dúvida em modos e intervalos analizem essas fotos da revista q estou estudandu

    Autor Mensagem
    rafagg
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: rafagg


    Fla galera...bom comprei umas revistas osbre teoria musical na banca para inciar meus estudos musicais, mas agora que cheguei na parte de intervalos e modos surgiam algumas dúvidas que seguem abaixo:

    - a primeira dúvida é sobre classificação de intervalos, não entendi (a revista não explica) a diferença entre um intervalo dissonante e um intervalo consonante.

    - minha segunda dúvida eh sobre a foto que segue, no segundo link abaixo, onde tem os desenhos dos modos (Jônio, Lócrio, etc) no braço do violão. A minha dúvida é: como devo executar esses desenhos??devo começar todos eles no começo do braço do violão como mostra na figura??E se fosse assim não estaria errado?pois eu estaria começando todos os modos pela nota fá e pelo pouco q eu entendi ateh agora sobre "modos" eles são justamente as diferentes maneiras de se começar um desenho (um desenho para cada uma das sete notas da escala), neh issu??

    http://img503.imageshack.us/my.php?image=imagem036dd3.jpg

    http://img110.imageshack.us/my.php?image=imagem037as7.jpg

    Fox_scc
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Intervalo é a distância entre as notas:

    Ex: C D E F G A B C

    de C para F temos intervalo de 4a, pois o F é a 4a nota, claro que temos intervalos menores, maiores, justos, diminitos e auemntados.

    Vou tentar dfinir consonante e dissonante:

    Consonante - que soam bem juntos, em harmonia.
    Dissonante - o contrário de consonante, parecem estar desafinados.

    Espero ter clareado um pouco, mas se ligue, que intervalos é um estudo bem maior que este da revista, procura outra fonte para estudar intervalos.

    rafagg
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: rafagg
    · votar


    Fox_scc
    to ligado kra...to usando a revista tipo pra iniciar meus estudos, saka???pra ter um ponto de partida nos meus estudos musicais.

    Agora quanto a sua explicação... dexa eu ver se entendi direito. Qnd eu tenho duas notas separadas por um intervalo dissonante, isso significa que essas duas notas soam mal quando tocadas juntas (se for um intervalo harmônico) e também soam mal quando tocadas consecutivamente (intervalo melódico); já se eu tiver duas notas separadas por um intervalo consoante acontece exatamente o contrário??é isso?

    Minow
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    rafagg
    Aí, não me leva a mal não, mas você escreve muito mal! Às vezes é difícil de entender o que você tá falando.

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Minow
    hahaha foi mal eh verdade...eh q to escrevendu com pressa, peraí q vo edita pra vê se melhora...

    Minow
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    rafagg
    Hehehe, certo.
    Eu acho que o que você deve pesquisar é sobre tensões e resoluções. Usa isso como palavras-chave que você deve encontrar bastante material.

    rafagg
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: rafagg
    · votar


    pronto melhoro agora
    Minow
    achu q naum eh bem isso q eu quero naum (tensões, etc)

    dá um help aíi galera...sobre a segunda dúvida agora!!!!!!!!

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    up

    pr0view
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    A minha dúvida é: como devo executar esses desenhos??devo começar todos eles no começo do braço do violão como mostra na figura??E se fosse assim não estaria errado?pois eu estaria começando todos os modos pela nota fá e pelo pouco q eu entendi ateh agora sobre "modos" eles são justamente as diferentes maneiras de se começar um desenho (um desenho para cada uma das sete notas da escala), neh issu??
    na revista ele esta mostrando os shapes todos partindo de F, isso sao shapes da escala maior não os modos, modos nao sao shapes.

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    pr0view
    humm e porque todos os shapes estaum começandu em F???e o que são shapes(eu acho q sei o q saum, mas fla o q eh pra eu ve se to certo)??

    e o q seriam os modos então???( na revista tá dizendo que saum os modos em sol maior, vc entendeu isso??tah certo?)

    Luiz Rhoads
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    rafagg

    pelo que vi no segundo link, ele apenas mostrou o desenho de cada modo em F. acredito que a intençao dele foi apenas mostrar a diferença de cada modo, partindo de uma mesma nota, no caso F.

    cara, vc ja tem uma noção de campo harmonico e intervalos? acho que voce deveria estudar bem isso, porque senao vai ser foda de voce entender os modos.

    aqui mesmo no FCC, tem alguns topicos muito bons sobre o assunto, da uma olhada.

    Tem revistas tambem que nao ajudam porra nenhuma a podem acabar é te complicando e te confundindo mais.

    e o q seriam os modos então???( na revista tá dizendo que saum os modos em sol maior, vc entendeu isso??tah certo?)

    como a revista mesmo disse, sol maior por uma questao de comodidade, ele apenas escolheu uma tonalidade pra colocar os desenhos, poderia ser qualquer outra. mas o porém é que ele disse que estao em Sol sendo que nos desenhos estao em Fa.

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Luiz Rhoads
    haaa issu q eu queria sabe (q os desenhos estão em fá), otra coisa soh...se estivessem de maneira correta os desenhos estaria cada um começandu por uma nota diferente certo??sendo q o primeiro deveria começar em sol (3 casa do mizaum) neh issu?

    Luiz Rhoads
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Luiz Rhoads
    · votar


    rafagg
    haaa issu q eu queria sabe (q os desenhos estão em fá), otra coisa soh...se estivessem de maneira correta os desenhos estaria cada um começandu por uma nota diferente certo??

    certo.


    sendo q o primeiro deveria começar em sol (3 casa do mizaum) neh issu?

    se a tonolidade em questao fosse Sol, sim.

    Ex: o Campo harmonico de G - Sol maior

    G - Am - Bm - C - D - Em - F# - G
    I - II - III - IV - V - VI - VII - VIII

    no I grau (G) - Jonio
    no II grau (Am) - Dórico
    no III grau (Bm) - Frigio
    no IV grau (C) - Mixolidio
    no V grau (D) - Lidio
    no VI grau (Em) - Eolio
    no VII grau (F#) - Locrio

    Faça o seguinte, toque aquele esquema que passei ali em cima, em cima do G, toque o shape (desenho) de Jonio, em cima do Am, o desenho da escala Dorica, e assim por diante.

    Voce deve notar que todas as notas sao as pertencentes ao campo harmonico de Sol maior. os modos sao as inversoes da escala maior.

    mas o mais importante dos modos é a sua utilizaçao na harmonia, mas isso é outro assunto.

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Luiz Rhoads
    humm sakei kra...agora q vc flo em inversões fikou td mais claro hehehe vlw kra!!!!!!

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    haa uma última dúvida...tipo na primeira foto q eu postei tem lah nas classificações de interevalos a 4 justa aparece como intervalo harmônico consonante e como intervlo harmônico dissonante tb...issu tah certo ou naum??e se está errado qual seria a classificação certa da 4 justa???

    Luiz Rhoads
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    rafagg
    haa uma última dúvida...tipo na primeira foto q eu postei tem lah nas classificações de interevalos a 4 justa aparece como intervalo harmônico consonante e como intervlo harmônico dissonante tb...issu tah certo ou naum??e se está errado qual seria a classificação certa da 4 justa???

    cara, sinceramente acho que o conteudo de intervalos da revista esta muito vago. prefiro nao tentar explicar essa parte, pois penso que posso dizer algo errado, porque tenho duvidas em relaçao a algumas questoes de harmonia e tal.

    Na boa cara, essas revistas em sua maioria sao bem fracas, e nao trazem uma boa explicaçao, o que faz com que vc tenha que ficar tentando entender por conta propria e rachando a cabeça pra isso.

    Tenta arrumar mais material sobre intervalos e campo harmonico, na internet vc acha muita coisa boa.

    acho que vai te ajudar muito a entender isso tudo, porque intervalos nao é so aquilo que esta ali. voce tem de saber quando uma 4ª é justa, aumentada, enfim. Ai fica minha dica.

    Luiz Rhoads
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    rafagg
    humm sakei kra...agora q vc flo em inversões fikou td mais claro hehehe vlw kra!!!!!!

    mas uma coisa importante: observe tambem que se voce tocar G lidio por exemplo, haverao notas diferentes do campo harmonico de G (jonio, no caso), sao essas notas que irao dar o "som caracteristico" de cada modo. Mas esse assunto de modos é bem complexo, entao vai com calma, pra vc nao tirar conclusoes precipitadas e consequentemente erradas.

    Espero ter ajudado. valeu!

    makumbator
    Moderador
    # dez/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    Fox_scc

    Consonante - que soam bem juntos, em harmonia.
    Dissonante - o contrário de consonante, parecem estar desafinados.


    Mas as dissonâncias não soam desafinadas, podem soar desagradáveis de acordo com o contexto, mas desafinação é uma coisa, dissonância é outra.
    Devemos nos lembrar que o "soar bem" é subjetivo, relativo à determinada cultura, período histórico, estilo musical, e o contexto harmônico em si.

    Fuja dessas revistinhas, quase sempre são muito resumidas, e muitas vezes possuem erros. Procure livros de teoria musical.

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    makumbator
    pow o phoda eh como sou inciante preciso d um material q explique mt bem as coisas em ordem d aprendizagem e desd o começinhu sab...issu q me atraiu nessa revista...ela começar do começo.

    makumbator
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    rafagg

    Oras, livro de teoria também faz isso, e sem te tratar como um idiota(coisa que muitas revistinhas fazem).

    procure o Teoria da Música, do Bohumil Med, editora da Musimed. Bastante abrangente, didático, e progressivo no aprendizado(começa do básico do básico mesmo).

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    makumbator
    humm vlw vo faze issu...vlw pela dica

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida em modos e intervalos analizem essas fotos da revista q estou estudandu