Dúvidas sobre composição e modos

    Autor Mensagem
    Adst
    Veterano
    # jan/08


    Olá a todos.

    Primeiramente, gostaria de informar que usei a busca e não consegui uma resposta satisfatória para as seguintes dúvidas:

    1) Vamos supor que eu esteja compondo uma música instrumental. Eu decido utilizar a príncipio a escala pentatônica maior de G. Qual (ou quais) as escalas que eu posso utilizar em conjunto com essa e porque?

    2) Para eu conseguir os "climas" que os modos proporcionam, eu necessito de ter uma base construída com acordes ou progressões de acordes a partir do mesmo grau do modo que eu esteja utilizando como solo?
    Ex: Se estiver utilizando uma escala de C, e quiser utilizar o modo frígio, devo começar meu solo pelo E (terceito grau da escala de C). A base deve ser formada por acordes ou progressões baseadas em E?

    Obrigado a todos que puderem ajudar. Corrijam o que estiver errado, por favor.

    the_unknown
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Adst

    Eh simples, antes de solar vc deve fazer harmonia, se o campo harmonico da musica estiver em SOL vc podera usar as pentas das escalas do 1 4 5 graus da escala natural de G e suas respectivas menores ou seja modo jonio, lidio, mixolidio, vc pode partir de outros intervalos tb so que ai eh um pouco mais complicado quer q eu te explicuqe?

    Adst
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    the_unknown


    Obrigado pela resposta. Só não entendi porque usar as pentas dos graus 1, 4 e 5 da escala de G. Eu não poderia utilizar, por exemplo os graus 1, 3 e 5?

    Valeu

    the_unknown
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Adst

    Poderia tocando a 1 3 5 da escla de G vc tera o acorde G cuja no caso corresponde ao primeiro grau sacou?

    Adst
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    the_unknown

    Pelo que vc me explicou, se na música eu tocar um trecho na escala pentatônica de G (grau 1), depois eu poderia usar a penta de C (grau 4) e a penta de D (grau 5) ? É isso?

    DanielSouza
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Adst
    É assim..... quando vc está tocando o acorde de G, vc pode usar os modos jônio, lídio e mixolídio (1,4 e 5) porque estes modos possuem a mesma estrutura de tríade do acorde, ou seja, 1ª, 3ª maior e 5ª justa. A diferença esta em que se comparar o modo jônio com os outros vc terá: lídio quarta aumentada e não justa e mixolídio sétima menor e não maior. Entendeu??
    Quando se usa o modo lídio em cima do G, as pessoas dizem que se está dando uma intenção lídio no solo, isso vale para os outros modos também.

    Os outros modos são menores (possuem a 3ª menor) e teoricamente haveria uma incompatibilidade na hora de solar em cima de uma acorde maior.
    Só que não existe errado na música, a utilização dos modos vai depender de sua composição.
    No blues por exemplo é normal explorar essa incompatibilidade de terças.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Adst

    Cuidado com os equívocos que em princípio os modos podem apresentar. A pentatônica de G maior é a escala de G maior com duas notas a menos.
    Você pode tocar a penta de G maior sobre um acorde C maior também (entre outros). Observe os intervalos da escala e do acorde e compare as notas em comum. É um bom começo pra compreender a aplicação dos modos.
    Use a busca, pois tem ótimos tópicos tratando deste assunto, cada um com uma abordagem diferente. Só que os textos são longos e você precisa ler com a guitarra nas mãos se quiser entender.

    lucas-sarmento
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    tipo, nao existe regra para esse tipo de coisa, vc pode combinar os modos de uma mesma escala de inumeros jeitps diferentes. Uma harmonia baseada no modo lidio pode encaixar muito bem com uma melodia dorica, ou frigia. E assim vai. Ao fazer sua musica tente experimentar diversas combinações diferentes.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Você etá colocando o carro na frente dos bois. Estude teoria elementar antes, depois formação de acordes, cadências, etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre composição e modos