Guitarra Epiphone Custom x Gibson Custom

Autor Mensagem
PunkBarney
Veterano
# jan/08
· votar


Juliano P
Uma coisa que eu percebi que realmente faz diferença é a idade do instrumento.

Em toda essa discussao Custom X Studio X Std, parei e pensei na minha experiencia com as algumas Gibsons.

Só tive uma Studio em minhas mãos até hj e ela não me agradou. Mas não por ser ruim, mas por não estar bem regulada. Cordas finas, altas e velhas, trastes asperos, escala suja. Nada disso foi a favor daquela Studio. Ligada, não impressionou, mas nao iria mesmo. Estava ligada direto na mesa de som, passando por um Amp Farm e com monitoracão num par de caixas Yamaha NS10, médias pra kct. No entanto já vi LP Studios fazerem misérias e terem um som muito foda. Minha experiencia que foi ruim. Acredito ser uma ótima guitarra e valer os médios 3500 reais que custam por aí usadas.

Também tive o privilégio de ter uma Custom 1972 a minha disposição todo dia quando trabalhei numa produtora de som pra publicidade. A guitarra mais pesada que já vi na vida. Um toco. Dificil de aguentar 30 min com ela no pescoço. O timbre?! Absurdamente fantástico. Essa era uma Reissue 54, com um cap Alnico 5 no braço e um P-90 na ponte.

Infelizmente nunca toquei numa Gibbo Standard. O mais próximo que cheguei foi minha Epi.

Eu percebi com clareza esse lance da idade qdo comprei minha Fender. Ela é 97. Em 10 anos, ela já assentou td que tinha pra mexer. Transmite mais confianca do que qquer outra guitarra que eu tenha.

Qto ao som, depende de muito. Principalmente do amp e de quem está segurando a guitarra.

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


PunkBarney
tudo q vc falou eh verdade...
depende mto de quem segura a guita...pq o timrbe tb vem da pegada!
e ja li mto sobre qualidade do som e idade do instrumento..isso tb eh verdade!
mas oq eu disse tb tem mta razao!
e oq eu mais quis dizer..q a maioria do forum justifica o preço alto pela pintura e acabamento..e nao pelo som vintage ou algo assim!
entao se eh só pela pintura e acabamento..as guitarras mto antigas deveriam custar bem mais baratas num eh? entao o preço alto d uma gibson custom fabricada em 2007 pra outra epiphone custom de 2007, na otem nada de vintage ......entao nao justifica o preço!
espero q tenha entendido oq eu disse tb!

e valeu pelas comentarios ai! abraçoo!

PunkBarney
Veterano
# jan/08
· votar


Juliano P
Acho q as Gibsons Custom justificam os 3400 dolares. Mesmo pq uma Vintage custa perto dos 10000 dolares.

Nao sei se é exatamente pintura, acabamento e etc. Pra mim parece ser o cuidado humano dado na construção da guitarra. Epis, Squiers e asiaticas da vida são guitarras feitas tão as pressas que parecem nascer sem alma. É completamente idiota falar uma coisa dessas, mas é oq percebo qdo seguro uma Gibson e seguro uma Epiphone.

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/08
· votar


Juliano P
Cara, a Gibson Standard é uma verdadeiras obra de arte.
A Custom eu não tive o prazer de tocar ainda, mas acredito que seja melhor em termos de acabamento do que a Standard, e se realmente for, vale cada centavo pago.
Os caras cobram um preço muito justo lá nos EUA, mas a situação ferra quando elas vêm pra cá e soma-se a o preço impostos+lucro do vendedor+lucro da importadora+fretes+ n fatores...

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/08
· votar


PunkBarney
A sensação que se tem é essa mesmo, que a guitarra possui "alma" heheh

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


zaqueu_grunge
PunkBarney
sem duvida tudo isso q vcs falaram eh totalmente correto!
mas continuo dizendo q a diferença de preço eh mto alta em relação a diferençla de qualidade!

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


PunkBarney
e sem duvida..guitarras baratas q sao vendidas q nem agua por ai..
vao ser pior..sao fabricadas as pressas msm..sem mta atenção e cuidado!

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/08
· votar


Juliano P
Eu pagaria sem dó o dinheiro que ela custa lá nos states (uns 5 mil reais).
Mas não pagaria o que ela costuma custar aqui no Brasil (9 mil reais até).

Sou mais pagar os 3500 numa Studio usada =]

PunkBarney
Veterano
# jan/08
· votar


Juliano P
Aih eu já acho q a diferenca de preço é uma necessidade da marca pra diferenciacao de linha. Eles precisam dar uma margem razoavel pra justificar a escolha entre uma Studio x Std x Custom. É basicamente acabamento, mas escolher uma Gibson não é o mesmo que escolher uma guitarra asiática. É um marco. É um instrumento pra vida toda. Vc escolhe pra nao ter q trocar nunca mais e as vezes juntar uma grana a mais vale a pena por isso.

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


PunkBarney
isso ta certo tb...
eles precisam dessa diferença de preço pra justificar a escolha da studiox stdx e custom..
vc está certissimo!
mas nao justifica a qualidade como eu disse..
justifica uma diferença de uma certa qualidade..mas mta diferença de nome e escolhe tb!

Leblues
Veterano
# jan/08
· votar


As Gibsons estao muito a frente das Epiphones, mas a diferenca de uma Gibson studio com uma Epiphone custom nao eh comparavel, mesmo por que as customs tem caracteristicas diferentes da studios independente se for Gibson ou Epiphone, as studios tem um som muito mais aveludado!

everson
Veterano
# jan/08
· votar


Sei que dói muito no bolso. Tava lendo o topic pra ver se poderia comprar uma epiphone sg g400 sem medo de ser feliz mas estou em dúvida.

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


everson
tem gente q eh feliz com uma tonante rapaz! hewhe

PunkBarney
Veterano
# jan/08
· votar


everson
Dói no bolso, mas qdo alguem fala "Caraaaaaca, de quem é a Fender?!" ou "Poooooorra, de quem é a Gibson?!" e vc responde: "É minha!" faz tao bem pro ego...

Copag
Veterano
# jan/08
· votar


everson
Eu comprei uma Epiphone LP Custon e to muitíssimo satisfeito. Levei no luthier e meu som tá lindo.

Confesso que depois que levei ao luthier, o sustain natural dela diminuiu um pouco, imagino que seja pelo fato de eu descer o braço e a ação de cordas dela estar baixa. Na verdade não deve ser isso, mas tudo bem. Eu parei de usar o Boss CS-3 e larguei de utilizar compressão/sustain. Mas ontem senti falta no ensaio.


Mas a guitarra tá maravilhosa. E eu nem mexi com captação.


Vai fundo cara!

Jubstelda
Veterano
# jan/08
· votar


Comparar Epiphone com Gibson é comparar Gol com uma BMW.

Os dois andam, comportam 5 pessoas, tem porta-Malas e motor;Mais não são iguais.Um carro de Luxo é superior ao popular em todos os aspectos e uma Gibson é superior a uma Epiphone tb em todos os aspectos.

Esse reciocínio se aplica a tudo, não existe milagre, tudo que é mais caro é pq é melhor.

Abçs!

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


Jubstelda
depende da diferença de preço..
nem tudo q eh mais caro vai ser sempre melhor...
e logico q a gibson eh bem superior a epiphone! ,as a diferença de preço eh maior do q a diferença real de qualidade q eles possuem

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


O captador reproduz o som que vem da madeira.
A pérola do ano!!!
(E olha q o ano mal começou...)

A diferença entre Gibsons e Epiphones passa por tudo isos q foi falado aí (com algumas ressalvas).
A qualidade da madeira é diferente.
O processo de secagem da madeira é diferente.
O cuidado e a qualidade dos componentes elétricos são diferentes.
Acabamento superior???
Bom aí depende do q se entende por superioridade.
Mas as Gibsons são mais ricas em detalhes. E por isso acredito q sejam feitas com mais atenção individual.

Agora, cola, tinta, essas coisas é tudo igual.

E uma coisa q pesa muito no preço SIM é o logo q vai no headstock.

everson
Veterano
# jan/08
· votar


Juliano P
isso é verdade. Ainda existe Tonante? hehhehe

PunkBarney

Particularmente preifiro ser elogiado pelo que toco. já vi bandas com dois guitarristas: um com fender e outro com squier e o cara da squier colocando o cara da fender no bolso.

Jubstelda

A qualidade da gbson é 3 vezes melhor que uma epiphone?

Soulface



E uma coisa q pesa muito no preço SIM é o logo q vai no headstock.

Vc foi em cima do problema/solução!

Jubstelda
Veterano
# jan/08 · Editado por: Jubstelda
· votar


A qualidade da gibson é 3 vezes melhor que uma epiphone?


Pra mim é 10 vezes melhor.

Eu tenho um Gibson Les paul supreme e tenho uma Epiphone GoldTop Reedição de 1956 da Epiphone, que é uma Guitarra legal, mas não se compara não...
A diferença é brutal , não tem comparação, a Gibson é melhor em tudo, no acabamento, no som e na "alma".

Parece qu quando vc ta tocando com uma Gibson vc até se sente melhor rsrs
Realmente é muito bom...

Abçs!

PunkBarney
Veterano
# jan/08
· votar


everson
Tbm já vi guitarrista muito bom fazer miseria com guitarra media/ruim. Cara bom manda muito com qquer coisa. Mas eu me refiro ao fato de ser legal vc ter uma guita incontestavel, que te transmite muito mais estabilidade e segurança que uma guita média. Tenho duas Squiers (uma affinity e uma Custom) e uma Epiphone (Std) e nenhuma delas parece aguentar o tranco que a Fender aguenta.

Mas é claro que ser lembrado pelo que toca faz a diferenca tbm.

rsf
Veterano
# jan/08 · Editado por: rsf
· votar


everson

"Particularmente preifiro ser elogiado pelo que toco. já vi bandas com dois guitarristas: um com fender e outro com squier e o cara da squier colocando o cara da fender no bolso."

O que isso quer dizer? Pergunta para o cara da squier que guitarra ele gostaria de estar tocando? E outra, se ele te impressionou com uma squire, imagine o que ele não teria feito
com uma Fender, uma Gibson ou qualquer outra de mesmo nível...


Soulface


"uma coisa q pesa muito no preço SIM é o logo q vai no headstock"


Gibson, fender e outras tantas estão nesse negócio desde o inicio... os melhores guitarristas do mundo durante esse meio seculo não escolheram essas guitarras pelo que está escrito no headstock..aliás foram os melhores guitarristas do mundo que ao utilizarem essas guitarras, exatamente por elas serem as melhores, acabaram por escrever a historia de cada uma delas, construindo, com isso, o logo de seus headstocks...

Para finalizar....
Essas marcas somente construiram uma historia de mais de meio século pq produziram e produzem ótimos instrumentos...os quais, com todo o respeito, apenas por desconhecimento podem ser comparados a marcas e modelos infinitamente inferiores....


Na minha opinião, o único ponto negativo dessas guitarras é que se vc não toca nada (como é o meu caso), não resta muita coisa para vc culpar..he,he..

everson
Veterano
# jan/08
· votar


PunkBarney

"...ter uma guita incontestavel, que te transmite muito mais estabilidade e segurança que uma guita média."

Concordo plenamente!

rsf

Você esta certíssimo! De fato, ter uma fender ou uma gibson top representa um incremento significativo no som.

Um dia chego nos 5mil de uma gibson. Enquanto isso na sala de justiça..... Epiphone g400.

Soulface
Veterano
# jan/08
· votar


rsf
Eu não estou falando q a marca não valha o preço q eles cobram. Afinal, a marca é deles e els colocam o preço q eles qrem.
OQ eu digo é q por se tratar de marca famosa, isso influi no preço.
PQ?
Por causa da tradição q vc citou aí.
Uma guitarra de outra marca menos conhecida pode até ser superior à uma Gibson. Porém, por não ter a mesma história, tradição e (qm sabe) a confiança, ela tem de ser vendida por um preço mais baixo.
E isso sim é o peso do logo na preço do produto.
Merecido. Mas nem sempre justo.

Uma camisa da Lacoste custa horrores só por causa de um jacarézinho bordado no peito.
É uma camisa polo comum (com qualidade, claro). Mas naõ usa fio de ouro. E mesmo assim custa horrores. PQ é Lacoste.

o_vocalista
Veterano
# mar/08
· votar


O que mais me deixa frustrado, é o fato de as epiphones não serem fabricadas no mesmo local de origem da sua primeira linha a Gibson.

Mas isso é só um detalhe... que faz toda a diferença no preço e na produção.

Ou seja preço baixo, qualidade baixa.

o_vocalista
Veterano
# mar/08
· votar


Mas as Epis são boas sim...

Minha futura G400 Goth com meu pedal Jim Dunlop ZW44 ja vai ser o suficiente pra fazer um estrago.

almy froes
Veterano
# mar/08
· votar


thmenezes_RJ
cara a saída da epiphone costuma ser mais alta que a gibson,se vc ligar as 2 num amp meteoro 30wats ou um watsom da vida..eh capaz d achar q epiphone é mais "porrada" serio msm...agora qdo vc liga num amp d verdade n estudio....embora concorde q o braço da gibson n eh nada confortavel,o som da gibson esta a milhas e milhas d distancia da epiphone a nitidez entao do som nem se compara...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra Epiphone Custom x Gibson Custom