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brasil telecom Veterano |
# jan/08
Não vejo muito falar sobre esses campos harmonicos! alguém ae poderia dar uma aula sobre eles?nos mostrando sua eficiência e como se entende suas funções harmonicas dando exemplo através de músicas?eles são encontrados em muitas músicas?
e outra pergunta:
tem um campo harmonico para cada modo grego?
por ex:
no campo harmonico de C
C Dm Em F G Am B
campo harmonico C lidio
CM7 Dm7 Em7 F#M7 G7 Am7 B° que no caso não seria G pois o F teria q ser meio diminuto!!
ai galera ja são 04:52 da manhã!!!por isso estou falando esse monte de besteira!!!!EHEHEeh
mas a dúvida mesmo é sobre o CAMPO HARMONICO MENOR MELÓDICO e o CAMPO HARMONICO MENOR HARMONICO!!
onde se encontra eles se eles são muito usados na música ocidental,como eu entendo suas funções!!!
seria legal também se alguém colocasse umas músicas aqui,quem contenham esses campos pra gente analisar e ver como se aplica-os!
ou tudo se resolve no campo harmonico maior?
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_FrEd_ Veterano |
# jan/08
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brasil telecom
Kr, n se fala tanto nesses campos pq geralmente são usados como auxiliares nas músicas. Eu nunca achei uma musica feita inteiramente no campo harmonico menor melódico ou harmonico..
Alguns exemplos simples: O acorde Dominante (V7) resolvendo no Im. A harmonia da musica esta no campo menor natural, quando aparece este acorde dominante o campo dele seria o menor harmônico (ou o melódico, menos usado). Outro acorde bastante usado eh o Im(7M), outro acorde que vem do campo menor harmônico e melódico
tem um campo harmonico para cada modo grego? Ter tem ué..
campo harmonico C lidio
CM7 Dm7 Em7 F#M7 G7 Am7 B°
Q issu? Veja o q c escreveu ae.. Tu seguiu a ordem dos intervalos corretamente na montagem da escala (soh o fa#), mas na hora de montar os acordes vc seguiu a ordem da escala maior natural..
Monte o campo com as notas da escala que vc terá o seu campo harmonico ( o campo tem os mesmos acordes que o campo de sol maior)
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brasil telecom Veterano |
# jan/08
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Fred
cara ainda ta meio confuso o lance do campo harmonico menor harmonico e o melódico!!!
tipo eles são usados apenas como auxiliares?
vc tem alguma música em mente q usa algum desses campos?
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brasil telecom Veterano |
# jan/08
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e ai galera?
ninguém mais saca sobre o assunto?
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Fernando de almeida Veterano |
# jan/08 · Editado por: Fernando de almeida
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brasil telecom Não vejo muito falar sobre esses campos harmonicos! alguém ae poderia dar uma aula sobre eles? Brow, aulinha agora é treta pq estou no trampo ... mas vou dar umas respostas rápidas agora e depois eu elaboro umas respostas com mais detalhes.
nos mostrando sua eficiência e como se entende suas funções harmonicas dando exemplo através de músicas? Menor Harmônica: T II IIIb IV V VIb VII A escala menor harmônica foi convencionada para reestruturar o campo harmônico menor. O sétimo grau na escala menor natural está a um tom da oitava, denominando-se "subtônica". O grau na condição de subtônica, atenua a tensão melódica ascendente da escala para a oitava. Sustenizou-se a subtônica promovendo-a a sensível, naturalmente complementada pela tônica. Como conseqüência harmônica, o acorde dominante menor converteu-se para maior, aumentando assim seu efeito tensionador e, resolvendo de maneira mais convincente sobre o acorde de tônica. Aplicação da escala menor Harmônica: Acordes menores (m9, m7M, m7/11, m7M/9).
Menor Melódica: T II IIIb IV V VI VII A escala menor melódica é resultado de uma adaptação feita sobre a escala menor harmônica. Esta última, por apresentar o intervalo de tom mais semitom entre os seus sexto e sétimo graus, era uma exceção ao sistema diatônico, predominante na época, tornando-a de difícil entonação. Para reconciliá-la ao diatonismo e suavizar seu fluxo melódico, elevou-se o VI grau dá harmônica em um semitom, resultando na escala menor melódica. Devido ao destensionamento melódico que ocorre no sentido descendente das escalas, é desnecessário manter esse padrão, além disso, comparando a fórmula da menor melódicas com a da maior natural, ambas diferem só no III grau. Por este motivo, para melhor distinguí-las no sentido descendente, usa-se a escala menor natural. No padrão convencional acende-se, escala menor melódica e descende-se, escala menor natural. Aplicação da escala menor melódica: Acordes (m6, m7M m6/9, m7M/9, m6/9/11, m9/11).
Kara, na verdade essas adaptações, para suavisar a melodia, ou para acertar qq "clima" que um acorde ou um intervalo poderia gerar, vem de muito tempo atrás, a igreja influenciou muito essas convenções ... Na verdade para saber sobre esses detalhes a fundo teria que estudar história da música (que é muito chata) ...
eles são encontrados em muitas músicas? Sim, e podem ser encontradas, ambas, em uma mesma música e climas diferentes das mesmas ... A harmônica é usada e abusada em rock já a melódica é mais usada no jazz...
abr. Fernando
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brasil telecom Veterano |
# jan/08
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fernando você pode dar alguns exemplos usando as músicas para q agente possa analisar?
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markolino Veterano |
# jan/08
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brasil telecom malmsteen = harmonica
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brasil telecom Veterano |
# jan/08
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markolino
mas eu me refiro a harmonia!
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brasil telecom Veterano |
# jan/08
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alguém podia dar uns exemplos colacando umas músicas aqui pra gente analisar!
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brasil telecom Veterano |
# jan/08
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ajudem ai pessoal
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brasil telecom Veterano |
# jan/08
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me ajuda ai Leandro pannuci!!!!
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LeandroP Moderador |
# jan/08
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A escala menor melódica é como se fosse a menor harmônica "customizada". A escala menor harmônica possui um intervalo de 1,5 tom entre os graus VI e VII, diferente dos modos da escala menor natural e maior, que tem os seus intervalos que variam de tom e semitom. É mais desconfortável tocar uma escala com um intervalo de 1,5, então pra facilitar, pegaram o VI° grau da escala menor harmônica e elevaram em um semitom. Isso gerou uma nova escala e conseqüentemente uma nova harmonização de um modo menor.
Escalas menores (em intervalos):
Menor natural (modo eólio): I II III IV V V VI VIII T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 1,0 <-- tons
Menor harmônica: T, 2, b3, 4, 5, b6, 7M, 8 1,5 <-- tons
Menor melódica: T, 2, b3, 4, 5, 6, 7M, 8 1,0 <-- tons
Os modos gerados pela escala menor melódica são esses: menor melódico, frígio(6), lídio(#5), mixolídio(#4), mixolídio(b13), lócrio(9) e alterado.
melódico: T, 2, b3, 4, 5, 6, 7M, 8
frígio(6): T, b9, b3, 4, 5, 6, 7, 8
lídio(#5): T, 9, 3, #4, #5, 6, 7M, 8
mixolídio(#4): T, 9, 3, #4, 5, 13, 7, 8
mixolídio(b13): T, 9, 3, 4, 5, b13, 7, 8
alterado: T, b9, #9, 3, b5, #5, 7, 8
Observação:
Veja quantos modos com 3a maior e 7a menor. Este intervalo possui 3 tons, formando o trítono, intervalo característico dos acordes com 7a da dominante. Prato cheio pra se improvisar em acorde X7.
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brasil telecom Veterano |
# jan/08
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mas leandro?
tipo e os acorde a qualidade funcional deles usando esse campo harmonico?
o campo harmonico menor melodico tem dois dominantes!!como isso?
tipo vc poderia me dar um exemplo usando uma música pra gente analisar?
uma música q tenham acordes desses campos!!onde eles aparecem!!onde usa-los!!esse tipo de lance
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LeandroP Moderador |
# jan/08 · Editado por: LeandroP
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brasil telecom
A aplicação destes modos é utilizado na maioria dos casos sobre acordes com 7a da dominante.
Progressão de exemplo:
Am7 - D7(b9) - G7M
De onde você tira uma escala pra improvisar no acorde D7(b9) ???
O acorde Am7 é o II° grau de G7M, e o seu modo é o dórico (A dórico).
O acorde D7 é o V° de G7M, e o seu modo é o mixolídio (D mixolídio).
Só que o modo mixolídio possui um intervalo de 9a maior, e não 9a menor, como no D7(b9).
Veja como os intervalos da modo da escala alterada (que eu postei acima) cobre bem o acorde D7(b9) e o intervalo de b5 pode servir perfeitamente como uma blue-note na sua improvisação.
Você também pode se deparar com outros acordes dominantes, como o D7(#9), D7(b13), D7(#11), Dalt, etc...
Veja esta vídeo-aula do Marcos Barnah sobre acorde alterado. Acorde gerado por uma inversão da escala menor melódica (VIIº grau):
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brasil telecom Veterano |
# jan/08
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de onde ele tirou esse D7b9 leandro?
de qual campo hamornico menor melódico ele tirou isso?
É igual no modo paralelo?
ele roubou de Gm7?
esse lance das escalas eu sei mais ou menos como é"!!
mas eu gostaria de saber mais o lance da harmonia!!!e não solar em cima dos acordes!!
como analizar suas funções onde seus acordes aparecem....vc poderia colocar umas cifras ai pra gente ver!!
tipo acorde com 9b 9# 5b 5# são desses campos harmonicos?menor melodico e menor harmonico?
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LeandroP Moderador |
# jan/08
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brasil telecom
Ele não pensou no modo paralelo, senão ao invés de b9 junto ao D7, seria um b13.
Ele usou o VII° grau da escala de Mi menor melódica - a escala alterada.
Esta escala possui as notas necessárias pra improvisar sobre um D7(b9) ou um D7(#9).
Só que ele usou apenas o modo alterado de Mi menor melódico, não pensou no Mi menor como acorde de função Tônica, e sim no G7M... como você mesmo disse: ele "roubou"... não de Gm, mas de Ebm melódico.
Se ele tivesse utilizado o Vº de Gm, então seu D7 poderia ser um D7(b9/b13), com origem no Vº gra de G menor harmônica.
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dom de Deus Veterano |
# mar/12
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É mais desconfortável tocar uma escala com um intervalo de 1,5,
então a menor melódica é mais prática doque a menor harmonica?
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