Dúvida nos desenhos dos modos

    Autor Mensagem
    rafagg
    Veterano
    # dez/07


    começei meus estudos de teoria recentemente com umas revistas de teoria d violão q tem na banca e agora q vi a parte dos intervalos e modos, começaram a surgir umas dúvidas...

    a primeira eh: qual a diferença entre intervalos melódicos "consonantes" e "dissonantes"

    e porque/ qual a vantagem dessas classificações dos intervalos (mélódicos consonantes, melódicos dissonantes, harmônicos consonantes e harmônicos dissonantes???)?pra q serve pq eh assim???

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    e a seguda eh q na revista vem uns desehos dos modos (segundo a revista na toalidade de sol maior) pra digitação soh q naum entendo pq tds os desenhos estão tipo começandu do começo do braço, da primeira casa do mizaum...sendo q naum deveria começar (o modo jônio por exemplo) da terceira casa do mizaum???

    rafael_00
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: rafael_00
    · votar


    Os modos gregos...

    O primeiro desenho é na terceira casa

    segundo na 5ª

    terceiro na 7

    quarto na 8

    quinto na 10

    sexto na 12

    setimo na 14

    São essas casas para tonalidade de sol!


    naum entendo pq tds os desenhos estão tipo começandu do começo do braço, da primeira casa do mizaum...sendo q naum deveria começar (o modo jônio por exemplo) da terceira casa do mizaum???

    terceira casa do mizaum pq eh sol ^^

    veja nos desenhos se tem embaixo da digitação numeros romanos, eh onde deve começar

    tem um topico soh de escalas, te ajuda muito!

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    rafael_00
    eu sei q a terceira casa do mizaum eh o sol kra por issu flei...q deveria começar daí, mas naum começa..tipo o q eu estranhei foi justamente issu...naum ter nenhuma indicação de onde começa sako??qual ksa nd...taum tds desenhados no começo do braço

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    naum sei se pode ser issu tb: os desenhos serem genéricos pra eu por na ksa que eu quiseh d acordo com o tom que eu escolher, eh issu???

    rafael_00
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    então eles esqueceram de por a indicação.

    rafael_00
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    naum sei se pode ser issu tb: os desenhos serem genéricos pra eu por na ksa que eu quiseh d acordo com o tom que eu escolher, eh issu???


    sim, mas se você fazer a sequencia dos desenhos na casa que você quizer vai ficar tudo errado.

    pode ser, desde que você conheça o tom e a formação de escalas, Fundamental 4ª justa, e essas coisas...

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    tipo olha essa foto q vc vai etede melhor a minha dúvida...

    http://img110.imageshack.us/my.php?image=imagem037as7.jpg

    - minha dúvida eh sobre a foto que segue, no segundo link abaixo, onde tem os desenhos dos modos (Jônio, Lócrio, etc) no braço do violão. A minha dúvida é: como devo executar esses desenhos??devo começar todos eles no começo do braço do violão como mostra na figura??E se fosse assim não estaria errado?pois eu estaria começando todos os modos pela nota fá e pelo pouco q eu entendi ateh agora sobre "modos" eles são justamente as diferentes maneiras de se começar um desenho (um desenho para cada uma das sete notas da escala), neh issu??

    U1000D
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    eh um encaixado no outro, estude o sistema CAGED q vc vai entender
    abraço

    LeandroP
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    rafagg

    Vendo só esta página, realmente está mal explicado. Os exemplos estão certos, mas faltam informações. Tá confuso.

    Dê uma pesquisada nos tópicos essenciais de guitarra que tem ótimos links.

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    LeandroPanucci
    só queria entende o intuito desses desenhos...tipo eh pra eu faze o que com eles?toca-los tds começando por F mesm ou para eu ir acomodando esses shapes em diferentes lugares do braço???e se for isso, qual seria esse critério para "acomoda-los" no braço???

    rafagg
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    uma otra dúvida...tipo na primeira foto q eu postei tem lah nas classificações de interevalos a 4 justa aparece como intervalo harmônico consonante e como intervlo harmônico dissonante tb...issu tah certo ou naum??e se está errado qual seria a classificação certa da 4 justa???

    LeandroP
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    rafagg

    toca-los tds começando por F mesm ou para eu ir acomodando esses shapes em diferentes lugares do braço???

    O certo é praticar das duas maneiras. Os exemplos estão todos em Fá, cada um com diferentes características. Pela ordem: jônio, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio. Cada um desses modos geram diferentes acordes se você pegar a 1a, 3a, 5a e a 7a nota de cada uma dessas escalas, você está "harmonizando" cada modo. Existem outras técnicas pra harmonização que você pode estudar em seguida.

    Então vamos ver os acordes, todos em Fá:

    Fá jônio (F, A, C, E) - Fá maior com 7a maior - F7M
    Ex.: F7M(9), F6, F6(9), F7M(6)

    Fá Dórico (F, Ab, C, Eb) - Fá menor com 7a - Fm7
    Ex.: Fm7(9), Fm7(11), Fm7(9/11)

    Fá Frígio (F, Ab, C, Eb) - Fá menor com 7a - Fm7
    Ex.: Fm7(11)

    Fá lídio (F, A, C, E) - Fá maior com 7a maior - F7M
    Ex.: F7M(9), F7M(#11), F6, F6(9)

    Fá mixolídio (F, A, C, Eb) - Fá com 7a da dominante - G7
    Ex.: G7(9), G7(13), G7(4/9) = Gsus4, G7(9/11/13)

    Fá eólio (F, Ab, C, Eb) - Fá menor com 7a - Fm7
    Ex.: Fm7(9), Fm7(11), Fm7(9/11)

    Fá lócrio (F, Ab, Cb, Eb) - Fá meio diminuto - FØ
    Ex.: Fm7(b5)

    O próximo passo é acomodar esses shapes no braço, conforme o campo harmônico. Dê uma olhada nessa página da sua revista o primeiro parágrafo, e logo ao lado um quadro com a escala de Dó, depois a mesma escala começando pelo Ré, depois pelo E, pelo F, etc.

    Escreva todas as inversões no caderno, seguindo as mesmas ordens do exemplo do primeiro quadro, e chame a primeira escala de Dó jônio, a segunda de Ré dórico, depois Mi frígio, Fá lídio, Sol mixolídio, Lá eólio e Si lócrio. Transponha os desenhos que você praticou anteriormente em Fá pra cada um dos respectivos modos gerados pela escala de Dó maior.
    Acordes:

    C7M (jônio), Dm7 (dórico), Em7 (frígio), F7M (lídio), G7 (mixolídio), Am7 (eólio), BØ (lócrio).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida nos desenhos dos modos