Autor |
Mensagem |
Olimpus Bluesbreaker Veterano |
# fev/08
Bom galera, acho que o titulo já diz tudo...
Seria possivel instalar outro knob d Volume e outros 2 de Tone numa guitarra que só tem um knob de Volume, como essa ??
O controle dela de volume, é pros 2 caps, certo??
Eu queria deixar ele controlando um cap só, e instalar um outro, além dos 2 outros controles de Tone, um pra cada Captador tambem...
Vlw gente, agradeço desde já, abrçs \o/
|
Rapha_krust... Veterano |
# fev/08
· votar
Olimpus Bluesbreaker tem como fazer sim...
é só arrumar um bom luthier e detalhar direitinho oq voce quer...
só fique consciente que vai precisar furar guitarra e páh...
|
# fev/08
· votar
Rapha_krust...
Certo....
E vc teria idéia de qual o grau de dificuldade (pro luthier) pra fazer isso, velho?? E se os furos na guita, sao só pra entrada dos Knobs, ou teria que fazer um rombo maior pra instalar fiaçao, pots e sei lá mais o que... ??
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/08
· votar
Olimpus Bluesbreaker Toda a parte elétrica terá que ser refeita. No caso dessa guitarra, resta saber se a cavidade da parte elétrica comporta mais componentes. Se não, o ideal é adicionar apenas o que for possível no espaço disponível. Abç
|
Rapha_krust... Veterano |
# fev/08
· votar
Olimpus Bluesbreaker oq o bertola quis dizer é que toda guitarra tem uma abertura destinada a comportar o circuito...no caso fios que são distribuidos para, Potenciometros, chave seletora, jack de saída, captadores...
se essa cavidade for pequena não dá pra colocar mais potenciometros.
já ao nível de dificuldade...eu estudo eletronica digo que o circuito é simples...porém tem que ter um certo cuidado na escolha dos potenciometros e nas ligações pra num sair nada errado...
|
Nos_FERA_tu Veterano |
# fev/08
· votar
Olimpus Bluesbreaker Olha...é simples, mas pra quem tenha um pouco de noção e ja tenha feito isso (luthier). Torno a citar oq ja foi dito acima:
No caso dessa guitarra, resta saber se a cavidade da parte elétrica comporta mais componentes. Se não, o ideal é adicionar apenas o que for possível no espaço disponível [2]
Abraços
|
Henrique S. Veterano |
# fev/08
· votar
da, so tem que ver se cabe mais potenciometros na cavidade, se vc quiser vc mesmo pode verificar caso queira matar a curiosidade ehuaueahuaeuhae
de resto, e barbada
|
# fev/08
· votar
Muito obrigado a todos, galera! =]
Quando eu for testar essa OLP pra comprar (ou nao), se por acaso eu tiver como, e o vendedor permitir que eu desparafuse aquela tampa plástica atrás do corpo que segura a eletrônica e a ponte, o que eu devo reparar/prestar atençao, pra saber se tem como serem instalados todos os componentes eletrônicos??
PS: aí vao duas fotos dela, caso dê pra ver algo, ou nao...
http://www.chrisguitars.com/olp-mm1-3sb.jpg
http://www.chrisguitars.com/olp-mm1-silverflake.jpg
|
guitarg3 Veterano |
# fev/08
· votar
eu d vc nao faria isso.. vc corre o risco d estragar a guitarra e o resultado nao ser satisfatorio.. esses controles d volume q tem da guitarra nao sao para regular o volume..e sim pra vc mutar ou deixar no maximo.. qnd vc deixa no meio vc perde qualidade do som.. nao sei explicar ao certo.. ms toque com sua guitarra num cubo com distorçao.. com ela com o volume no maximo e ela com o volume no meio q vai enteder o q quero dizer
|
# fev/08
· votar
guitarg3
Velho, vc na deve ter prestado atençao direito no tópico....
Eu nao pretendo fazer essa instalaçao sozinho (nao sou maluco pra isso), eu vou levar a guita pras maos de um bom luthier especializado...
E eu sei perfeitamente que os knobs d volume nao exatamente "regulam" o volume... quando eu quero mexer no volume, eu mexo no Amplificador... eu uso os controles de Volume, pra timbrar a guita... pq eu sou mto viciado nesse recurso, pra ter uma mudança bem rapida de um timbre "Clean", pra um "Drive porrada", e vice-versa, ou entao, como um "KillSwitch....
|
guitarg3 Veterano |
# fev/08
· votar
ah.. sakei.. imaginei q fosse isso.. ms sei lah
|
guitarg3 Veterano |
# fev/08
· votar
eu mandaria fazer outra guitarra personalizada.. o cara vai te q faze um buraco nessa sua.. corre o risco d danifica a pintura.. perde o timbre da guitarra.. ms ai eh com vc
|
diegocipriani Veterano |
# fev/08
· votar
guitarg3
Olá, os controles de volume estão ali para serem usados, não? Eles podem sim ser usados para setar o sinal ( o que estão deifinindo como volume ). Porêm as guitarras de custo inferior não trazem bons componentes e circuitos para tal, mas mesmo assim ainda é possível fazer bons "efeitos", como um slow fade.
Entrando em detalhes técnicos, o sinal que sai das guitarras passivas só é amplificado quando chegar no pré-amplificador, então dependendo do cabo da guitarra ( qualidade, resistência, comprimento ), se o sinal for muito fraco as frequências mais altas acabam sumindo.
O uso de um booster ou captador ativo, contorna esse problema, e é um circuito simples. Para se iniciar em guitarrista ou querer fazer qualquer argumentação nesse sentido, deve-se inicialmente entender sobre a captação, pré-amplificação, equalização, etc...
Olimpus Bluesbreaker
Para não fazer uma mudança definitiva na guitarra, você pode fazer um circuito externo. Como por exemplo o GK3 da roland ( http://www.musicware.com.br/roland/gk3.jpg ), em tempos este é um sintetizador/captador midi para guitarras, porêm possui um controle e uma caixa que é colocada no pino que segura a correia, pode-se colocar e tirar facilmente sem modificações na guitarra. Você pode fazer um com um suporte preto em L, e colocar os controles ali, até pode adicionar um circuito de booster interno de forma que possa controlar o volume, e de quebra vai melhorar e muito o ganho da guitarra ( o circuito em sí sai em torno de R$10,00 em uma loja de preços medianos ).
Abraços, Diego
|
Henrique S. Veterano |
# fev/08
· votar
guitarg3
sim, o volume no meio fica meio estranho, mas tem um modd que permite mudar isso, a guitar so perde volume e nao os agudos ehhe.
|
diegocipriani Veterano |
# fev/08
· votar
Mod? Uhmm, hoje em dia tudo é mod...
É um booster de sinal, na verdade um pré-amp para elevar o nível de sínal, diminuindo as perdas no cabo e a captação de interferências.
O que muda então, é o nível de sinal e não o volume (pressão sonora) que dependendo dos equipamentos para efeitos utilizados pode continuar o mesmo.
Abraços
|
Soulface Veterano |
# fev/08
· votar
Olimpus Bluesbreaker Vc tem uma foto da sua guitarra de costas? Pra podermos ver o tamanho da cavidade dos controles? A instalação dos controles q vc qr fazer é fácil. Mesmo esquema de LP (se é oq eu entendi). A cavidade só precisa ter espaço pra mais 3 pots ali. Mesmo q fique um pouco apertado, pode ser q dê pra fazer com jeitinho.
Esses tempos atrás eu peguei um baixo assim, e o cara pediu pra eu colocar um circuito ativo com mais 2 controles e 1 chavinha pra ativa/desativar. Bom, os controles originais estavam desse jeito. Aí eu fiz a instalação (não qria ter q aumentar a cavidade) e ficou assim. Resultado final
|
guitarg3 Veterano |
# fev/08
· votar
diegocipriani Para se iniciar em guitarrista ou querer fazer qualquer argumentação nesse sentido, deve-se inicialmente entender sobre a captação, pré-amplificação, equalização, etc
desculpe se eu nao intendo nada d captadores equalizaçao e pré amplificaçao e nao tive oportunidade d tocar em uma guitarra q o volume preste pra deixar no meio sem perca de qualidade
|
LeandroP Moderador |
# fev/08
· votar
diegocipriani Você pode fazer um com um suporte preto em L, e colocar os controles ali, até pode adicionar um circuito de booster interno de forma que possa controlar o volume, e de quebra vai melhorar e muito o ganho da guitarra ( o circuito em sí sai em torno de R$10,00 em uma loja de preços medianos ).
Não precisa também da pedaleira midi pra funcionar?!? Ou também pode ligar direto no ampli?!
"Dez reais" o captador e o circuito????
|
guitarg3 Veterano |
# fev/08
· votar
LeandroPanucci
pelo q intendi ele qis mostrar a ideia.. nao eh pra vc pegar esse captador midi.. ele flo pra vc faze algo parecido com ele.. pra nao te q fura a guitarra
|
# fev/08
· votar
Soulface
Isso, exatamente.... é pq eu já tô totalmente acostumado com a timbragem da minha semi-acustica, q tem a configuraçao da eletrônica identica a uma LP. Caso nao seja possivel, se eu pudesse instalar apenas mais um Knob d Volume(um volume pra cada Captador) e um Tone Master (já que tone eu nem uso tanto), já estaria ótimo...
A única foto das costas do corpo da guita q eu consegui arrumar foram essas:
http://www.chrisguitars.com/olp-mm1-3sb.jpg
http://www.chrisguitars.com/olp-mm1-silverflake.jpg
Eu vou ver se acho alguma foto com a eletrônica dela exposta...
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/08
· votar
Olimpus Bluesbreaker Talvez dê para instalar nesse espaço aí um outro volume (um para cada captador, e um "tone master". Abç
|
diegocipriani Veterano |
# fev/08 · Editado por: diegocipriani
· votar
guitarg3
Eu tambem não tive essa oportinadade ainda :) Mais como falei com R$10,00 você faz um circuito para melhorar tal fator.
Não entenda mal, só achei que da forma que falou passou uma certeza sobre uma informação incorreta, certas pessoas acabam lendo e tomando como base para enormes confusões, acredite.
LeandroPanucci
Como o nosso amigo comentou, realmente a intenção foi dar uma idéia para montá-los na guitarra de forma que fique estéticamente bom, sem ter de modificar a guitarra ( apenas a parte elétrica ).
Um circuito desses não seria somente um filtro passa baixas com um capacitor, mas sim um pré-amplificador que aumenta o nível de sinal ja na saída da guitarra, tendo mais ganho e um nível de sinal/ruído muito melhor.
A idéia de usar baterias não soa bem pra mim. São caras e custumam acabar bem no feriado quando você não tem outra... Phantom power é uma opção muito melhor, mas isso já é outro assunto.
Em tempos, sim é necessário um conversor pitch/midi. O GK3 nada mais é do que um captador hexafônico, isto é, possui um captador para cada corda, e possúi um pré-amplificador naquele equipamento que amplifica o sínal, tendo então todos os benefícios que falei anteriormente. Não usa baterias, a alimentação vem do próprio conversor ( ou popularmente, pedaleira ).
Abraços, Diego
|
guitarg3 Veterano |
# fev/08
· votar
diegocipriani d boa.. ms o jeito q vc flo parece q eu nao intendo nda e q minha opniao nao conta
|
diegocipriani Veterano |
# fev/08
· votar
Sinceramente não foi a intenção, desculpe se intendeu desta forma. Só critiquei por ser uma afirmação incorreta, o que pode levar a alguns iniciantes à arrancar os knobs de suas guitarras :) isso de forma alguma implíca que a sua opnião não é válida, quem sou eu pra julgar...
|
guitarg3 Veterano |
# fev/08
· votar
diegocipriani d boa =) SAEHUASEhui oloco arranca os knobs da guita.. eu nao flei q eles sao inuteis..
|