Duvidas em geral

    Autor Mensagem
    J.Page
    Veterano
    # jan/08


    Fala ai galera... eu so meio q novo no forum entao por favor paciencia cmg ; )

    comecei a tocar guitarra q qse 1 ano... sou autodidata, fiz aula por uns 2 meses mais n me agrado, desde entao eu resolvi aprender por conta propria...

    tenho algumas duvidas quanto a tecnicas, ja pesquisei sobre isso no forum mais naum achei nada parecido

    - em algumas musicas ouço um bend so que mais agudo do que o normal... gostaria de saber o nome e como fazer...
    exemplo do que to falando... em 1:01


    - o que seriam harmonicos artificias e outros tipos (seriam naturais? =P)

    outras duvidas...
    - qual a diferença de pedais e pedaleiras?

    - qual a diferença entre os captadores normais (aqueles com bolinha) e os que não tem a tal bolinha?

    respondam ai... msm q seja so uma das perguntas, ja vai estar me ajudando mtu =D

    vlw ai de qualquer forma

    kohler1000
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: kohler1000
    · votar


    - em algumas musicas ouço um bend so que mais agudo do que o normal... gostaria de saber o nome e como fazer...

    Harmônico artificial seguido de bend. (nem vi o vídeo)

    kohler1000
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    o que seriam harmonicos artificias e outros tipos (seriam naturais? =P)

    Harmônico natural é um som que você consegue que não é o som real da corda, difícil de explicar, não sei explicar direito... qdo vc aperta a casa e toca a corda é a nota normal, qdo vc não aperta a casa, só coloca o dedo sobre ela e toca a corda, vc obtem um harmônico natural

    Harmônico artificial é a mesma coisa porém, dessa vez, vc obtem com a outra mão, ou seja, vc aperta a casa mas com o seu dedão da mão direita faz a nota se tornar um harmônico. Os dois harmônicos tem sons bem diferentes.

    - qual a diferença de pedais e pedaleiras?

    Pedaleiras tem diversos efeitos, pedais tem 1 ou 2, no máximo. Há a lenda de que pedais são melhores que pedaleiras, mas há controvérsias.


    - qual a diferença entre os captadores normais (aqueles com bolinha) e os que não tem a tal bolinha?

    Não entendi.

    jtz
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    com relação aos captadores, acho que ele quis dizer captadores com e sem capa

    EriBlackmore
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    J.Page
    [/i]- o que seriam harmonicos artificias e outros tipos (seriam naturais? =P)

    Os artificiais, vc consegue tirar meio que ''encostando'' o dedo logo após palhetar...é meio complexo pra explicar auhauhauha

    [i]
    - qual a diferença de pedais e pedaleiras?

    Pedais: Som analógico, efeitos separados.
    Pedaleira: Som digital, todos os efeitos no mesmo equipamento, maior custo x benefício

    [i][/i]- qual a diferença entre os captadores normais (aqueles com bolinha) e os que não tem a tal bolinha?

    Existem varios tipos... O que diferenciam eles, é a maneira de enrolar o captador, o material dos pólos, etc...e a potência de saída

    kohler1000
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    EriBlackmore

    Pedais: Som analógico,
    Pedaleira: Som digital

    Nem sempre.

    Existem varios tipos... O que diferenciam eles, é a maneira de enrolar o captador, o material dos pólos, etc...e a potência de saída

    Isso eu não sei pq não entendo nada de captadores =)

    EriBlackmore
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tds postaram juntos auhuahuahuaha

    Eu entendi sobre os caps, no caso, por exemplo

    Single com polos redondos ( Fender )
    Single com barra ceramica ( Hot Rails )
    e etc

    EriBlackmore
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    kohler1000
    É, citei pela maioria, pra facilitar auhauhauhauhauha

    J.Page
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    EriBlackmore
    o que eu quis dizer sobre os captadores eh isso ai msm ^^

    e quanto a esse "harmonico artificial seguido de bend"
    explique melhor pq eu n manjo muito de harmonicos não ;P

    obrigado a todos ai por terem respondido... não esperava que fosse tão rapido ^^

    J.Page
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    so pra esclarecer melhor o lance dos captadores

    "bolinha"
    http://www.peteatkin.com/images/guistratred.jpg

    "sem bolinha"
    http://www.myauctionhost.com/sansamp/images/ebay-pickups-0000-large.jp g

    Crovax
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    J.Page
    sobre os captadores, é o design do proprio captador, na segunda imagem, o captador da ponte tem os polos ("bolinhas" no caso da primeira) em forma de lamina, e os caps do meio e do braço tem só uma capa em volta.
    da ate pra comprar a capa pra colocar em alguns captadores...

    se vc usar a busca pode achar mais resultados e explicaçoes sobre suas duvidas !

    []

    diego gr
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    sobre os harmônicos: procure no youtube por zakk wylde pinch harmonics, que tem uns vídeos dessa técnica

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    kohler1000
    difícil de explicar, não sei explicar direito...

    EriBlackmore
    É, citei pela maioria, pra facilitar

    Meus camaradas, gostaria de pedir que não colocassem a tentativa de ser solícito acima daquela de apresentar um esclarecimento correto, pois os resultados podem ser piores do que simplesmente não responder.
    É difícil explicar quando não se sabe e complicado querer facilitar com explicações tão superficiais que acabam gerando mais dúvidas ou interpretações equivocadas...
    Vejam, não sou melhor que ninguém aqui, mas acho bem melhor pensar em "muito ajuda quem não atrapalha" do que querer ajudar sem dominar o assunto e fazer o tipo "vou ajudar não importa como".

    J.Page
    - em algumas musicas ouço um bend so que mais agudo do que o normal...
    Isso não é Bend. O que Satriani fez no vídeo postado foi tocar um Harmônico e depois usar a alavanca para dar um vibrato na nota.

    - o que seriam harmonicos artificias e outros tipos (seriam naturais? =P)
    Harmonico artificial é aquele que é escolhido por vc para soar enquanto os outros são silenciados. Existem várias técnicas para isso.
    Harmonicos naturais são aqueles gerados ao se tocar uma nota. Quando vc toca uma corda ela vibra gerando um som composto de vários elementos. O conjunto básico destes elementos é o que chamamos de fundamental (a nota propriamente dita). Ao mesmo tempo, a corda produz uma série de harmônicos que são sons cuja frequência são mútiplos da fundamental. O equilibrio entre a fundamental e estes harmônicos naturais é o que dá o timbre ao instrumento.
    Falando em técnica, o que se convencionou foi que se chama Harmonico Natural aquele que vc consegue em determinados pontos dentro da extensão do braço da guitarra (meio do 3º traste, 4º traste, 5º traste, 7º traste, 9º traste, 12º traste, 16º traste, 19º traste e 24º traste), e Harmônico Artificial aquele que é tocado em outro ponto da Escala, principalmente através de uma técnica chamada de Pinch Harmonic.

    - qual a diferença de pedais e pedaleiras?
    Basicamente a sua construção. Um pedal costuma ter apenas um tipo de efeito e uma pedaleira um conjunto deles. Quanto a serem analógicos ou digitais, também depende de sua construção. Existem pedais digitais e analógicos assim como pedaleiras também, inclusive pedaleiras que contém ambos.

    - qual a diferença entre os captadores normais (aqueles com bolinha) e os que não tem a tal bolinha?
    Todos os captadores são normais. As tais bolinhas são as extensões polares do ímã do captador.
    Em captadores Single (com apenas uma bobina) as tais "bolinhas", que na verdade são cilindros, são as extensões polares do ímã. Em captadores Humbuckers (construídos com duas bobinas), dependendo do projeto do fabricante, as extensões polares podem ser pinos (vc vê como bolinhas, mas são cilindros que ficam "em pé" dentro do captador), barras paralelas (lâminas), parafusos fixos ou ajustáveis e trilhos.

    Valeu!!!

    J.Page
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    po valeu a todos que responderam ai...
    foi de grande ajuda ;D

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    akguns disseram ai q pedais sao analogicos e pedaleiras digitais!
    isso eh a maioria....mas nao compre pedal achando q todos eh analogico nao!
    existe mto pedal difital tb!

    Nycolas
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Nycolas
    · votar


    J.Page
    - em algumas musicas ouço um bend so que mais agudo do que o normal... gostaria de saber o nome e como fazer...

    Uma dica pra você que, assim como eu, optou por ser autodidata, é procurar apostilas na Net.
    Uma que me ajudou muito foi essa aki oh
    [url=null]www.mvhp.com.br null
    [/url]e coloca em Curso de Guitarra que você vai achar umas paradas muito interessantes sobre como turbinar seus solos e etc.
    Espero ter ajudado...

    Att. Nycolas

    J.Page
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Nycolas
    valeu ai cara, vou dar uma olhada ; )

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas em geral