Guia para escolher uma guitarra

    Autor Mensagem
    brandfbr
    Veterano
    # dez/07


    Resolvi criar este tópico por ter muitas pessoas que abrem novos tópicos no forum perguntando sobre guitarras para iniciantes, até tantos: etc, etc... vou tentar fazer o meu melhor aqui para criar um guia, utilizando a minha experiencia e minha opinião para criar uma espécie de "guia"

    Blues/Classic Rock/Hard Rock

    Para quem gosta deste estilo de música existem algumas opções muito interessantes no que diz respeito á modelos de guitarra:

    Telecaster:
    Guitarra muito utilizada no rock clássico e hard rock, timbre mais "estalado" notas mais curtas, mas um sustain maior do que nas stratocaster pois sua ponte é fixa. Consegue-se tirar um som desde um blues das antigas até um stones/beatles/led.

    Típicas configurações:
    s + s ou s + h
    ponte fixa
    21 casas
    escala em maple/rosewood
    braço em maple
    madeira do corpo é bem variada

    até 500,00
    Existem algumas telecasters interessantes neste preço, mas vale lembrar que você recebe o que você está pagando, nenhuma guitarra desta faixa vai te dar o som exato do keith richards.
    Marcas á lembrar:
    memphis by Tagima
    Tagima
    Shelter
    SX
    Lembrando sempre que as memphis são inferiores ás tagima e as shelters inferiores ás SX's...

    500-1500 reais
    bom, nesta faixa de preço já se consegue boas guitarras, eu pessoalmente indicaria gastar um pouco mais na guitarra para ter uma construção melhor e poder mais na frente só trocar os captadores e ter uma guitarra top.
    Pode se encontrar aos 1000 tagimas mais velhas, as que ainda eram handmade, teoricamente uma qualidade boa. Nesta faixa vale ressaltar que as squier standard e vintage modified são boas escolhas mas fujam das squier affinity e california series. Nesta faixa pode-se tambem encontrar algumas fender mex usadas bem conservadas. só uma observação, vale para tudo: TESTE, TESTE e TESTE

    Stratocaster

    Guitarra muito utilizada no blues (guitarristas como eric clapton, SRV, Robert Cray, Jimi Hendrix) é uma guitarra extremamente versátil, podendo ir do blues ao hard rock com a mudança de uma posição na alavanca.

    Típicas Configurações:
    S + S + S
    Alavanca de 5 posições
    Braço em Maple
    Corpo em Alder ou Ash
    ponte tremolo (com alavanca)
    Escala: Rosewood ou Maple (Rosewood dá um som mais grave, levemente mais "embolado" notas menos definidas. Já o Maple dá um timbre mais estalado, mais Eric Clapton...)

    até 500,00

    De novo as Tagimas e as shelter se destacam, são bem construídas, e com parte elétrica de razoavel á bom. destaque para as SX SST62 (ou FST62, que é o modelo antigo) e as Tagimas 635 (este último só podendo ser comprado usado pois foi descontinuado.)

    500 á 1500 reais

    Nesta faixa de preço a escolha passa á ser um pouco mais complicada. Existe a Tagima 740 que é muito boa, vem com ferragens boas e captadores médios, as SX SST LTD02 as Squier da série Standard também são uma boa pedida. Vale ressaltar que todas as SX vem com um case luxo muito bonito mas em muitas lojas os vendedores não sabem disso ou "esquecem" então exija!

    Como nas Telecasters, nesta faixa também é possível comprar uma Fender Mex usada em boas condições, é preciso ter sorte porém, para nao pegar aquele verdadeiro limão (:P)

    Depois eu termino, e se alguem quiser continuar com guias para guitarras de metal, por favor, nao é mto meu estilo e nao conheço muito.

    Proximos Guias:
    Hard Rock/Heavy Metal: As Gibsons (SG, Les Paul, Explorer, Flying V)

    Herculano
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    uma dúvida..
    e quem deseja comprar uma guitarra até 500 reais e quer tocar de tudo? saudhuisadhiashdsah

    nao sei
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Interessante. Aguardo o proximo guia!
    Valeu

    Kamus23
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    brandfbr

    Não por nada mais acho que esqueceu a condor tem a Gx40a e Gx50 que são otimas stratocaster eu inclusive tenho uma Gx40a e gosto muito dela.
    Não que shelter e tagima estejam errado mais poe tambem condor ai ^^

    brandfbr
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    bá cara, brigado pelo comentário... Eu na realidade não botei nada sobre as eagles/condor/cort por que eu nao conheço absolutamente nada delas :P mas obrigado pela adição...

    (Nao tem nenhum moderador que quer por um sticky no forum?) acho que seria interessante, resolveria o problema de muita gente.

    pacificpoker
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    brandfbr
    pricipalmente e se colocarem outros estilos... e outra... faz de 1500 até xxxx... este é um guia para se escolher uma guitarra... n um guia de guitarras para iniciantes... vlw

    axleWs
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    brandfbr

    parabéeeens pela iniciativa, também to cansado de 4 tópicos novos com o mesmo assunto todo dia...
    uma idéia, é pesquisar nos próprios tópicos e acrescentar ao seu, utilizando assim não somente sua experiência, como a exp do resto do pessoal..

    merece stick, e as condors stratos são bem aceitas para iniciantes, corts, nem se fala, abraços e parabéns

    brandfbr
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Hard Rock/Heavy Metal: As Gibsons (SG, Les Paul)

    SG:
    Guitarra mais leve que as les paul, tem um timbre gordo e com mais peso. Ideal para timbres crunchados com média a bastante distorção, utilizada por guitarristas como o Angus Young do ACDC.

    Típicas configurações:
    h + h
    ponte fixa tipo tune o-matic
    22 casas
    escala em mogno/rosewood/ébano
    braço em mogno
    corpo em mogno


    até 500,00

    (preciso de ajuda para este quesito...


    500,00 - 1500,00
    Existem algumas boas opções nesta faixa de preço, deve se prestar atenção na construção e provavelmente efetuar uma troca de tarrachas e captadores para guitarras na faixa dos 800-900... Destaque para as Shelter SX e Epiphone (nao sendo special)

    Les Paul:
    Guitarra muito utilizada no hard rock por personalidades que vem desde zakk wild á peter green, de John Fogerty á Slash.

    Típicas configurações:
    h + h
    ponte fixa tipo tune o-matic
    22 casas
    escala em rosewood
    braço em mogno
    corpo em mogno
    top do corpo em maple

    até 500,00

    (preciso de sugestões)

    500,00 - 1500,00

    Guitarras nesta faixa de preço são normalmente as mais procuradas, e existem algumas opções boas nesta faixa, principalmente as Shelters SX (estou me tornando repetitivo, entao por favor, sugestões!) e Epiphones usadas.

    Poderiamos tornar isto um tópico permanente para os iniciante consultarem, dou essa sugestão aos moderadores.

    Abraços

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Boa noite

    brandfbr
    Eu gostaria de parabenizá-lo pela boa intenção, mas não concordo com essa sua iniciativa porque sou contra a idéia de se propagar a noção de que existem equipamentos específicos para determinados gêneros musicais.
    Alguns equipamentos são até mais indicados que outros, mas isso está, na minha opinião, imensamente distante de ser um consenso, o que dirá uma regra...
    Outro fator para não concordar com este tipo de vinculação é que inúmeros generos musicais necessitam de outros equipamentos além da guitarra para caracterizá-los, portanto, a guitarra não seria o quesito definitivo para se tocar um determinado gênero musical, nem este, o definitivo para se escolher determinada guitarra.
    Na minha opinião, seria bem mais interessante apresentar as características construtivas e seus reflexos numa guitarra para que o interessado a escolha conforme o timbre que ela proporcionará, independente do gênero musical.
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guia para escolher uma guitarra