Improvisar no campo!

    Autor Mensagem
    aelsinho
    Veterano
    # jan/08


    Exemplo campo harmonico de C: C | Dm | Em | F | G | Am | Bm(b5)

    Agora pra improvisar, como SOLAR nesse campo?
    C ( C E G) , Dm ( D A F#), etc.

    Quais notas toco no braço da guitarra? COmo fazer?


    Obrigado pessoal!

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: _FrEd_
    · votar


    Dm (D A F#)
    corrigindo:

    Dm (D F A)

    Utilize a escala que originou esse campo harmonico: a escala de dó maior natural

    almy froes
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu li o titulo do tópico e achei q era sobre alguma nova técnica de plantio ou pecuária =p

    toty
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    almy froes

    hasuhuashuahsuahsuas eu tbm...............

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    aelsinho

    Experimente alguns motivos melódicos:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44993/

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    aelsinho


    sola no tom da música, as vezes, existem acordes emprestados de outros campos ou empréstimos modais.. a harmonia vai muito além do campo harmônico apenas com os 7 graus...

    então, sole no tom da música, se for C sole em C maior ou até em C menor (penta) se rolar, pra ficar com sotaque de guitarra mesmo

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    aelsinho

    Cada modo forma uma tríade (3 notas) ou tétrade (4 notas)

    Vamos pensar em cada acorde isoladamente, e ver quais as "melhores notas" e quais notas evitar.

    A formação da tríade é feita com o Iº, IIIº e Vº grau do modo e pra formar a tétrade você acrescenta o VIIº grau. Em intervalos, a formação básica da tétrade é 1a (Tônica), 3a, 5a e 7a.

    Exemplo em Dó maior:

    Modo jônio: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8 - C, D, E, F, G, A, B, C
    Intervalos da Tétrade: T, 3, 5 e 7M
    Tétrade: C, E, G e B --> C7M
    Intervalos restantes: 2, 4 e 6
    Intervalo característico: não se aplica
    Intervalo evitado: 4 (nota F)

    Modo dórico: T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8 - D, E, F, G, A, B, C, D
    Intervalos da Tétrade: T, b3, 5 e 7
    Tétrade: D, F, A e C --> Dm7
    Intervalos restantes: 2, 4 e 6
    Intervalo característico: 6 (nota B)
    Intervalo evitado: 6 (nota B)

    Modo frígio: T, b2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 - E, F, G, A, B, C, D, E
    Intervalos da Tétrade: T, b3, 5 e 7
    Tétrade: E, G, B e D --> Em7
    Intervalos restantes: b2, 4 e b6
    Intervalo característico: b2 (nota C)
    Intervalo evitado: b2 e b6 (notas F e C)

    Modo lídio: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8 - F, G, A, B, C, D, E, F
    Intervalos da Tétrade: T, 3, 5 e 7M
    Tétrade: F, A, C, E --> F7M
    Intervalos restantes: 2, #4 e 6
    Intervalo característico: não se aplica
    Intervalo evitado: não se aplica

    Modo mixolídio: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 - G, A, B, C, D, E, F, G
    Intervalos da Tétrade: T, 3, 5 e 7
    Tétrade: G, B, D e F --> G7
    Intervalos restantes: 2, 4 e 6
    Intervalo característico: 7
    Intervalo evitado: 4

    Modo eólio: T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 - A, B, C, D, E, F, G, A
    Intervalos da Tétrade: T, b3, 5 e 7
    Tétrade: A, C, E e G --> Am7
    Intervalos restantes: 2, 4 e b6
    Intervalo característico: b6 (nota F)
    Intervalo evitado: b6 (nota F)

    As melhores notas de cada modo são aquelas que fazem parte da estrutura básica do acorde. As notas restantes podem estar disponíveis como tensões extras ou como nota de passagem. As notas evitadas são aquelas que formam intervalo de b9 com alguma nota da estrutura básica do acorde. O modo "mixolídio_4" coloca a 4a no lugar da 3a, tornando a 3a uma nota de passagem, formando o acorde G7(4) ou G7sus4.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisar no campo!