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Ganso Veterano |
# out/03
Ae galera, blz :)
Tô estudando os modos gregos e to com dúvida na parte de acordes. Que tipos de acordes eu uso na em cada modo? No livro que eu tenho, diz assim:
" Escala Jônica é aplicada nos seguintes acordes: M,M7,M7(9)
M6, M7(6)."
Ou seja, só se pode usar acordes maiores? E quanto ao Dm, Em,Am que também se encaixam na escala de C Jônico?
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LeandroP Moderador |
# out/03
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Se você analisar todos os outros modos, verá que todas as notas são as mesmas, só mudam a ordem dos semitons da escala. Mas e aí? Pra que os modos então?
Agora se você comparar o modo Jônio (Iº grau) com o Lídio (IVº grau), você notará uma diferença com a quarta nota das escalas.
Exemplo em Dó (Jônio - Iº grau) e
Fá (Lídio - IVº)
|C| D E |F| G A B C
|F| G A |B| C D E F
A distância do Dó para o Fá (Iº para IVº) é de dois tons e meio e a distância do Fá para o Si (Iº para o IVº) é de três tons inteiros, que produz um intervalo de quarta aumentada (#IV).
Ou seja, quando você estiver tocando uma música (exemplo em Dó) que aparecer o Fá, experimente um dedilhado sobre este acorde, colocando a nota Si no acorde de Fá. O resultado é muito interessante e melódico. Não pense só em escalas, pense nas tensões que os acordes dispõem para você aproveitar.
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zealot Veterano |
# out/03
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o livro esta certo.
acho q qnd ele diz escala jonica, ta se referindo a escala de notas, intervalos e tal...
exemplo:
qnd na musica aparecer esses acordes M, M7, M7(9), etc,
vc pode solar com a escala jonica (q tem os semitons entre III-IV e VII-VIII)
alguem me corrige se falei besteira.
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LeandroP Moderador |
# out/03
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No modo Lídio também tem acordes M, M7, M7(9), etc...
Então temos dois modos para estes acordes... tudo depende do contexto harmônico.
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Ganso Veterano |
# out/03
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Deixa vê se eu entendi: é que no tom de C, tem-se a sequência de acordes: CM, Dm, Em, FM, GJ, Am, Bº. Sendo assim, o CM é o acorde Jônio, o Dm o Dórico, o Em o frígio, etc no tom de C. Ou seja, se eu tiver uma música com os acordes C-Dm-F-Am eu posso usar todos os modos para improvisar, sendo eles relativos de C Jônico?
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LeandroP Moderador |
# out/03
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É quase isto. A palavra "relativo" não é aplicada desta forma. Esta progressão que você fez (C-Dm-F-Am) é bem interessante porque ela branje duas tonalidades (?).
Veja isto:
Compare os campos harmônicos de Dó Maior e de Fá Maior:
C Dm Em F G Am Bdim
F Gm Am Bb C Dm Edim
Os acordes que você mencionou estão nas duas tonalidades, então o campo para improvisar ou arranjar é maior:
Veja cada acorde e as escalas que podem ser usadas (em Dó e em Fá respectivamente)
**DÓ** **FÁ**
C - Jônio - Mixolídio
Dm - Dórico - Eólio
F - Lídio - Jônio
Am - Eólio - Frígio
Agora você deve utilizar os modos para cada acorde. Não escolher um e mandar ver! Algumas notas, mesmo pertencendo a tonalidade, podem chocar (é ovo?) ou levar para outros caminhos, muitas vezes indesejáveis.
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Ganso Veterano |
# out/03
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Saquei
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