Baixo x Guitarra (A vez dos Guitarristas)

Autor Mensagem
MBD
Veterano
# fev/08


Bem pessoal eu estou com uma duvida que eu jah expressei no forum dos baixistas... e agora estou aqui para perguntar para voces... (O post)

Bem pessoal... eu comecei a estudar violão há cerca de um ano... aprendi adorei e tal... ai eu descobri que posso caminhar entre 2 trilhos... o Baixo ou a Guitarra....
A questão é que adoro baixo... inclusive tenho uma facilidade maior em tocar ... (tá certo que o inicial de baixo é mais "facil" depois complica....) mas mesmo assim estando totalmente inclinado para o baixo... ele me parece de certa forma um instrumento "pior" (eu sei que não existe pior todos são importantes mas..) que a guitarra... Vou dar alguns exemplos de porque...

-Na hora de mostrar alguma coisa legal solo para os amigos fica muito melhor uma guitarra.. (por exemplo um amigo meu tocou o inicio de carry on na guitarra... o que eu faria com o baixo?)

- Um solo de guitarra chama muito mais a atenção pq ela "grita".. e a maioria das musicas que eu gosto tem solos ou entradas de guitarra que são "classicas"...

-A parte que mais chama a atenção em musicas que eu gosto (Metal Melódico) é composto pela guitarra....

Então vós... baixistas peço ajuda para me mostrarem a parte boa do baixo... como contornar isso que eu disse e principalmente a parte de que ele sendo tocado sózinho chama "menos" atenção... alem disso caso alguem queira postar musicas que contenham solo de baixo ou que o baixo fique evidente, alem de coisas que chamem atenção como aberturas de musicas classicas... se tiverem algo de metal melódico.. (avantasia,blind,hammerfal,shaman,andre matos,sonata,rhapsody...) e mandarem o nome da musica seria ótimo tambem... Destruam os aspectos ruins que eu citei por favor... =p gostaria de me tornar um bom baixista...

Muito obrigado por tudo!



Agora peço ajuda de vocês guitarristas... que comentem isso que eu disse e defendam seu instrumento... Claro não sei se é imoral postar isso nos 2 foruns mas queria ouvir a voz de vocês tambem antes de escolher qual instrumento estudarei... se quiserem postar exemplos tambem ficarei muito grato..

Mais uma vez... Obrigado por tudo!

Jg Destroyer
Veterano
# fev/08 · Editado por: Jg Destroyer
· votar


MBD

Bom, ja te dei minha opniao no outro topico, espero que vc tenha lido =)

ps - Sou guitarrista hehe

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


Também já opinei no outro tópico, e apesar de meus instrumentos principais serm o baixo elétrico e o contrabaixo acústico, também toco e gosto muito de guitarra.

Aqui o tópico no fórum de baixo para os guitarristas acessarem e verem as opiniões:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/180674/

fabguitar
Veterano
# fev/08
· votar


Toque o que vc gosta e acha que tem mais facilidade, toque pelo amor ao instrumento e não para impressionar os outros

Facchini
Veterano
# fev/08
· votar


Toque o que vc gosta, toque pelo amor ao instrumento e não para impressionar os outros

(2)

E principalmente pelo amor a música.

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


MBD

Velho!
Acho que você não tem que tocar para se aparecer,e sim tocar o que gosta!
eis a questão...
toco guitarra mas adoro baixo também,e para mim ele tem que aparecer bastante (volume)!
Mas prefiro a guitarra,gosto é gosto!

Agora não escolha um só pq você chamará mais atenção!
e sim pelo que chama mais atenção para você!

Ansião
Veterano
# fev/08
· votar


MBD...

ja dei a minha humilde contruibuiçao a voce no outro tópico...

boa sorte
um abraço...

Dark Fallen Angel
Veterano
# fev/08 · Editado por: Dark Fallen Angel
· votar


toca aquilo que o som te agrada mais. imagine vc no quartinho tocando, sem ninguem por perto, e sem querer ninguem te ouvindo. eh vc tocando pra vc.
se vc escolher um intrumento soh pra impressionar os outros, daew vai se ferrar, pq o q faz vc treinar, eh o amor pelo som, e ateh alguem gostar do que vc tocar, vai ter que treinar velho.
eu por exemplo cara, tem dias que me bate uma baita vontade de tocar baixo, quem sabe piano, ou cantar.... tem dias que vc ñ quer nada com nada, nada de estudar, nada de compromisso, e eh ai que o intrumento que vc ama vai entrar, se vc ama tocar gutiarra/baixo, no dia que tiver sem vontade de nada, vc vai sentar no chão do lado do seu amp e ficar tocando qualquer coisa e curtindo seu proprio som de guitarra/baixo, soh o seu som e vc. eh isso que faz a diferença, eh ai que se define se vc vai ser bom, amar o intrumento, o vai ser mais um riquinho um um intrumento so pra se achar e pegar mulher. (se vc ñ ama o som, nos dias que vc ñ quer fazer nada, provavelmente vai jogar playstation, tibia, ou quem sabe ir no shopping olhar a mulherada, certo?)
outra coisa, pra pegar mulher, tem que ser bonito e legal, se o cara for feio e chato, pode tocar guitarra, bateria, cantar, tocar pedra, punh...., buziinha ou ateh tudo ao mesmo tempo e aidna dançando "na boquinha da garrafa" que não vai pegar nada.
dica de um louco fanatico por musica e baixo/guitarra.
compra os 2 velho uhaHUAuhaUHAA
se vc for bom, e gostar, com uma guita de 300 conto e um baixo de 400, sei lah, vc vai sim ser feliz, pelo menos por um tempo enquanto aprende. compra um amp soh, de baixo, mas que fique legal com a guitarra. daew eh dedo na corda, barulho nas zoreia e felicidade (no oração o onde vc quiser)
baita post grande heim ^^ me impolguei, desculpem os erros de digitação/portugues que provavelmente tenha cometido.
abç e seja feliz meu filho (meu filho ñ pq ñ sou teu pai, ams blz...)

B.Frusciante
Veterano
# fev/08
· votar


Minha opinião é neutra, aliás, justamente pelo que aconteceu comigo:

Sempre quis ser baixista, fiquei 2 anos treinando violão, por que todo mundo dizia que era melhor começar no violão. Beleza. Eu pegava mais os acordes das músicas, não pegava muito o baixo. Mas era por que soava mal no violão mesmo.. Aliás, sempre que eu tocava num baixo eu me sentia o máximo! huahuahuhua
Depois desse tempo, decidi comprar meu primeiro baixo! Fui na loja, só que lá só tinha baixos de 800 reais pra cima, e eu só tinha 500 reais fechados, no máximo esse dinheiro!
Resultado: acabei testando uma guitarra e a comprei! Junto com um amplificador.

Hoje em dia, eu sou apaixonado não pela guitarra, e sim pela música!
Admito que, se eu tivesse comprado um baixo naquele dia..

..eu não me arrependeria!!

Eu adoro tanto baixo quanto guitarra.. tanto que uma banda daqui do meu colégio me chamou para tocar em 3 shows, no baixo, pois o baixista iria viajar de intercâmbio justamente no tempo desses shows...



Logo, vá na loja, conte seu dinheiro, olhe só para as guitarras/baixos que você pode comprar, teste todos que puder, decida na hora!

Ou então vá durante vários dias nas lojas, sempre testando, no fim você terá certeza do que escolher!

Jio-kun
Veterano
# fev/08
· votar


Cara, pra vc ter uma idéia, o baixo é tão fundamental em muitas músicas do que certo solo de guitarra. O baixo é a base da música, seja ela qual for. Claro tem algumas músicas que são excessões por serem "experimentais" e, talvez, nem faça muita diferença. Mas uma boa música tem que ter aquela sensação de fundamento. O baixo tem que estar em sintonia com a bateria e, aí sim, a guitarra fudedora detona e, também, e tão importante quanto, o vocal. Mas não toque para se aparecer (isso conta para qualquer "do ramo"), como eu lí em um post que tá por aí (rs) e que eu tb nem lembro o autor da frase (rs²), reforço:

Não precisa se importar em aparecer. Se você estiver tocando realmente com emoção e pelo gosto da música, todos irão reparar. É natural.

Obs: Ou alguma coisa assim. XD

ps: Quer alguma banda que tem o baixo realçado? Tente escutar Maximum The Hormone. (é uma banda japonesa bastante peculiar)

Eu acho bastante interessante para quem gosta de música pesada, além de soar bem aos ouvidos. XD

Ah, preste atenção tb para com as músicas do Red Hot Chilli Peppers. (não gosto, mas acho que o baixista toca MTO)

_______________________
By: Jio

WeS Guitar Hero
Veterano
# fev/08
· votar


Depois de ver este solo do Stu Hamm eu quase comecei a tocar baixo (além da guitarra, porque jamais vou parar com a guitarra)
ele toca uma sonata do beethoven e alguns sons clássicos...






pra mim o segredo do baixo está na equalização. Muitas bandas tem baixo só pra falar que tem, porque nem se você colocar no ultimo volume com bass boost e o kr*** você ouve o baixo.
Já em outras bandas (principalmente as que possuem apenas um guitarrista) o baixo é a alma da música....

zaqueu_grunge
Veterano
# fev/08
· votar


Eu acho muito mais bonito uma linha de contra-baixo bem composta e tocada do que um solo de guitarra...

Não me acostumei com o "jeito" de tocar baixo, mas acho muito legal ver as linhas de baixo das músicas, tanto que minhas composições são criadas a partir de linhas de baixo, guitarra é quase sempre a última coisa a ser colocada...

Acho que você tinha que procurar saber de qual dos dois gosta mais e se dedicar a este.
Ou então, faça algo mais, aprenda os dois =)

zaqueu_grunge
Veterano
# fev/08
· votar


As linhas de baixo do Kill 'em All e do Master of Puppets, ambos do Metallica, são arrepiantes.

Outra banda que tem linhas de baixo muito fodas é Black Sabbath.

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


No início quando eu pensei em estudar um instrumento, eu tava pensando em estudar baixo. Mas daí eu fui conhecendo a guitarra, e tou aprendendo, devagarinho, gosto muito de baixo, mas preferi a guitarra, pela quantidade de sons diferentes que ela costuma tirar numa mesma música, e por que é mais facil de tocar

thigsm
Veterano
# fev/08
· votar


Na hora de mostrar alguma coisa legal solo para os amigos fica muito melhor uma guitarra..
Um solo de guitarra chama muito mais a atenção

Se quer tocar pra se aparecer é melhor parar de tocar, nunca consideraria alguem assim um musico.

BaNdAiD
Veterano
# fev/08
· votar


MBD

Resumindo, vc gosta do baixo mais fica triste por não haver "bass hero" uheuheuehuheuehueh

TOQUE OS DOIS!! E SEJA FELIZ!!

MBD
Veterano
# fev/08
· votar


A todos que já escreveram podem ter certeza que eu li... to juntando a opinião de todo mundo... Tirando as histórias que são bem legais =D Tipo .. eu acho que se eu for tocar guitarra no meu quarto não seria tão bom quanto o som de um baixo... mas por outro lado a guitarra me impressiona mais...

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


BaNdAiD
Mas o guitar hero 2 dá pra tocar baixo

MBD
Veterano
# fev/08
· votar


pessoal a minha novatice pode até parecer burrice... mas o guitar hero serve exatamente pra que? =p Eu sei que é um programa que auxilia em algo... mas n sei como funciona e tal...

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


MBD

Se a guitarra te impressiona mais...

isso significa que você gosta mais de guitarra,certo?

se for compra uma!

makumbator
Moderador
# fev/08 · Editado por: makumbator
· votar


MBD

guitar hero é um jogo, para brincar de air guitar...musicalmente não te ajuda em nada, é apenas uma diversão(que qualquer um, musicalmente treinado ou não, pode participar).

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


MBD


Você deve estar confundindo Guitar Hero com Guitar Pro!

Guitar Hero é um jogo cara!

Guitar Pro é um programa de tablaturas e partituras,etc...

Dark Fallen Angel
Veterano
# fev/08
· votar


makumbator
concordo, guitar hero eh uma coisa, guitarra de verdade eh outra e completamente diferente. Exagerando eu ateh diria que a unica coisa em comum eh o nome mesmo....
Eu to meio por fora dessas coisas de playstation e bla bla bla, mas alguem jah viu alguem improvisando no GH? alguem compondo? alguem treinando alguma tecnica? teoria? afinando a guitarra? ajustando efeitos e talz pra ficar com o melhor som?
se todos "guitarristas" ficarem no gutiar hero, queme h que vai ptoduzir as musicas? papai noel? algum nerd que ñ tem o que fazer e faz novas musicas soh pro pessoal do GH baixar e tocar?

Dark Fallen Angel
Veterano
# fev/08
· votar


ruan gaspari
puts, eh mesmo, ele deve tah falando de guitar pro, pq GH ñ ajuda em nada, soh atrapalha uhaUHAuhaUHAa

Juliano P
Veterano
# fev/08
· votar


" Baixo eh um instrumento mais do q fundamental...sempre q vou ensaiar com a banda e o baixista falta..ou nao pode ir...pra mim fica ridiculo..mesmo eu preferindo a guitarra...sem baixo fica mto ruim...
o baixo na verdade q conduz a musica..a guitarra normalmente "enfeita"...
e pra quem eh leigo em musica..com certeza a guitarra vai chamar mais atenção..pela variedade de timbres, por ser aguda e ser mais perceptivel...quem eh leigo num sabe q o baixo ta fazendo a musica..mas ele sabe q a musica eh boa..se vc tira o baixo, a pessoa nao gosta da musica, mas nem sabe q aquilo q foi tirado era um baixo!....

Portanto baixo eh um instrumento maravilhoso e de mta importancia...
mas pelo q eu vi..vc gosta mais de ser notado...e a guitarra facilita isso!
mas vai pela vontade pelo instrumento...vc q tem q ta feliz..e nem seus amigos q vc vai ta mostrando!

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


Dark Fallen Angel

hahahhahahah

eu creio que ele confundiu sim cara!
Guitar Hero atrapalha mesmo
ahuahauhauahauhau!

Steve Van Halen
Veterano
# fev/08
· votar


Cara ouvi musicas instumentais de baixo e instrumentais de guitarra. Não sei qunato ao baixo, mas os melhores guitarristas fazem suas melhores musicas em seus projetos solo.
Se vc quiser ver em banda, recomendo ouvir um porco, e principalmente assistir um DVD do Dream Theater, pq la vc vai ver um dos melhores baixistas do mundo junto com o, se não melhor, um dos melhores guitarristas do mundo. E como no Dream tem umas passagens de baixo mto legais e solos inacreditaveis de guitarra, acho q da pra se ter uma noçao dq vai ser o seu maximo em cada instrumento

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


Steve Van Halen


Pode cre...
os caras são bons mesmo!

Juliano P
Veterano
# fev/08
· votar


Steve Van Halen
DT tem um dos melhores baixistas...guitarras..bateristas..tecladistas..hehehehe

sidcabeca
Veterano
# fev/08
· votar


Juliano P
DT tem um dos melhores baixistas...guitarras..bateristas..tecladistas..hehehehe

Os caras são bons mesmos.
Eu acho o baixo essencial em qualquer música.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo x Guitarra (A vez dos Guitarristas)