modos gregos musicas de cada modo

Autor Mensagem
guitarg3
Veterano
# fev/08


ae galera.. citem ae uma musica d cada modo grego.. isso pode ajudar no estudo d muitos.. ouvindo musicas de cada modo as pessoas podem se familiarizar com outros sons alem do jonico

Jônico:
Dórico:
Frígio:
Lídio:
mixolídio:
Eólio:
Lócrio:

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


vou começar citando os que sei

Jônico: quase todas que ouvimos com som alegre
Dórico: Brothers in Arms - Dire Straits
Frígio:
Lídio:
mixolídio:
Eólio:
Lócrio: Máscara - Pitty

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


atualizando..

Jônico: quase todas que ouvimos com som alegre
Dórico: Brothers in Arms - Dire Straits
Frígio: Zé Ramalho - Bicho de 7 Cabeças
Lídio:
mixolídio:
Eólio:
Lócrio: Máscara - Pitty

Hyrah
Veterano
# fev/08 · Editado por: Hyrah
· votar


Dei uma leve explicada nos modos, e coloquei nos comentários uns sons que os ilustram. Espero que seja útil!

Jõnio não tem segredo. É o som da escala maior natural, músicas como Knockin' On Heavens Door caracterizam esse modo.

O Modo dórico é um modo muito utilizado em harmônias baseadas em Vamps (acorde estático). Pra ilustrar isso ouça Impressions do John Coltrane.

O Modo Frígio é bem fácil de identificar, devido ao intervalo de semitom da tônica para a 2ª menor. É muitíssimo usado no heavy-metal. Uma música que reflete bem a sonoridade é a Wherever I May Roam do Metallica

Altos sons do Satriani são baseados no modo lídio, que assim como no modo dórico, tem larga aplicação sobre harmonia estática, mas nesse caso com acordes maiores. Uma música que ilustra bem isso é a Flying In A Blue Dream.

Sempre que ver um acorde maior com sétima menor associe ao modo mixolídio. Isso é frequente no blues e em música nordestina. Você pode encarar uma sequência de A7 D7 E7 de forma modal, tratando os acordes individualmente. Ouça a intro de Pau de Arara do Kiko Loureiro.

Eólio é a escala menor natural e sua sonoridade já é bem manjada. Cito como exemplo Wasting Love do Iron Maiden.

Modo lócrio é o modo meio-diminuto, e como o
guitarg3 disse, Máscara da Pitty é um bom exemplo da aplicação desse modo no rock.

pacificpoker
Veterano
# fev/08
· votar


guitarg3
mas me expliquem uma coisa? na musica o cara n passa por muitos modos? ou e ele só se limita a um? pq num improviso ou em um solo vc passa por muitos desenhos... to aprendendo essa escala agora... descupem se a pergunta é idiota

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


Hyrah
boa explicaçao cara.. vou pegar essas musicas pra ouvir

pacificpoker
pode ate passar.. ms os modos gregos o q os caracterizam eh a harmonia por tras deles e a escala que usa.. vc pode usar um msmo riff em diferentes sequencias de acordes e obter diferentes sonoridades.. se alguem puder explicar melhor agradeço..

lam777
Veterano
# fev/08 · Editado por: lam777
· votar


Esses intervalos, jonio, dórico, dependem dos acordes que estão sendo tocados ou da nota que você esta dando enfase, mas como assim?
Vamos supor, uma musica em do maior onde você esteja usando as notas: Do ré mi fa sol la si do.
Mas a musica, esteja tocando o acorde Dm num determinado momento, então temos o efeito dórico, se a música estiver batendo Am, temos o efeitos Eólio.... Se estiver batendo F, temos o efeito Lidio... , se estiver batendo C temos o efeito jonio...

Prove!! Isso realmente acontece? Qual é a lógica?
Por exemplo
Se você começar a escala jonia de Do por La, vai obter uma escala eólia de La:
La si do ré mi fa sol la
T 1tom 1/2tom 1tom 1tom 1tom 1/2tom 1tom 1tom (observe os intervalos)

Por ré, uma dórica. Por fa uma lidia (Google: estudar Graus e Modos. )

Então quer dizer que todos os modos gregos são apenas uma unica escala mudando de tonica?
Sim, a nivel de pitagoras, sim, ou a nivel de intervalos/notas sim, todos os intervalos dos modos gregos vem de uma unica escala, começada cada hora por uma nota.
Mas com a chegada do sistema temperado do engenheiro construtor de pontes Bach(sim ele era engenheiro), foi possivel num unico instrumento mudar de tom, ou mesmo criar tensão, tocando por exemplo uma escala Lidia, no lugar da Jônia.

Mas não podemos esquecer do sotaque das escalas! Que é um outro papo que mais tem a ver com mecanica, na hora de formar frases que com notas, mas é muito mais relevante para a música moderna(Jazz, Blues, Bossa Nova e outras vertentes do tipo).

É irrelevante então perguntar qual música usa os modos gregos?
Não é irrelevante, hoje em dia existem muitas músicas que não o utilizam mais, ao menos explicitamente(apenas de forma implicita), mas se você pegar para ouvir muita música classica, encontrara todos eles subentendidos ou explicitos.
A música comercial, esta que se compra por aí, em boa parte vem também com o modo grego... Mas é claro que nós musicos, devemos estudar a música pela música!!!

É relevante estudar os modos gregos?
Ainda que seja comprovado que o Ser Humano normal já desenvolve ele em sua mente ainda criancinha ao ouvir as primeiras musicas, é interessante, conhecer as nomenclaturas, e a lógica para isso tudo que existe em nós e apartir delas, criar novas lógicas, ou derivações: Jazz, Blues, etc.

Escaleira não serve para nada? Eu só toco usando acordes!
Bom, os acordes vem das escalas quer ver?
Tome a escala Jonia:
Do ré mi fa sol la si do...
Va pulando de uma nota até que fique: Do mi sol si ré fa la do

Observe que acima estão os acordes do campo harmonico do Do maior(ainda sem ser temperado, pelo bach, mas aceitavel em nosso sistema) ....

(mostre alguns deles: Ré fa la, é um ré menor, Mi sol si é um mi menor, fa la do é um fa maior) .

Mesmo que esteja tocando usando acordes, é importante você definir qual é o seu sotaque, de qual escala ele é, ou você pode acabar tocando notas de acordes, sem um significado, apenas repetindo o que ja esta sendo tocando ficando sem sal.

Espero te-lo ajudado, e continue estudando!

Hyrah
Veterano
# fev/08 · Editado por: Hyrah
· votar


pacificpoker

Eu concordo com o que o lam777 disse. Na verdade, os modos gregos são tudo uma coisa só, o que caracteriza o som é a mudança da posição dos intervalos, e isso pode acontecer várias vezes em uma música sem sair de um mesmo Campo Harmônico.

O grande erro que eu vejo na galera estudando isso, é que muitos estudam por shapes, pensando que são sete escalas diferentes - e não são - O que vai caracterizar o uso dos modos são as suas intenções ao aplicar tais notas.

Keep on playin'!

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


boa explicaçoes =).. continuem citando musicas de cada modo

LeandroP
Moderador
# fev/08
· votar


continuem citando musicas de cada modo

Eu não vejo desta forma. Só vejo como maior e menor.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# fev/08
· votar


LeandroPanucci

Eu não vejo de nenhuma das formas citadas acima e nem do seu jeito.

Uma escala é extensão da outra... usando a tônica corretamente o resto é só mandar bala, as outras escalas são seqüência. Mais simples.

Não existe isso de 1 escala de cada música. Mesmo os modos gregos você pode solar no braço inteiro em um único tom.

LeandroP
Moderador
# fev/08 · Editado por: LeandroP
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Sim, você pode pensar que todos os modos têm origem numa mesma escala, como de fato é mesmo. Eu penso "maior" e "maior" como a tonalidade da música.

Agora uma música também pode ter diferentes escalas, sem modulação.

Hyrah
Veterano
# fev/08
· votar


O pensamento de vocês está correto, e resolve fácil em muitas músicas. Só que a coisa complica para improvisar quando a harmona tem muitas modulações, pra ilustrar cito Wave do Tom Jobim. Se você não tiver muita noção da harmona e os modos pra aplicar em cima dela o improviso trava.

Como citei antes, o erro é que a galera relaciona modos com escalas, quando na verdade tem é muito mais a ver com harmonia.

[]'s

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# fev/08
· votar


LeandroPanucci

Isso. Agora você disse o que eu queria ter escrito.

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


ms existem certas musicas q possuem um som mais caracteristo de certo modo.. a exemplo a musica "Bixo de sete cabeças" do ze ramalho.. q possui uma sonoridade nordestina típica do modo frígio

Tears
Veterano
# fev/08
· votar


Jônico:
A sonoridade do jônio é dada, basicamente, pelo repouso da harmonia no I grau do campo harmônico. Podemos citar Let It Be, dos Beatles e a primeira parte de Always With Me, Always With You do Satriani como exemplos deste modo.


Dórico:
O modo dórico possui uma sonoridade "jazzística", um acorde menor com uma sexta maior (nota característica) define o modo. Uma cadência bem comum mostrando a sonoridade do dórico é um IIm – V. (cadência do inicio de Wave de Tom Jobim).


Frígio:
O modo frígio é um modo menor, com a segunda menor como nota característica. É empregado com alguma freqüência no Heavy, como nas músicas Wherever I May Roam do Metallica e Trust do Megadeth.


Lídio:
O Lídio é o único modo que apresenta a quarta aumentada e uma quinta justa ao mesmo tempo. Cadência comum deste modo é IV – V. Encontramos o modo lídio freqüentemente no rock e afins. Answears e The Riddle do Steve Vai, assim como o início de Overture 1928 do Dream Theater são bons exemplos deste modo.


mixolídio:
O mixolídio é o quinto grau da escala maior natural. Uma cadência V – IIm é um bom exemplo da sonoridade do mixolídio. O acorde característico do modo mixolídio é o acorde dominante "7" (ex: C7) . Estes acordes estão presentes em qualquer blues de tonalidade maior. Ex: Scuttle Buttin e Pride and Joy do Stevie Ray Vaughan.


Eólio:
Modo característico do metal... para mostrar a sonoridade deste modo, utilizaremos a famosa cadência VIm – IV – V, que consagrou a sonoridade "Iron Maiden". Fear of the dark, Hallowed be thy name, Running Free e Still Life são alguns exemplos que utilizam esta cadência.


Lócrio:
O modo lócrio é o único modo que possui uma quinta diminuta, dando a este modo uma sonoridade bem peculiar. No rock, o único exemplo que me vem na cabeça é a primeira parte da música Painkiller, do Judas Priest. Podemos sentir a sonoridade do lócrio na seqüência VIIIm(b5) - V.

espero ter ajudado ...

LeandroP
Moderador
# fev/08
· votar


Procure inverter a ordem dos acordes do campo harmônico, como se faz pra gerar um modo, e observe os seus graus (I, II, III, etc).

Por exemplo, usando campo harmônico de C maior, você pode começar pelo segundo acorde, mudando as peças (acordes) de lugar.

Se o IIº passa a ser o Iº, conseqüentemente os demais acordes também mudarão de posição, então o que era o IIIº passa a ser o IIº, o IVº passa a ser o IIIº, etc.

O acorde que for o primeiro (Iº grau) terá um acorde que o antecede (VIIº grau) e um acorde que o sucede (IIº grau).

Exemplos usando o Dó como primeiro, em diferentes situações. Estão em forma de tétrade, mas pode ser simplificado em forma de tríades (eliminando as 7as).

Lembre-se que:

O VIIº é o acorde que antecede o Iº grau e
o IIº é o acorde que sucede Iº grau.

VIIº - Bm7(b5)
IIº - Dm7
Iº - C7M
C7M - C jônio

VIIº - Bm7
IIº - D7
Iº - C7M
C7M - C lídio (IVº grau de G maior)

VIIº - Bb7M
IIº - Dm7
Iº - C7
C7 - C mixolídio (Vº grau de F maior)

VIIº - Bb7
IIº - Dm7(b5)
Iº - Cm7
Cm7 - C eólio (VIº grau de Eb maior)

VIIº - Bb7M
IIº - Dm7
Iº - Cm7
Cm7 - C dórico (IIº grau de Bb maior)

VIIº - Bbm7
IIº - Db7M
Iº - Cm7
Cm7 - C frígio (IIIº grau de Ab maior)

VIIº - Bbm7
IIº - Db7M
Iº - Cm7(b5)
Cm7(b5) - C lócrio (VIIº grau de Db maior)

Não é exatamente isso que determina um modo, mas fica mais fácil de "se localizar" numa música.

O que caracteriza um modo, além da harmonia, são seus intervalos característicos. Uma tétrade é formada por 4 notas de uma escala de 7 notas. Então a tétrade pode ter mais 3 notas que dão ao modo o seu sabor característico. E mesmo pertencendo ao modo, algumas notas devem ser evitadas, ou utilizadas com muita cautela (nota de passagem), pois podem produzir "acidentes fatais" à harmonia, e até descaracterizar o modo.

O Tears postou ótimas músicas pra entender o "clima" dos modos.

Andre_lokao
Veterano
# fev/08
· votar


Jônico: The King For A Thousand Years - Helloween
Dórico: The King For A Thousand Years - Helloween
Frígio: The King For A Thousand Years - Helloween
Lídio: The King For A Thousand Years - Helloween
Mixolídio: The King For A Thousand Years - Helloween
Eólio: The King For A Thousand Years - Helloween
Lócrio: The King For A Thousand Years - Helloween

Curly
Veterano
# fev/08
· votar


as "imagens" do mestre Steve Vai:

Ionian:"Remininds me of Juiie Andrews in The Sounds Of Music. Her wholesome. healthy image is very Ionian. She could be from the Planet Ionia – or rather

Dorian: "I think of
snow, I think of a
dark night in the Arctic.
I think of No Quarter by
Led Zeppelin. The image
that song creates is what
this mode is all about."

Phrygian: "I see the
Egyptian pyramids,
the Sphinx and the
amber sun shining above
the desert. Egypt is the
wrong image technically,
but it works for me."

Lydian: "Maria from
West Side Story. It's
my favourite mode,
although I also really
like the Lydian #5 and
Lydian b7 modes from
the melodic minor scale."

Mixolydian: "I think
of a smoky jazz club,
with funk horns blasting
out, that's a big Mixolydian sound."

Aeolian: "I think of
the sound of the piano in my classroom at
Berklee. My music
teacher kept always
playing stuff in the
Aeolian mode."

Locrian: "Like a
diseased island. I
think of Molakai in
Hawaii, where there's a
leper colony. Scary
and strange."

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


steve vai intende do negocio huaes =D

Fred_Wylde
Veterano
# fev/08
· votar


discução legal essa...

tipo comigo acontecia como o Hyrah disse
eu pensava q os modos eram simples shapes
mas dps entendi q os modos tem + a ver com a intensão q vc dah na musica por meio da harmonia q vc está tocando

ahh e mto da hora as visões do Vai sobre os modos

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


os modos sao mto mais que shapes.. eles sao os sentimentos das musicas.. combinando riffs com acordes vc da sentimento as musicas.. tensos.. tristes.. alegres.. como Vai disse..

Wagture
Veterano
# fev/12 · Editado por: Wagture
· votar


...eu pensava q os modos eram simples shapes
mas dps entendi q os modos tem + a ver com a intensão q vc dah na musica por meio da harmonia q vc está tocando...


E aí..

Bom.. também achava isso, mas já que não são, gostaria que explicassem qual a melhor forma de se aprender (para melhor entendimento e desempenho).... Aprender primeiro os 7 shapes e depois os modos? Ou ir diretamente nos modos gregos???

Valeu
\m/

edman
Veterano
# mai/13
· votar


Foi citado que a música "Brothers in Arms - Dire Straits" é do modo dórico.
Olhando a cifra vi o seguinte:
Tom: B
Intro: G#m/D# G#m/B G#m G#m/B

Estrofe: F# E F#
These mist covered moun_tains
B Bsus4 B
Are a home now for me, ......

Se o Tom é B e a intro começa em G#m/D# não seria o modo Eolio ?
e se tomar por base o inicio da Estrofe não seria Mixolídio?

Se a musica é em Dórico, não deveria ter mais C#m? o primeiro só vai aparecer no interlúdio..

Obs: usei como base a cifra do cifraclub.

LeandroP
Moderador
# mai/13
· votar


edman

Pra mim é menor natural. G#m eólio e seu relativo maior B jônio.

edman
Veterano
# mai/13
· votar


LeandroP

Obrigado por responder. estou estudando 1 modo por semana e semana passada era a vez do dórico.

Aproveitando da sua bondade: Eu Poderia usar como exemplo em frígio a música "Atom Heart Mother" do Pink floyd?

Harmonia: Em G F C

cifra: http://www.cifraclub.com.br/pink-floyd/atom-heart-mother/sjtmjk.html

Markrovit
Veterano
# mai/13
· votar


edman
Em frigio, essa harmonia q vc postou

Markrovit
Veterano
# mai/13 · Editado por: Markrovit
· votar


post duplo

LeandroP
Moderador
# mai/13
· votar


edman

Acho que não, por causa da tonalidade maior do Dó.... Posso estar enganado (nunca parei pra analisar essa música), mas tudo indica que a tonalidade seja maior, em Dó, mesmo começando com o acorde Mi menor (frígio). O modo frígio tem uma sonoridade mais "espanholada", por causa do intervalo de 2a menor (nota Fá).

Markrovit
Veterano
# mai/13
· votar


LeandroP
mas depende do tempo que a musica fica em cada acorde, nao? por ex: 4/4, 1 e 2 tempo em Em , 3 tempo G e F, 4 tempo C, nao seria frigio ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a modos gregos musicas de cada modo