E quando só há uma guitarra na banda?

    Autor Mensagem
    Rodrigo Salles
    Veterano
    # dez/07


    Olá, moçada. Sou do fórum de batera e tenho uma pergunta pra vocês.

    Acabei de entrar numa banda e, no total, somos três integrantes: guitarra (vocal), baixo (vocal) e batera, o típico power trio.

    Mas tem uma coisa: naturalmente vamos tocar músicas aonde são gravadas com duas guitarras, base e solo, porque a banda tem dois guitarristas.

    O que fazer nessas horas? O ideal seria fazer um apanhado geral da música, ou seja, uma mistureba de base com solo?

    Ou tocar a guitarra que mais se destaca numa parte e depois a outra guitarra porque naquela parte ela é que se destaca mais?

    Na boa, a gente tá precisando de ajuda. Valeu!!

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rodrigo Salles
    hahaha..
    tive esse problema a vida inteiraa...
    hj em dia eu faço questao de ter uma só guitarra na banda..power trio total!!!

    Baxista da banda semrpe falava assim... tem q encher a musica...tem q encher a muscia!! rsrsrs

    Entao..as musicas num vao sair iguais mesmo..isso nem eric clapton faz (base e solo junto).......mas num pode deixar a musica vazia!
    realmente eh uma "mistureba de solo e base"...saber encaixar...fazer solos mais cheios!...
    o guitarra da banda tem q ter as manha pra isso...pq se ta acostumado sempre fazer um solinho com delay, distorção...isso nao vai adiantar...!"

    almy
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    a idéia é essa mesmo...tentar tocar a guitarra que mais aparece,ou a que mais "preenche" o espaço na música ...o bom na hora dos solos seria de repente o baixista usar um pedal de volume pra dar uma subidinha na base..mas msm assim é dificl n ficar espaço nenhum vazio,se a musica ja foi composta pra 2 guitarras....mas da pra levar legal sim...fazendo o q falei ali em cima...

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rodrigo Salles
    assisti zz top...jonny winter hehe...
    mas ao vivo..pq gravação de estudio eles gravam 2 guitarras..
    pega os videos q sao só power trio..e ve!

    jonny winter faz mto cover de rolling stones etc..q tem 2 guitarras..
    e ele faz só em uma..e parece q tem 15!

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Aprenda com jimi hendrix... o cara fazia bases soladas hahah

    O importante é preencher... lembre-se que na hora de preencher espaço os solos mais "básicos", os de enfeite, não são tão importantes quanto as bases, portante dê preferencia aos riffs hehe
    Pede pro baixista dar uma destacada quando a sua guitarra for pros solos, também ajuda um pouco.

    Que tipo de som vocês tocam?

    Mega
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Isso vai depender do estilo, da própria maneira como a música que vocês vão fazer o cover foi construída, vai depender da técnica e criatividade do guitarrista e tudo mais. Como eu também sou de power trio, eu escolho quase sempre rearranjar músicas que têm duas guitarras, quando não rola de fazer isso, eu alterno, toco a guitarra que é mais evidente e o baixista tenta cobrir os espaços.

    spainEL
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    No Mr. Big, quando o Paul Gilbert ia fazer algum solo, o Billy Sheenhan as vezes metia um drive no baixo e começava a fazer power chords + tapping nas casas mais altas, como se fosse outra guitarra fazendo base...

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Juliano P
    Baxista da banda semrpe falava assim... tem q encher a musica...tem q encher a muscia!! rsrsrs

    Já ouvi muito isso, bicho.

    almy
    bom na hora dos solos seria de repente o baixista usar um pedal de volume pra dar uma subidinha na base..

    zaqueu_grunge
    Pede pro baixista dar uma destacada quando a sua guitarra for pros solos, também ajuda um pouco.

    Que tipo de som vocês tocam?


    Parece que temos um consenso. Vai sobrar pro baixo... eheheh... Vamos tocar rock clássico... nacionais também.

    spainEL
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    se o seu baixista tocar assim ajuda:



    Rodrigo Salles
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mega
    eu escolho quase sempre rearranjar músicas que têm duas guitarras, quando não rola de fazer isso, eu alterno, toco a guitarra que é mais evidente e o baixista tenta cobrir os espaços.

    Então, cara, eu já pensei nisso também (rearranjar as músicas). Mas o que você prioriza nessa hora?

    Essa alternância pode ser de grande valia. E nesse caso, é o que me parece, a responsa recai sobre todos, e não só sobre o guitarrista.

    thigsm
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    spainEL
    Billy Sheehan é foda =)

    Tetanossauro Rex
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Quando só há uma guitarra na banda...se procura por outra!

    Mega
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Então, cara, eu já pensei nisso também (rearranjar as músicas). Mas o que você prioriza nessa hora?
    Manter o espírito da música ao mesmo tempo que tento deixar o som "equilibrado". Ou seja, nem muito cheio, nem muito vazio. Na prática isso fica quase o mesmo que "tocar as partes marcantes de cada uma das guitarras", mas é um híbrido, sabe? Como diria um colega meu "é a mesma coisa, só que diferente", já que eu poderia rearranjar e dar outra levada pra música, e até mudar o estilo completamente. Por isso, eu encaro mais como uma adaptação (não deixa de ser rearranjo). Err... você entendeu. hiuaehiuhae

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rodrigo Salles
    o baxista e o guitarrista num power trio..tem q ter jeito!
    num pode ter tempo de ficar mudando patcha em pedaleira..ou ficar pensando no timbre do solo...
    tem q levar a musica! tem q ter dominio mesmo!

    doomer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Isso só funciona se todos forem muito bons.

    Escute DISRAELI GEARS, do Cream, que foi um "super-trio".

    gege_correa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Sabe uma banda chamada Dr. Sin? hehe

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gege_correa
    putzz,...esqueci do Dr sin tb..haha
    mas eles tem um teclado pra dar um força num tem?

    danielms
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Manda o baixista aprender a tocar teclado e toca igual o rush :D

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mega
    Na prática isso fica quase o mesmo que "tocar as partes marcantes de cada uma das guitarras"
    Era exatamente isso que eu tinha em mente quando criei esse tópico. Eu havia comentado com o guita da banda que cada música tinha sua "marca", e isso jamais podia ser esquecido.

    Juliano P
    tem q levar a musica! tem q ter dominio mesmo!
    doomer
    Isso só funciona se todos forem muito bons.
    Não somos tão bons assim. Mas acho que dá pra dar um jeitinho, né?

    doomer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rodrigo Salles

    O baixista e o baterista não podem ficar só no básico. Assim como o guitarrista, eles têm que preencher os espaços.
    No CREAM o Eric Clapton conseguia fazer solos.

    gege_correa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Juliano P
    putzz,...esqueci do Dr sin tb..haha
    mas eles tem um teclado pra dar um força num tem?


    é verdade! mas se bem que se não tivesse o teclado eu pelo menos não ia sentir falta hehehe

    andreRO
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Pow eu na minha banda tocava as partes q cada guitarra se distacava..........pra q ficasse o mais parecido possivel...........

    andreRO
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Pow eu na minha banda tocava as partes q cada guitarra se distacava..........pra q ficasse o mais parecido possivel...........

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Jg Destroyer
    · votar


    tenho um exemplo aqui

    da banda dokken, do george lynch

    a musica foi gravada com duas guitarras
    da uma olhada nos videos



    breaking the chains ao vivo com duas guitarras


    breaking the chains ao vivo uma guitarra



    repare que u baxista usa uns pedais la, inclusive distorção pra encher a base na hora do solo, que eh bem vazio

    eh idea ae .)

    abraço

    edit :

    alem disso o george corta um pedaço do solinho da intro, pra poder entrar no riff principal e nao ficar vazio

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a E quando só há uma guitarra na banda?