fazer guitarra em luthier

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


Lak Lak
Les Paul é um pouco mais complicado de construir cara. Tem q ver direitinho com o luthier pq é uma mão de obra ferrada.
Apertando, dá pra fazer em torno disso sim.
Strato já é mais sossegado.

Lak Lak
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface
saquei... tpo, eu curto mto a ideia de fazer strato saca, mas meu unico medo eh faltar peso hehe... strato de uma madeira mais pesada eh algo aconselhavel??

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


Lak Lak
Faz em mogno, mete um humbucker e seja feliz! hehehehehehe

(Mesmo sabendo q lá vem pedrada por aí...)
Pode fazer em basswood tb, q é masi equilibrada. Puxa para os dois lados.
Mas se vc qr um timbre mais "fechado", com médio-graves, vai de mogno.

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface
A do bote foi boa,mas sei lá,não é nada com você não,mas encomendar uma guitarra acompanhando apenas virtualmente a construção dela acho meio estranho,pode comprometer muito o conforto.

Lak Lak
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface
hmm... e como ficaria single + mogno? estranho?

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


Tetanossauro Rex
É o fator contra, realmente.
Por isso q tem q haver uma troca maior de informações e a pessoa tem q saber exatamente oq qr.
Existem outros meios de sanar isso tb, mas aí é uma cosia a se conversar.
Esse "problema" acontece basicamente com o braço só.

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface
É,é incrível como numa guitarra,99% dos problemas apontam para a mesma parte:O braço.

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


Tetanossauro Rex
É a parte "mais" sensível né?! Não tem jeito...
O corpo é uma peça de madeira sólida. Não sofre deformações (a não ser q o maluco jogue contr a aparede).
Braço e parte elétrica são as maiores dores de cabeça na manutenção de uma guitarra mesmo.

axleWs
Veterano
# jan/08
· votar


Tetanossauro Rex

acredito que se o cara já tem uma idéia do que quer, já conhece os tipos de braço e tal, ajudaria bastante...

quanto a acompanhar virtualmente, o r2s2 tá fazendo com o seiji assim, e tá bastante satisfeito

abraços

Lak Lak
Veterano
# jan/08
· votar


sobre o braço... o q muda tanto q nao da pra escolher virtualmente??

nao eh soh escolher comprimento radius shape e angulo do head??

q diabos mais tem pra complicar? XD

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface
Sim,o braço é incrível por isso:
1-É difícil de construir
2-Qualquer erro numa regulagem pode levar ao empenamento.
3-Sua construção está diretamente ligada com a tocabilidade e afinação do instrumento.

E mais outros fatores não menos importantes.E é muito mais fácil fazer merda nele do que nos outros componentes por exemplo.

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar


Lak Lak
Ah cara 99% dos guitarristas não são nerds o suficiente para saber a expessura ideal do braço,curvatura da escala e talz.

Lak Lak
Veterano
# jan/08
· votar


Ah cara 99% dos guitarristas não são nerds o suficiente para saber a expessura ideal do braço,curvatura da escala e talz.

po cara eu sei q eu so paranoico de ficar pesquisando essas coisas nerdeticamente, mas nao precisa jogar na cara aiusheuaoiea
zuera

po mas realmente nao entendi... o cara pedindo por exemplo numa strato:

braço em maple formato de 1/2 U, escala em rosewood de radius 12, 25.5 de comprimento, e angulo do head = o de sempre (LOL nao manjo disso)

q q pode dar errado? O_O

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


axleWs
o r2s2 tá fazendo com o seiji assim, e tá bastante satisfeito
E já tá engatinhando uma comigo tb... O Orçamento já tá até pronto.

Lak Lak
Não é tão simples assim cara...
O cara q decide optar por uma handmade, qr ma guitarra esteja adaptada pra ele. Não qr ter q se adaptar à guitarra como tem q fazer qndo compra na loja.
O braço tem q encaixar na mão do cara do jeito q ele qr, do jeito q fica mais fácil pra ele tocar.

Tetanossauro Rex
Concordo plenamente!

Lak Lak
Veterano
# jan/08
· votar


O cara q decide optar por uma handmade, qr ma guitarra esteja adaptada pra ele. Não qr ter q se adaptar à guitarra como tem q fazer qndo compra na loja.
O braço tem q encaixar na mão do cara do jeito q ele qr, do jeito q fica mais fácil pra ele tocar.


cara e como se faz isso?? o cara passa 4hs por dia com o luthier medindo braços e testando guitarras??

quero mto saber pq pretendo adquirir conhecimento suficiente pra encomendar uma guitarra e NAO ME ARREPENDER, quero encomendar uma guita pra num ter q comprar otra tomara q nunca IUOAHSEUOIHOAI

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


Lak Lak
o cara passa 4hs por dia com o luthier medindo braços e testando guitarras??
O ideal seria isso sim.
Mas é impossível. Independente se o luthier mora do lado da sua casa ou no Japão.
Então, oq todo luthier mais deseja é q o cara realmente saiba oq qr, e como qr.
Quanto mais medidas detalhadas, melhor.
Tipo... qro um braço no formato TAL, com TANTOS mm na primeira casa e outros TANTOS mm na 12ª casa.
Escala com abaulamento TAL, e TANTOS trastes.

Com informações desse tipo, o braço pode ser construído sem precisar de tantos testes assim.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


ai é que ta o pulo do gato

os caras querem uma guitarra personalizada, com um braço na medida, alem de uma ação de cordas rentissima... e ainda querem pagar barato?

acho que mais caro que os hardwares, é a mão de obra do pobre luthier que vai ralar...

axleWs
Veterano
# jan/08
· votar


kiki

discordo um pouco, pq é ae que tá a graça ^^

tipo, digamos que 30 luthieres fazem cópia exata de uma guitarra x, mas só 1 ou 2 conseguem colocar o que os clientes precisam,

Gi_Fo
Veterano
# jan/08 · Editado por: Gi_Fo
· votar


Uma Ledur (antiga Cherutti) com tudo top, mais mogno e madeiras exóticas sai por uns R$3000,00... R$ 3500,00

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


madeiras exóticas
Não sei pq, mas eu ri disso... ahuehauehauehuaea

Lak Lak
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface

entendi... mas mano, e como eu descubro quais sao as medidas boas pra mim??

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


Lak Lak
Tocando... Tocando... e tocando.
Só a experiência vai te dar essa informação.
Pegue uma Les Paul, depois uma Strato, depois uma Ibanez com seu braço ultra largo. Se puder, uma Jackson ou ESP com braços finíssimos...
Vc vai sentir a diferença em todos eles. E daí vai poder ter uma idéia do q se adequa melhor à vc.

Agora, nada contra vc mandar fazer uma guitarra com especificações padrão e se adequar a ela depois.
É uma decisão q só vc pode tomar.
Nós só procuramos fazer oq vcs pedem...

Lak Lak
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface
entendi... mas concordo q seria melhor mandar fazer logo na medida da minha mao... portanto, nao eh hora ainda pra mim, de mandar fazer uma guitarra =] vlw cara =D

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
E você acha alguma guitarra de luthier cara?Eu digo com a plena certeza de que nunca vi nenhuma cara.Com menos de 3000 reais aqui no brasil você não compra quase nenhuma guitarra que tenha tudo top.Mas com esse dinheiro você já consegue encomendar uma guitarra extremamente foda,do jeitinho que você quer num luthier.E ainda tem nego cara de pau que vem dizer que é caro?Fora que para construir um instrumento num é qualquer pedreiro não,é uma mão de obra bem especializada cara (tá certo que quem quer vai atrás e consegue,que nem você com sua tele,que achei o resultado final muito bom,ainda mais para um marinheiro de primeira viagem).Lá no exterior sim os luthiers são valorizados,daí vem neguinho falando:Ah mas aí é diferente,coisa importada,muito melhor!Aí dá é vontade de chorar.Aqui no brasil,absolutamente nenhuma guitarra de luthier é cara.Óbvio que existem luthiers que cobram mais,mas mesmo assim,não chega nem perto de ser caro.Com 3000 não se compra uma strato da fender americana.Mas se monta uma strato muito foda e sobra grana.Então,pensem duas vezes antes de falar que guitarra de luthier é caro.

Lak Lak
Veterano
# jan/08
· votar


Tetanossauro Rex
pontuado

wagneer
Veterano
# jan/08
· votar


Tetanossauro Rex .
absoluta razão.

Tiruk
Veterano
# jan/08
· votar


http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*1301175 Soulcaster (projeto teve algumas modificações)
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*1288353 Luke (finalizada e aprovadíssima!)

fazendo um "merchãn" básico, pois acho que merecem pela qualidade do trabalho.

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/08
· votar


Soulface
Quanto sai marromenos em R$ essa LP que tá parada que você comentou?

To louco pra pegar uma LP haeuhea

edalko
Veterano
# jan/08
· votar


Então...

Em 1993 eu decidi mandar fazer uma guita, proque já estava de saco cheio do lixo que a industria nacional produzia (GOlden, Gianninis, e outras merdas da época), que além de caras não tinham qualidade.

GUitarras importadas eram difíceis de achar e tbém as que vi ou estavam podres ou com construção duvidosa (já relatei que vi uma Hurricane com a MIzona saindo do braço... nojeira total).

Daí que decidi fazer uma guita DiCastelli's
O Tom Castelli é um cara super gente fina que te ajuda na escolha de todos os detalhes da guitarra de acordo com o que vc gosta.
Na verdade acho que todos os luthiers devem ser assim (eplo menos espero).
Adotando algumas novidades da ´´epoca que pareciam legais, optei por fazer uma com corpo JEM, com aplicação de seda no lugar de pintura, braço estreito, headstock da Jackson, captadores hum Super3 DMZ, single FS-1 DMZ e hum Goldem 50 Schaller, tarrachas e pots gotoh, floyd kahller.

Suei para pagar a guita que na época me custou 930 doletas.
Recentemente fui lá conversar com o Tom a rspeito de fazer uma nova guita, e ele me disse que se fosse fazer minha guita de novo, não cobraria menos do que 5.500 reais.

Tá certo que a guita de luthier tem o inconveniente de não ir valorizando com o tempo.
Mas se vc decide fazer uma guita custom vc deve estar ciente e decidido em fazer uma guita que será "sua cara", de modo que vc já abriu mão de marcas famosas e o feijão com arroz.

Cada vez que toco com ela sinto-me grato por ter tomado a decisão de fazê-la, pois é uma guitarra que após 14 anos ainda acho ela excelente e com muitas opções sonoras graças às duas mini-switches que coloquei relativas a cada humbucker, podendo splitá-los, resultando em 13 sonoridades diferentes.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


axleWs
Tetanossauro Rex
fiquem tranquilos, só estou polemizando...
Aqui no brasil,absolutamente nenhuma guitarra de luthier é cara.
Com 3000 não se compra uma strato da fender americana.
bom argumento!

pra mim tudo isso é caro, mas acho o argumento do tetanossauro muito bom.
prefiro pagar mais por um serviço bem feito do que pagar taxa de importação.

mas eu disse aquilo só por que tavam perguntando muito sobre os hardwares e componentes em geral, mas acho que o trabalho do luthier é determinante na qualidade do instrumento. é ele que vai dar a tocabilidade do instrumento.

ai fica a questao, que não é só de luthieria, mas de qualquer tipo de serviço: como se quantifica a qualidade e um serviço? quanto le vale?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a fazer guitarra em luthier