a aplicação é essas!Dos modos?

    Autor Mensagem
    brasil telecom
    Veterano
    # jan/08


    dorico=1 tom abaixo
    frígio = 2 tons abaixo
    lídio = quinta justa acima
    mixolídio = quarta justa acima
    eólio = 1 tom e meio acima
    lócrio = 1/2 tom acima



    se eu quiser aplicar um modo DÓRICO em cima de Am?

    seria uma escala de G em cima de Am?


    se eu quiser aplica um FRIGIO em cima de Am?

    seria tocar a escala de F em cima do acorde de Am?


    o LIDIO tem a quarta aumentada?

    o mixolidio de a sétima menor?

    alguém tem essa tabelinha?

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Leia meu topico Escalas o Metodo Pratico

    Se isso nao ajudar a compreender desista

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08 · Editado por: LeandroP
    · votar


    brasil telecom

    É melhor você estudar os modos pelos intervalos.

    dorico=1 tom abaixo
    frígio = 2 tons abaixo
    lídio = quinta justa acima
    mixolídio = quarta justa acima
    eólio = 1 tom e meio acima
    lócrio = 1/2 tom acima


    Abaixo do quê???

    se eu quiser aplicar um modo DÓRICO em cima de Am?

    seria uma escala de G em cima de Am?


    Sim, mas pensando desta maneira pode complicar muito a sua compreensão dos modos. Não pense em outra escala quando quiser estudar um modo. Veja, o modo dórico é um modo menor, e o modo jônio é um modo maior. Se pra você chegar no modo dórico, tiver que pensar antes no jônio, leva muito tempo e os modos são diferentes (um maior e outro menor), mesmo compartilhando as mesmas notas.

    Pensando por intervalos a coisa fica bem mais fácil, além de você ir direto ao modo, sem rodeios.

    Modos (por intervalos):

    jônio: F, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8 (escala maior padrão)
    dórico: F, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8
    frígio: F, b2, b3, 4, 5, b6, 7, 8
    lídio: F, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8
    mixolídio: F, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
    eólio: F, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 (escala menor padrão)
    lócrio: F, b2, b3, 4, b5, b6, 7, 8

    O intervalo é medido em tons, com a ditância entre a nota fundamental (F) e os seus respectivos graus.

    Análise em graus (com algarismos românos):

    jônio: I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII
    dórico: I, II, bIII, IV, V, VI, bVII, VIII
    frígio: I, bII, bIII, IV, V, bVI, bVII, VIII
    lídio: I, II, III, #IV, V, VI, VII, VIII
    mixolídio: I, II, III, IV, V, VI, bVII, VIII
    eólio: I, II, bIII, IV, V, bVI, bVII, VIII
    lócrio: I, bII, bIII, IV, bV, bVI, VII, VIII


    Exemplo em C:

    jônio: C, D, E, F, G, A, B, C
    dórico: D, E, F, G, A, B, C, D
    frígio: E, F, G, A, B, C, D, E
    lídio: F, G, A, B, C, D, E, F
    mixolídio: G, A, B, C, D, E, F, G
    eólio: A, B, C, D, E, F, G, A
    lócrio: B, C, D, E, F, G, A, B

    As notas são as mesmas, mas as sonoridades de cada modo são diferentes, e por isso que digo que vale a pena ir direto ao modo.

    Características:

    jônio: maior (padrão)
    dórico: menor com 6a maior
    frígio: menor com 2a menor
    lídio: maior com 4a aumentada
    mixolídio: com sétima da dominante (maior com 7a menor)
    eólio: menor natural (padrão)
    lócrio: não é menor e nem diminuto, é meio-diminuto (*)

    Acordes:

    jônio:
    Notas da tétrade: F, 3, 5, 7M --> X7M
    Notas extras: 2, 4, 6
    Notas evitadas: 4
    Notas característica: n/a
    Com as notas extras: X6, X6(9), X7M(9), X9

    dórico:
    Notas da tétrade F, b3, 5, 7 --> Xm7
    Notas extras: 2, 4, 6
    Notas evitadas: 6
    Notas característica: 6
    Com as notas extras: Dm7(9), Xm7(11), Xm7(9/11)

    frígio:
    Notas da tétrade F, b3, 5, 7 --> Xm7
    Notas extras: b2, 4, b6
    Notas evitadas: b2 e b6
    Notas característica: b2
    Com as notas extras: Xm7(11)

    lídio:
    Notas da tétrade F, 3, 5, 7M --> X7M
    Notas extras: 2, #4, 6
    Notas evitadas: n/a
    Notas característica: #4
    Com as notas extras: X6, X6(9), X7M(6), X7M(#11), X7M(9/#11)

    mixolídio:
    Notas da tétrade F, 3, 5, 7 --> X7
    Notas extras: 2, 4, 6
    Notas evitadas: 4
    Notas característica: 7
    Com as notas extras: X7(9), X7(13), X7(9/13)

    eólio:
    Notas da tétrade F, b3, 5, 7 --> Xm7
    Notas extras: 2, 4, b6
    Notas evitadas: b6
    Notas característica: n/a
    Com as notas extras: Xm7(9), Xm7(11), Xm7(9/11)

    lócrio:
    Notas da tétrade F, b3, b5, 7 --> Xm7(b5) ou XØ
    Notas extras: b2, 4, b6
    Notas evitadas: b2
    Notas característica: b2, b5

    X = qualquer fundamental-nota

    2a --> mais uma 8a --> 9a
    4a --> mais uma 8a --> 11a
    6a --> mais uma 8a --> 13a

    Não existe: 10a, 12a ou 14a, sendo 3a, 5a e 7a respectivamente.

    Notas extras: são aquelas que estão além das notas que formam a tétrade, da estrutura do acorde. A escala possui 7 notas, onde a tétrade obviamente utiliza 4 dessas notas, restando 3.

    Notas evitadas: são aquelas que estão a um semitom de distância (b2) de algum intervalo da estrutura da tétrade (1, 3, 5 e 7). Pode ser utilizada como nota de passagem, no sentido melódico.

    Notas características: são aquelas notas que torna um modo diferente do outro. Tome como padrão o modo jônio para as demais escalas maiores (que possuem 3a maior) e o modo eólio pras demais escalas menores (que possuem 3a menor).

    (*) É meio-diminuto porque pra ser um diminuto precisa conter, além dos intervalos de F, b3 e b5, um intervalo b7 (7a diminuta), sendo que no exemplo ocorre uma 7a menor, tornando-o "meio-diminuto".

    ***********************************************

    Estude intervalos, pois esta é a ferramenta mais utilizada na música, aliás a música é feita de intervalos. Este é um assunto que vai lhe acompanhar pelo resto da sua vida como músico. Faça uma pesquisa no fórum sobre intervalos, e siga o conselho do colega alexdiffer, leia e estude seus tópicos.

    Boa sorte!

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Boa noite!!!

    alexdiffer
    Leia meu topico Escalas o Metodo Pratico

    LeandroPanucci
    É melhor você estudar os modos pelos intervalos.

    Caras, às vezes desanima ver amigos aqui do fórum tendo paciência pra fazer um tópico bacana ou repetir inúmeras vezes a mesma dica e, ainda assim, encontrar tópicos abertos por quem aparentemente não usou a BUSCA antes de abrir um novo tópico...
    Valeu!!!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Penta_Blues

    As vezes é desanimador como você mencionou, mas algumas dúvidas são muito peculiares... não tô fazendo nada mesmo...

    :P

    thomasmoura
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Brasil telecom,

    Existem duas formas de aplicar os modos gregos. Uma delas é esta que o panucci colocou, que é util, é bom conhecer mostra as características do modo, as notas importantes, etc, mas na hora de se aplicar um improviso em algum modo, na minha opinião não é pratica.

    O metodo que eu uso é este que vc colocou, apenas desloco o shape da escala maior o numero de semitons que o "transforma" num modo determinado.

    Alias dessa forma vc também "enxerga" o modo no braco inteiro, e não fica restrito a um shape de 3 notas por corda como o pessoal costuma aprender os modos, limitando o uso a uma regiao apenas do braço.

    Alias é importante conhecer a sonoridade dos modos, mas se vc tocar os modos na sequencia C jônio, D dórico, E frígio, F Lídio,
    G mixolidio e B locrio, estará ouvindo a mesma escala o tempo todo e não perceberá a sonoridade de cada modo.

    O modo certo de se estudar os modos é comparando-os tocando C jonio, C Dorico, C frigio, etc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a a aplicação é essas!Dos modos?