Matemática da Música

    Autor Mensagem
    rafagg
    Veterano
    # dez/07


    fla galera, pow começei a estuda teoria por conta própria mas estou com certas dúvidas que achu q só vou conseguir sanar ao estudar mais a fundo os sons e a forma como a teoria musical foi criada, por isso queria saber se vocês conhecem e me indicam algum site na net que me ajude a entender melhor...esse aqui eh um exemplo do que estou procurando:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_diat%C3%B4nica

    soh que procuro algo mais esclarecedor, achei algumas explicações do site meio confusas e incompletas...

    agradeço a quem puder me ajudar!!!!

    Mega
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Mega
    · votar


    Cara, tem muito material aqui sobre escalas, e a não ser que vc seja matemático ou físico (ou goste muito, ou seja nerd), esse material aí realmente vai te deixar confuso. Comece olhando o tópico de escalas que está com stick neste mesmo fórum (Guitarra), lá vc vai poder ver teoria em detalhes e com linguagem didática, e as devidas dúvidas nos posts seguintes.

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mega
    vlw kra, mas jah olhei lah e to ligado nessa parte ai, mas o q to querendu entende a música mais a fundo mesm...naum eh questão d confusão naum...soh to querendu entende a origem da parada (e eu gosto d física mesm hehehe)

    Mega
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    rafagg
    Começa com história da música então (tá, isso aí também é história da música). Tem umas explicações muito interessantes, a justificativa para várias escalas usadas até hoje, algumas histórias sobre os intervalos e tal (a exemplo da quarta aumentada, que na música medieval era tida como o intervalo do Diabo, e por isso ninguém usava)

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mega
    haheuaheuaheuaeh karalhu sério??euheuaeh sabia naum, mas inda to tentandu intende aquela parada d frequencia e talz...tipo aquela fórmula q ele diz pra acha a frequencia das notas a partir da freqÜencia fundamental (dó) achei meio confusa as contas a partir d um certo ponto...achu q eh pq ele naum dá a fórmula exata pra calcula a frequencia

    Mega
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    rafagg

    [Modo nerd on]

    Veja em física ondulatória, na parte em que fala de frequencias harmônicas. Tem uma formulazinha que prova porque uma nota tem mais de uma freqüência (não é que seja a mesma nota, mas são frequencias distintas que vibram num mesmo harmônico e por isso são a mesma nota) e porque só algumas notas têm acidentes e outras não. E é claro, certamente você encontrará algum gráfico senóide (ou seria cossenóide?) de uma ondulação.

    [Modo nerd off]

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mega
    powww agora sim hauahuaha vlw vo da uma olhada nissu q tu flo...mas podem continua a me dar dicas aí galera, principalmente d sites e material virtual !!!!

    Chronos newGuitar
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    po meu nem me lembra disso dae n~xP
    tive que faze um trabalho pa fik o dia inteiro apresnetando isso esse ano.
    fica calculando conta de frequência, não é cmg xP,
    fiquei na parte de curiosidades e fiquei falando da origem das notas lá. aquela oração lá. falei dos 440hz do daiapasão, do trítono (quarta aumentado: Purple Haze a 15 sinfo de btehovem axu).
    ganhei 10 tbm =D

    MarcosBorba
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Cara, na minha opinião isso de estudar a teoria da física acústica por trás da música eh bom soh para vc se gostar mesmo de física, pois eu acho que não terá utilidade real no seu aprendizado musical (artístico). Mas, como disse eh a minha opinião.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/07
    · votar


    rafagg

    achu q eh pq ele naum dá a fórmula exata pra calcula a frequencia

    sim vc esta parcialmente certo essa mediçao q pitagoras fez ha 2500 anos atraz nao eh exatamente a igual a q vc conhece hj

    vou tentar te ajudar sem viajar muito na maionese

    O que Pitágoras fez foi dividir a corda segundo a sequência de frações 1/2,1/3,1/4,1/5 esses numeros nada mais eh do q o comprimento da corda onde ele prendeu chamaremos o comprimento da corda de (C)

    (Como a frequência do som produzido por uma corda vibrante é inversamente proporcional ao comprimento da corda, se atribuimos o valor 1 à frequência fundamental da corda) chamaremos de (X) fraquencia da corda e (F) fraquencia da nota obtida

    assim temos

    F=X/C (naquele caso X vale 1)

    para vc entender o raciocinio usado la esse numero um que foi atribuido nada mais eh do q a fraquencia em Hz da corda aquilo foi um valor hipotetico apenas para facilidade dos calculos e titulo de generalizaçao em vez do numero 1 poderiamos usar o 523,3hz q eh a frequencia de do por ex assim de acordo com pitagoras para achar a fraquencia de mi basta multiplicar 523,3X(5/4)=654,1 (o q eh proximo do atual)e assim por diante com as outras notas

    o q ficou de herança daquela epoca foi a ideia de circulo das quintas intervalos e o modo de construçao de escalas maiores

    vc esta parcialmente certo em achar q essa formula nao e exata para achar a frequencia (no caso das notas) essa formula e usada para calcular fraquencias
    no caso de pitagoras as escalas construidas nao tinha os semi tons igualmente distribuidos de forma q se vc resolvesse mudar o tom da musica ela soaria diferente do tom original

    (se nao me engano sou pessimo pra guardar data e nomes) um maestro (ou pianista sei la) do sec XV veio com esse problema de transposiçao a um famoso matematico (bernoulli acho eu) q resolveu esse problema deixando os intervalos igualmente distribuidos

    a frequência de qualquer nota em função de outra pode ser calculada com a fórmula seguinte:

    f = fo*k^n

    onde :

    f = frequência da nota a ser calculada
    fo = frequência conhecida de uma nota qualquer

    k = 1.059 (constante q nao sei de onde veio foi mal)
    n = número de semitons entre f e fo (negativo se f for mais grave que fo)

    Normalmente utiliza-se A=440Hz. Pra facilitar é só lembrar que as frequências da mesma nota em oitavas adjacentes estão relacionadas por um fator 2. Pra cima é o dobro, pra baixo é a metade.

    bom acho q eh isso espero ter ajudado se falei besteira foi mals

    rafagg
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: rafagg
    · votar


    japaubatuba
    poww vlw mesm kra ajudo pacas...soh inda naum entendi aquele pedço q vc fla que tem q multiplica 523,3 por 5/4...donde saiu o 5/4???e o 523,3 naum deveria fikar no lugar do X???

    Foukez
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Gostei bastante da materia do wikipedia,a primeira parte entendi perfeitamente,depois complicou um pouco...

    Abraços

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/07
    · votar


    rafagg
    eh o seguinte como eu tinha dito

    essa eh a formula para achar a nova frequencia

    F=X/C (naquele caso X vale 1)

    e para achar a nota mi pitagoras dividiu a cordas em 5 partes
    ou seja por 1/5=0,2 e tirou essa parte sobrando 4/5=0,8 certo?

    1/5-5/5=4/5

    ai nesse caso 4/5 eh o nosso (C) e como X vale um temos

    F=1/0,8 = 1,25 ou 5/4 ok? entao F=5/4 q eh de onde saiu esse valor

    e o 523,3 naum deveria fikar no lugar do X???

    pode ser tb vai dar a msm coisa usei apenas o 5/4 por q tava mais facil vou fazer do jeito q montei a formula

    523,3 (frequencia da corda solta no caso o nosso X) nota do

    4/5=0,8 (comprimento da corda lembre-se q o mi foi retirado 1/5 do comprimento sobrando 4/5 q eh o nosso (C)

    f=X/C fica f=523,3/(4/5) ou f=523,3/0,8 q dah 654,1 tb

    entendeu?

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    japaubatuba
    entendi \o/ vlw !!!!

    luckseven
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    teoria www.jazzbossa.com
    teoria e pratica www.guitargospel.com.br e www.guitarx.com.br

    lam777
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: lam777
    · votar


    As vezes é bom saber!!!!

    Por exemplo você sabia que matematicamente falando, uma quarta aumentada num blues subentende pela matematica uma Menor Eólia inteira no tom complementar.
    Por isso q se diz q no Blues uma nota vale varias ehhehe...
    Na verdade ele usa as 12 notas 5 que aparecem e mais 7 subentendidas ou até tocadas....

    Por isso existe uma diferença gigantesca entre escala blues(derivada da escala menor) e escala pentatonica com quarta aumentada de passagem. =]

    Porque a quarta aumentada nesse caso pode ser usada como nota de descanso sim...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Matemática da Música