Review: Epiphone Les Paul Custom

Autor Mensagem
Copag
Veterano
# dez/07 · Editado por: Copag


Fala people!

Minha EPI chegou, testei de várias formas e, assim, estou pronto pra falar: é porrada!

Paguei caro, R$ 2559,00 (dividido em 12x, pela Internet, na Playtech).

Caro, em termos. O valor é alto, sim, mas a guita é muito boa. Som definido, muito definido, não embola, não masca, braço altamente confortável. Sustain incrível. Acabamento impecável.

As cordas vieram um pouquinho altas, nada que estivesse me atrapalhando (até pelo fato de minha SG estar com as cordas altassssassss), mesmo assim eu dei uma reguladinha e abaixei um pouco. Ficou true!

A única coisa que eu não estou entendendo (é claro, isso já estava acontecendo antes de eu abaixar as cordas, e continua acontecendo na mesma proporção), é um barulho estranho. Tipo um "buzz", quase parecendo com um trastejamento, mas que não é (mesmo desligado, unppluged mesmo).

Suponha que eu segure na última casa, a corda Si, por exemplo. Não haveria como ter trastejamento. O captador também não está esbarrando, nem tá perto. Mas parece que dá um barulhinho, parecendo alguma coisa que tenha mola se mexendo, já tentei ouvir de tudo que é jeito. Parece até ficar na ponte, mas não sei do que se trata. Ou até alguma fiação solta por baixo do corpo, realmente não sei. Alguém tem alguma idéia pra me dar a respeito disso?

Bom, independente disso, a guitarra, quando ligada, faz uma sonzeira do caralho, regulei muito bem meu equalizador e to tirando um som muito legal nela.

Só lembrando que o que alguns falam é verdade: o acesso às notas agudas é mais complicado que na SG e (muito mais) que numa Strato. A "parte aguda" do solo de Comfortably Numb, por exemplo, a primeira vez que fiz aqui, foi um sacrilégio, parecia que eu não tinha nem dedos pra alcançar. Vi que dá pra colocar a mão quase atrás do corpo da guitarra, e vou precisar me acostumar a isso, mas ainda to bem duro.

Por outro lado, nunca foi tão fácil tocar The Final Countdown, pqp... Bom demais!

Ainda to sem como fazer isso, mas logo vou postar algum som.

Amém, agora eu tenho uma LP!



Valeu :)

GUGALOO
Veterano
# dez/07
· votar


Copag
Parabéns, bela guitarra, eu tbm tenho uma com caps da gibson. Esse problema aí, é melhor levat num luthier, não deve ser nada sério, e além, ja q pagou essa grana pela guitar, o q é R$ 50,00 ´ra ela ficar perfeita.

Phyro
Veterano
# dez/07
· votar


Amém, agora eu tenho uma LP!

huahuahuauauah, eu tb comprei a minha não faz mto tempo. E viva as Les Paul!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RafaS1410
Veterano
# dez/07
· votar


grava uns sons de alguns guitarristas que usam lespa...podem falar o que for, mas eu curto os sons do slash(não quero discutir sobre isso, pois esse não é o objetivo do tópico, portanto, não responderei qualquer mensagem relacionada a isso)...se vc curte guns ou qualuqer outro guitarrista que usa les paul...grava uns sons ai x]...

Zeraus
Veterano
# dez/07 · Editado por: Zeraus
· votar


Copag
Parabéns pela guitarra!! Epiphone Les Paul Standard e Custom são muito boas. A Custom é mais show de bola ainda!

Eu tenho duas epi standard, uma chinesa 2005 e outra coreana 2001, com captadores seymour jb/jazz e gibson 498t/490r, respectivamente. Sonzera!!

Po, ja que pegou uma guita da hora, leva no luthier pra ele deixar ela em ponto de bala!

Parabens, abs!

Copag
Veterano
# dez/07
· votar


GUGALOO

E ae cara! Valeu pela dica. Hoje ainda não farei isso, mas em breve vou abrir outro tópico, vendo se as opiniões sobre os luthiers em BH (ou Juiz de Fora) ainda correspondem com as encontradas na busca.

Realmente quero levar, não apenas por causa desse pequeno ruído (agora estou notando que a freqüência é maior na Si, onde citei o exemplo - afrouxei as cordas e vi que na ponte, o saddle [será que viajei no nome agora?] parece um pouquinho frouxo, de forma que mexo na regulagem do parafuso com o dedo), mas também pra deixar ela filé do jeito que eu gosto (não ligo de cordas altas, eu desço o braço mesmo). Vale a pena levar sim.

Você teve muitas melhorias com relação aos captadores? Qual o modelo deles?

Phyro
ahuhuahauuha... viva mesmo! Bom demais! ;D
A sua também é Custom?


RafaS1410
Gravo sim brother. Só to meio sem como fazer a gravação agora, como eu disse lá no tópico inicial, mas até o final de semana vou gravar e mandar umas paradas, deixa comigo.

Valeu!!

pacificpoker
Veterano
# dez/07
· votar


é aquela custom com 2captadores? ou com 3?

Copag
Veterano
# dez/07
· votar


Zeraus
Po cara, aposto que são guitas porradassas... Qual a diferença do som delas? (Captadores é uma praia que eu ainda não entrei de cabeça).

Você ganhou muita diferença na troca pelos que vieram originais? Esses que acompanham a Custom são porrada cara, eu nunca havia tocado um dedilhado tão nítido.


Valeu!!

Copag
Veterano
# dez/07
· votar


pacificpoker
Com 2. Fiquei com medo de investir na Black Beauty (com 3), e não conseguir me acostumar direito com aquele captador no meio (que, dependendo da altura, poderia atrapalhar minha palhetada, como eu disse, desço a mão...).

Aí fui pela Custom e não me arrependi nem um pouco.

Depois, além do som, vou postar umas fotos também :)

pacificpoker
Veterano
# dez/07
· votar


Copag
tava querendo MTO comprar uma dessa... pq achei hoje uma de canhoto ..e é mto foda achar uma guitarra de canhoto descente... só se acha tagima de 800 reais... é inacreditavel... mas fiquei com medo de dpois n conseguir vender... vou abrir um topico sobre as guitarras de na media de 3 mil reais... suponho que essa custom seja a melhor mesmo

Zeraus
Veterano
# dez/07
· votar


Copag
Qual a diferença do som delas?

Entao, captador é algo foda... tem que ir testando. Acabei descobrindo que os dois sets que tenho são redundantes. Ambos são voltados pro hard rock. Vou curtir por um tempo os dois sets, e provavelmente um deles vai ser trocado para uma praia mais vintage, pq desse jeito estou com duas lespas praticamente iguais.

A captação gibson, para os meus ouvidos, soou melhor. É tão pesada quanto a seymour, mas é mais definida e menos aguda. Não que os seymour sejam ruins, pelo contrário! A diferença entre eles é sutil. São realmente dois sets da mesma praia. Mas parece que o gibson ta ganhando por enquanto heheh.

Você ganhou muita diferença na troca pelos que vieram originais?

Olha, eu não conheço a fundo a captação das Epi Custom. Mas posso dizer que a diferença na troca dos caps originais das epi standard foi considerável!!!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


Suponha que eu segure na última casa, a corda Si, por exemplo. Não haveria como ter trastejamento.

Sim, pode trastejar.

Parabéns pela guitarra.

Copag
Veterano
# dez/07
· votar


pacificpoker
Pode considerar sim como boa compra cara, ela é excelente.

Zeraus
Massa cara. Lendo os tópicos, a galera sempre fala mesmo que trocando os Epi pelos Gibson fica bom demais. Eu já estou muito bem servido com os que vieram, porém, daqui há algum tempo, pode ser que eu troque sim.

Nick_Oliveri_Guitar
Hum, mesmo não encostando em mais nada? Ela pode trastejar no próprio traste, por exemplo? (Situação que eu sei que ocorre em alguns casos, mas não exatamente na última casa).

Eu pressionei a corda contra o parafuso no captador, bem embaixo mesmo. Da primeira vez não deu nenhum barulho. Depois, fui fazer denovo, e deu o tal buzzzz...

Você imagina o que pode ser?

Imaginei várias coisas mas prefiro trocar bastante idéia antes de tomar alguma iniciativa, pra não avacalhar mais a parada.

Parabéns pela guitarra.
Valeu! :D

Igor Martins
Veterano
# dez/07
· votar


Copag
Aconteceu a mesma coisa com a minha (lp standard).

Tb. achei estranho, e no meu caso não era trastejamento.
Então já que não ia conseguir tão rápido mandar para um
luthier, fui eu no google procurar causas.

No meu caso, simplesmente a "bolinha" da corda que fica na ponte, ficou de algum modo mal encaixado. Olhando parecia
que estava tudo normal, até mesmo pq. é muito simples a
passagem da corda, não tem como fazer nada anormal a princípio.

Simplesmente girei a tarracha até ficar solta a corda, e encaixei novamente. Nos primeiros tempos com a les paul, de vez em quando voltava, mas nunca mais aconteceu isso. Mas mesmo assim, o ideal é levar em um luthier para dar uma geral.

Parabéns pela aquisição! O som grave e cheio da les paul é matador hehehe Eu tb. demorei um pouco para acostumar com certos detalhes da les paul, não só o acesso, mas também o peso dela. Eu costumava deixava a guitarra bem alto, então em uma semana, eu fiquei com o ombro arruinado hauhauah

Pelo menos para mim, ficou mais confortável deixar a les paul mais para baixo, e na hora de tocar algo nas regiões mais agudas apoiar a guitarra na perna.

Copag
Veterano
# dez/07
· votar


Igor Martins
E ae velho!!

No meu caso, simplesmente a "bolinha" da corda que fica na ponte, ficou de algum modo mal encaixado.

Cara, ali em cima onde eu disse que tinha algumas idéias, uma das coisas era essa. Eu não mexi, mas fiquei imaginando a parte do aço da corda que "enrola" na bolinha que podia estar resbalando quando havia tensão.

Vou fazer o que você falou aqui, vamos ver se rola.

De qualquer forma, vou comprar cordas novas, mesmo antes de mandar pro luthier, pra sacar direitinho se o calibre/marca que eu sempre usei em todas as minhas guitarras vão se encaixar bem na LP.

Com você, aconteceu em qual das cordas? Ou em várias?

Então, eu quase morri de arrependimento depois que testei a SG por um tempasso na loja, comprei, cheguei em casa e fui tocar em pé, mó peso, ela "caindo" pra esquerda, foi foda. Devagar fui acostumando.

Agora eu vou reaprender com a LP, to curtindo muito hehehehe.



Valeu cara!!

Tetanossauro Rex
Veterano
# dez/07
· votar


Zeraus
Me tira uma dúvida aqui,porque acho muito pouco sobre esses caps gibson,e nunca tive a oportunidade de testar uma guitarra com eles:

O clean sei que é muito bom,agora,e a distorção?Aguenta distorções high-gain?Se não,aguenta até que ponto mais ou menos (se der para exemplificar com uma banda fica bom)?Obrigado e abraços.

Igor Martins
Veterano
# dez/07
· votar


Copag
Acontecia nas cordas mais agudas, se não me engano era só na cordas B e E.

Também tive SG, o som era bom e tudo, mas na época não me acostumei, e tb. tive aperto financeiro, acabei me desfazendo.

Mas me incomodava esse esquema da posição. Se tu solta os braços, a SG vai mesmo para esquerda, parece sempre que vai cair hehe

A les paul não, onde deixar ele fica encaixada.

Copag
Veterano
# dez/07
· votar


Igor Martins
Pelo visto temos gosto pelo mesmo tipo de guitarra huahahua..
Que tipo de som tu toca?

Bom, eu afroxei todas as cordas, abaixei mais um pouco a ponte, tirei a bolinha da corda e mudei ela de lado, tcha-nan, acabou o buzz.

Valeu demais pela força.

Não é por isso que ela vai deixar de visitar um luthier. Quero ela impecável huahuahua...

É cara, a SG tá aqui até hoje, mas estou vendendo. Custei me adaptar, e eu curto o som dela sim, mas ainda falta 'algo', que talvez eu conseguisse com captação, mas preferi pegar logo a LP, sempre fui louco por uma heheeh.

Brigadão ae pela força ;)

Acrobata Nacional
Veterano
# dez/07
· votar


É cara, a SG tá aqui até hoje, mas estou vendendo.

Diga mais sobre sua SG, se está vendendo e for Epiphone me interessa dependendo do modelo. Abraço!

Igor Martins
Veterano
# dez/07 · Editado por: Igor Martins
· votar


tcha-nan, acabou o buzz.
/o/ yeah!! Que bom q funcionou também contigo!

Em banda eu tenho tocado mais é Beatles, Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin e até Van Halen antigo (é muito difícil para mim ehehe). Eu e o baixista procuramos manter aquele espírito "vintage" do rock, tanto que só uso a Les Paul e um GDI direto no ampli, para ser algo bem na simples e na cara, enquanto eu não arrumar um bom valvulado.

Apesar de eu até gostar de algumas bandas mais modernas,
e alguns desses caras estilo "guitarra solo", meu negócio é os caras de 60/70 até certo ponto de 80, e alguma pouca coisa de 90.

Gosto de caras que tenham pegada, e um bom senso melódico, como Gary Moore, John Sykes, Zakk Wylde (ele apareceu em 88 no Ozzy), Jimmy Page, Randy Rhoads, Tony Iommi (por isso tive SG eheh), Clapton (no Cream ele porrada hehe), e tb dos mestres melódicos, como George Harrison, David Gilmour.

Mas tb. sou muito fã do Eddie Van Halen, e do Steve Vai (graças a ele comecei na guitarra hehe).

Abraço!

Copag
Veterano
# dez/07
· votar


Acrobata Nacional
Cara, tenho até medo de valar em vendas pois outro dia simplesmente aproveitei um tópico pra falar da penca de equipo que eu tava vendendo e tomei mó ferrada.

Te peço desculpas, ok?

Igor Martins
Hahahaha minha SG tb foi por causa do Tony. Também gosto muito de coisas antigas cara, mas nacional também. Pra tocar, tudo que você falou é bem-vindo, com exceção que o Van Halen eu só ouço, nunca tentei tirar nem uma notinha hehehe. Black Sabbath já toquei algumas coisas, mas nada demais.

O Deus da guitarra pra mim é o David Gilmour huauhahua...
E eu curto muito o trabalho solo do John Frusciante.

E no meio disso tudo eu busco criar um sonzinho pessoal também. Na época das gravações, ainda não tinha muito amadurecimento, nem muita opinião pessoal do que exatamente eu queria, mas se quiser dar uma sacada no tipo de som, é http://palcomp3.terra.com.br/devotosdefreddy ;)

Belo gosto musical cara, parabéns.

E valeu pela força ;D

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Copag
Parabéns! Ótima aquisição. Vendi uma Epiphone e comprei uma Schecter de 7 cordas com EMG... as vezes me dá saudade da epipoca (e nem era custom).

Abraços!

Copag
Veterano
# dez/07 · Editado por: Copag
· votar


Christhian
aiuheoaiheuia com certeza...

Pode ficar sussa :D

Hum, de 7 cordas até hoje só toquei em violão. Guitarra só vi. É massa cara? Tu deve curtir uns pesos...

Nesse mundo de 'n' cordas, ainda tenho um bandolim e uma viola caipira hehehe.

Os planos são pra longe, mas ainda troco de amp e pego um doze cordas, mas não estou me adaptando bem ao bandolim, meus dedos não cabem direito nos trastes hehehee...

Mas valeu, to curtindo a Epi. Guardei agora, uhahahua... Dormir que o trampo amanhã é cedo!!

Abração ae brow!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Copag
É bem legal sim, rola um peso diferente. Mas eu só toco por hobby, profissionalmente, só voz.

Vai lá, parabéns novamente!

Abraços

GUGALOO
Veterano
# dez/07
· votar


Copag
Cara, na verdade eu tenho 2 LP, uma custom preta com caps 500t e 496r e uma classic sunburst com duncan distortion e alnico II pro. Os caps fazem a diferença, pensa, a guitarra ja é irada, com caps tops, fica perfeita. A minha custom é mais antiga (1995), acho q os caps dela eram diferentes da sua, mas te digo, vale a pena o investimento em caps nessa guitarra, espera vc se acalmar desse gasto, e depois tenta ver uns caps melhores pra ela.

Zeraus
Veterano
# dez/07 · Editado por: Zeraus
· votar


Tetanossauro Rex
Me tira uma dúvida aqui,porque acho muito pouco sobre esses caps gibsonO clean sei que é muito bom,agora,e a distorção?Aguenta distorções high-gain?Se não,aguenta até que ponto mais ou menos (se der para exemplificar com uma banda fica bom)?

A distorção é excelente. Aguenta bastante saturação. Dá pra colocar o TriAC em mesa boogie com ganho alto e ainda socar um boost. Fica bom. Mas veja que é na praia do hard rock hein, no máximo um heavy. Não terá aquele som death-metal-true-from-hell-espirocado. Mas que fica pesado, fica sim.

ClaudioSF
Veterano
# dez/07
· votar


Copag

Sobre a diferença entre a Epi Standard e a Custom, a primeira é mais fina, tem a captação mais fraca e as tarrachas não são grover, a Custom tem o acabamento muito melhor, tem tarrachas Grover e a captação tem mais saída. Eu tive uma Custom que foi embora para que eu conseguisse comprar a minha Fender, e pra não ficar sem uma Les Paul acabei pegando uma Standard. A Custom é muuuuuiiito melhor, mas essa é a minha opinião, há quem goste mais da Standard.

Agora eu preciso urgentemente trocar os caps da minha, pois são bem fraquinhos mesmo.

pierrex
Veterano
# dez/07
· votar


também tenho uma igual, há 3 semanas apenas. senti a diferença quando testei as epis standard e custom. optei pela custom por muitos motivos, mas o principal foi o acabamento do braço. a standard que testei - uma honeyburst linda - parecia de outra marca perto da custom, braço bem pior. talvez fosse problema com aquele exemplar, mas era o que estava disponível pra teste. também a custom que testei tinha problemas, um mastigado no friso perto do escudo, e sorte que eles tinham outra preta no estoque. senão ia a branca!! muito boa de tocar essa guita, não tenho nem tocado minha segunda guita.

paguei um pouco mais barato que você, ficou em 2450 em 6x na foxtrot mais 200 conto do case e fico uns 6 meses com ela assim, depois troco a captação.

leva mesmo num luthier meu velho, obrigação, primeira coisa que toda guitarra merece quando sai da loja, onde ficou guardada sabe-se lá por quanto tempo. as vezes exposta.

abraços...

tá espetando a lespa em que amp?

Drifter
Veterano
# dez/07
· votar


Copag
Minha EPI chegou, testei de várias formas e, assim, estou pronto pra falar: é porrada!

Parabéns cara. Eu tbm tenho uma Epiphone Les Paul, só que é Standard. É um pouco menos do que a sua, mas é legal também.
Gosto muito do braço dela, estou até mal acostumado, porque quando pego outra guitarra não toco direito...

Eu investi no captador da ponte. Coloquei o Gibson 500T, cerâmico e deixei encomendado o 496R, para o braço. É um bom captador, porém a saída é muito alta. Mas o som dele é cheio, definido, médios e graves bem controlados. Se um dia eu tiver a oportunidade, terei uma outra Les Paul, e colocarei uns captadores mais "limpos", só para ter uma certa diferença de timbre.

Divirta-se com ela, é um guitarra e tanto!

Tetanossauro Rex
Veterano
# dez/07
· votar


Zeraus
Ah bem,era isso mesmo que queria saber,se dava pra chegar num metallica tranquilo,nada além disso.Eu particularmente adoro sons cleans,no máximo um crunchzinho mas de vez em quando você torra o saco e tem que meter um mesa boogie com drive no talo por uns 5 minutos.Daí você volta ao normal.Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Epiphone Les Paul Custom