O som do Arctic Monkeys

    Autor Mensagem
    Rock69
    Veterano
    # dez/07


    Imagino que toda a semana apareça um tópico que nem o meu: algum guitarrista amador precisando desesperadamente de dicas dos veteranos. Mas antes isso do que comprar algum equipamento vagaba né?

    Toco violão há uns 2 anos (não sou expert mas dá pro gasto) e finalmente consegui juntar uma grana pra comprar uma guitarra.

    Curto muito Arctic Monkeys então queria uma Fender Strato Americana, que é o que o vocalista usava. PORÉM, como eu não tenho R$2.000,00 pra torrar, achei melhor comprar uma Squier Strato California. Como vou ter que comprar pela internet, não tenho como testar, que seria o ideal. Mas acho que vai ser uma boa compra. Não quero um som bluesado e não quero nada hardcore, quero um som melódico, curto várias bandas inglesas atuais.

    Mas queria saber o que vocês acham dessa compra. Agora às perguntas:

    1-Li em algum lugar por aqui que, assim que eu recebesse minha guitarra, deveria levar em algum luthier para acertar o som. É necessário mesmo?

    2-Não sei que cubo eu compro. Seria só pra tocar em casa por enquanto, não precisa ser muito potente, só ter um som limpo e de boa qualidade. Vale a pena torrar uma grana num Marshall?

    3-Mesmo problema com os pedais. Esses eu até posso comprar numa loja mesmo e testar antes. Eu vi os que o Arctic Monkeys utilizavam no primeiro cd e acho que são caros. Dêem uma olhada:

    -2 pedais Pro Co Rat 2
    -Um tuner Boss TU-2
    -o vocalista também utilizava um cubo Orange AD30. Mas ele tb usava pra tocar ao vivo, o que não seria o caso (ainda).


    3-Também tenho dúvidas sobre a questão dos captadores. Algumas pessoas dizem que trocar ditos cujos muda muito o som da guitarra, e pode melhorar a qualidade do som da Squier. É verdade ou é bobeira?

    Qualquer ajuda é bem vinda. Prometo que ajudo outros quando me tornar um veterano também.

    Tetanossauro Rex
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Cara,diz quanto quer gastar porque se for resolver por si mesmo vai dar merda.Essa squier num é nem de longe a melhor escolha na faixa de preço.Diz quanto tem que a gente te ajuda,e ir começando com pedais eu acho bobagem,ainda mais pra um som basicão tipo monkeys.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Cara, por mais que você compre e compre e compre, o "tchan" do som deles mesmo vai estar faltando, que é justamente o Orange AD30...

    Mas fala a quantia que você tem, pra gente poder ajudar.
    Eu trocaria a Squier California por alguma SX SST62 ou SX FST62 usada.

    Quanto ao combo, vai depender, se vai querer usar distorção dele mesmo ou de pedais...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rock69
    1) Sim, é, isso é imprescindível, inclusive com a colocação e respectivo ajuste para cordas 0.10.
    2) Os Marshall's comuns não são bons, prefira os Laney ou Crate (de 15WRMS)
    3) Compre pedais "clones" nacionais (consulte o fórum pois há inúmeros "links nele), basta um RAT, e um Overdrive qualquer. Orange AD30 é um amp valvulado caríssimo.
    4) Compre uma Squier Standard ou uma Shelter SX SST62, pois é de melhor qualidade, captadores vc pode trocar quando necessário (recomendo um jôgo de Malagoli Alnico Blues).
    Abç

    Rock69
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Então...a faixa de preço seria essa. Estourando R$800.

    Não queria ter que gastar mais de R$1.000 na parada toda (guitarra, amp, etc.). Pelo menos não de uma vez.

    E se realmente o diferencial do som deles é o cubo Orange e ele é muito caro, qual seria então a outra alternativa?

    E o que é overdrive?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rock69
    Com essa grana, opte por uma guitarra usada, agora vc pode optar por parcelar.
    A alternativa seriam os amps que já citei.
    Overdrive é um pedal de distorção leve que complementaria o RAT, e também pode ser usado como booster para solos.

    Rock69
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Saquei. Mas então...não sei qual que eu compro. Eu posso tentar uma Squier Standard, seria a melhor opção?

    Tetanossauro Rex
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rock69
    Com 1000 reais recomendo que você pegue uma shelter como o bertola falou e pegue um roland micro cube,que é ótimo para estudo.Não gaste grana com pedais agora,se sobrar,guarde para futuramente,depois de ter um amp e guitarras bons comprar.

    Tetanossauro Rex
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rock69
    Não,esquece as squier,não são porque são segunda linha da fender que sã boas cara,pega uma shelter que pelo menos a madeira dela é boa,depois você troca caps e talz.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rock69
    Cara, as Squiers Standards são guitarras mais caras (acima de R$1000), creio que vc deve pesquisar bastante, inclusive pedindo ajuda de seu professor ou um amigo mais experiente, pois às vezes vc pode comprar uma guitarra usada mas boa por um preço ridículo tanto quanto pode gastar a maior grana numa guitarra "meia-bôca".
    As Shelters SX SST62 ou FST62 são boas guitarras no geral pelo que se paga nelas, se vc encontrar uma que esteja em boas condições, compre, mas não se esqueça de levar a um luthier para uma "geral".
    Abç

    Rock69
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Então vamos às opções que eu encontrei por enquanto:

    -Shelter SG Standard braço colado R$800

    -Shelter SST Ash R$517

    -Shelter SG Detroit 300 R$400

    -Shelter Ash Edição Limitada R$703

    -Shelter SG SX Edição Especial R$719

    E aí?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rock69
    Para o som que vc quer, a Shelter SST Ash seria uma boa opção.
    Abç

    Rock69
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Engraçado que é justamente a que eu achei a mais sem graça...visualmente falando. Mas eu vou no conselho de vocês.

    Rock69
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Tem um cubo da Marshall, o MG 15 CD. Achei o preço razoável. Também vi vários Meteoros à venda, é uma boa marca?

    Ainda não achei nenhum Roland de 15.

    yehrubin
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    O Mauricio Luiz Bertola disse tudo que eu diria.
    Sim os pedais que vc citou são um pouco salgados pra um prçamento limitado.
    Flw e boa sorte!

    Erotomania
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Compre essa guitarra mesmo, + um cubo barato e um pedalzinho de overdrive.
    Pra começar não precisa de mais nada além disso.
    Abraço.

    Gui
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rock69
    Engraçado que é justamente a que eu achei a mais sem graça...visualmente falando. Mas eu vou no conselho de vocês.

    você quer som ou visual??? da squier pra essa..muda basicamente o head...

    assino embaixo o que o bertola disse!

    diego gr
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mas queria saber o que vocês acham dessa compra. Agora às perguntas:

    1-Li em algum lugar por aqui que, assim que eu recebesse minha guitarra, deveria levar em algum luthier para acertar o som. É necessário mesmo?

    Sim, leve para regulagem geral, isso inclui revisão da parte elétrica, aterrar a guitarra, abaixar ação das cordas, ver se os trastes estão bons, regulagem de oitavas e regulagem do tensor de acordo com as cordas que tu vai usar (cada marca de encordoamento tem uma tensão diferente, por menor que seja a diferença).

    2-Não sei que cubo eu compro. Seria só pra tocar em casa por enquanto, não precisa ser muito potente, só ter um som limpo e de boa qualidade. Vale a pena torrar uma grana num Marshall?
    Não vale!!! Compre um Peavey Rage 158 e seja feliz.

    3-Mesmo problema com os pedais. Esses eu até posso comprar numa loja mesmo e testar antes. Eu vi os que o Arctic Monkeys utilizavam no primeiro cd e acho que são caros. Dêem uma olhada:
    Nem começou a tocar é já tá com GAS o coitadinho! No começo tu vai achar a distorção do Peavey Rage do caralho! Mas depois vai perceber que não é tão boa assim. E quando isso acontecer, não gaste uma fortuna em pedais, construa em casa. No site handmades tem vários pedais, incluindo o ProCo Rat, e pra fazer5 em casa custa R$30.

    4-Também tenho dúvidas sobre a questão dos captadores. Algumas pessoas dizem que trocar ditos cujos muda muito o som da guitarra, e pode melhorar a qualidade do som da Squier. É verdade ou é bobeira?
    Melhora, dependendo do amp, mas os ruídos vão diminuir bastante depois da troca.

    Tetanossauro Rex
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rock69
    Cubo bom e barato também é o roland micro cube como já falei,fala baixo,mas é muito bom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O som do Arctic Monkeys