor----------------------------------------> 1/2 Tom Segunda maior-----------------------------------------> 1Tom Terca menor--------------------------------------------> 1 ton 1/2meio Terca maior --------------------------------------------> 2 Tons Quarta perfeita ou justa ------------------------------> 2 1/2 tons Quarta aumentada ou quinta diminuta---------------> 3 tons Quinta perfeita ou justa ------------------------------> 3 1/2 tons Quinta aumentada ou sexta menor------------------> 4 tons Sexta maior ou Sétima diminuta---------------------> 4 1/2 tons Sétima menor------------------------------------------> 5 tons Sétima maior-------------------------------------------> 5 1/2 tons Oitava---------------------------------------------------> 6 tons
Abreviaturas:
M----------->Maior m---------->Menor J----------->Justa º----------->Diminuta ou (dim) Aum------->Aumentada
|
MarcosBorba Veterano |
# mar/08
· votar
master-class
isso soou tão Guitar Player....
|
MarcosBorba Veterano |
# mar/08
· votar
alexdiffer
aquilo que vc fez foi uma sobreposição de quartas ao invés da tradicional sobreposição de terças?
|
alexdiffer Veterano |
# mar/08
· votar
MarcosBorba Foi a intencao...por que é um topico direcionada a pequenas licoes.
|
alexdiffer Veterano |
# mar/08
· votar
MarcosBorba Nao... Eu aprenas criei uma progressao onde cada acorde tem quatro tons em relacao ao acorde seguinte tipo
C D E F G A B
De C para F temos um intervalo de 4 justa (2 tons e meio), mais em forma de acordes e nao somente como notas.
|
MarcosBorba Veterano |
# mar/08
· votar
alexdiffer
agora sim... entendi.
|
MarcosBorba Veterano |
# mar/08 · Editado por: MarcosBorba
· votar
resumindo:
Escala: C
Começando pelo grau VI, e depois adicionando intervalos de 2 e 1/2 (quartas)
Então (em graus): VI, IX (ou II), XII (ou V), VIII (ou I), sempre aumentando III graus.
então a sequencia:
nota grau na escala de C
A ..................VI D ..................II G ..................V C ..................I F ..................IV B ..................VII E ..................III
Agora, usando o campo harmônico de C (com tríades):
Am Dm G C F Bdim Em
|
MarcosBorba Veterano |
# mar/08
· votar
alexdiffer
seria isso?
|