Autor |
Mensagem |
Dr.Pacheco Veterano |
# jan/08
Alguem poderia escrever as escalas menores de C-D-E-F-G-A-B para min?
deis de já agradeço.
|
thigsm Veterano |
# jan/08
· votar
Dr.Pacheco T S T T S T T
Bom divertimento
|
Dr.Pacheco Veterano |
# jan/08
· votar
Queria que alguem escrevesse as notas. Tipo a escala maior de C (C-D-E-F-G-A-B),pq não to conseguindo aqui.
|
thigsm Veterano |
# jan/08
· votar
Cara acabei de passr a formula!
Use a busca
|
Dr.Pacheco Veterano |
# jan/08
· votar
Esqueci de usar a busca. Nem precisava ter criado o tópico.
Mais simples do que pensei,basta pensar nas relativas das escalas maiores que se acham as escalas menores.
|
LeandroP Moderador |
# jan/08
· votar
Dr.Pacheco basta pensar nas relativas das escalas maiores que se acham as escalas menores.
É isso mesmo.
Se você tocar uma escala maior, partindo do VIº grau (6a nota), você encontra a menor relativa.
Pra fazer o inverso, e encontrar a relativa maior de uma escala menor, você parte do IIIº grau (3a nota) da escala menor.
C - D - E - F - G - A - B - C
A - B - C - D - E - F - G - A
Na dúvida sobre a formação correta da escala, use o velho método "T S T T S T T", e aproveite pra estudar por intervalos também (T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8).
|
Bozenildo Veterano |
# jan/08
· votar
Sim sim, isso tudo falando da escala menor natural, né? mas acho que era só dela que ele queria saber mesmo :D
|
qew Veterano |
# jan/08
· votar
Dr.Pacheco
C - D - D# - F - G - G# - A# - C D - E - F - G - A - A# - C - D E - F# - G - A - B - C - D - E F - G - G# - A# - C - C# - D# - F G - A - A# - C - D - D# - F - G A - B - C - D - E - F - A B - C# - D -E - F# - G -A -B
|
LeandroP Moderador |
# jan/08 · Editado por: LeandroP
· votar
qew
Sua escalas estão erradas, com exeção das escalas de Em e de Am.
C - D - Eb - F - G - Ab - Bb - C
D - E - F - G - A - Bb - C - D
F - G - Ab - Bb - C - Db - Eb - F
G - A - Bb - C - D - Eb - F - G
É preciso respeitar "os graus" da escala, pra não cometer erros de enarmonia.
|
Dr.Pacheco Veterano |
# jan/08
· votar
Vlw pessoal!
|
Dr.Pacheco Veterano |
# jan/08
· votar
LeandroPanucci me explique melhor esse trem de estudar por intervalos.
|
LeandroP Moderador |
# jan/08
· votar
Dr.Pacheco
Dê uma estudada neste tópico que criei sobre intervalos: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/155325/
|
krroça Veterano |
# mai/10
· votar
PEGA A ESCALA NATURAL E O III E O VI GRAU DIMINUI MEIO TOM... SIMPLES
|
Sir.Paulo Veterano |
# mai/10
· votar
krroça tem essa aqui tbm
|
Jiuvaskala Veterano |
# out/10
· votar
valeu pessoal!!!
|
airguitar Veterano |
# ago/11
· votar
(usando tópico existente pra tirar dúvida)
Se eu diminuir o segundo grau da escala menor, e só ele, em meio tom, pra mim soa interessante, mas isso é usado por algum outro guitarrista?
Por exemplo, eu faço um riff usando:
A Bb C D E F G (escala de Am, com IIb)
É algum modo grego, ou técnica usada por outro músico?
|
sidguitar1 Veterano
|
# ago/11 · Editado por: sidguitar1
· votar
airguitar se for da escala menor natural(no caso a q vc usou), se vc baixar a segunda maior meio tom essa escala fica com a configuraçao do modo frigio ex: tonica segunda menor(nona menor) terça menor quarta justa(decima primeira justa) quinta justa sexta menor(decima terceira menor) setima menor e claro q modos gregos depende do acorde q vc vai estar sobrepondo a escala pra dar a sonoridade dele, ele tambem forma acordes com extençoes etc etc
a grosso modo sua escala de la menor natural( la menor eolio) passa a ser o la menor frigio com essa alteraçao q vc fez. abraço brother
|
GabrielDias07 Membro |
# ago/14
· votar
Eu tenho uma dúvida sobre a escala de Ré Menor.
RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SIb - DÓ - RÉ
Depois do SIb vem o DÓ, não seria DÓb?
Já que: SIb, SI, DÓb?
|
GuitarristaDoNickEstranho Veterano
|
# ago/14
· votar
GabrielDias07
Mas não existe Dób. O bemol de dó seria o próprio Si.
|
makumbator Moderador
|
# ago/14 · Editado por: makumbator
· votar
GabrielDias07
Não. O correto é si bemol mesmo, pois entre o si bemol e o dó há 1 tom. A fórmula é:
T S T T S T
Portanto teremos:
ré-mi-fá-sol-lá-sib-dó
ré-mi : tom (T) mi-fá: semitom (S) fá-sol: tom (T) sol-lá: tom (T) lá-si bemol: semitom (S) si-bemol - dó: tom (T)
GuitarristaDoNickEstranho
Sim. Existe dó bemol. Assim como si sustenido, fá bemol e mi sustenido. Inclusive são muito usados em tonalidades com muitos acidentes.
|
LeandroP Moderador |
# ago/14
· votar
GuitarristaDoNickEstranho
E como seria a escala diatônica maior de Sol bemol, sem repetir nenhuma nota? Ou a escala diatônica menor de Mi bemol?
Deve-se respeitar os graus da escala, mesmo que na prática, por enarmonia, você toque como uma nota sem nenhum acidente (# ou b), pra facilitar a execução. Porém, se você tiver que analisar os graus da escala por alguma razão, se trocar os nomes pode se confundir na interpretação dos intervalos.
|