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rafagg Veterano |
# dez/07
começei meus estudos de teoria recentemente com umas revistas de teoria d violão q tem na banca e agora q vi a parte dos intervalos e modos, começaram a surgir umas dúvidas...
a primeira eh: qual a diferença entre intervalos melódicos "consonantes" e "dissonantes"
e porque/ qual a vantagem dessas classificações dos intervalos (mélódicos consonantes, melódicos dissonantes, harmônicos consonantes e harmônicos dissonantes???)?pra q serve pq eh assim???
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rafagg Veterano |
# dez/07
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e a seguda eh q na revista vem uns desehos dos modos (segundo a revista na toalidade de sol maior) pra digitação soh q naum entendo pq tds os desenhos estão tipo começandu do começo do braço, da primeira casa do mizaum...sendo q naum deveria começar (o modo jônio por exemplo) da terceira casa do mizaum???
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rafael_00 Veterano |
# dez/07 · Editado por: rafael_00
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Os modos gregos...
O primeiro desenho é na terceira casa
segundo na 5ª
terceiro na 7
quarto na 8
quinto na 10
sexto na 12
setimo na 14
São essas casas para tonalidade de sol!
naum entendo pq tds os desenhos estão tipo começandu do começo do braço, da primeira casa do mizaum...sendo q naum deveria começar (o modo jônio por exemplo) da terceira casa do mizaum???
terceira casa do mizaum pq eh sol ^^
veja nos desenhos se tem embaixo da digitação numeros romanos, eh onde deve começar
tem um topico soh de escalas, te ajuda muito!
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rafagg Veterano |
# dez/07
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rafael_00 eu sei q a terceira casa do mizaum eh o sol kra por issu flei...q deveria começar daí, mas naum começa..tipo o q eu estranhei foi justamente issu...naum ter nenhuma indicação de onde começa sako??qual ksa nd...taum tds desenhados no começo do braço
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rafagg Veterano |
# dez/07
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naum sei se pode ser issu tb: os desenhos serem genéricos pra eu por na ksa que eu quiseh d acordo com o tom que eu escolher, eh issu???
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rafael_00 Veterano |
# dez/07
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então eles esqueceram de por a indicação.
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rafael_00 Veterano |
# dez/07
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naum sei se pode ser issu tb: os desenhos serem genéricos pra eu por na ksa que eu quiseh d acordo com o tom que eu escolher, eh issu???
sim, mas se você fazer a sequencia dos desenhos na casa que você quizer vai ficar tudo errado.
pode ser, desde que você conheça o tom e a formação de escalas, Fundamental 4ª justa, e essas coisas...
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rafagg Veterano |
# dez/07
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tipo olha essa foto q vc vai etede melhor a minha dúvida...
http://img110.imageshack.us/my.php?image=imagem037as7.jpg
- minha dúvida eh sobre a foto que segue, no segundo link abaixo, onde tem os desenhos dos modos (Jônio, Lócrio, etc) no braço do violão. A minha dúvida é: como devo executar esses desenhos??devo começar todos eles no começo do braço do violão como mostra na figura??E se fosse assim não estaria errado?pois eu estaria começando todos os modos pela nota fá e pelo pouco q eu entendi ateh agora sobre "modos" eles são justamente as diferentes maneiras de se começar um desenho (um desenho para cada uma das sete notas da escala), neh issu??
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U1000D Veterano |
# dez/07
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eh um encaixado no outro, estude o sistema CAGED q vc vai entender abraço
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LeandroP Moderador |
# dez/07
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rafagg
Vendo só esta página, realmente está mal explicado. Os exemplos estão certos, mas faltam informações. Tá confuso.
Dê uma pesquisada nos tópicos essenciais de guitarra que tem ótimos links.
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rafagg Veterano |
# dez/07
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LeandroPanucci só queria entende o intuito desses desenhos...tipo eh pra eu faze o que com eles?toca-los tds começando por F mesm ou para eu ir acomodando esses shapes em diferentes lugares do braço???e se for isso, qual seria esse critério para "acomoda-los" no braço???
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rafagg Veterano |
# dez/07
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uma otra dúvida...tipo na primeira foto q eu postei tem lah nas classificações de interevalos a 4 justa aparece como intervalo harmônico consonante e como intervlo harmônico dissonante tb...issu tah certo ou naum??e se está errado qual seria a classificação certa da 4 justa???
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LeandroP Moderador |
# dez/07
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rafagg
toca-los tds começando por F mesm ou para eu ir acomodando esses shapes em diferentes lugares do braço???
O certo é praticar das duas maneiras. Os exemplos estão todos em Fá, cada um com diferentes características. Pela ordem: jônio, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio. Cada um desses modos geram diferentes acordes se você pegar a 1a, 3a, 5a e a 7a nota de cada uma dessas escalas, você está "harmonizando" cada modo. Existem outras técnicas pra harmonização que você pode estudar em seguida.
Então vamos ver os acordes, todos em Fá:
Fá jônio (F, A, C, E) - Fá maior com 7a maior - F7M Ex.: F7M(9), F6, F6(9), F7M(6)
Fá Dórico (F, Ab, C, Eb) - Fá menor com 7a - Fm7 Ex.: Fm7(9), Fm7(11), Fm7(9/11)
Fá Frígio (F, Ab, C, Eb) - Fá menor com 7a - Fm7 Ex.: Fm7(11)
Fá lídio (F, A, C, E) - Fá maior com 7a maior - F7M Ex.: F7M(9), F7M(#11), F6, F6(9)
Fá mixolídio (F, A, C, Eb) - Fá com 7a da dominante - G7 Ex.: G7(9), G7(13), G7(4/9) = Gsus4, G7(9/11/13)
Fá eólio (F, Ab, C, Eb) - Fá menor com 7a - Fm7 Ex.: Fm7(9), Fm7(11), Fm7(9/11)
Fá lócrio (F, Ab, Cb, Eb) - Fá meio diminuto - FØ Ex.: Fm7(b5)
O próximo passo é acomodar esses shapes no braço, conforme o campo harmônico. Dê uma olhada nessa página da sua revista o primeiro parágrafo, e logo ao lado um quadro com a escala de Dó, depois a mesma escala começando pelo Ré, depois pelo E, pelo F, etc.
Escreva todas as inversões no caderno, seguindo as mesmas ordens do exemplo do primeiro quadro, e chame a primeira escala de Dó jônio, a segunda de Ré dórico, depois Mi frígio, Fá lídio, Sol mixolídio, Lá eólio e Si lócrio. Transponha os desenhos que você praticou anteriormente em Fá pra cada um dos respectivos modos gerados pela escala de Dó maior. Acordes:
C7M (jônio), Dm7 (dórico), Em7 (frígio), F7M (lídio), G7 (mixolídio), Am7 (eólio), BØ (lócrio).
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