Duas duvidas, ajuda!

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    Hendrix_ssa
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Hendrix_ssa


    Bom, primeira dúvida é teórica que não achei nos topicos de campo harmônico!

    tipo, eu pego o campo harmônico de C
    C D E F G A B C
    E F G A B C D E
    G A B C D E F G
    C Dm Em F G Am Bº C

    blzz... o solo eu faço em C e a base vamos supor que estou em F, se eu quiser fazer um enfeito no F do tipo, pego o bicorde de F e faço um efeite com F+A#(A# faz parte da escala de F, porem nao faz parte do campo harmonico e nem da escala de C)
    pode?

    |--------------------|
    |--------------------|
    |--------------------|
    |--------------------|
    |-3--1--------------|
    |-1--1--------------| O Enfeite


    2° duvida, eu estava tentando regular as oitavas da minha guitarra, precionei na 12° casa da 1° corda, estava acusando Mi no afinador da zoom g1, porem tava um MI um pouco abaixo, movi o carrinho todo pra cima, depois todo pra baixo, e no afinador acusa sempre a mesma nota independente de onde esteja o carrinho, a mesma nota antes de eu mecher no carrinho e depois, sera que regular com afinador de ponteiro seria mais preciso?

    3° se eu improvisar o inicio de uma musica com modos gregos, terei que improvisar a musica toda em modos?

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
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    Hendrix_ssa
    sobre o afinador nao precisa ser de ponteiro nao!
    nao conheço o seu afinador..
    mas afino oitava com varias afinadores sem ser de ponteiros!
    mas tem alguma coisa errada ai...
    vc mexe nos carrinhos com a corda afinada ja?
    ou toda vez q mexe o carrinho vc afrouxa as cordas e faz tudo d novo?

    sobre a sua primeira pergunta..eu nao manjo mtoooo de teoria!
    mas uma vez perguntei a mesma coisa..só as notas q mudavam..
    e o pessoal disse q eu poderia fazer sim..
    e isso ia chamar de Emprestimo modal!
    mas nao tenho certeza!

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # jan/08
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    Juliano P
    vc mexe nos carrinhos com a corda afinada ja?
    ou toda vez q mexe o carrinho vc afrouxa as cordas e faz tudo d novo?


    Eu afrouxei, movi o carrinho, afinei, e verifiquei a 12° casa no afinador e estava a mesma afinação antes de ter mechido no carrinho

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
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    Hendrix_ssa
    ué estranho isso!
    qdo vc afina ela..seu afinador consegui distinguir as notas certinho?
    e consegui distinguir na mesma nota..se ela ta mais alta ou mais baixo numa boa?
    pq se o carrinho vai pra frente e vai pra tras realmente..era pra mudar afinação..nao tem como a corda diminuir o tamanho e continuar a mesma afinação!
    a corda solta sempre da a mesma nota certinho? e só a 12ª casa q nao muda?

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # jan/08
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    Juliano P
    a corda solta sempre da a mesma nota certinho? e só a 12ª casa q nao muda?

    isso!

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
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    Hendrix_ssa
    estranho cara..
    eu ja fiz uns curso de luthier por ai, nao sou profissional em nada...
    mas sei q ta estranho isso..
    eu teria q ver a guitarra pra falar alguma coisa!

    mas sobre o seu afinador q eu perguntei,,
    vc afinando apenas nas tarrachas sem mexer nos carrinhos..
    ele consegui distinguir se o a nota Mí ta um pouco mais alta..ou mais baixa?

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
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    Hendrix_ssa
    experimenta afinar a 12ª casa com harmonico..
    se com harmonico tiver dando certo..e apertando a casa nao tivr dando..o problema eh nos trastes!
    tinha me esquecido deste detalhe\

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
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    Hendrix_ssa
    e sobre a outra duvida sua...
    andei lendo d novo por aki..e chama emprestimo modal sim..
    vc pegar uma nota de outro campo harmonico, mas q de certo!
    entao esse exempl oq vc deu esta certo...
    mas nem sempre colocando A# em cima do acorde de Fá maior num campo harmonico de Dó maior..vai ficar exatamente maravilhoso..
    existem jeitos melhores de aplicar! as vezes pode ser q nao seja legal usar como nota de repouso! mas enfim
    oq vc falou pode ser usado sim!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jan/08
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    Hendrix_ssa
    1) o Juliano P jah respondeu essas notas emprestadas caem bem como notas de passagem!

    2) em geral eh bem dificil vc conseguir uma boa regulagem com esse tipo de afinador pois as vezes os ajustes sao minimos entao na minha opiniao vc deveria arrumar um afinador de ponteiro sim!

    3) nao

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Hendrix_ssa
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    Juliano P
    chama emprestimo modal sim..
    vc pegar uma nota de outro campo harmonico, mas q de certo!
    entao esse exempl oq vc deu esta certo...
    mas nem sempre colocando A# em cima do acorde de Fá maior num campo harmonico de Dó maior..vai ficar exatamente maravilhoso..
    existem jeitos melhores de aplicar! as vezes pode ser q nao seja legal usar como nota de repouso! mas enfim
    oq vc falou pode ser usado sim!


    Chama-se emprestimo modal mesmo eu não usando os modos?
    qual melhor forma de se aplicar essa minha dúvida?

    quando se trata do campo harmonico de C, quer dizer que tenho que solar em C e base tem que ser C Dm Em F G Am Bº C ?

    tenho com base por exemplo o Dm, no campo harmonico de C, eu posso usar todas as notas da escala de Dm como base(D E F G A A# C)?
    ou entao o Em que faz parte do campo harmonico de C, e tenho as notas do Em(E F# G A B C D)

    suave
    Veterano
    # jan/08
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    sim a base em Dm esta certo porem ....quando vc diz em utilizar Em e colocou como exemplo as notAs do campo harmonico E F# G A B C D neste caso vc teria que usar a escala de G porque F# não pertence a escala C ou a escala relativa que no caso seria de Em
    exmplo E F# G A B C D.....

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Hendrix_ssa
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    suave
    sim a base em Dm esta certo porem ....quando vc diz em utilizar Em e colocou como exemplo as notAs do campo harmonico E F# G A B C D neste caso vc teria que usar a escala de G porque F# não pertence a escala C ou a escala relativa que no caso seria de Em
    exmplo E F# G A B C D.....


    ai deu um nó na cabeça!
    pq la em cima me falaram que eu poderia usar o bicorde F e fazer um enfeite com a nota F+A#, que seria uma nota de passagem e que o A# poderia pq faz parte da escala de F e A# nao possui no campo harmonico de C.

    Nesse caso nao seria o mesmo? o Em nao poderia usar o F# como nota de passagem tambem, pq a nota contem na escala do Em?

    Ajuda gente!!!

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
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    Hendrix_ssa
    Entao cara..como vc pode perceber
    O campo harmonico de C tem as notas C D E F G A B..e os acordes C Dm Em F G Am Bº...
    entao num campo harmonico de C maior..a base teria q ter esses acordes e o solo aquelas notas!...
    Mas isso serve como um ponto de partida..uma teoria msm!
    pq na pratica vc pode jogar mto mais arranjo ai com outras notas!
    Mudar de um campo harmonico pra outro e voltar etc!

    vc pode ver que mesmo fazendo a escala relativa a cada acorde do Campo harmonico de C..tipo isso aki q vc fez
    C (C D E F G A B)
    Dm( D E F G A A# C)
    Em( E F# G A B C)
    F( F G A A# C D E)
    G( G A B C D E F#)
    A (A B C D E F G ) e etc,,,,

    como vc pode perceber, mesmo fazer a escala de cada acorde separado q forma o campo harmonico de C..as notas que aparecem fora do campo sao mtoo pequenas..os proprios acordes se relacionam mto bem entre si!
    só tem duas notas fora aí o F# e o A #!
    e vc pode sim usar essas duas ntoas pra solar num campo harmonico de C maior sim...mas nao vai ser legal como nota de repouso!
    usando um F# em cima do Em como nota de passagem..dependendo da sequencia e da sua criatividade..pode ficar bem legal!

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
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    e ja no acorde de B° temos as notas B D F G#..
    isso no campo harminico de G#...repara q G# naoi faz parte...mas ta no acorde..portanto em cdima do B° vc pode usar G#...ja q arpejo nunca falha!

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Hendrix_ssa
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    Juliano P
    Aeee cara!! vc chegou aonde eu queria!! porem a dúvida era sobre a base, tipo... isso que vc explicou serve como exemplo pra pergunta

    e vc pode sim usar essas duas notas pra solar num campo harmonico de C maior sim...mas nao vai ser legal como nota de repouso!

    a duvida era enquanto a base, mudando a palavra solar pra base...
    no campo harmonico de Dó eu uso pra solar a escala de CDEFGAB, correto?


    mais a base vamos supor que eu faça com o bicorde F(que esta no campo harmonico de C), eu poderia fazer isso que esta abaixo?

    |--------------------|
    |--------------------|
    |--------------------|
    |--------------------|
    |-3--1--3------------|
    |-1--1--1------------| uma base meio riff

    repare que eu comecei com F(faz parte do campo harmonico)
    depois eu dei uma enfeitada na musica e joguei o bicorde F+A#


    minha duvida é se isso pode, com sua explicação estou com 80% de certeza que sim, falta apenas confirmar!


    a base é
    C (C D E F G A B)
    Dm( D E F G A A# C)
    Em( E F# G A B C)
    F( F G A A# C D E)
    G( G A B C D E F#)
    A (A B C D E F G ) e etc,,,,

    vamos supor que eu faça a musica com o campo harmonico de C, eu faço o Solo em C e a base em F

    Posso usar todas as notas da escala de F na base?

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
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    Entao..como esse riff ai..
    a nota A# pdoe ser usada sim numa boa..mas acontece q aí ta sendo como nota de passagem..um riff rapido e e tal!

    se vc ta tocando acordes mesmo..em q vc repousa em cada acorde...
    nesa sequencia C G F e dps coloca um A#..
    vc vai ta saindo do campo harminco de C e indo pra outro campo harmonico..o de Fá maior talvez..depende do resto!
    mas do caso desse riff...vc nao repousou num acorde de A# mudando a harminia...
    pode-se dizer q esse A# no riff seria uma nota de passagem tipo um solo..só q com nota grave!


    no outro exeplo q vc deu...
    se vc ta tocando uma musica em C maior..e na hora da base ta sendo tocado F maior..vc pode usar as notas de fá maior sim...
    se vc reparar as notas vao ser quase as mesmas..
    C ( CDEFGAB)
    F ( FGAA#CDE)
    Observe q vc só trocou a nota B por A#.....
    entao vc pode usar tanto B como A#...
    se vc usar B vc ta solando em Dó maior normalmente...
    se vc usar A#..vc vai ta fazendo um emprestimo modal! no caso pegando emprestado uma nota da escala de Fá...
    sem esquecer q sao as unicas 2 ntoas q eles tem de diferente...o B e A#...
    entao encaixa perfeitamente..
    vai depende da criatividade!
    observa q no acorde de Fá maior tem a nota de Lá na sua formação..portando um repouso em lá maior..eh mais certeza de encaixar..do q se vc mandar um A# pra ficar repetindo ou repousando em cima do Fá!

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
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    Hendrix_ssa
    Cara acabei de gravar dois sons aki pra vc ouvir...
    gravei com som limpo..e solo lento..pra vc sacar a nota..
    mas ficou meio gay a musica!
    eh só pra vc sacar..as duas musicas tem essa base tipica de C maior..
    C G F....
    C maior usando A#
    Dó maior usando B

    A nota A# usada no primeiro solo..eu uso em cima do acorde de fá!
    A nota B usada no segundo solo eu tb uso em cima do acorde de Fá...
    nos dois solos eh por voltar de 6 segundos..a hora q eh tocado o teceiro acorde q eh o Fá!

    Primeiro solo com emprestimo modal..
    e segundo sem!

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Hendrix_ssa
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    entendi

    vlw cara, vou ate gravar uma música agora!!



    Grande Abraço!!

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
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    Hendrix_ssa
    q isso cara..tamo aki pra isso!
    grava a musica ai..e manda pra galera ouvir hehe
    abraçãoo !

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Hendrix_ssa
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    ai vai!! vou tentar melhorar!!

    http://www.4shared.com/file/36511232/af13894b/Caio_Cesar_-_2.html

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