Autor |
Mensagem |
MANFREDINI Veterano |
# dez/07 · Editado por: MANFREDINI
bem, sei que a gente desenvolve ele com o tempo, pois a um ano atras eu não sabia afinar um violão com um diapasão, hoje eu consigo e fica bem afinado, mas queria saber se alguém conhece alguns exercícios para "encurtarmos" esse tempo para desenvolver o ouvido absoluto, fiz uma busca, e o que achei foi o curso do David L. Burge, só que pô, baixar um treco desse tamanho é osso (fora que nem sei onde baixar), então, quem souber do assunto e tiver boas dicas poste ai =) não aguento mais cifra, tablaturas e arquivos em Guitar Pro errados, queria poder escutar uma música do The Who e tirar tudo de ouvido, e não só umas partes, como faço atualmente, agradeço a quem ajudar
|
Minow Veterano |
# dez/07
· votar
Tem um tópico do Marisco falando do curso do Burge. Mas a verdade é que não existe segredo, ninguém vai ligar um botão no cérebro e vai ter ouvido absoluto. É coisa de muitos anos de treino. Existem vários programinhas que ajudam com a percepção, é só catar eles por aí. Tem gente que não sabe reconhecer um intervalo melódico ou um arpejar uma tríade simples e já quer ter 'ouvido absoluto', tem que dar um passo de cada vez. Sobre tirar músicas, não necessariamente precisa ouvir e falar "Fá sustenido com sétima maior!", mas conhecendo sobre harmonia você vai pegando a manha de uns clichês que rolam, aí fica tudo mais fácil. Pra mim é isso, antes de querer ter ouvido absoluto, estude muita harmonia e percepção.
|
gucrispim Veterano |
# dez/07
· votar
faça como vc falou q faz, usa a mesma técnica do Jack, vai por partes. tira as partes, e se esforça pra tirar as lacunas entre as partes. no fim, mesmo que vc distrinchou, ou na linguagem do Jack, estripou, vc chegará aonde você quer.
|
MANFREDINI Veterano |
# dez/07
· votar
gucrispim usa a mesma técnica do Jack
quem é Jack?
|
Guitar_L Veterano |
# dez/07
· votar
MANFREDINI um programa legal que eu tenho aqui é o Earmaster School. Nele tem vários exercícios (muitos mesmo) pra treinar seu ouvido e percepção. Tava fazendo ele há algum tempo, os resultados são legais ;) Abraços
|
gucrispim Veterano |
# dez/07
· votar
MANFREDINI Jack, o estripador
|
Floyd N Roses Veterano |
# dez/07
· votar
Guitar_Luppi OPA!!! Tava vendo esse programa awe....e parece se bem legal mesmo!!! Vo lah nas "casas bahia" AGORA "compra" o meu...rsrsrs!!!
Flw...um abraço...vlw pela dica hein!!!
|
MANFREDINI Veterano |
# dez/07
· votar
Earmaster School *baixando*
|
Floyd N Roses Veterano |
# dez/07
· votar
MANFREDINI NAum cara...num eh *baixando*...eh "indo nas casas bahia"!!!!hsuhauHUHASUHuhsuhahasu...
|
gege_correa Veterano |
# dez/07
· votar
MANFREDINI usa a mesma técnica do Jack
quem é Jack?
Ainda bem que foi JACK e não MÁRIO...
|
_Felipe_Rock_n_Roll_ Veterano |
# dez/07
· votar
MANFREDINI
Onde vc tá baixando??
|
Igor Martins Veterano |
# dez/07
· votar
MANFREDINI Bom já postaram, é questão de costume, e estudar harmonia ajuda.
Você tem que subir a dificuldade gradualmente, não vá querer tirar um Allan Holdsworth de primeira, e de ouvido.
Tente começar tirando coisas simples, tipo Creedance, Raul, aqueles tipos de música que com cifra o cara já consegue aprender as bases. Essas músicas no geral não são difíceis de tirar de ouvido.
Então, "confira" com uma transcrição até onde acertou errou. (claro que a cifra/tab pode ter erros, e tal, mas já é um exercício).
Tente afinar cordas sem a referência da nota correta de outra corda, e então teste.
Outra coisa, se tiver com dificuldade de saber quais acordes são, se for uma música simples, tente descobrir pelo menos as tônicas dos acordes para tentar descobrir o acorde correto. (Ou seja, se tiver inversões, e outras coisas já não funciona).
Conheça o som das notas, e das escalas que toca de cabeça, sem precisar tocar na guitarra. Isso é algo que leva algum tempo, mas saber pelo menos o som todo da escala maior de C não é difícil.
Uma música simples e legal de tirar de ouvido (acho q foi minha primeira completa, incluindo o solo heheh) é Day Tripper dos Beatles. Uma das guitarras (creio q a do George Harrison) passa a maior parte do tempo "single notes", então isso facilita.
Hoje em dia, todas as músicas que aprendo, tento sempre tirar de ouvido primeiro, e então olho em alguma transcrição para ver se tem algo errado, isso tem me forçado a melhorar.
|
belinox Veterano |
# dez/07
· votar
Afinar um violão com diapasão não eh questão de ouvido absoluto.. E sim de ouvido relativo...
|
MANFREDINI Veterano |
# dez/07
· votar
Onde vc tá baixando?? rapidshare
|
Invalid User Veterano |
# dez/07
· votar
MANFREDINI
Posta o link ae mano, por favor.
gege_correa
tem a Jaque, Jaque que tá duro lambe. :P
|
Machine Gun Man Veterano |
# dez/07
· votar
faça como vc falou q faz, usa a mesma técnica do Jack, vai por partes. tira as partes, e se esforça pra tirar as lacunas entre as partes. no fim, mesmo que vc distrinchou, ou na linguagem do Jack, estripou, vc chegará aonde você quer.
hauhauhauhauahuahauhauah!
Ótimo post!
|